Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Paulo Bastos
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4456 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jun 05, 2012 4:03 pm

Luís Henrique escreveu: Esta questão de pranchas não é o mais importante.
Afinal, o Carro de Combate anda SOZINHO, não precisa de prancha, não precisa de caminhão, nem de trem.
Errado. Um carro de combate roda muito pouco. Devido ao seu alto custo de deslocamento, desgaste de componentes excessivamente rápido e velocidade baixa, ele é transportado até proxima a região de combate e, somente lá, seu trem de rolamento entra em ação.

Luís Henrique escreveu:Como o Lord Nauta disse, você posiciona os Carros de Combate nas regiões mais necessárias.
Não precisa ficar transportando para locais distantes. Para isto, você envia outros equipamentos, envia os chivunk nos KC-390, envia helicópteros artilhados, etc.
Errado novamente. Desde a primeira guerra mundial identificou-se que um blindado sozinho é uma presa fácil. Quanto maiores forem suas concentrações, sua eficiência será exponencialmente maior.

Luís você esta partindo de premissas falsas, e por isso esta chegando a conclusões errôneas. Se quiser entender mais sobre o tema, até para continuar a discussão, sugiro ler um pouco mais sobre o tema.


Abraços,
Paulo Bastos




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4457 Mensagem por helio » Ter Jun 05, 2012 4:37 pm

[quote="Luís Henriquequote="helio"]
Luís Henrique escreveu:
helio escreveu: Desculpe Hélio.

A questão não é o Leo2 e sim TODOS os CCs estado-da-arte.
Leo2, Challenger, Abrams, Merkava, etc.

Para mim é estranho. O mundo todo consegue operá-los, para nós é um problema.... :?
Alcantara
Sera que o MUNDO TODO consegue operá-los?
Nós temos uma realidade logistica que não compensa operá-los. Será que queremos MBT estado-da-arte? Será que os Leo1A5 não são suficientes para equipar e treinar o EB? Será que o EM do EB não sabe do que está falando?
Só porque o pais opera um PA de meio século atrás, um caça de 40 anos atrás, não quer dizer que deve almejar um PA ultramoderno ou um caça de 5 geração.
Vamos discutir com os pés no chão

Hélio
Alcantara??? :lol:

Hélio, a FAB opera caça de 40 anos porque o governo não tem culhões para decidir este FX2.
A MB opera navio aeródromo vovô porque é um meio que possui vida útil bem LONGA e para não perder a doutrina, mas já possui no planejamento a construção de 2 novos.
É claro que você já sabe de tudo isto.

Por quê o EB tem como requisito um Carro de Combate de 40T???
Isto há DÉCADAS.
O tempo passou, os carros de combate atuais são mais pesados.
Vamos nos contentar com um carro de combate menor, com menor capacidade de munição, com blindagem INFERIOR, etc.?

Eu, já ouvi todos os argumentos e continuo não concordando.
Temos que desenvolver um CC moderno e isto REQUER peso mínimo de 50T em diante.
Canhão de 120mm em diante e por ai vai.[/quote]

Luis Henrique
Desculpe ter confundido vc pelo Alcantara

Os requisitos do EB não são de 40 anos atrás e sim do final da década de 80. Já nesta época existiam a a maioria dos MBT de hoje.
Estes requisitos não mudaram ,pois as condições de transporte modal ao invés de melhorar, pioraram. Este tipo de equipamento depende muito das ferrovias, área que ainda está engatinhando depois da falencia das cias ferroviarias que eram subvencionadas pelo GF
Moderno não quer dizer necessáriamente pesado: veja os novos MBT da Coréia do Sul e do Japão, que mesmo equipados com um poderoso canhão de 120mm. possuem uma tonelagem ao redor das 40 ton.
A mobilidade é um fator muito importante na guerra moderna, basta ver que temos pouquissimas novidades no setor de MBT com peso na faixa dos 50ton.

