PAK DA
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
PAK DA
PAK DA (or PAK-DA), is a next generation strategic bomber which is being developed by Russia. It stands for Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Dalney Aviatsyi which means Future Air Complex for Strategic Air Forces.
Russia to develop new strategic bomber by 2017
20:2623/12/2009
A new-generation Tu strategic bomber will be developed by 2017, Russian aircraft maker Tupolev said on Wednesday.
Company President Alexander Bobryshev told Russian Prime Minister Vladimir Putin the research on the new aircraft project should be completed by 2012, while production-line assembly should start in 2020 to 2025.
He said the stealth technology will make "the new aircraft difficult to detect by radar, although it is impossible to make airplanes of this type completely invisible."
The new bomber will replace the Tu-95MC Bear and Tu-160 Blackjack strategic bombers, and Tu-22M3 Backfire long-range bombers currently in service with Russia's strategic aviation.
According to various sources, in addition to 16 Tu-160 bombers, the Russian Air Force currently has 40 Tu-95MS bombers and 141 Tu-22M3 bombers in service.
These aircraft will form the backbone of the Russian strategic aviation in the next decade following extensive modernization.
MOSCOW, December 23 (RIA Novosti)
http://www.en.rian.ru/russia/20091223/157335991.html
Russia to develop new strategic bomber by 2017
20:2623/12/2009
A new-generation Tu strategic bomber will be developed by 2017, Russian aircraft maker Tupolev said on Wednesday.
Company President Alexander Bobryshev told Russian Prime Minister Vladimir Putin the research on the new aircraft project should be completed by 2012, while production-line assembly should start in 2020 to 2025.
He said the stealth technology will make "the new aircraft difficult to detect by radar, although it is impossible to make airplanes of this type completely invisible."
The new bomber will replace the Tu-95MC Bear and Tu-160 Blackjack strategic bombers, and Tu-22M3 Backfire long-range bombers currently in service with Russia's strategic aviation.
According to various sources, in addition to 16 Tu-160 bombers, the Russian Air Force currently has 40 Tu-95MS bombers and 141 Tu-22M3 bombers in service.
These aircraft will form the backbone of the Russian strategic aviation in the next decade following extensive modernization.
MOSCOW, December 23 (RIA Novosti)
http://www.en.rian.ru/russia/20091223/157335991.html
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK DA
Pictures of PAK-DA, Russian long range Bomber Aircraft (speculative artists impressions)
http://www.shubhspace.com/2010/01/pictu ... range.html
http://www.shubhspace.com/2010/01/pictu ... range.html
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK DA
1/02/2010
Bold imagination: Russian future bomber PAK-DA
http://wuxinghongqi.blogspot.com/2010/0 ... omber.html
Bold imagination: Russian future bomber PAK-DA
http://wuxinghongqi.blogspot.com/2010/0 ... omber.html
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK DA
Algumas das impressões artísticas q aparecem na net são do Tupolev T-4MS («200») strategic bomber:
http://www.testpilot.ru/russia/sukhoi/t/4/ms/t4ms_e.htm
do Tupolev Tu-2000:
http://www.testpilot.ru/russia/tupolev/2000/2000.htm
e algumas são inspiradas no Sukhoi T60:
http://www.testpilot.ru/russia/sukhoi/t/60/t60_e.htm
http://www.testpilot.ru/russia/sukhoi/t/4/ms/t4ms_e.htm
do Tupolev Tu-2000:
http://www.testpilot.ru/russia/tupolev/2000/2000.htm
e algumas são inspiradas no Sukhoi T60:
http://www.testpilot.ru/russia/sukhoi/t/60/t60_e.htm
- Francoorp
- Sênior
- Mensagens: 3429
- Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
- Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
- Contato:
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK DA
Por enquanto há descrença no ocidente sobre a real intensão dos russos em levarem o programa adiante. Foi assim com o PAK-FA...
