Na linguagem de politico, logo pode ser daqui a alguns meses ou anos!ELSONDUARTE escreveu:NJ me contou a pouco que esteve com brigadeiro Juniti Saito, e ele contou que a Presidente Dilma prometeu a ele resolver a compra dos caças logo.
O Fim esta Próximo !!!
[ Imagem ]
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- suntsé
- Sênior
- Mensagens: 3167
- Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Atualização dos F-15S custará US$ 1,84 biknigh7 escreveu:Luís Henrique,Luís Henrique escreveu: Se a oferta no FX2 for o mesmo valor pago pela Austrália, então pagaremos U$ 4,35 bi
E o valor do F-15SE.
Já li U$ 83 valor flyaway e U$ 100 mi sem especificar se é flyaway ou não.
O contrato com a Arábia Saudita, o valor pago foi de U$ 11,4 bi.
Se dividirmos por 84 caças, da o valor de U$ 135 mi.
Se for isto, vale MUITO a pena.
Diferença MUITO PEQUENA em relação aos U$ 120 mi pagos pelo Super Hornet.
Porém foi noticiado que o contrato total vai chegar a U$ 29 bi.
Inclui a modernização de 70 caças F-15. Peças sobressalentes, etc.
Ai fica difícil calcular pois tem a modernização destes caças.
Se contarmos todos eles como sendo o valor de um caça novo, daria U$ 188 mi por unidade.
O problema do F-15 para nós está no custo da hora-voo dele. Ele não foi um projeto que visou esse custo quando o projeto estava na "raiz", ao contrário do F-18.
A hora voo dele está em USD 29 mil. Muito mais cara que o caça americano que está concorrendo.
O valor flyaway do Silent Eagle é de USD 100 milhões, bem mais caro que o Super Hornet Só é mais barato que o Rafale (óbvio), Typhoon e F-35.
Ademais, não tem versão naval...
http://www.aereo.jor.br/2012/06/27/atua ... us-184-bi/
Cada F-15 S saudita será modernizado para o padrão SE por cerca de U$ 27 mi.
Mais caro que os U$ 17 mi pagos pela Índia para modernizar seus MiG-29.
Mais barato que os U$ 45 mi pagos pela Índia para modernizar seus Mirage 2000.
Acho difícil crer que a diferença é tão absurda assim.
U$ 55 mi pelo Super Hornet e U$ 100 mi pelo F-15SE???
Eu acredito que este valor inclui peças sobressalentes ou alguma coisa. E o valor do SH é o caça PELADO.
Pelo valor que foi divulgado o contrato da venda de 84 Silent Eagle para a Arábia Saudita, U$ 11,4 bi
Da uma média de U$ 135 mi cada caça.
O Super Hornet vendido para a Austrália ficou em U$ 120 mi cada.
Com relação a custo de operação temos que levar em conta que um caça novo com linha de produção e melhoramentos na tecnologia, como radar AESA, fly by wire, REDUZEM o custo operacional.
O novo F-15SE teve uma boa redução de peso e agora pesa o mesmo que um Super Hornet. O consumo de combustível diminuiu também.
Talvez agora que o caça está compatível ao SH em tecnologia embarcada, seu custo operacional não fique assim tão distante.
O que acham?
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Sênior
- Mensagens: 799
- Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O fim está próximo.... resta saber o fim de que.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Melhor não, vai que com o Corinthians ganha a libertadores e o FX saindo esse ano, a previsão Maia se concretiza....binfa escreveu:Esta mais fácil o Corinthians ser campeão da Libertadores do que sair o anuncio do finalista do FX-2.
VAI CORINTHIANS!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Luís Henrique,Luís Henrique escreveu:Atualização dos F-15S custará US$ 1,84 biknigh7 escreveu: Luís Henrique,
O problema do F-15 para nós está no custo da hora-voo dele. Ele não foi um projeto que visou esse custo quando o projeto estava na "raiz", ao contrário do F-18.
A hora voo dele está em USD 29 mil. Muito mais cara que o caça americano que está concorrendo.
O valor flyaway do Silent Eagle é de USD 100 milhões, bem mais caro que o Super Hornet Só é mais barato que o Rafale (óbvio), Typhoon e F-35.
