TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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suntsé
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66691 Mensagem por suntsé » Qua Jun 27, 2012 4:49 pm

ELSONDUARTE escreveu:NJ me contou a pouco que esteve com brigadeiro Juniti Saito, e ele contou que a Presidente Dilma prometeu a ele resolver a compra dos caças logo.

O Fim esta Próximo !!!


[ Imagem ]
Na linguagem de politico, logo pode ser daqui a alguns meses ou anos!




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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66692 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 27, 2012 5:09 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Se a oferta no FX2 for o mesmo valor pago pela Austrália, então pagaremos U$ 4,35 bi

E o valor do F-15SE.
Já li U$ 83 valor flyaway e U$ 100 mi sem especificar se é flyaway ou não.
O contrato com a Arábia Saudita, o valor pago foi de U$ 11,4 bi.

Se dividirmos por 84 caças, da o valor de U$ 135 mi.
Se for isto, vale MUITO a pena.
Diferença MUITO PEQUENA em relação aos U$ 120 mi pagos pelo Super Hornet.

Porém foi noticiado que o contrato total vai chegar a U$ 29 bi.
Inclui a modernização de 70 caças F-15. Peças sobressalentes, etc.
Ai fica difícil calcular pois tem a modernização destes caças.

Se contarmos todos eles como sendo o valor de um caça novo, daria U$ 188 mi por unidade.
Luís Henrique,

O problema do F-15 para nós está no custo da hora-voo dele. Ele não foi um projeto que visou esse custo quando o projeto estava na "raiz", ao contrário do F-18.
A hora voo dele está em USD 29 mil. Muito mais cara que o caça americano que está concorrendo.

O valor flyaway do Silent Eagle é de USD 100 milhões, bem mais caro que o Super Hornet Só é mais barato que o Rafale (óbvio), Typhoon e F-35.
Ademais, não tem versão naval...
Atualização dos F-15S custará US$ 1,84 bi
http://www.aereo.jor.br/2012/06/27/atua ... us-184-bi/

Cada F-15 S saudita será modernizado para o padrão SE por cerca de U$ 27 mi.
Mais caro que os U$ 17 mi pagos pela Índia para modernizar seus MiG-29.
Mais barato que os U$ 45 mi pagos pela Índia para modernizar seus Mirage 2000.

Acho difícil crer que a diferença é tão absurda assim.
U$ 55 mi pelo Super Hornet e U$ 100 mi pelo F-15SE???
Eu acredito que este valor inclui peças sobressalentes ou alguma coisa. E o valor do SH é o caça PELADO.

Pelo valor que foi divulgado o contrato da venda de 84 Silent Eagle para a Arábia Saudita, U$ 11,4 bi
Da uma média de U$ 135 mi cada caça.
O Super Hornet vendido para a Austrália ficou em U$ 120 mi cada.

Com relação a custo de operação temos que levar em conta que um caça novo com linha de produção e melhoramentos na tecnologia, como radar AESA, fly by wire, REDUZEM o custo operacional.
O novo F-15SE teve uma boa redução de peso e agora pesa o mesmo que um Super Hornet. O consumo de combustível diminuiu também.
Talvez agora que o caça está compatível ao SH em tecnologia embarcada, seu custo operacional não fique assim tão distante.

O que acham?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66693 Mensagem por pampa_01 » Qua Jun 27, 2012 5:21 pm

O fim está próximo.... resta saber o fim de que.




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66694 Mensagem por bcorreia » Qua Jun 27, 2012 5:37 pm

binfa escreveu:Esta mais fácil o Corinthians ser campeão da Libertadores do que sair o anuncio do finalista do FX-2.

VAI CORINTHIANS!
Melhor não, vai que com o Corinthians ganha a libertadores e o FX saindo esse ano, a previsão Maia se concretiza.... :twisted: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66695 Mensagem por knigh7 » Qua Jun 27, 2012 6:05 pm

Luís Henrique escreveu:
knigh7 escreveu: Luís Henrique,

O problema do F-15 para nós está no custo da hora-voo dele. Ele não foi um projeto que visou esse custo quando o projeto estava na "raiz", ao contrário do F-18.
A hora voo dele está em USD 29 mil. Muito mais cara que o caça americano que está concorrendo.

