FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#2851 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 01, 2012 3:49 am

cassiosemasas escreveu:
Pablo Maica escreveu:Nunca tinha notado os sensores de contramedidas em um dos nossos Hercules, na lateral e na ponta da cauda. :)

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2012/05/C-130-na-maple-flag-foto-FAB-johnson_barros.jpg

Um abraço e t+ :D
interessante observação.
No bico da aeronave também.

Se eu não me engano isso apareceu depois da Modernização por conta de lições aprendidas quando estavamos dando apoio à ONU na África... a coisa ficou feia por lá com Hércules "pelado" (sem esses sensores).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

Re: FAB NEWS

#2852 Mensagem por cassiosemasas » Sex Jun 01, 2012 3:55 am

valeu Lima! [009]




...
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

Re: FAB NEWS

#2853 Mensagem por binfa » Sáb Jun 02, 2012 9:14 am

MAPLE FLAG - Sistema de autodefesa do C-130 é posto à prova

O exercício operacional internacional Maple Flag pode ser considerado o batismo de fogo para os sistemas de autodefesa da aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB). Após muito estudo e treinamento no Brasil, esta é a primeira vez que o sistema está sendo utilizado em uma operação de simulação total de guerra.

Durante as missões executadas no exercício, a aeronave do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1o GTT) se expõe a várias ameaças, tanto em solo quanto no ar. Em um cenário de guerra moderna, onde estão envolvidas aeronaves de caça, helicópteros e aviões radares, o C-130 brasileiro tem que se valer desse sistema para não ser destruído. Aliado à navegação à baixa altura, o sistema é a principal medida para se defender de ameaças inimigas.

A coordenação da Maple Flag disponibilizou na área de exercícios uma série de equipamentos com emissão de sinais infravermelho e radar, simulando ataques inimigos. Tais recursos tornam o ambiente de treinamento o mais próximo possível da realidade.

Para o Major Aviador Cláudio Faria, oficial de guerra eletrônica da equipe brasileira, aproveitar-se dessa infraestrutura é o maior ganho para a atividade de guerra eletrônica de todos os países, que poderão checar a eficácia de seus equipamentos. "Caso os equipamentos não funcionem, é possível discutir as possíveis causas do ocorrido. Ter essas informações é de vital importância para a equipe brasileira, já que o nosso C-130 ainda não tinha tido seu sistema exposto a simuladores de ameaças em um ambiente tão real como esse", afirma.

Sistema de autodefesa
O sistema de auto-defesa do C-130 da FAB é composto por um lançador de contramedidas flare e chaff, além de sensores e antenas que alertam a tripulação da chegada de sinais inimigos, conhecidos por MAWS e RWR.

Radar Warning Receiver (RWR) - Composto por quatro antenas, o RWR do Hércules brasileiro é responsável por receber sinais de emissões de radar, processando e classificando como amigos ou inimigos. Caso o sinal seja de uma aeronave inimiga, o RWR transmite a informação para o sistema de contramedida chaff da aeronave.

Chaff - São pedaços de metal extremamente finos lançados no ar em grande quantidade, formando uma nuvem de partículas metalizadas. Essa nuvem faz com que o radar do inimigo passe a não mais enxergar o avião. As Forças Armadas modernas também usam o chaff para despistar mísseis guiados por radar.

Missile Aproach Warning System (MAWS) - É um receptor ótico que identifica os sinais infravermelho de mísseis que buscam atingir as partes quentes da aeronave, como os motores. Ao receber esse sinal de ameaça, o MAWS alerta a tripulação sobre um disparo contra a aeronave.

O sistema brasileiro, além de identificar a aproximação desse tipo de míssil, também alerta o recebimento de laser, usado para guiar armamento antiaéreo. Ao identificar as ameaças, o MAWS passa a informação para o sistema lançador de contramedidas flare.

Flare - Seu funcionamento é muito semelhante ao chaff. O flare é composto de elementos pirotécnicos como o magnésio ou outro metal de fácil queima, com temperaturas maiores que a de um motor, fazendo com que o míssil inimigo vá para o flare e não mais para a aeronave amiga.