Abraços
Hélio[/quote]

Olá Hélio,

sem problemas.

Entendo que final da década de 80 também é algo antigo. :lol:
Nesta época existiam vários CCs de hoje, porém em versões mais leves.
Hoje os Leo2, Abrams e Merkava passam de 60T.

Gosto da idéia de um carro de combate um pouco mais leve, um pouco menor, mas 40T acho BEM difícil.

Veja, o novo carro de combate da Coréia do Sul (o K-2) que você citou possui 55T e o carro de combate japonês, 48. Então digamos que da década de 80 para cá, damos um desconto e fechamos em 50T.
AI eu concordo. :lol: :wink:

Acho que um projeto com este limite de 40T, nós teríamos o carro de combate moderno mais limitado e mais frágil do mundo. :?[/quote]

Luis Henrique
O Type 10 não tem 48 ton, mas sim 44ton (48 ton, talvez carregado)
Não adianta estabelecer como ideal uma tonelagem onde teremos problemas de deslocamento. Sou muito mais partidário ao modelo argentino, que conseguiu adotar toda uma familia de blindados, de baixo peso( sacrificando a blindagem é claro)com baixo custo operacional.
Seu deslocamento ao TO é muito mais rápido que os mastodontes de 60 ton.
sinceramente, não acho que a blindagem seja o ponto primordial de um carro de combate. Acho essencial sim, poder de fogo e mobilidade, além de custo operacional( num pais como o nosso).
Vc acha que o ROB do EB não foi elaborado pensando nestes quesitos? Se até hoje o ROB não foi alterado, por que será? As nossas condições de deslocamento melhoraram após a década de 80? Acho que não, pelo contrário....

Abraços
Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4458 Mensagem por helio » Ter Jun 05, 2012 4:41 pm

Clermont escreveu:
helio escreveu:Clermont
A ameaça realmente existiu, tem um livro muito legal sobre o tema, se quiser eu envio o titulo pelo Mp, foi publicado originalmente pela biblioteca do senado dos EUA, e traduzido e editado pela Bibliex. Os EUA montaram um departamento na presidencia para tratar deste assunto.
Conheço o livro, já li alguns trechos dele numa versão digitalizada, embora agora me escape o nome exato. O que se poder dizer, é que, antes da guerra, os americanos podem ter tido a impressão de tal ameaça. Mas não que ela tenha existido, em momento algum, concretamente. Já que nunca foi parte das concepções estratégicas alemãs qualquer preocupação de projeção de poder naval de longo alcance, excetuando missões de guerra de corso, tanto na superfície como abaixo dela.

Esta era mais uma das muitas possibilidades teóricas com as quais o estado-maior geral americano trabalhava. Por exemplo, eles tinham um planejamento para a eventualidade de uma guerra contra a Grã-Bretanha; outro para o caso de uma guerra contra uma aliança França-Alemanha e por aí vai.
Os EUA sossegaram um pouco quando tomaram o Senegal das tropas francesas leais ao Eixo, pois sendo assim perderiam oprincipal ponto de travessia aérea do Atlantico. Caso não tivessem a preocupação, nunca iriam investir na defesa do Brasil como investiram.
A principal preocupação americana com o Brasil era a eventualidade de uma aliança brasileira com o Eixo. Daí que o maior risco de invasão que o Brasil correu, teria sido de um tomada do litoral atlântico pelos americanos, caso Getúlio Vargas não fosse o realista que era, sabendo qual o momento certo de abandonar suas supostas simpatias pela Alemanha e Itália.

Clermont
Realmente havia uma preocupação da neutralidade brasileira durante o inicio da IIGM, mas a preocupação principal era de guarnecer o continente americano contra uma invasão do Eixo. Tem um outro livro bom que eu recomendo: Chama-se "O Nordeste na II Guerra Mundial"
Talvez lendo estes dois livros vc possa entender melhor o que aconteceu.

Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4459 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 5:58 pm

Paulo Bastos escreveu:
Luís Henrique escreveu: Esta questão de pranchas não é o mais importante.
Afinal, o Carro de Combate anda SOZINHO, não precisa de prancha, não precisa de caminhão, nem de trem.
Errado. Um carro de combate roda muito pouco. Devido ao seu alto custo de deslocamento, desgaste de componentes excessivamente rápido e velocidade baixa, ele é transportado até proxima a região de combate e, somente lá, seu trem de rolamento entra em ação.

Luís Henrique escreveu:Como o Lord Nauta disse, você posiciona os Carros de Combate nas regiões mais necessárias.
Não precisa ficar transportando para locais distantes. Para isto, você envia outros equipamentos, envia os chivunk nos KC-390, envia helicópteros artilhados, etc.
Errado novamente. Desde a primeira guerra mundial identificou-se que um blindado sozinho é uma presa fácil. Quanto maiores forem suas concentrações, sua eficiência será exponencialmente maior.

Luís você esta partindo de premissas falsas, e por isso esta chegando a conclusões errôneas. Se quiser entender mais sobre o tema, até para continuar a discussão, sugiro ler um pouco mais sobre o tema.


Abraços,
Paulo Bastos
O que eu quero dizer é que para o combate os carros de combate precisam estar lá.
mas isto pode ser feito com planejamento.

Acho muito COMPLICADO o transporte de carros com 60T de um estado para outro.
Ou do Sul para o centro-oeste, por exemplo.
Mas também acho que seria quase tão complexo o transporte de carros com 40T.

Como que os nazistas perfuraram a defesa francesa na II guerra mundial e empurraram os ingleses até o mar? com certeza não foram em cima de pranchas ou caminhões.
Quantos km os carros de combate percorreram?

Claro que eu sei que o Brasil é imenso.
Também não estou dizendo para termos poucos carros de combate dispersos.
Mas não precisamos de carros de combate em 100% do território nacional.

Podemos analisar quantas bases necessitamos, o número de carros, etc.
Acho a quantidade atual muito pequena.
Acho que o EB precisa de pelo menos, 1.000 carros de combate.

Vamos supor que este seja o número, o EB seleciona 5 bases que abrigariam 200 CCs cada.
Ou 10 que abrigariam 100 CCs.

Os carros de combate que estão no Rio Grande do Sul não terão que ser transportados até o centro-oeste porque lá nós teremos outras unidades.
Esta é a idéia.
Porque acho complexo transportar os carros de 60T mas também acho complexo transportar os carros de 40T.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4460 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 6:17 pm

helio escreveu:
Luis Henrique
O Type 10 não tem 48 ton, mas sim 44ton (48 ton, talvez carregado)
Não adianta estabelecer como ideal uma tonelagem onde teremos problemas de deslocamento. Sou muito mais partidário ao modelo argentino, que conseguiu adotar toda uma familia de blindados, de baixo peso( sacrificando a blindagem é claro)com baixo custo operacional.
Seu deslocamento ao TO é muito mais rápido que os mastodontes de 60 ton.
sinceramente, não acho que a blindagem seja o ponto primordial de um carro de combate. Acho essencial sim, poder de fogo e mobilidade, além de custo operacional( num pais como o nosso).
Vc acha que o ROB do EB não foi elaborado pensando nestes quesitos? Se até hoje o ROB não foi alterado, por que será? As nossas condições de deslocamento melhoraram após a década de 80? Acho que não, pelo contrário....

Abraços
Hélio
Concordo com você.
Prefiro um carro mais leve, mais ágil, com igual poder de fogo e com blindagem POUCO menor.
Estes carros para mim possuem cerca de 50T.
Comparados com Leo2A7, Merkava4 são 15T a menos.

Com relação ao TAM já acho MUITO LEVE.
Acho que tem que ter um meio termo.