O valor flyaway do Silent Eagle é de USD 100 milhões, bem mais caro que o Super Hornet Só é mais barato que o Rafale (óbvio), Typhoon e F-35.
Ademais, não tem versão naval...
Atualização dos F-15S custará US$ 1,84 bi
http://www.aereo.jor.br/2012/06/27/atua ... us-184-bi/

Cada F-15 S saudita será modernizado para o padrão SE por cerca de U$ 27 mi.
Mais caro que os U$ 17 mi pagos pela Índia para modernizar seus MiG-29.
Mais barato que os U$ 45 mi pagos pela Índia para modernizar seus Mirage 2000.

Acho difícil crer que a diferença é tão absurda assim.

U$ 55 mi pelo Super Hornet e U$ 100 mi pelo F-15SE???
Eu acredito que este valor inclui peças sobressalentes ou alguma coisa. E o valor do SH é o caça PELADO.

Pelo valor que foi divulgado o contrato da venda de 84 Silent Eagle para a Arábia Saudita, U$ 11,4 bi
Da uma média de U$ 135 mi cada caça.
O Super Hornet vendido para a Austrália ficou em U$ 120 mi cada.

Com relação a custo de operação temos que levar em conta que um caça novo com linha de produção e melhoramentos na tecnologia, como radar AESA, fly by wire, REDUZEM o custo operacional.
O novo F-15SE teve uma boa redução de peso e agora pesa o mesmo que um Super Hornet. O consumo de combustível diminuiu também.
Talvez agora que o caça está compatível ao SH em tecnologia embarcada, seu custo operacional não fique assim tão distante.

O que acham?
Luís Henrique,

O caso o pacote da RAAF do F-18 contempla 10 anos de CLS, treinamento, adequação da aeronave (e possivelmente, pois não me lembro, armamento).

O valor flyaway do SH não é USD55mi, mas sim USD68 mi para 2012.
O custo da aeronave, ano a ano, está em documentos publicados na página da USNAVY. Só entrar e verificar.Eu já até postei aqui.
Diferença de USD 32 mi entre o F-15SE e o SH? Pode, perfeitamente.

Vc está cometendo o erro de comparar pacotes diferentes. Os americanos, assim como os franceses (mas uns se negam a ver sobre este :roll: ) destrincham os valores das aquisições deles.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66696 Mensagem por Snowmeow » Qua Jun 27, 2012 7:23 pm

ELSONDUARTE escreveu:NJ me contou a pouco que esteve com brigadeiro Juniti Saito, e ele contou que a Presidente Dilma prometeu a ele resolver a compra dos caças logo.

O Fim esta Próximo !!!
Tá mais fácil Jesus Cristo descer dos céus montado num cavalo branco alado com uma espada saindo da boca e acompanhado de um bloco de carnaval formado por anjos sedentos de sangue* do que sair o resultado do FX-2...

(*= Conforme as ilustrações dos livros dos Testemunhas de Jeová)




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66697 Mensagem por JT8D » Qua Jun 27, 2012 7:57 pm

Italo Lobo escreveu:16 anos de FX/FX2.
Acho bom logo que sair o FX2, a FAB iniciar o processo do FX3, assim os governantes tem de sobra mais 16 anos para continuar as lambanças...
Taí uma proposta sensata. Já que o FX-3 vai demorar pelo menos 16 anos, poderiam começar já, mesmo que o FX-2 ainda não tenha terminado.

[]´s,

JT




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66698 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jun 27, 2012 8:09 pm

Manos, se não for decidido até o dia 30 de julho, então fica para dezembro(de 2012!!!), a Dilma não vai decidir isso ANTES das Eleições... :evil: :evil: [002] [005]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66699 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 27, 2012 9:27 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Atualização dos F-15S custará US$ 1,84 bi
http://www.aereo.jor.br/2012/06/27/atua ... us-184-bi/

Cada F-15 S saudita será modernizado para o padrão SE por cerca de U$ 27 mi.
Mais caro que os U$ 17 mi pagos pela Índia para modernizar seus MiG-29.
Mais barato que os U$ 45 mi pagos pela Índia para modernizar seus Mirage 2000.

Acho difícil crer que a diferença é tão absurda assim.

U$ 55 mi pelo Super Hornet e U$ 100 mi pelo F-15SE???
Eu acredito que este valor inclui peças sobressalentes ou alguma coisa. E o valor do SH é o caça PELADO.