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK DA
Depois do PAK-FA, Putin pretende desenvolver novo bombardeiro estratégico
(Da redação, 2 de março de 2010)
“Certamente nós não devemos ficar confinados no desenvolvimento de apenas um novo modelo de avião. Depois do caça de 5ª geração nós precisamos trabalhar numa aeronave capaz de transportar mísseis estratégicos, ser de nova geração e de longo alcance”, declarou Vladimir Putin, o primeiro ministro da Rússia.
Com o final da União Soviética em 1991 a Rússia herdou uma frota de formidáveis bombardeiros estratégicos de longo alcance, como os veteranos turboélices Tupolev Tu-95 “Bear” e, em menor quantidade, os poderosos supersônicos Tu-160 “Blackjack”. Apesar da excelente capacidade bélica e confiabilidade, os Tu-95 já acumulam mais de cinco décadas em operação e um novo equipamento, mais moderno e com novas tecnologias, tem se tornado uma prioridade para o país.
Segundo Putin, com o voo do Sukhoi T-50 (PAK-FA), a Rússia deve ingressar numa nova era e dar continuidade na tão aguardada modernização de sua frota de aeronaves, principalmente as estratégicas e de primeira linha.
Desde 2007, a aviação de longo alcance da Rússia retomou permanentemente voos de estratégicos nas zonas patrulhadas pelos Estados Unidos e pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), suspensos desde 1992.
http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 1&LE=atual
(Da redação, 2 de março de 2010)
“Certamente nós não devemos ficar confinados no desenvolvimento de apenas um novo modelo de avião. Depois do caça de 5ª geração nós precisamos trabalhar numa aeronave capaz de transportar mísseis estratégicos, ser de nova geração e de longo alcance”, declarou Vladimir Putin, o primeiro ministro da Rússia.
Com o final da União Soviética em 1991 a Rússia herdou uma frota de formidáveis bombardeiros estratégicos de longo alcance, como os veteranos turboélices Tupolev Tu-95 “Bear” e, em menor quantidade, os poderosos supersônicos Tu-160 “Blackjack”. Apesar da excelente capacidade bélica e confiabilidade, os Tu-95 já acumulam mais de cinco décadas em operação e um novo equipamento, mais moderno e com novas tecnologias, tem se tornado uma prioridade para o país.
Segundo Putin, com o voo do Sukhoi T-50 (PAK-FA), a Rússia deve ingressar numa nova era e dar continuidade na tão aguardada modernização de sua frota de aeronaves, principalmente as estratégicas e de primeira linha.
Desde 2007, a aviação de longo alcance da Rússia retomou permanentemente voos de estratégicos nas zonas patrulhadas pelos Estados Unidos e pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), suspensos desde 1992.
http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 1&LE=atual
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: PAK DA
Vamos ver se neste nós entramos no inicio!!!
Prefiro investimento em misseis balisticos! Mais baratos e usa tecnologia do programa espacial.
E usar o resto da grana em mais caças e porta aviões!
-
- Sênior
- Mensagens: 910
- Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
- Localização: Brasil
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 85 vezes
Re: PAK DA
Russian military set to upgrade bulk of weaponry by 2020
Russia may boost the share of advanced military equipment in its Armed Forces to 70% of the total by 2020, a Russian think tank said on Wednesday.
"A draft state arms procurement program for 2011-2020 will be finalized in 2010. This program stipulates the upgrade of up to 11% of military equipment annually and will allow Russia to increase the share of modern weaponry to 70%," Russian-based World Arms Markets Analysis Center said in a report.
According to the draft program, the Russian Armed Forces should receive more than 1,500 combat aircraft and about 200 air defense systems by 2020.
Russia also plans to develop a unified air defense/missile defense network, to start the production of a fifth-generation fighter, and to develop a new strategic bomber during the same period.