Imagine uma invasão britânica (já que está na moda falar das malvinas), como o TAM se sairia contra o Challenger 2??? (apenas vamos imaginar que os britânicos desembarcaram carros de combate na ilha ou no continente).

O TAM conseguiria destruir a blindagem de duas décadas atrás, porém muito moderna do Challenger 2 (o bicho pesa 62,5T)???
Sairia alguém vivo se o TAM fosse atingido por um único tiro do Challenger 2?

O TAM é mais barato.
Mas vamos supor que os britânicos trouxessem TODA cavalaria com cerca de 360 Challenger 2.
Quantos TAM os argentinos precisariam para derrotá-los?
As vezes o barato sai caro.

Mas se está falando de algo com o mesmo poder de fogo, ou seja, canhão de 120mm no mínimo, mais ágil, com QUASE a mesma blindagem. Diferença MÍNIMA. Algo como o K2 sul-coreano com 55T ou o T-10 japones com 48T totalmente carregado (se é que temos tecnologia para fabricar uma blindagem eficiente como a deste carro e manter o peso abaixo de 50T), ai tudo bem.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4461 Mensagem por helio » Ter Jun 05, 2012 8:06 pm

Luís Henrique escreveu:
helio escreveu:
Luis Henrique
O Type 10 não tem 48 ton, mas sim 44ton (48 ton, talvez carregado)
Não adianta estabelecer como ideal uma tonelagem onde teremos problemas de deslocamento. Sou muito mais partidário ao modelo argentino, que conseguiu adotar toda uma familia de blindados, de baixo peso( sacrificando a blindagem é claro)com baixo custo operacional.
Seu deslocamento ao TO é muito mais rápido que os mastodontes de 60 ton.
sinceramente, não acho que a blindagem seja o ponto primordial de um carro de combate. Acho essencial sim, poder de fogo e mobilidade, além de custo operacional( num pais como o nosso).
Vc acha que o ROB do EB não foi elaborado pensando nestes quesitos? Se até hoje o ROB não foi alterado, por que será? As nossas condições de deslocamento melhoraram após a década de 80? Acho que não, pelo contrário....

Abraços
Hélio
Concordo com você.
Prefiro um carro mais leve, mais ágil, com igual poder de fogo e com blindagem POUCO menor.
Estes carros para mim possuem cerca de 50T.
Comparados com Leo2A7, Merkava4 são 15T a menos.

Com relação ao TAM já acho MUITO LEVE.
Acho que tem que ter um meio termo.

Imagine uma invasão britânica (já que está na moda falar das malvinas), como o TAM se sairia contra o Challenger 2??? (apenas vamos imaginar que os britânicos desembarcaram carros de combate na ilha ou no continente).

O TAM conseguiria destruir a blindagem de duas décadas atrás, porém muito moderna do Challenger 2 (o bicho pesa 62,5T)???
Sairia alguém vivo se o TAM fosse atingido por um único tiro do Challenger 2?

O TAM é mais barato.
Mas vamos supor que os britânicos trouxessem TODA cavalaria com cerca de 360 Challenger 2.
Quantos TAM os argentinos precisariam para derrotá-los?
As vezes o barato sai caro.

Mas se está falando de algo com o mesmo poder de fogo, ou seja, canhão de 120mm no mínimo, mais ágil, com QUASE a mesma blindagem. Diferença MÍNIMA. Algo como o K2 sul-coreano com 55T ou o T-10 japones com 48T totalmente carregado (se é que temos tecnologia para fabricar uma blindagem eficiente como a deste carro e manter o peso abaixo de 50T), ai tudo bem.
Luis Henrique
Não dá para imaginar uma hipótese tão absurda como esta, de ingleses desembarcando Challenger 2
Imagine como os ingleses fariam para desembarcar MBT em solo argentino. Só para desembarcar Scorpions foi um trabalhão, nem vou pensar nisto.