Ademais, não tem versão naval...
http://www.aereo.jor.br/2012/06/27/atua ... us-184-bi/
Cada F-15 S saudita será modernizado para o padrão SE por cerca de U$ 27 mi.
Mais caro que os U$ 17 mi pagos pela Índia para modernizar seus MiG-29.
Mais barato que os U$ 45 mi pagos pela Índia para modernizar seus Mirage 2000.
Acho difícil crer que a diferença é tão absurda assim.
U$ 55 mi pelo Super Hornet e U$ 100 mi pelo F-15SE???
Eu acredito que este valor inclui peças sobressalentes ou alguma coisa. E o valor do SH é o caça PELADO.
Pelo valor que foi divulgado o contrato da venda de 84 Silent Eagle para a Arábia Saudita, U$ 11,4 bi
Da uma média de U$ 135 mi cada caça.
O Super Hornet vendido para a Austrália ficou em U$ 120 mi cada.
Com relação a custo de operação temos que levar em conta que um caça novo com linha de produção e melhoramentos na tecnologia, como radar AESA, fly by wire, REDUZEM o custo operacional.
O novo F-15SE teve uma boa redução de peso e agora pesa o mesmo que um Super Hornet. O consumo de combustível diminuiu também.
Talvez agora que o caça está compatível ao SH em tecnologia embarcada, seu custo operacional não fique assim tão distante.
O que acham?
O caso o pacote da RAAF do F-18 contempla 10 anos de CLS, treinamento, adequação da aeronave (e possivelmente, pois não me lembro, armamento).
O valor flyaway do SH não é USD55mi, mas sim USD68 mi para 2012.
O custo da aeronave, ano a ano, está em documentos publicados na página da USNAVY. Só entrar e verificar.Eu já até postei aqui.
Diferença de USD 32 mi entre o F-15SE e o SH? Pode, perfeitamente.
Vc está cometendo o erro de comparar pacotes diferentes. Os americanos, assim como os franceses (mas uns se negam a ver sobre este ) destrincham os valores das aquisições deles.
- Snowmeow
- Intermediário
- Mensagens: 262
- Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Tá mais fácil Jesus Cristo descer dos céus montado num cavalo branco alado com uma espada saindo da boca e acompanhado de um bloco de carnaval formado por anjos sedentos de sangue* do que sair o resultado do FX-2...ELSONDUARTE escreveu:NJ me contou a pouco que esteve com brigadeiro Juniti Saito, e ele contou que a Presidente Dilma prometeu a ele resolver a compra dos caças logo.
O Fim esta Próximo !!!
(*= Conforme as ilustrações dos livros dos Testemunhas de Jeová)
"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
- JT8D
- Sênior
- Mensagens: 1164
- Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 100 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Taí uma proposta sensata. Já que o FX-3 vai demorar pelo menos 16 anos, poderiam começar já, mesmo que o FX-2 ainda não tenha terminado.Italo Lobo escreveu:16 anos de FX/FX2.
Acho bom logo que sair o FX2, a FAB iniciar o processo do FX3, assim os governantes tem de sobra mais 16 anos para continuar as lambanças...
[]´s,
JT
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Manos, se não for decidido até o dia 30 de julho, então fica para dezembro(de 2012!!!), a Dilma não vai decidir isso ANTES das Eleições...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Eu li em algum lugar que o valor flyaway do F-15SE é de U$ 83 mi.knigh7 escreveu:Luís Henrique,Luís Henrique escreveu: Atualização dos F-15S custará US$ 1,84 bi
http://www.aereo.jor.br/2012/06/27/atua ... us-184-bi/
Cada F-15 S saudita será modernizado para o padrão SE por cerca de U$ 27 mi.
Mais caro que os U$ 17 mi pagos pela Índia para modernizar seus MiG-29.
Mais barato que os U$ 45 mi pagos pela Índia para modernizar seus Mirage 2000.
Acho difícil crer que a diferença é tão absurda assim.
U$ 55 mi pelo Super Hornet e U$ 100 mi pelo F-15SE???
Eu acredito que este valor inclui peças sobressalentes ou alguma coisa. E o valor do SH é o caça PELADO.
Pelo valor que foi divulgado o contrato da venda de 84 Silent Eagle para a Arábia Saudita, U$ 11,4 bi
Da uma média de U$ 135 mi cada caça.