Deputy Prime Minister Sergei Ivanov earlier said the government had already outlined the budget for the draft arms procurement program and asked President Dmitry Medvedev to authorize the increase of financing for the defense industry by 100 billion rubles ($3.4 bln) annually to ensure the efficient implementation of the program until 2020.
The Russian military is expected to receive 27 combat jets, over 50 helicopters and five battalions of S-400 air defense systems in 2010.
MOSCOW, April 7/2010 (RIA Novosti)
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK DA
Formalizado o RFP para o PAK DA
De acordo com o site Lenta.ru, o Comando de Aviação de Longo Alcance da Rússia formalizou um pedido de propostas (request for proposal) para o desenvolvimento do Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Dalney Aviatsyi (PAK DA). Isto foi dito pelo comandante da aviação de longo alcance da Rússia, Brigadeiro Anatoly Zhikharev. Segundo ele, o primeiro protótipo estará pronto em 2020 e o novo bombardeiro será introduzido no serviço operacional em 2025.
A estimativa para este programa é de 15 a 20 anos. Vladimir Popvkin, ex-Ministro da Defesa, disse em fevereiro que os fundos para o desenvolvimento da nova aeronave foram incluídos nos programas de desenvolvimento de armas 2011-2020. O valor total de programa é de 23 trilhões de rublos.
A Tupolev, que assinou o contrato de pesquisa e desenvolvimento em agosto de 2009, está trabalhando na próxima geração do bombardeiro. A duração desse contrato é de três anos. O PAK DA substituirá todos os Tu-95MS e Tu-160 no futuro.
FONTE: http://pilotsandplanesmilitary.com
http://www.aereo.jor.br/page/22/
De acordo com o site Lenta.ru, o Comando de Aviação de Longo Alcance da Rússia formalizou um pedido de propostas (request for proposal) para o desenvolvimento do Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Dalney Aviatsyi (PAK DA). Isto foi dito pelo comandante da aviação de longo alcance da Rússia, Brigadeiro Anatoly Zhikharev. Segundo ele, o primeiro protótipo estará pronto em 2020 e o novo bombardeiro será introduzido no serviço operacional em 2025.
A estimativa para este programa é de 15 a 20 anos. Vladimir Popvkin, ex-Ministro da Defesa, disse em fevereiro que os fundos para o desenvolvimento da nova aeronave foram incluídos nos programas de desenvolvimento de armas 2011-2020. O valor total de programa é de 23 trilhões de rublos.
A Tupolev, que assinou o contrato de pesquisa e desenvolvimento em agosto de 2009, está trabalhando na próxima geração do bombardeiro. A duração desse contrato é de três anos. O PAK DA substituirá todos os Tu-95MS e Tu-160 no futuro.
FONTE: http://pilotsandplanesmilitary.com
http://www.aereo.jor.br/page/22/
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: PAK DA
Força Aérea da Rússia vai ter novo bombardeiro
06/10/2012
Hoje, a aviação de longo alcance da Força Aérea da Rússia inclui três tipos de bombardeiros: os supersônicos estratégicos de longo alcance Tu-22M3, os pesados Tu-95 e os superpesados de longo alcance Tu-160. O raio de alcance do Tu-22M3 atinge 1500-3500 quilómetros. Os seus congéneres mais pesados podem voar 6-7 mil km sem reabastecimento. Levando em consideração o raio de ação das suas armas principais (mísseis de cruzeiro) esta característica permite atingir alvos no território da América do Norte.
Em média, o parque russo de aviões estratégicos é mais jovem do que o americano. O principal bombardeiro americano, o B-52, tal como o Tu-95 russo, levantou voo pela primeira vez em 1952. Os B-52H, ainda em dotação da Força Aérea dos EUA, foram construídos em 1960-1962. Os B-1B, construídos em 1984-1988, e os B-2, construídos em 1989-1997 são da mesma idade que os aviões russos.
