Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Dall
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Re: Projeto VANT

#796 Mensagem por Dall » Sex Jun 29, 2012 4:30 pm

FoxHound escreveu:EUA descobriram maneira barata de roubar VANTs.
Pesquisadores da Universidade do Texas criaram um dispositivo, avaliado em cerca de 800 euros, que permite obter o controle de veículos aéreos não tripulados (VANT) e interferir em sistemas de navegação GPS, redireccionando o VANT ou provocando a sua perda. O dispositivo foi chamado GPS spoofer.

O princípio de funcionamento de GPS spoofer se baseia na criação do sinal mais poderoso do que o de satélite que o veículo recebe. Assim, torna-se possível a transferência de novas coordenadas ao VANT.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_27/gp ... -vant-eua/

E no Brasil nós comemorando o desenvolvimento de bombas guiadas por GPS :evil:




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Re: Projeto VANT

#797 Mensagem por henriquejr » Sex Jun 29, 2012 10:02 pm

Esses dispositivos que interfere aparelhos guiados por GPS não é novo. Lembro que na invasão ao Iraque, corria a notícia de que os russos tinha oferecido aos iraquianos interferidores com capacidade para desviar misseis Tomahawk e outras armas guiadas por GPS. Teve alguns desses mísseis que cariam depois da fronteira do Iran, o que só aumentou a suspeita de que os iraquianos de fato tinham dispositivos com esta capacidade.




.
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Re: Projeto VANT

#798 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jun 30, 2012 7:34 pm

Pede pra uma Universidade pública qualquer brasileira pra fazer isso, e elas farão. Não por 800, mas por uns 500 dólares fácil... Não é um produto revolucionário, não para quem não é os EUA pelo menos...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Projeto VANT

#799 Mensagem por mmatuso » Sáb Jun 30, 2012 8:07 pm

Pede para os chineses e eles vão fazer por 100 dolares e em uma semana. kkk

O único problema é quebrar e para de funcionar a qualquer momento. [002]




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Re: Projeto VANT

#800 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Jun 30, 2012 8:18 pm

Lembram daquele sentinel todo fuderoso que praticamente "pousou" no Irã?

Pois é, lembrei dele agora.




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Matheus
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Re: Projeto VANT

#801 Mensagem por Matheus » Sáb Ago 11, 2012 2:12 pm

O céu estava nublado no aeródromo de São Miguel do Iguaçu, uma pequena cidade paranaense na tríplice fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Nada, no entanto, que impedisse o voo inaugural do primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) da Polícia Federal (PF) naquela manhã de 10 de novembro de 2011. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a quem a PF está subordinada, foi até a pista ver de perto a aeronave capaz de filmar e fotografar a placa de um carro ou o rosto de um traficante de drogas a 9 quilômetros de altura. Em seguida, Cardozo se dirigiu ao auditório improvisado para falar sobre a maior arma anunciada contra o narcotráfico pelo governo da presidente Dilma Rousseff, uma promessa feita na campanha de 2010: a compra de 14 Vants israelenses, por R$ 655 milhões. Ao fundo do palco onde o ministro discursava, havia um pôster gigante com a foto do avião em voo e o título em letras garrafais: “Fase operacional”. Uma frase que não saiu do papel.



Na linguagem policial, operacional quer dizer ação prática. O Vant passaria a fazer missões rotineiras. De acordo com documentos obtidos por ÉPOCA, isso não aconteceu. Depois da festa de inauguração, o avião foi recolhido ao hangar do aeródromo onde fica a base de operação. Os equipamentos foram encaixotados e estão assim até hoje. Uma segunda aeronave já comprada continua em Israel, sem previsão para ser enviada ao Brasil. Não se fala mais em comprar outros 12 aparelhos como foi previsto no início e alardeado com pompa. Brigas internas na PF e o descaso do Palácio do Planalto ameaçam abater, ainda em solo, o projeto no qual o governo já gastou R$ 73 milhões. O valor inclui os dois aviões e o material necessário (antenas e computadores) para mantê-los no ar.