Uma vez detectado o míssil infravermelho, o avião se afasta rapidamente da posição onde estava e dispara o flare na tentativa de despistar o míssil inimigo, que seguirá a energia térmica vinda do flare.

http://farm8.staticflickr.com/7225/7317892990_57ce77c689_o.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7239/7317875228_af9c0db93d_o.jpg

http://farm8.staticflickr.com/7228/7317893792_c4f3857713_o.jpg
Instalação de cargas de chaff e flare

http://farm9.staticflickr.com/8145/7317890888_e525a4eecb_o.jpg

http://farm9.staticflickr.com/8147/7317892264_649988be41_o.jpg
Sensores

http://farm8.staticflickr.com/7244/7317891582_515fa4f320_o.jpg
Sensor RWR

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... E0%20prova




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: FAB NEWS

#2854 Mensagem por Matheus » Sáb Jun 02, 2012 9:39 am

Interessante um C-130 com todos estes apetrechos. Será que os R99 os tem?




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 9022
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 328 vezes
Agradeceram: 573 vezes

Re: FAB NEWS

#2855 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Jun 02, 2012 1:38 pm

Será que todos os modernizados receberam RWR e MAWS?




Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#2856 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 02, 2012 9:51 pm

Pablo Maica escreveu:Será que todos os modernizados receberam RWR e MAWS?

Um abraço e t+ :D
Eu li em algum lugar que não eram todos, mas sem dúvida uma grande parte.

O número suficiente para atender as missões da FAB no exterior (o que faz sentido para mim :) ).

Mas é claro que a coisa pode ter mudado.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

Re: FAB NEWS

#2857 Mensagem por binfa » Sáb Jun 02, 2012 11:49 pm

Revista ASA nº 56 - pág. 14

Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.

Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
3 são C-130E (FAB 2451 + FAB 2454 + FAB 2456)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
8 C-130E adquiridos entre 1964 e 1968
3 SC-130E adquiridos em 1969
3 C-130H adquiridos entre 1975 e 1976
2 KC-130H adquiridos entre 1975 e 1976
3 C-130H adquiridos em 1987
10 C-130H adquiridos da AMI em 2001

Atualmente há no inventário 23 aeronaves entre ativas, inativas e acidentadas. Deste total, mais 5 serão desmobilizadas, conforme notícia da Revista ASAS nº56,




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39037
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6002 vezes
Agradeceram: 3375 vezes

Re: FAB NEWS

#2858 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 03, 2012 12:24 am

binfa escreveu:Revista ASA nº 56 - pág. 14

Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.

Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
3 são C-130E (FAB 2451 + FAB 2454 + FAB 2456)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
8 C-130E adquiridos entre 1964 e 1968
3 SC-130E adquiridos em 1969
3 C-130H adquiridos entre 1975 e 1976
2 KC-130H adquiridos entre 1975 e 1976
3 C-130H adquiridos em 1987
10C-130H adquiridos da AMI em 2001

Atualmente há no inventário 23 aeronaves entre ativas, inativas e acidentadas. Deste total, mais 5 serão desmobilizadas, conforme notícia da Revista ASAS nº56,
Se eu ainda sei fazer conta :mrgreen: somando todos da lista temos um total de 29 KC-130E/H. Então, se tiramos cinco, sobram 24 na ativa. Alguma coisa nesta lista não bate. Ou então não sei fazer conta mesmo.

abs




Carpe Diem
sorrateiro 2003
Novato
Novato
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:52 pm
Localização: CAMPINA GRANDE , PB
Agradeceu: 1 vez

Re: FAB NEWS

#2859 Mensagem por sorrateiro 2003 » Dom Jun 03, 2012 11:58 am

Segundo me consta contavamos com 13 C 130, posteriormente foram adquiridos 10 C 130 Italianos, menos 5 desmobilizados , contamos entao com 18 C 130 , até a chegada do KC 390, fiquem ha vontade pra me corrigir se nao estiverem de acordo.




Avatar do usuário
Snowmeow
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mar 27, 2012 6:05 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

Re: FAB NEWS

#2860 Mensagem por Snowmeow » Seg Jun 04, 2012 8:35 am

binfa escreveu:Revista ASA nº 56 - pág. 14

Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.

Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
(...)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
(...)
3 SC-130E adquiridos em 1969
(...)
Nós tínhamos Sea Hercs? :shock:




"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2939
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 587 vezes
Agradeceram: 194 vezes

Re: FAB NEWS

#2861 Mensagem por saullo » Seg Jun 04, 2012 11:11 am

Pessoal, teve acidentes e perdas operacionais na frota de C-130, afinal são anos e anos de trabalho.
Com essa reportagem, se compreende que perdemos 6 unidades, temos 23 e ficaremos com 18 operando.