Os argentinos quando escolheram o TAM, escolheram o que havia de mais adequado, analisando a necessidade de fabricar localmente, ter uma familia de blindados, e poder produzir em grande quantidade. Escolheram certo? Com certeza, não fosse os governos incompetentes que tiveram, o Exercito daquele pais estava muito à frente do Brasil, pois enquanto pensavamos prioritariamente em exportar MBT e caso desse certo destinar 10% ao EB, eles tinham como meta principal fornecer para o Exercito deles e se possivel exportar.
O produto final(TAM) é adequado para a Argentina? Sem dúvida, o grau de adestramento alcançado pelos TAM, somente agora estamos desenvolvendo com os Leo 1A5.
É por isto que nunca achei ser prioritário o peso do CC, pelo contrário, eu acho na atual conjuntura, considerando os nossos meios de transporte, estradas, custo operacional, o peso, um dos fatores menos importantes.

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4462 Mensagem por helio » Ter Jun 05, 2012 8:08 pm

Luis Henrique
Vc escreveu
....Como que os nazistas perfuraram a defesa francesa na II guerra mundial e empurraram os ingleses até o mar? com certeza não foram em cima de pranchas ou caminhões.
Quantos km os carros de combate percorreram?


Sim Luis Henrique, eles não foram ao TO em pranchas de caminhões ,mas sim em COMBOIOS FERROVIÁRIOS!!!

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4463 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jun 05, 2012 9:02 pm

O que eu quero dizer é que para o combate os carros de combate precisam estar lá.
mas isto pode ser feito com planejamento.

Acho muito COMPLICADO o transporte de carros com 60T de um estado para outro.
Ou do Sul para o centro-oeste, por exemplo.
Mas também acho que seria quase tão complexo o transporte de carros com 40T.

Como que os nazistas perfuraram a defesa francesa na II guerra mundial e empurraram os ingleses até o mar? com certeza não foram em cima de pranchas ou caminhões.
Quantos km os carros de combate percorreram?

Claro que eu sei que o Brasil é imenso.
Também não estou dizendo para termos poucos carros de combate dispersos.
Mas não precisamos de carros de combate em 100% do território nacional.

Podemos analisar quantas bases necessitamos, o número de carros, etc.
Acho a quantidade atual muito pequena.
Acho que o EB precisa de pelo menos, 1.000 carros de combate.

Vamos supor que este seja o número, o EB seleciona 5 bases que abrigariam 200 CCs cada.
Ou 10 que abrigariam 100 CCs.

Os carros de combate que estão no Rio Grande do Sul não terão que ser transportados até o centro-oeste porque lá nós teremos outras unidades.
Esta é a idéia.
Porque acho complexo transportar os carros de 60T mas também acho complexo transportar os carros de 40T.[/quote]



Japão, Arquipélago com 377.873 Km² : 920 MTB's (Type 10, Type 74 e Type 90).
Quando tiver mais tempo vou refinar esta informação com referencias de outros países e a relação MTB's x território.
Estas informações poderão nos ajudar na reflexão a respeito do quantitativo de MTB's a disposição da nossa defesa e de nossas preciosas famílias. :twisted:


Sds


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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4464 Mensagem por helio » Ter Jun 05, 2012 9:08 pm

Olá Clermont
Estou em casa
A Bibliografia sobre o assunto que recomendo são:

"A Estrutura de Defesa do Hemisfério Ocidental" de Stetson Conn e Byron Fairchild
Título Original:" The Framework of Hemisphere Defence" Bibliex ano 2000
Pelos capítulos do livro que destaco abaixo vc pode perceber como o tema é interessante:

