FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#2866 Mensagem por Paisano » Seg Jun 04, 2012 8:45 pm

jambockrs escreveu:O EMB-312 Tucano, na FAB T-27, possui dois assentos ejetáveis Martin-Baker modelo Mk8L. Estes assentos são mais simples, mais leves e mais baratos que os assentos tipo 0-0 dos caças de alta performance.
Quantos desses assentos baratinhos podem cobrir o investido no treinamento de um piloto morto em um acidente de ejeção?

Ou no popular: É o barato que saí muito caro.

PS: Quero deixar bem claro que não estou menosprezando a morte do jovem cadete, mas apenas protestando por uma economia porca.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9429
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

Re: FAB NEWS

#2867 Mensagem por Brasileiro » Seg Jun 04, 2012 9:06 pm

Paisano escreveu:
jambockrs escreveu:O EMB-312 Tucano, na FAB T-27, possui dois assentos ejetáveis Martin-Baker modelo Mk8L. Estes assentos são mais simples, mais leves e mais baratos que os assentos tipo 0-0 dos caças de alta performance.
Quantos desses assentos baratinhos podem cobrir o investido no treinamento de um piloto morto em um acidente de ejeção?

Ou no popular: É o barato que saí muito caro.

PS: Quero deixar bem claro que não estou menosprezando a morte do jovem cadete, mas apenas protestando por uma economia porca.
Calma, ainda não sabemos sobre as circunstâncias do acidente nem se foi falha do assento.

Menos ainda, ser mais simples e mais barato é algo que necessariamente afete a segurança.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#2868 Mensagem por Paisano » Seg Jun 04, 2012 10:01 pm

Brasileiro, acionamento involuntário ou falha, esse assento não é o mais adequando e teve resultado direto na morte do cadete.

Veja essa parte do post do colega jambockrs:
jambockrs escreveu:Por não ser um assento do tipo 0-0 (zero de velocidade e zero de altitude), não houve tempo suficiente para que o para-quedas fosse aberto.
Ou seja, se não fosse o tal "assento baratinho", a chance do paraquedas abrir seria infinitamente maior e a vida do cadete poderia ter sido preservada.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9429
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

Re: FAB NEWS

#2869 Mensagem por Brasileiro » Ter Jun 05, 2012 12:49 am

Paisano escreveu:Brasileiro, acionamento involuntário ou falha, esse assento não é o mais adequando e teve resultado direto na morte do cadete.

Veja essa parte do post do colega jambockrs:
jambockrs escreveu:Por não ser um assento do tipo 0-0 (zero de velocidade e zero de altitude), não houve tempo suficiente para que o para-quedas fosse aberto.
Ou seja, se não fosse o tal "assento baratinho", a chance do paraquedas abrir seria infinitamente maior e a vida do cadete poderia ter sido preservada.
Mas tem que ver também se este assento do Tucano é este por questões de economia ou se era o que havia disponível na época de sua fabricação para uma aeronave deste tipo.

Hoje em dia, assento zero-zero é consenso para qualquer turboélice treinador militar, talvez não o fosse há 25 anos atrás. Assim como air-bags e freios ABS em automóveis haverá também o tempo em que se tornarão ítens de segurança obrigatórios.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#2870 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 05, 2012 1:32 am

Brasileiro escreveu:
Paisano escreveu:Brasileiro, acionamento involuntário ou falha, esse assento não é o mais adequando e teve resultado direto na morte do cadete.

Veja essa parte do post do colega jambockrs:
Ou seja, se não fosse o tal "assento baratinho", a chance do paraquedas abrir seria infinitamente maior e a vida do cadete poderia ter sido preservada.
Mas tem que ver também se este assento do Tucano é este por questões de economia ou se era o que havia disponível na época de sua fabricação para uma aeronave deste tipo.

Hoje em dia, assento zero-zero é consenso para qualquer turboélice treinador militar, talvez não o fosse há 25 anos atrás. Assim como air-bags e freios ABS em automóveis haverá também o tempo em que se tornarão ítens de segurança obrigatórios.

abraços]
Eu acho que o que você está falando faz todo o sentido e como o T-27 de treinamento é normalmente muito bem manutenido pode ser que não tenha existido necessidade original para assentos zero-zero (que pelo menos 'eram' bem mais complicados do que os assentos normais... eu ouvi isso do pessoal aqui em ribá, mas o cara não foi muito especifico e na época eu simplesmente aceitei o que ele falou).

A investigação certamente irá trazer um parecer e recomendações caso tenha sido constatado que o problema foi com o assento em si.

Em teoria, pela quantidade de T-27 e pela quantidade que eles voam por ano para atender a Academia, esse acidente embora extremamente lamentável é algo bem raro de acontecer (graças a Deus!!!)

Terrível perda :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: FAB NEWS

#2871 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 05, 2012 2:18 am

Se nao me falha a memoria, a explicacao e' por ai, mesmo. Zero-zero antes era coisa chique. O Xavante era zero-setenta, acho. Hoje em dia e' outra coisa.
Na minha epoca de AFA, houve um acidente em que em mecanico, que fazia a manutencao do mesmo, acionou inadvertidamente o ejetor, ao se segurar na alca para debrucar sobre a cabine, estando do lado de fora. Nao me recordo o motivo pelo qual o pino de seguranca estava fora. O mecanico foi arremessado ao teto do hangar. :?