Abraços




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: FAB NEWS

#2862 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Jun 04, 2012 12:28 pm

Minhas condolências à familia... :cry:
Nota Oficial – Acidente com avião da FAB em Pirassununga, no interior de São Paulo

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta segunda-feira (04/06), às 07h05, ocorreu um acidente com uma aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceu o Cadete Aviador André Rodrigues Silva.

O acidente ocorreu próximo da cabeceira da pista de decolagem, no início de uma missão de treinamento.

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 04 de junho de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Fonte: CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... 3o%20Paulo




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#2863 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 04, 2012 2:45 pm

Meus pêsames pelo ocorrido :(

É sempre muito triste esse tipo de acidente.

:(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: FAB NEWS

#2864 Mensagem por jambockrs » Seg Jun 04, 2012 3:21 pm

Meus prezados:
“O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta segunda-feira (04/06), às 07h05, ocorreu um acidente com uma aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceu o Cadete Aviador André Rodrigues Silva.
O acidente ocorreu próximo da cabeceira da pista de decolagem, no início de uma missão de treinamento.
O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Brasília, 04 de junho de 2012.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica”

Meus pêsames à família. Uma tão breve vida, (apenas 22 anos) cheia de sacrifícios em prol de um ideal, ceifada de uma forma tão brutal!
O cadete André tinha 100 horas de voo, era natural de Brasília e frequentava o 4º e último ano do curso.
Infelizmente repete-se a tragédia ocorrida no dia 21 de julho de 1987, quando um assento ejetável de um Tucano da FAB foi acionado involuntariamente.
A aeronave era tripulada por um experiente piloto da Força Aérea. O então capitão-aviador Ronaldo Rui Lobo César, natural do Pará, ingressou na AFA em março de 1974 e tinha mais de 2.000 horas de voo quando foi vítima de uma ejeção involuntária ainda no solo.
O capitão Lobo pertencia à Divisão de Ensaios em Voo do CTA (atual DCTA), onde atuava desde 1985 e sua promoção para major era esperada para os meses seguintes.

O capitão taxiava uma aeronave T-27 Tucano na pista de São José dos Campos por volta das 17:30h do dia 21 de julho de 1987. Surpreendentemente seu assento foi acionado, projetando-o para fora da aeronave. Por não ser um assento do tipo 0-0 (zero de velocidade e zero de altitude), não houve tempo suficiente para que o para-quedas fosse aberto.

Lobo sofreu fraturas diversas e graves ferimentos ao colidir com o solo. Atendido na Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos, Lobo não resistiu aos ferimentos e faleceu duas horas depois do acidente em função dos graves ferimentos.
O EMB-312 Tucano, na FAB T-27, possui dois assentos ejetáveis Martin-Baker modelo Mk8L. Estes assentos são mais simples, mais leves e mais baratos que os assentos tipo 0-0 dos caças de alta performance. O Mk8L não possui motor-foguete e depende de uma velocidade mínima de 60 nós para funcionar devidamente".
fonte: http://www.aereo.jor.br
Nos posts 4 e 7 de http://forum.contatoradar.com.br/index. ... ntry697008
a matéria é bem ilustrada. No vídeo do post 4, vê-se (em 0:47) o momento em que o piloto mostra o pino ao balizador.
A notícia a seguir, trás mais alguns detalhes sobre o acontecido.
Um cadete da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP) morreu ao ser ejetado do assento de um avião modelo Tucano T-27, na manhã desta segunda-feira (4), segundo o tenente aviador Waldinei Carlos da Cruz Barbosa.

"Foi uma ejeção no solo. Não sabemos ainda se foi o cadete que causou ou um acidente", informou Barbosa.

Segundo nota divulgada pelo chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica em Brasília (DF), brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, o acidente ocorreu às 7h05 enquanto o cadete estava dentro da aeronave, próximo à cabeceira da pista, preparando-se para uma decolagem de treinamento.O cadete tinha 22 anos, era de Brasília e tinha 100 horas de voo. Ele estava na academia desde 2009 e cursava o último ano do curso de Formação de Oficiais Aviadores.A vítima foi socorrida ainda com vida até o hospital da AFA, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda de acordo com a nota, o comando da aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

FONTE: G1 4 jun 2012




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: FAB NEWS

#2865 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 04, 2012 5:11 pm

:( Nossos pesames a familia do guerreiro...




Responder