Capitulo 8 " AS Relações militares com a America Latina"
Subcapítulos- As conversações ao nivel Estado Maior e os acordos de 1940
- Outras medidas para melhorar o relacionamento militar
- Planos de apoio aos governos amigos
- A organização do relacionamento militar 1941-42
- Assistencia militar à america latina em 1942
Capitulo 9 "Suprimento de Armas para a America Latina"
Subcapitulos- Lei,politica e normas
- O programa de armamento para a america latina de 1941
- Aviões para a america latina
- Problemas especiais durante 1941
- Suprimentos de armas pós Pearl Harbor
Capítulo 10 "Preparação para Defesa Antiaérea na America Latina"
subcapítulos- O controle da aviação civil
- O programa de melhoria dos aeroportos
- Preparativos para as operaões aéreas
Capítulo 11 "As Relações Militares com o Brasil Antes de Pearl Harbor"
subcapítulos- O problema do suprimento de armas
- Acordos e planos de guerra -1940
- A missão do Gen Amaro Bittencourt
- O plano de força de Segurança -junho de 1941
- Planejamentos de estado-maior conjunto
- Munições para o Brasil em 1941
- O Exercito em busca de ação
Capítulo 12 "Tropas do Exercito Norte-Americano no Brasil"
subcapítulos- Aeroportos de emergencia e medidas de segurança aérea
- Planejamento para o teatro de operações brasileiro
- A caminho da colaboração
- As forças do exercito dos Estados Unidos no atlantico sul
- Planejando a defesa e a força expedicionária brasileira

O Outro livro que recomendo é : "O Nordeste na II Guerra Mundial -Antecedentes e Ocupação" do Gen Paulo de Queiroz Duarte- Editora Record 1971

Um abraço

Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4465 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 11:00 pm

helio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Concordo com você.
Prefiro um carro mais leve, mais ágil, com igual poder de fogo e com blindagem POUCO menor.
Estes carros para mim possuem cerca de 50T.
Comparados com Leo2A7, Merkava4 são 15T a menos.

Com relação ao TAM já acho MUITO LEVE.
Acho que tem que ter um meio termo.

Imagine uma invasão britânica (já que está na moda falar das malvinas), como o TAM se sairia contra o Challenger 2??? (apenas vamos imaginar que os britânicos desembarcaram carros de combate na ilha ou no continente).

O TAM conseguiria destruir a blindagem de duas décadas atrás, porém muito moderna do Challenger 2 (o bicho pesa 62,5T)???
Sairia alguém vivo se o TAM fosse atingido por um único tiro do Challenger 2?

O TAM é mais barato.
Mas vamos supor que os britânicos trouxessem TODA cavalaria com cerca de 360 Challenger 2.
Quantos TAM os argentinos precisariam para derrotá-los?
As vezes o barato sai caro.

Mas se está falando de algo com o mesmo poder de fogo, ou seja, canhão de 120mm no mínimo, mais ágil, com QUASE a mesma blindagem. Diferença MÍNIMA. Algo como o K2 sul-coreano com 55T ou o T-10 japones com 48T totalmente carregado (se é que temos tecnologia para fabricar uma blindagem eficiente como a deste carro e manter o peso abaixo de 50T), ai tudo bem.
Luis Henrique
Não dá para imaginar uma hipótese tão absurda como esta, de ingleses desembarcando Challenger 2
Imagine como os ingleses fariam para desembarcar MBT em solo argentino. Só para desembarcar Scorpions foi um trabalhão, nem vou pensar nisto.

Os argentinos quando escolheram o TAM, escolheram o que havia de mais adequado, analisando a necessidade de fabricar localmente, ter uma familia de blindados, e poder produzir em grande quantidade. Escolheram certo? Com certeza, não fosse os governos incompetentes que tiveram, o Exercito daquele pais estava muito à frente do Brasil, pois enquanto pensavamos prioritariamente em exportar MBT e caso desse certo destinar 10% ao EB, eles tinham como meta principal fornecer para o Exercito deles e se possivel exportar.
O produto final(TAM) é adequado para a Argentina? Sem dúvida, o grau de adestramento alcançado pelos TAM, somente agora estamos desenvolvendo com os Leo 1A5.
É por isto que nunca achei ser prioritário o peso do CC, pelo contrário, eu acho na atual conjuntura, considerando os nossos meios de transporte, estradas, custo operacional, o peso, um dos fatores menos importantes.