Operado por um piloto em terra, que digita os comandos no computador das estações, o avião pode voar por 37 horas ininterruptas a uma distância de até 4.000 quilômetros, enviando imagens on-line para a base sobre as atividades de narcotráfico nas fronteiras brasileiras. Com a varredura, seria possível saber onde os criminosos se escondem, para onde enviam drogas e, principalmente, vigiar seus passos e prendê-los. O combate na fronteira boliviana tem um caráter especialmente crucial para os brasileiros. Pelo menos 54% da cocaína que chega ao Brasil vem do país andino. Boa parte se transforma no crack que assombra nossas metrópoles.



A previsão era instalar quatro bases. Além de São Miguel do Iguaçu, outras três funcionariam em Brasília, no Distrito Federal, Vilhema, em Rondônia, e Manaus, no Amazonas. Em junho, a Procuradoria da República no Paraná começou a receber informações de que não havia mais decolagens na primeira estação inaugurada por Cardozo. Os procuradores descobriram que o Vant estava parado. Como o projeto não decolou, a Procuradoria entrou na Justiça para o governo aumentar o número de policiais. O pedido foi rejeitado pela Justiça Federal.



O Brasil tem 11.600 quilômetros de fronteiras com Colômbia, Peru, Bolívia (países produtores de cocaína) e Paraguai (fornecedor de maconha). Para cobrir toda essa extensão, a PF conta nessas regiões com apenas 14 delegacias e 826 policiais. A relação é de um agente para cada 16 quilômetros e de um delegado por 100, segundo o cálculo do Tribunal de Contas da União (TCU) num relatório recente de avaliação da política de combate ao narcotráfico. O TCU recomendou ao governo contratar por meio de concursos mais 3 mil policiais. E destacou o projeto do Vant como o avanço mais significativo diante da falta de pessoal.



Um relatório da PF, de março deste ano, mostra que essa vantagem é desperdiçada. Durante 2011, o projeto do Vant contou com um orçamento de R$ 70 milhões. Isso permitiria a compra de equipamentos e combustível, além de treinamento de pilotos. O documento da PF diz que, “por problemas técnicos”, apenas R$ 6,3 milhões foram efetivamente gastos.



Se não é por falta de dinheiro, por que o Vant não sai do chão? O presidente da Associação dos Delegados Federais, Marcos Leôncio, afirma que a PF está sem contrato de manutenção da aeronave, o que impede a decolagem. “Também existe uma dúvida do governo sobre se o Vant fica com a PF ou será entregue à Aeronáutica”, diz Leôncio. Essa alternativa poderia criar um conflito com Israel, porque o equipamento foi vendido exclusivamente para a atividade policial, e não militar. A PF chegou a divulgar, no dia do voo inaugural, que era a primeira polícia do mundo a usar o Vant para esse fim.



A origem do imbróglio está em divergências na cúpula da PF desencadeadas em 2011. Em janeiro daquele ano, a direção-geral da PF mudou de mãos, passando ao delegado Leandro Coimbra. Ele assumiu o posto no lugar de seu colega de profissão Luiz Fernando Corrêa, que defendia para Dilma o emprego dos aviões-robôs. Na gestão de Coimbra, contratos foram interrompidos. A mesma empresa que forneceu os aviões, a Israel Aerospace Industries, treinaria uma congênere brasileira para cuidar da manutenção do programa no futuro. O argumento usado pela área de logística para suspender esse contrato foi um processo aberto pelo TCU para apurar acusações de irregularidades nos pagamentos à empresa israelense. O Tribunal investiga a despesa de R$ 24,6 milhões para o treinamento de 13 pilotos (R$ 1,9 milhão por cabeça). O processo ainda não foi concluído. Ele não significa o fracasso do projeto. A PF diz que prepara um novo contrato de manutenção e que receberá o segundo Vant ainda neste ano. Somente então vai avaliar se compra as outras 12 aeronaves inicialmente previstas.