Os B-52, muitos dos quais já têm 50 anos, terão de voar até 2040. Entre 2025 e 2040, estas máquinas devem ser substituídas por aviões de nova geração, desenvolvidos no quadro do programa NGB (Next Generation Bomber – Bombardeiro de Nova Geração).
Este novo avião deve substituir também os B-1B, cuja retirada de dotação começará já nos anos 2030, e será utilizado paralelamente com os B-2 que terão de servir até o fim dos anos de 2040.
Segundo aquilo que se conhece sobre o NGB, o novo avião será diferente do B-2 no que se refere ao peso de decolagem (menor, cerca de 100 toneladas contra 170), ao armamento (bombas com 13 toneladas ao todo, contra 23) e ao raio de alcance (3800 km contra 5000). Uma diminuição de caraterísticas permitirá diminuir o preço da nova máquina para 500-600 milhões de dólares por unidade contra mais de um bilhão de dólares por um B-2.
Especialistas russos acompanham com bastante atenção o desenvolvimento do projeto NGB. A conceção de uma máquina de “peso médio – pesado” que tem maior alcance em comparação com o Tu-22M, mas menor do que o Tu-160 vê-se bastante atraente. Para definir a imagem do novo avião desenvolvido no quadro do programa PAK DA (complexo aéreo prometedor de aviação de longo alcance), é necessário determinar os seus objetivos.
O bombardeiro de longo alcance russo deve ter a possibilidade de atingir alvos no território da Eurásia após levantar voo da base, sem reabastecimento no ar, e cumprir missões de tipo intercontinental com reabastecimento. Este é um raio de alcance de 3500 km com carga completa e de 5500 km com carga limitada.
É possível diminuir o preço da máquina unificando os seus equipamentos com os do caça em desenvolvimento T-50. Discute-se a possibilidade de construir um avião de 100-120 toneladas com quatro motores AL-41 (o T-50 tem dois) e de desenvolver um equipamento radioeletrónico de bordo do novo bombardeiro na base do equipamento elaborado para o T-50.
Como alternativa ao PAK DA, propõe-se frequentemente a utilização da família de caças em dotação e em elaboração Su-27/Su-30 e T-50, de bombardeiros Su-34, assim como a modernização de aviões de longo alcance disponíveis.
A primeira decisão, embora seja financeiramente atraente, não garante sempre novas potencialidades em caso de guerra. As capacidades dos aviões de curto alcance de atingir alvos fora de um raio de alcance normal (até 2000 km) diminuem bruscamente. É impossível atingir “em um único voo” alvos a uma grande distância do aeródromo de baseamento permanente. São necessárias ou uma base intermédia ou a utilização de aviões de reabastecimento, o que aumenta as despesas financeiras e o tempo para atingir os alvos.
A segunda decisão é melhor, mas é limitada no tempo. Apesar de um longo prazo de utilização, os modernos aviões não são eternos e o processo de sua projeção e de entrada em produção é longo. Se a Rússia suspender hoje o desenvolvimento de novo bombardeiro, o país poderá ficar sem aviação de longo alcance em 2040-2050. Se no período de sua projeção aparecerem novas máquinas que permitam abandonar dos portadores de mísseis pesados tradicionais, estes trabalhos poderão ser suspensos, mas só depois de surgir uma alternativa de trabalho.
Fonte: Voz da Rússia
http://planobrasil.com/2012/06/forca-ae ... mbardeiro/
[]'s.
06/10/2012
Hoje, a aviação de longo alcance da Força Aérea da Rússia inclui três tipos de bombardeiros: os supersônicos estratégicos de longo alcance Tu-22M3, os pesados Tu-95 e os superpesados de longo alcance Tu-160. O raio de alcance do Tu-22M3 atinge 1500-3500 quilómetros. Os seus congéneres mais pesados podem voar 6-7 mil km sem reabastecimento. Levando em consideração o raio de ação das suas armas principais (mísseis de cruzeiro) esta característica permite atingir alvos no território da América do Norte.