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAB NEWS

#2872 Mensagem por joao fernando » Ter Jun 05, 2012 9:38 am

Desconfio que a essa altura, trocar o assento exigiria um reprojeto do T27...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: FAB NEWS

#2873 Mensagem por NettoBR » Ter Jun 05, 2012 12:25 pm

MAPLE FLAG - Equipe de manutenção apoia o cumprimento da missão



Em um exercício aéreo internacional do porte da Maple Flag, realizado na base aérea canadense de Cold Lake, é essencial uma equipe de apoio muito bem preparada para manter a aeronave voando em totais condições de segurança. Para as duas semanas de participação da Força Aérea Brasileira no exercício, foram designados onze militares para o trabalho de manutenção do C-130 Hércules e dos equipamentos. O objetivo é ter pronta resposta em caso de problemas e a aeronave possa voltar a voar no menor tempo possível.




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#2874 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 05, 2012 4:03 pm

joao fernando escreveu:Desconfio que a essa altura, trocar o assento exigiria um reprojeto do T27...
Quem sabe se o T-27 vier a ser Modernizado, isso não muda e o assento é trocado.

E nem perguntem sobre o assento do T-25... a coisa lá é ainda muito mais complicada.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: FAB NEWS

#2875 Mensagem por sapao » Ter Jun 12, 2012 7:24 pm

Paisano escreveu:
jambockrs escreveu:O EMB-312 Tucano, na FAB T-27, possui dois assentos ejetáveis Martin-Baker modelo Mk8L. Estes assentos são mais simples, mais leves e mais baratos que os assentos tipo 0-0 dos caças de alta performance.
Quantos desses assentos baratinhos podem cobrir o investido no treinamento de um piloto morto em um acidente de ejeção?

Ou no popular: É o barato que saí muito caro.

PS: Quero deixar bem claro que não estou menosprezando a morte do jovem cadete, mas apenas protestando por uma economia porca.

O assento do T-27 não e nada barato, mas a questão a epoca do projeto foi de escolher um modelo ja existente, não ia se pagar para desenvolver um modelo so para o Brasil.
Por isso a escolha do 0-70, que era o disponivel a epoca. Hj em dia ja nao se concebe um assento que nao seja 0-0, mas tecnologia e outra.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

Re: FAB NEWS

#2876 Mensagem por binfa » Ter Jun 12, 2012 9:15 pm

Só posso dizer que depois do acidente não tenho mais visto os tucanos pelos lados de Leme/SP. Coisa que via constantemente.




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: FAB NEWS

#2877 Mensagem por talharim » Qua Jun 13, 2012 8:14 am

COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
AVISO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO
CONCORRÊNCIA No- 3/CISCEA/2012
OBJETO: Execução de obras de infraestrutura (com logística associada)
para implantação de novo Centro de Controle de Aproximação
(APP) e de novo sistema de Torre de Controle (TWR), no
Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Velho-RO (DTCEA-
PV)..
EMPRESA ADJUDICATÁRIA: ÓTIMA EMPREENDIMENTOS E
CONSCTRUÇÕES LTDA..
VALOR TOTAL: R$ 4.799.585,85.O Ordenador de Despesas homologa o resultado da presente
licitação.
Maj Brig Ar CARLOS VUYK DE AQUINO
Ordenador de Despesas




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: FAB NEWS

#2878 Mensagem por NettoBR » Qua Jun 13, 2012 2:14 pm

MAPLE FLAG - Delegação da FAB chega ao Brasil



A delegação brasileira que representou pela primeira vez a Força Aérea Brasileira (FAB) no exercício militar internacional Maple Flag, realizado em Cold Lake, Canadá, chegou na tarde desta segunda-feira (11/6) à Base Aérea dos Afonsos (RJ).




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
BARAK
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Sex Abr 11, 2008 11:59 pm
Localização: Sierra Sierra Oscar Lima
Agradeceu: 2 vezes

Re: FAB NEWS

#2879 Mensagem por BARAK » Qua Jun 13, 2012 3:49 pm

sapao escreveu:
Paisano escreveu: Quantos desses assentos baratinhos podem cobrir o investido no treinamento de um piloto morto em um acidente de ejeção?

Ou no popular: É o barato que saí muito caro.

PS: Quero deixar bem claro que não estou menosprezando a morte do jovem cadete, mas apenas protestando por uma economia porca.

O assento do T-27 não e nada barato, mas a questão a epoca do projeto foi de escolher um modelo ja existente, não ia se pagar para desenvolver um modelo so para o Brasil.
Por isso a escolha do 0-70, que era o disponivel a epoca. Hj em dia ja nao se concebe um assento que nao seja 0-0, mas tecnologia e outra.
Certa vez vi uma reportagem sobre o EDA na qual foi dito que os dois assentos ejetáveis eram responsáveis por 1/3 do preço final do T-27.




"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAB NEWS

#2880 Mensagem por joao fernando » Qua Jun 13, 2012 4:30 pm

BARAK escreveu:
sapao escreveu:
O assento do T-27 não e nada barato, mas a questão a epoca do projeto foi de escolher um modelo ja existente, não ia se pagar para desenvolver um modelo so para o Brasil.
Por isso a escolha do 0-70, que era o disponivel a epoca. Hj em dia ja nao se concebe um assento que nao seja 0-0, mas tecnologia e outra.
Certa vez vi uma reportagem sobre o EDA na qual foi dito que os dois assentos ejetáveis eram responsáveis por 1/3 do preço final do T-27.
Ozires Silva fala isso no livro A decolagem de um sonho. É a parte mais cara do T27. E o avião nasceu em torno dele, tudo deve ser especifico para ser ejetado...assim como eu disse, acho muito difícil tirar o acento atual e botar um zero/zero...mais fácil fazer um novo treinador turbohelice, com o acento zero/zero

Claro, se o Sapão ou outro especialista me corrigir, beleza. Mas é o que sei




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Responder