delmar escreveu:Alguns companheiros estão esquecendo alguns pequenos detalhes. Até a segunda guerra e nos anos seguintes o Brasil não tinha praticamente indústria mecânica. Nós não fabricávamos as ferramentas mais simples, como martelos, machados, foices. Automóvel nem pensar, nem bicicletas. Tudo era importado, ao passo que os países europeus, mesmo os pequenos, já tinham uma tradição industrial. Quem não tem indústria para fazer um bicicleta, não falo de uma moto, vai querer fabricar um avião?
O Brasil não fabricava um fuzil ou uma pistola para suas forças armadas, não tinha estrutura industrial para tanto. Não conseguíamos fazer um motor de automóvel em escala industrial.
O Brasil de 1940 era uma país paupérrimo, analfabeto, agrícola e rural. Produtos industriais eram quase todos importados.
Só a título de informação:
Primeiro avião projetado e construído no Brasil:
- Monoplano Alvear, contruído por J. d´Alvear e Marcos Evangelista da C. Villela Jr.,
em 1914
- Motor Gnome rotativo francês
- Hélice Chauvier
-
Projeto e todos os demais componentes nacionais
Indústrias HL (Henrique Lage):
-Sede: Rio de Janeiro capital
-Fundação:
1922, importando equipamentos da inglesa Blackburn.
-Primeiros protótipos: Monomotor "Rio de janeiro" e Bimotor "Independência".
-Fábricas: Companhia Nacional de Navegação aérea (C.N.N.A.) e Fábrica Brasileira de Aviões (F.B.A.)
-Modelos produzidos em série: Muniz M-7 (27), Muniz M-9(40), HL-1(>120), HL-6(51)
-Final das operações: 1948, quando estava projetando o
caça a jato HL-15
Empresa Aeronáutica Ypiranga:
-Sede: São Paulo capital
-Fundação: 1931, por iniciativa de Orthon Hoover, Fritz Roesler e Santos Dumont
-Primeiros protótipos: planador Primário (3)
-Principais modelos: planador EAY Secundário (6), EAY Ypiranga, protótipo do Paulistinha (5)
-Final das operações: 1941 (?)
Instituto de Pesquisas Tecnológicas:
- Início das trabalhos no setor aeronáutico: 1931
- Modelos projetados e construídos: IPT-0 Bichinho (4), planador IPT-1 Gafanhoto (2), planador IPT-2 Aratinga, planador IPT-3 Saracura, IPT-4 Planalto, planador IPT-5 Jaraguá, planador ITP-6 Stratus, IPT-7 Junior, planador ITP-12 Caboré, IPT-13 Banana, planador IPT-14 Marreco, IPT-16 Surubim, planador IPT-17 Laminar (todos com apenas um exemplar construído)
- Data de construção da última aeronave (IPT-17): 1960
Companhia Aérea paulista:
-Sede: São Paulo capital
-Fundação:
1940, no parque industrial do grupo Pignatari
-Primeiro modelo: Planador Alcatraz, cópia do Grunau Baby alemão (30)
-Modelos produzidos em série: CAP-1/3 Planalto (19), CAP-4 Paulistinha (>770), CAP-5 Carioquinha (10)
-Final das operações: 1948
Fábrica Aeronáutica do Galeão:
- Fundação: 1939, por iniciativa de oficiais da MB.
- Primeiro modelo: 1 AVN (Aviação NaVal) Pintassilgo (40), cópia do FW-44 Stieglitz alemão.
- Principal modelo: Focke Wulf FW-58 Weine (25)
- Final das operações: 1942
Indústria aeronáutica Neiva:
-Sede: Botocatu
-Fundação:
1950, junto ao aeroclube do Rio de Janeiro
-Primeiro modelo: Reforma de planadores Grunau Baby alemão
-Modelos produzidos em série: planador Neiva-B Monitor(21), planador BN-1 (3), Neiva P-56 Paulistinha (180), N-360 Regente (82), N-592 Regente ELO (41), Neiva T-25 Universal(147)
-Final das operações: 1980 (adquirida pela Embraer para produzir o Ipanema e os aviões da linha Piper
Procurei listar apenas as iniciativas que começaram ANTES ou logo após o final da Segunda Guerra Mundial, que envolveram projetos nacionais (exceção feita à Fábrica do Galeão) e apenas as que tiveram cunho industrial. Não mencionei os inúmeros protótipos construídos após o Alvear.
Fontes:
- História da Construção Aeronáutica no Brasil, de Roberto Pereira de Andrade e Antônio Piochi - Aquarius editôra, 1982
- Enciclopédia de Aviões Brasileiros, de Roberto Pereira de Andrade - Editôra Globo, 1997