Em média, o parque russo de aviões estratégicos é mais jovem do que o americano. O principal bombardeiro americano, o B-52, tal como o Tu-95 russo, levantou voo pela primeira vez em 1952. Os B-52H, ainda em dotação da Força Aérea dos EUA, foram construídos em 1960-1962. Os B-1B, construídos em 1984-1988, e os B-2, construídos em 1989-1997 são da mesma idade que os aviões russos.
Os B-52, muitos dos quais já têm 50 anos, terão de voar até 2040. Entre 2025 e 2040, estas máquinas devem ser substituídas por aviões de nova geração, desenvolvidos no quadro do programa NGB (Next Generation Bomber – Bombardeiro de Nova Geração).
Este novo avião deve substituir também os B-1B, cuja retirada de dotação começará já nos anos 2030, e será utilizado paralelamente com os B-2 que terão de servir até o fim dos anos de 2040.
Segundo aquilo que se conhece sobre o NGB, o novo avião será diferente do B-2 no que se refere ao peso de decolagem (menor, cerca de 100 toneladas contra 170), ao armamento (bombas com 13 toneladas ao todo, contra 23) e ao raio de alcance (3800 km contra 5000). Uma diminuição de caraterísticas permitirá diminuir o preço da nova máquina para 500-600 milhões de dólares por unidade contra mais de um bilhão de dólares por um B-2.
Especialistas russos acompanham com bastante atenção o desenvolvimento do projeto NGB. A conceção de uma máquina de “peso médio – pesado” que tem maior alcance em comparação com o Tu-22M, mas menor do que o Tu-160 vê-se bastante atraente. Para definir a imagem do novo avião desenvolvido no quadro do programa PAK DA (complexo aéreo prometedor de aviação de longo alcance), é necessário determinar os seus objetivos.
O bombardeiro de longo alcance russo deve ter a possibilidade de atingir alvos no território da Eurásia após levantar voo da base, sem reabastecimento no ar, e cumprir missões de tipo intercontinental com reabastecimento. Este é um raio de alcance de 3500 km com carga completa e de 5500 km com carga limitada.
É possível diminuir o preço da máquina unificando os seus equipamentos com os do caça em desenvolvimento T-50. Discute-se a possibilidade de construir um avião de 100-120 toneladas com quatro motores AL-41 (o T-50 tem dois) e de desenvolver um equipamento radioeletrónico de bordo do novo bombardeiro na base do equipamento elaborado para o T-50.
Como alternativa ao PAK DA, propõe-se frequentemente a utilização da família de caças em dotação e em elaboração Su-27/Su-30 e T-50, de bombardeiros Su-34, assim como a modernização de aviões de longo alcance disponíveis.
A primeira decisão, embora seja financeiramente atraente, não garante sempre novas potencialidades em caso de guerra. As capacidades dos aviões de curto alcance de atingir alvos fora de um raio de alcance normal (até 2000 km) diminuem bruscamente. É impossível atingir “em um único voo” alvos a uma grande distância do aeródromo de baseamento permanente. São necessárias ou uma base intermédia ou a utilização de aviões de reabastecimento, o que aumenta as despesas financeiras e o tempo para atingir os alvos.
A segunda decisão é melhor, mas é limitada no tempo. Apesar de um longo prazo de utilização, os modernos aviões não são eternos e o processo de sua projeção e de entrada em produção é longo. Se a Rússia suspender hoje o desenvolvimento de novo bombardeiro, o país poderá ficar sem aviação de longo alcance em 2040-2050. Se no período de sua projeção aparecerem novas máquinas que permitam abandonar dos portadores de mísseis pesados tradicionais, estes trabalhos poderão ser suspensos, mas só depois de surgir uma alternativa de trabalho.
Fonte: Voz da Rússia
http://planobrasil.com/2012/06/forca-ae ... mbardeiro/
[]'s.