A tecnologia de ponta dos aviões é uma arma para combater um novo esquema montado pelo narcotráfico nas fronteiras. Em outubro do ano passado, ÉPOCA revelou que os novos barões da droga terceirizaram parte das etapas, como refino, transporte e comércio dos entorpecentes. Eles passaram a atuar também nos países vizinhos. Grandes carregamentos de cocaína e de pasta-base de coca, matéria-prima do crack, são lançados de aviões em fazendas no lado brasileiro.



Nas fronteiras com Colômbia, Peru e Bolívia, policiais federais se veem diante de uma luta de guerrilha. No fim de 2010, dois agentes federais morreram baleados no Rio Solimões, a 240 quilômetros de Manaus, quando interceptaram uma lancha que transportava cocaína. Uma das principais funções do Vant é passar informações aos homens em terra, adiantando a posição do inimigo durante uma situação de confronto. Para os policiais na linha de frente contra traficantes fortemente armados, os veículos não tripulados podem representar uma proteção a sua vida.




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Re: Projeto VANT

#802 Mensagem por wagnerm25 » Sáb Ago 11, 2012 7:46 pm

Esse abandono do projeto é de chorar de raiva.




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Re: Projeto VANT

#803 Mensagem por Thor » Sáb Ago 11, 2012 8:43 pm

wagnerm25 escreveu:Esse abandono do projeto é de chorar de raiva.
A FAB estará de braços abertos para receber o projeto, e colocar para voar em poucos dias, a exemplo que já vem fazendo nas Ágatas, Rio+20, etc, desde o ano passado.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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Re: Projeto VANT

#804 Mensagem por marcelo l. » Dom Ago 12, 2012 11:43 am

wagnerm25 escreveu:Esse abandono do projeto é de chorar de raiva.
E é promessa de campanha...



É de chorar a incompetência.




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Re: Projeto VANT

#805 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 11:46 am

Eu bem que andava desconfiado, aquele carnaval todo quando chegou o primeiro VANT, depois aquele silêncio sepulcral: taí!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Projeto VANT

#806 Mensagem por marcelo l. » Dom Ago 12, 2012 12:13 pm

Devia ter uma lei cada plano fracassado devolver o dinheiro da festa pelo político que fez, a arrecadação seria grande :twisted:




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Re: Projeto VANT

#807 Mensagem por WalterGaudério » Dom Ago 12, 2012 2:22 pm

Túlio escreveu:Eu bem que andava desconfiado, aquele carnaval todo quando chegou o primeiro VANT, depois aquele silêncio sepulcral: taí!
VANT c/ capacidade estratégica deveria ficar com a FAB




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Projeto VANT

#808 Mensagem por moura » Dom Ago 12, 2012 3:16 pm

Existe uma briga interna com relação ao vante do DPF, acho que até o final do ano se resolve.
Com todo respeito a FAB e ao MD mas se o DPF resolver colocar para frente o projeto VANT a ordem para o MD e o os militares é sim senhor.
O maior inimigo do DPF é ele mesmo e sua mão gestão, mas vamo que vamo, que já falei de mais.
WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:Eu bem que andava desconfiado, aquele carnaval todo quando chegou o primeiro VANT, depois aquele silêncio sepulcral: taí!
VANT c/ capacidade estratégica deveria ficar com a FAB




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Re: Projeto VANT

#809 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2012 3:20 pm

Para mim, desde que faça o serviço que tem de fazer, tanto faz a quem está ligado, seja FAB ou DPF....




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: Projeto VANT

#810 Mensagem por moura » Dom Ago 12, 2012 3:31 pm

Tulio,
se você souber o motivo(vaidade), é de matar!
Queria que o General Heleno fosse nomeado diretor geral do DPF, aí meu nego véio o bicho ia pegar!!! :twisted:




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