O Super Hornet vendido para a Austrália ficou em U$ 120 mi cada.
Com relação a custo de operação temos que levar em conta que um caça novo com linha de produção e melhoramentos na tecnologia, como radar AESA, fly by wire, REDUZEM o custo operacional.
O novo F-15SE teve uma boa redução de peso e agora pesa o mesmo que um Super Hornet. O consumo de combustível diminuiu também.
Talvez agora que o caça está compatível ao SH em tecnologia embarcada, seu custo operacional não fique assim tão distante.
O que acham?
O caso o pacote da RAAF do F-18 contempla 10 anos de CLS, treinamento, adequação da aeronave (e possivelmente, pois não me lembro, armamento).
O valor flyaway do SH não é USD55mi, mas sim USD68 mi para 2012.
O custo da aeronave, ano a ano, está em documentos publicados na página da USNAVY. Só entrar e verificar.Eu já até postei aqui.
Diferença de USD 32 mi entre o F-15SE e o SH? Pode, perfeitamente.
Vc está cometendo o erro de comparar pacotes diferentes. Os americanos, assim como os franceses (mas uns se negam a ver sobre este ) destrincham os valores das aquisições deles.
E que os U$ 100 mi incluiria sobressalentes.
É isto mesmo?
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Os valores do F-15SE ainda são um pouco complicados. Eu ainda não vasculhei documentos do DoD e GAO como fiz com o F18 e F-35.
No FX3 coreano, as notícias são de que o valor de USD 100 milhões do F-15SE referem-se a unidade pelada, ou seja, o valor flyaway. E com os outros itens da proposta (ferramental, servicos e spare parts) custando cerca de USD1.4Bi
No FX3 coreano, as notícias são de que o valor de USD 100 milhões do F-15SE referem-se a unidade pelada, ou seja, o valor flyaway. E com os outros itens da proposta (ferramental, servicos e spare parts) custando cerca de USD1.4Bi
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
O contrato australiano totalizou U$ 4,6 bi incluindo os 10 anos de suporte que você comentou.knigh7 escreveu:Os valores do F-15SE ainda são um pouco complicados. Eu ainda não vasculhei documentos do DoD e GAO como fiz com o F18 e F-35.
No FX3 coreano, as notícias são de que o valor de USD 100 milhões do F-15SE referem-se a unidade pelada, ou seja, o valor flyaway. E com os outros itens da proposta (ferramental, servicos e spare parts) custando cerca de USD1.4Bi
Foi cerca de U$ 2,2 bi os caças com sobressalentes. Eu havia dito U$ 2,9 mas foram A$ 2,9 (bilhões de dólares AUSTRALIANOS).
Ou seja, em dólar AMERICANO ficou em U$ 2,2 que da U$ 91,6 mi por caça. Incluindo sobressalentes.
Incluindo suporte e treinamento chegou a U$ 4,6 bi que da U$ 191,6 mi por caça. (engraçado que falam que o Super Hornet é barato)
Sobre o F-15 Silent Eagle, uma referência da Aviation Week diz isto:
Unit cost has been estimated by Boeing at approximately US$100 million, including spares and support.
Se for isto mesmo a diferença fica de U$ 91,6 mi para U$ 100 mi.
Mesmo que a previsão esteja errada, ainda assim a diferença PARECE ser pequena.
Repito, parece.
Se o GF decidir em comprar americano, seria bom a FAB saber disto. Creio que ficaria MUITO mais satisfeita com este caça.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Creio que a diferença não é tão grande como você imaginava, nem tão pequena como eu imaginava.
O contrato com a Arábia Saudita também é dito que inclui sobressalentes aquele valor de U$ 11,4 bi.
Creio que o valor TOTAL que chegará a U$ 29 bi, incluindo modernização de 70 F-15S + treinamento + suporte + MUITO armamento.
Os U$ 11,4 provavelmente se referem ao valor das aeronaves + sobressalentes.
Então a diferença seria, do contrato Australiano (SH) para o Saudita (F-15SE), de U$ 91,6 mi a unidade do SH para U$ 135 mi a unidade do Silent Eagle.
Levanto em conta a inflação de 2007 para 2011.