Hélio
Ok. Concordo. Mas HOJE, o TAM é muito limitado e possui blindagem RISÍVEL.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4466 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 11:10 pm

helio escreveu:Luis Henrique
Vc escreveu
....Como que os nazistas perfuraram a defesa francesa na II guerra mundial e empurraram os ingleses até o mar? com certeza não foram em cima de pranchas ou caminhões.
Quantos km os carros de combate percorreram?


Sim Luis Henrique, eles não foram ao TO em pranchas de caminhões ,mas sim em COMBOIOS FERROVIÁRIOS!!!

Hélio

Pode ser, mas a partir dali, percorreram MUITOS kms em solo francês.
O deslocamento até o TO é importante, mas analisando de maneira defensiva devemos possuir carros de combate em quantidade suficiente em todos os TOs possíveis.

Patton percorreu 2.000km na Europa reconquistando mais de 200.000 km² de território.
Não creio que utilizou pranchas ou ferrovias.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4467 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 05, 2012 11:46 pm

Vejam só. Considerando-se o (péssimo)histórico da defesa no Brasil, continuaremos a manter a lógica de cobrir o pé e descobrir a cabeça, e vice e versa, ainda por longos anos. E isto é o que fatalmente nos suscederá quando da desgraça vir bater a nossa porta e termos de chorar posteriormente o "leite derramado" com a falta de bldos em quantidade e qualidade. Pior, chorar sua ausência onde mais se fariam necessários.

Aliás, faço uma pergunta aos mais entendidos no assunto: e se nós tivermos de lutar em mais de uma frente? o que acontece com os planos do EB de ficar passeando com bldos para lá e par cá pelo Brasil afora? Chamamos o Chapolin Colorado? :|

abs :|




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4468 Mensagem por Joaca » Qua Jun 06, 2012 8:36 am

Patton só não chegou em Berlim antes dos russos por questões politicas! Ele poderia ter ido até moscou se quisesse!
Luís Henrique escreveu:
helio escreveu:Luis Henrique
Vc escreveu
....Como que os nazistas perfuraram a defesa francesa na II guerra mundial e empurraram os ingleses até o mar? com certeza não foram em cima de pranchas ou caminhões.
Quantos km os carros de combate percorreram?


Sim Luis Henrique, eles não foram ao TO em pranchas de caminhões ,mas sim em COMBOIOS FERROVIÁRIOS!!!

Hélio

Pode ser, mas a partir dali, percorreram MUITOS kms em solo francês.
O deslocamento até o TO é importante, mas analisando de maneira defensiva devemos possuir carros de combate em quantidade suficiente em todos os TOs possíveis.

Patton percorreu 2.000km na Europa reconquistando mais de 200.000 km² de território.
Não creio que utilizou pranchas ou ferrovias.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4469 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jun 06, 2012 8:46 am

Joaca escreveu:Patton só não chegou em Berlim antes dos russos por questões politicas! Ele poderia ter ido até moscou se quisesse!
Sem a menor sombra de dúvida!

Como prisioneiro dos russos se seus desajeitados Sherman tivessem que enfrentar as enormes hordas de T-34 russas já dentro da Alemanha :mrgreen: .


Leandro G. Card




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4470 Mensagem por Clermont » Qua Jun 06, 2012 8:49 am

helio escreveu:A Bibliografia sobre o assunto que recomendo são:

"A Estrutura de Defesa do Hemisfério Ocidental" de Stetson Conn e Byron Fairchild
Título Original:" The Framework of Hemisphere Defence" Bibliex ano 2000

O Outro livro que recomendo é : "O Nordeste na II Guerra Mundial -Antecedentes e Ocupação" do Gen Paulo de Queiroz Duarte- Editora Record 1971
Valeu, Helio.




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