No projeto que estou desenvolvendo as peças de alumínio ou são simples perfis retangulares cortados ou chapas finas de 1,0 e 0,5mm usadas da mesma forma que se utilizaria uma folha de plástico. O grau de dificuldade é até menor, pois o alumíno resiste ao calor do motor e não seria necessário incorporar componentes isolantes de calor.Skyway escreveu:Pessoalmente, para o alvo, não me agrada muito a utilização de alumínio em vários componentes. Pensei em algo muito mais simples de se fazer, mais leve e consequentemente mais "descartável". O corpo do alvo, pensei em um tubo de plástico de pequena espessura, ou de papelão prensado e "enrolado", tipo um tubo de batata pringles só que nas dimensões que queremos. Acrescentamos o cone do nariz em fibra de vidro e o cone da cauda pode ser tambem de fibra ou de plástico.
Quando digo plástico, penso naquele bem fino, leve e duro(desculpem a minha falta de conhecimento específico do material ) que a gente encontra em algumas embalagens, coincidentemente tipo a da concorrente da batata pringles, a Elma Chips Stax.
As asas podem ser de espuma de alta densidade com varetas de alumínio ou madeira como recheio, revestida de folhas finas de madeira balsa e cobertas com um adesivo tipo "papel contact" muito utilizado em aeromodelismo. Essa asa que descrevi é incrivelmente leve, resistente, e utilizada em vários aeromodelos.
Não que seja ruim construir tudo com uma dose de alumínio, mas construir com alumínio é mais trabalhoso, e penso na aeronave como algo descartável, logo quanto mais simples melhor.
O formato da estrutura e o reforço das asas estou fazendo de ripas de madeira e seções recortadas de compensado. Já construí o casco de um pequeno veleiro que projetei usando esta técnica e é bem fácil e barato. Depois é só revestir com as folhas de alumínio e pregar ou aparafusar. Para a asa é só montar a folha de alumínio sobre a estrutura de madeira, pregar em alguns pontos e encaixar em um molde, depois tapar as pontas (pode ser com peças de compensado também) e jogar o poliuretano expansível. E todas as superfícies de comando seriam de simples chapa de compensado 4mm com folhas de alumínio coladas por fora com cola de aramida ou epoxi, e tudo recortado depois com serra tico-tico e lixado para dar acabamento. Simples, fácil e barato. Só no bico da fuselagem, que é uma forma um pouco mais complexa, estou prevendo o uso de fibra de vidro.
Leandro G. Card