É uma diferença nem grande, nem pequena.
O que acha?
O contrato com a Arábia Saudita também é dito que inclui sobressalentes aquele valor de U$ 11,4 bi.
Creio que o valor TOTAL que chegará a U$ 29 bi, incluindo modernização de 70 F-15S + treinamento + suporte + MUITO armamento.
Os U$ 11,4 provavelmente se referem ao valor das aeronaves + sobressalentes.
Então a diferença seria, do contrato Australiano (SH) para o Saudita (F-15SE), de U$ 91,6 mi a unidade do SH para U$ 135 mi a unidade do Silent Eagle.
Levanto em conta a inflação de 2007 para 2011.
É uma diferença nem grande, nem pequena.
O que acha?
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Intermediário
- Mensagens: 133
- Registrado em: Qua Dez 16, 2009 3:20 pm
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Governo adia outra vez compra de caças para Aeronáutica
Postergação ocorre porque Planalto alega ser inoportuno gasto de R$ 16 bi em meio à crise
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
Apesar de o ministro Celso Amorim (Defesa) ter dito no Congresso que o novo caça da Aeronáutica seria anunciado ainda neste semestre, o governo brasileiro enviou carta aos Estados Unidos, à França e à Suécia pedindo a extensão das propostas até 31 de dezembro.
O Brasil, representado pela Aeronáutica, solicita no texto que os três governos e as empresas concorrentes -a Boeing norte-americana, a Dassault francesa e a Saab sueca- mantenham até a nova data os termos, as condições e os valores das propostas concluídas ainda no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já atualizadas ao menos duas vezes.
Enviado via embaixadas em Brasília, no dia 20 de junho, o documento foi assinado pelo brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate), responsável pela avaliação das propostas.
Conforme a Folha apurou, a nova postergação ocorre por ser inoportuno anunciar um gasto que pode chegar a ficar entre US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões (R$ 12 bilhões e R$ 16 bilhões) em um cenário de crise internacional e baixo crescimento econômico.
Esse é mais um dos recuos do Brasil no processo de renovação dos aviões de caça da FAB (Força Aérea Brasileira). O primeiro programa, chamado de F-X, no governo Fernando Henrique Cardoso, foi suspenso por Luiz Inácio Lula da Silva em 2005.
PROGRAMA
Ao ser retomado, o programa ganhou o nome de F-X2 e praticamente começou do zero, até porque as próprias empresas já tinham atualizado sua oferta de aeronaves.
Após a eliminação do Sukhoi russo e do Eurofighter Typhoon europeu, sobraram na disputa o Dassault Rafale, o Boeing F-18 e o Saab Gripen.
O F-X2, porém, não teve melhor sorte do que o original F-X. Atravessou todo o segundo mandato de Lula, com direito a disputas entre empresas e governos e alguns vexames do Brasil.
Quando o então presidente francês Nicolas Sarkozy veio ao Brasil para uma solenidade do 7 de Setembro, o governo chegou a anunciar a opção pelo Rafale. Lula, porém, teve de recuar: o relatório final da FAB ainda estava sendo produzido.
Quando concluído e revelado pela Folha, o Planalto e a Defesa foram surpreendidos com o resultado: o sueco ficou em primeiro lugar, o norte-americano em segundo, e o preferido da área política, o francês Rafale, em terceiro e último.
O programa então arrastou-se e foi postergado de vez com a eleição da presidente Dilma Rousseff.
Postergação ocorre porque Planalto alega ser inoportuno gasto de R$ 16 bi em meio à crise
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
Apesar de o ministro Celso Amorim (Defesa) ter dito no Congresso que o novo caça da Aeronáutica seria anunciado ainda neste semestre, o governo brasileiro enviou carta aos Estados Unidos, à França e à Suécia pedindo a extensão das propostas até 31 de dezembro.
O Brasil, representado pela Aeronáutica, solicita no texto que os três governos e as empresas concorrentes -a Boeing norte-americana, a Dassault francesa e a Saab sueca- mantenham até a nova data os termos, as condições e os valores das propostas concluídas ainda no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já atualizadas ao menos duas vezes.
Enviado via embaixadas em Brasília, no dia 20 de junho, o documento foi assinado pelo brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate), responsável pela avaliação das propostas.