Pelo valor que foi divulgado o contrato da venda de 84 Silent Eagle para a Arábia Saudita, U$ 11,4 bi
Da uma média de U$ 135 mi cada caça.
O Super Hornet vendido para a Austrália ficou em U$ 120 mi cada.

Com relação a custo de operação temos que levar em conta que um caça novo com linha de produção e melhoramentos na tecnologia, como radar AESA, fly by wire, REDUZEM o custo operacional.
O novo F-15SE teve uma boa redução de peso e agora pesa o mesmo que um Super Hornet. O consumo de combustível diminuiu também.
Talvez agora que o caça está compatível ao SH em tecnologia embarcada, seu custo operacional não fique assim tão distante.

O que acham?
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O caso o pacote da RAAF do F-18 contempla 10 anos de CLS, treinamento, adequação da aeronave (e possivelmente, pois não me lembro, armamento).

O valor flyaway do SH não é USD55mi, mas sim USD68 mi para 2012.
O custo da aeronave, ano a ano, está em documentos publicados na página da USNAVY. Só entrar e verificar.Eu já até postei aqui.
Diferença de USD 32 mi entre o F-15SE e o SH? Pode, perfeitamente.

Vc está cometendo o erro de comparar pacotes diferentes. Os americanos, assim como os franceses (mas uns se negam a ver sobre este :roll: ) destrincham os valores das aquisições deles.
Eu li em algum lugar que o valor flyaway do F-15SE é de U$ 83 mi.
E que os U$ 100 mi incluiria sobressalentes.
É isto mesmo?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66700 Mensagem por knigh7 » Qua Jun 27, 2012 9:45 pm

Os valores do F-15SE ainda são um pouco complicados. Eu ainda não vasculhei documentos do DoD e GAO como fiz com o F18 e F-35.
No FX3 coreano, as notícias são de que o valor de USD 100 milhões do F-15SE referem-se a unidade pelada, ou seja, o valor flyaway. E com os outros itens da proposta (ferramental, servicos e spare parts) custando cerca de USD1.4Bi




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66701 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 28, 2012 12:32 am

knigh7 escreveu:Os valores do F-15SE ainda são um pouco complicados. Eu ainda não vasculhei documentos do DoD e GAO como fiz com o F18 e F-35.
No FX3 coreano, as notícias são de que o valor de USD 100 milhões do F-15SE referem-se a unidade pelada, ou seja, o valor flyaway. E com os outros itens da proposta (ferramental, servicos e spare parts) custando cerca de USD1.4Bi
O contrato australiano totalizou U$ 4,6 bi incluindo os 10 anos de suporte que você comentou.
Foi cerca de U$ 2,2 bi os caças com sobressalentes. Eu havia dito U$ 2,9 mas foram A$ 2,9 (bilhões de dólares AUSTRALIANOS).
Ou seja, em dólar AMERICANO ficou em U$ 2,2 que da U$ 91,6 mi por caça. Incluindo sobressalentes.
Incluindo suporte e treinamento chegou a U$ 4,6 bi que da U$ 191,6 mi por caça. (engraçado que falam que o Super Hornet é barato) :lol:

Sobre o F-15 Silent Eagle, uma referência da Aviation Week diz isto:
Unit cost has been estimated by Boeing at approximately US$100 million, including spares and support.

Se for isto mesmo a diferença fica de U$ 91,6 mi para U$ 100 mi.
Mesmo que a previsão esteja errada, ainda assim a diferença PARECE ser pequena.
Repito, parece.

Se o GF decidir em comprar americano, seria bom a FAB saber disto. Creio que ficaria MUITO mais satisfeita com este caça.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66702 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 28, 2012 12:39 am

Creio que a diferença não é tão grande como você imaginava, nem tão pequena como eu imaginava.

O contrato com a Arábia Saudita também é dito que inclui sobressalentes aquele valor de U$ 11,4 bi.

Creio que o valor TOTAL que chegará a U$ 29 bi, incluindo modernização de 70 F-15S + treinamento + suporte + MUITO armamento.
Os U$ 11,4 provavelmente se referem ao valor das aeronaves + sobressalentes.

Então a diferença seria, do contrato Australiano (SH) para o Saudita (F-15SE), de U$ 91,6 mi a unidade do SH para U$ 135 mi a unidade do Silent Eagle.
Levanto em conta a inflação de 2007 para 2011.
É uma diferença nem grande, nem pequena.

O que acha?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66703 Mensagem por Wellington » Qui Jun 28, 2012 8:06 am

Governo adia outra vez compra de caças para Aeronáutica

Postergação ocorre porque Planalto alega ser inoportuno gasto de R$ 16 bi em meio à crise
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

Apesar de o ministro Celso Amorim (Defesa) ter dito no Congresso que o novo caça da Aeronáutica seria anunciado ainda neste semestre, o governo brasileiro enviou carta aos Estados Unidos, à França e à Suécia pedindo a extensão das propostas até 31 de dezembro.

O Brasil, representado pela Aeronáutica, solicita no texto que os três governos e as empresas concorrentes -a Boeing norte-americana, a Dassault francesa e a Saab sueca- mantenham até a nova data os termos, as condições e os valores das propostas concluídas ainda no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já atualizadas ao menos duas vezes.

Enviado via embaixadas em Brasília, no dia 20 de junho, o documento foi assinado pelo brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate), responsável pela avaliação das propostas.

Conforme a Folha apurou, a nova postergação ocorre por ser inoportuno anunciar um gasto que pode chegar a ficar entre US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões (R$ 12 bilhões e R$ 16 bilhões) em um cenário de crise internacional e baixo crescimento econômico.

Esse é mais um dos recuos do Brasil no processo de renovação dos aviões de caça da FAB (Força Aérea Brasileira). O primeiro programa, chamado de F-X, no governo Fernando Henrique Cardoso, foi suspenso por Luiz Inácio Lula da Silva em 2005.

PROGRAMA

Ao ser retomado, o programa ganhou o nome de F-X2 e praticamente começou do zero, até porque as próprias empresas já tinham atualizado sua oferta de aeronaves.

Após a eliminação do Sukhoi russo e do Eurofighter Typhoon europeu, sobraram na disputa o Dassault Rafale, o Boeing F-18 e o Saab Gripen.

O F-X2, porém, não teve melhor sorte do que o original F-X. Atravessou todo o segundo mandato de Lula, com direito a disputas entre empresas e governos e alguns vexames do Brasil.

Quando o então presidente francês Nicolas Sarkozy veio ao Brasil para uma solenidade do 7 de Setembro, o governo chegou a anunciar a opção pelo Rafale. Lula, porém, teve de recuar: o relatório final da FAB ainda estava sendo produzido.

Quando concluído e revelado pela Folha, o Planalto e a Defesa foram surpreendidos com o resultado: o sueco ficou em primeiro lugar, o norte-americano em segundo, e o preferido da área política, o francês Rafale, em terceiro e último.

O programa então arrastou-se e foi postergado de vez com a eleição da presidente Dilma Rousseff.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66704 Mensagem por Bourne » Qui Jun 28, 2012 8:13 am

Apesar de ser a Folha e Castanhêde, rumo ao FX-III [002]

O mínimo que deveria ser feito agora é admitir que não tem recursos ou querem gastar com caças novos. Para em seguida iniciar o processo de compra de algumas dezenas de caças usados de algum lugar.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66705 Mensagem por Brasileiro » Qui Jun 28, 2012 8:16 am

Tudo bem, então que comprem logo uma penca de Su-35, que certamente sairiam muito mais baratos.

Agora fica aí a apreensão, sobre o que vai vir neste meio tempo, enquanto os Mirage-2000 não aguentarão mais e os primeiros F-5 começarão a caducar.

Vê-se aí como governos são burros. Se tivessem feito isto antes, não sobraria para o final desta década a necessidade de se adquirir de uma vez quase uma centena de caças, já que pelo jeito tendem a se aposentarem todos ao mesmo tempo. Os custos ficariam muito mais diluídos e nada se pareceria com esse "monstro" de 20 bilhões de reais.

Aliás, feito no tempo correto, ali pelo ano de 2004, comprássemos uma dúzia de Gripen ou Mirage-2000BR que fossem, estaríamos já agora recebendo talvez um segundo lote sem muito alarde.

Mas não há desculpas. Vão ficar esperando a crise passar até quando? Até quando vão ficar debaixo do toldo esperando a chuva ir embora, pois chega um momento em que se molhar um pouco é uma boa opção.



abraços]




----------------
amor fati
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