Conforme a Folha apurou, a nova postergação ocorre por ser inoportuno anunciar um gasto que pode chegar a ficar entre US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões (R$ 12 bilhões e R$ 16 bilhões) em um cenário de crise internacional e baixo crescimento econômico.
Esse é mais um dos recuos do Brasil no processo de renovação dos aviões de caça da FAB (Força Aérea Brasileira). O primeiro programa, chamado de F-X, no governo Fernando Henrique Cardoso, foi suspenso por Luiz Inácio Lula da Silva em 2005.
PROGRAMA
Ao ser retomado, o programa ganhou o nome de F-X2 e praticamente começou do zero, até porque as próprias empresas já tinham atualizado sua oferta de aeronaves.
Após a eliminação do Sukhoi russo e do Eurofighter Typhoon europeu, sobraram na disputa o Dassault Rafale, o Boeing F-18 e o Saab Gripen.
O F-X2, porém, não teve melhor sorte do que o original F-X. Atravessou todo o segundo mandato de Lula, com direito a disputas entre empresas e governos e alguns vexames do Brasil.
Quando o então presidente francês Nicolas Sarkozy veio ao Brasil para uma solenidade do 7 de Setembro, o governo chegou a anunciar a opção pelo Rafale. Lula, porém, teve de recuar: o relatório final da FAB ainda estava sendo produzido.
Quando concluído e revelado pela Folha, o Planalto e a Defesa foram surpreendidos com o resultado: o sueco ficou em primeiro lugar, o norte-americano em segundo, e o preferido da área política, o francês Rafale, em terceiro e último.
O programa então arrastou-se e foi postergado de vez com a eleição da presidente Dilma Rousseff.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Apesar de ser a Folha e Castanhêde, rumo ao FX-III
O mínimo que deveria ser feito agora é admitir que não tem recursos ou querem gastar com caças novos. Para em seguida iniciar o processo de compra de algumas dezenas de caças usados de algum lugar.
O mínimo que deveria ser feito agora é admitir que não tem recursos ou querem gastar com caças novos. Para em seguida iniciar o processo de compra de algumas dezenas de caças usados de algum lugar.
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9410
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2
Tudo bem, então que comprem logo uma penca de Su-35, que certamente sairiam muito mais baratos.
Agora fica aí a apreensão, sobre o que vai vir neste meio tempo, enquanto os Mirage-2000 não aguentarão mais e os primeiros F-5 começarão a caducar.
Vê-se aí como governos são burros. Se tivessem feito isto antes, não sobraria para o final desta década a necessidade de se adquirir de uma vez quase uma centena de caças, já que pelo jeito tendem a se aposentarem todos ao mesmo tempo. Os custos ficariam muito mais diluídos e nada se pareceria com esse "monstro" de 20 bilhões de reais.
Aliás, feito no tempo correto, ali pelo ano de 2004, comprássemos uma dúzia de Gripen ou Mirage-2000BR que fossem, estaríamos já agora recebendo talvez um segundo lote sem muito alarde.
Mas não há desculpas. Vão ficar esperando a crise passar até quando? Até quando vão ficar debaixo do toldo esperando a chuva ir embora, pois chega um momento em que se molhar um pouco é uma boa opção.
abraços]
Agora fica aí a apreensão, sobre o que vai vir neste meio tempo, enquanto os Mirage-2000 não aguentarão mais e os primeiros F-5 começarão a caducar.
Vê-se aí como governos são burros. Se tivessem feito isto antes, não sobraria para o final desta década a necessidade de se adquirir de uma vez quase uma centena de caças, já que pelo jeito tendem a se aposentarem todos ao mesmo tempo. Os custos ficariam muito mais diluídos e nada se pareceria com esse "monstro" de 20 bilhões de reais.
Aliás, feito no tempo correto, ali pelo ano de 2004, comprássemos uma dúzia de Gripen ou Mirage-2000BR que fossem, estaríamos já agora recebendo talvez um segundo lote sem muito alarde.
Mas não há desculpas. Vão ficar esperando a crise passar até quando? Até quando vão ficar debaixo do toldo esperando a chuva ir embora, pois chega um momento em que se molhar um pouco é uma boa opção.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati