P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2296 Mensagem por Skyway » Ter Mai 15, 2012 8:35 pm

Vamos falar então de helicópteros que o negócio vai ficar mais doido ainda!!! Lead/Lag, Precessão giroscópica, ligação K e etc. :lol: ..




AD ASTRA PER ASPERA
adriano de paulo geraldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 9:43 am
Localização: sao paulo/brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2297 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Ter Mai 15, 2012 9:28 pm

alcmartin escreveu::oops: :mrgreen:

abs!!

Valeu pela síntese alcmartin a troca de conhecimento nos faz crescer , nunca sabemos tudo mas sempre temos algo a acrescentar.

Valeu boa noite.




Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2298 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Mai 16, 2012 8:42 am

Sapão, creio que a explicação do alcmartin foi a melhor possível até porque ele tem conhecimento de causa e eu apenas um leitor sem nenhum acompanhamento profissional buscando apenas aprender mais sobre a teoria do voo apenas voltado ao aeromodelismo.

Acho até que deveríamos abrir um tópico sobre este assunto para não desvirtuar mais aqui e podermos continuar aprendendo.

Em tempo acho que alguém ai deveria inventar uma hélice de passo variável para nossos aeromodelos. No meu caso basta que ela reverta o passo no pouso que eu ficaria muito grato. (e a grama no fim da pista também eu vivo cortando ela) :mrgreen:




_______________________________________________.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2299 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 16, 2012 10:15 am

Esquema (controle do "passo" da hélice dentro do fluxo de ar)
Imagem

Hélice do C-130H Hércules
Imagem

Helice Passo Variavel - ATR42




Editado pela última vez por Alcantara em Qua Mai 16, 2012 11:23 am, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2300 Mensagem por sapao » Qua Mai 16, 2012 10:59 am

Fábio Nascimento escreveu:Sapão, creio que a explicação do alcmartin foi a melhor possível até porque ele tem conhecimento de causa e eu apenas um leitor sem nenhum acompanhamento profissional buscando apenas aprender mais sobre a teoria do voo apenas voltado ao aeromodelismo.

Acho até que deveríamos abrir um tópico sobre este assunto para não desvirtuar mais aqui e podermos continuar aprendendo.

Em tempo acho que alguém ai deveria inventar uma hélice de passo variável para nossos aeromodelos. No meu caso basta que ela reverta o passo no pouso que eu ficaria muito grato. (e a grama no fim da pista também eu vivo cortando ela) :mrgreen:
Pode ser, seria bem interessante.

Resumo então da historia:
O passo da helice é o angulo que a corda media [corda média aerodinâmica, em aerodinâmica, é a linha que une o bordo de ataque (frente) ao bordo de fuga (traseira) de uma asa
( a helice pode ser considerada uma asa nesse caso)] da mesma faz em relação ao seu eixo de rotação.
Quanto maior o passo, maior terá que ser a força para gira-la e consequentemente menor sera a rotação; partindo do principio que a força que mantém o eixo de rotação é constante.

Isso explica o porque nas aeronaves de passo fixo quando se muda atitude a RPM do motor varia.
J
Já no passo variavel, o regime de rotação do motor e fixado pelo piloto e o passo da helice trabalha todo o tempo para manter essa rotação constante.
Vai variar entre um passo maximo (a RPM do motor é minima) e minimo (RPM maxima).
Esse sistema e controlado por uma peça chamda de Governador, que normalmente utiliza a pressão do proprio oleo do motor na base da helice para variar a pressão.

Como medida de segurança, são instalados contrapesos na base da helice, que pela propria força de rotação fazem a mesma ir para bandeira (ou passo maximo) em caso de pane do governador ou do motor.

Isso faz com ao ser diminuido a pressao do oleo na base da helice, a mesma vá gerar menos tração (ou arrasto, no caso de uma pane já que uma helice girando iria funcionar como anteparo ao deslocamento da aeronave) e permite que a aeronave continue em voo caso possua mais de uma motor sem que haja uma força oposta ou que ganhe razão de planeio (chegue mais longe) no caso das monomotoras.
Temos assim que a RPM é controlada pelo oleo do motor (para levar o passo para minimo) e pelos contrapesos (para levar o passo para maximo).

Por isso é normal que aeronaves com esse sistema, antes do corte, coloquem a helice em bandeira, ficando as mesmas nessa posição quando paradas.

O reverso (de aeronaves com helice) nada mais é do que o passo "negativo", que joga a tração o sentido oposto ao normalmente utilizado em vôo.
Pode ser utilizado para reduzir a distancia de parada no solo ou para prender a aeronave no solo no caso de helicopteros.

No caso desse sistema para aeromodelos teria que haver um motor apropriado para isso, com saida para um goverdor, e uma helice adaptada.
Deve existir, mas assim como na aviação geral, deve ser bem mais caro...

abraço




Editado pela última vez por sapao em Qua Mai 16, 2012 1:22 pm, em um total de 2 vezes.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36773
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3165 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2301 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 16, 2012 11:03 am

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:alguém aí fala português :?: [101]
FC, da uma lida aqui:
http://grupomotopropulsor.blogspot.com. ... lices.html
vai demorar mas acho que vai elucidar suas duvidas...
abraço
Obrigado. [009]




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2302 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Mai 16, 2012 11:11 am

Obrigado pelo resumo, acho que agora ficou claro a todos!

Agora aproveita que está com a mão na massa e nos ponha a par dos Slat e dos Winglet que também são bastante interessante os seus usos. :wink:




_______________________________________________.
adriano de paulo geraldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 9:43 am
Localização: sao paulo/brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2303 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Qua Mai 16, 2012 12:16 pm

Fábio Nascimento escreveu:Sapão, creio que a explicação do alcmartin foi a melhor possível até porque ele tem conhecimento de causa e eu apenas um leitor sem nenhum acompanhamento profissional buscando apenas aprender mais sobre a teoria do voo apenas voltado ao aeromodelismo.

Acho até que deveríamos abrir um tópico sobre este assunto para não desvirtuar mais aqui e podermos continuar aprendendo.

Em tempo acho que alguém ai deveria inventar uma hélice de passo variável para nossos aeromodelos. No meu caso basta que ela reverta o passo no pouso que eu ficaria muito grato. (e a grama no fim da pista também eu vivo cortando ela) :mrgreen:

E isso ai Sapão as palavras do nosso amigo Alcmartin matou a questão , eu sou apenas um piloto ainda em formação sempre aprendendo mais...




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2304 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 16, 2012 12:19 pm

A ultima nesse off, rapidinha :oops: :mrgreen: : pode nao parecer, mas esse sistema é importante. Tanto que uma vez caí, por falha nele... :mrgreen: inadvertidamente, foi trocada uma helice por uma de mesmo modelo, mas de PN(numeracao de serie) diferente. O passo ou angulação dela era ligeiramente diferente, o que exigia uma maior força aplicada pelo governador. Aí a linha de oleo do motor para o governador não aguentou e rompeu, quando voltavamos de um cheque, um voo de exame, da base aérea de S.Cruz para Volta redonda. Aí conheci um gramado ao lado do rio Paraiba do sul, em Pinheiral, RJ. O Paisano, nosso moderador da ilha da Madeira :twisted: :mrgreen: talvez lembre...




adriano de paulo geraldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 9:43 am
Localização: sao paulo/brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2305 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Qua Mai 16, 2012 12:58 pm

alcmartin escreveu:A ultima nesse off, rapidinha :oops: :mrgreen: : pode nao parecer, mas esse sistema é importante. Tanto que uma vez caí, por falha nele... :mrgreen: inadvertidamente, foi trocada uma helice por uma de mesmo modelo, mas de PN(numeracao de serie) diferente. O passo ou angulação dela era ligeiramente diferente, o que exigia uma maior força aplicada pelo governador. Aí a linha de oleo do motor para o governador não aguentou e rompeu, quando voltavamos de um cheque, um voo de exame, da base aérea de S.Cruz para Volta redonda. Aí conheci um gramado ao lado do rio Paraiba do sul, em Pinheiral, RJ. O Paisano, nosso moderador da ilha da Madeira :twisted: :mrgreen: talvez lembre...



Isso quer dizer que vç é sobrevivente de um acidente aereo rsrsr, conte mais desta ocasião , que aeronave era....




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2306 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 16, 2012 1:31 pm

Era um Cherokee Arrow, PA28, um "corisco" americano. Mas deixa os detalhes para lá, para não esticar o Off... :wink:

Abs!




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2307 Mensagem por joao fernando » Qua Mai 16, 2012 1:48 pm

alcmartin escreveu:Era um Cherokee Arrow, PA28, um "corisco" americano. Mas deixa os detalhes para lá, para não esticar o Off... :wink:

Abs!
Oras comandante, então que se crie tal topico; acho que aqui no forum, temos varios causos de panes e incidentes, tanto em terra, mar e ar... :mrgreen:
É legal, que sabemos o que aconteceu, o resultado, a solução, o problema...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1905
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 796 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2308 Mensagem por arcanjo » Qua Mai 16, 2012 3:13 pm

Alguém poderia informar como estão os trabalhos de revitalização/modernização dos P-3AM restantes do lote de 9 aeronaves programadas para entrarem em serviço na FAB.

Creio que somente as células de # 7200, 7201, 7202 e 7203 estão em serviço no Esquadrão Orungan.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18192
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2280 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2309 Mensagem por knigh7 » Qua Mai 16, 2012 3:33 pm

As 3 células vieram voando do Deserto do Arizona para cá há alguns anos atrás. A orientação era desmontá-las para servir spares para as da ativa..




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2310 Mensagem por alcmartin » Qui Mai 17, 2012 11:35 am

joao fernando escreveu:
alcmartin escreveu:Era um Cherokee Arrow, PA28, um "corisco" americano. Mas deixa os detalhes para lá, para não esticar o Off... :wink:

Abs!
Oras comandante, então que se crie tal topico; acho que aqui no forum, temos varios causos de panes e incidentes, tanto em terra, mar e ar... :mrgreen:
É legal, que sabemos o que aconteceu, o resultado, a solução, o problema...
Joao, obrigado pela consideracao. :wink: Como falei para o adriano, vou fazer o tal topico, tipo "crashes, mancadas e cagad...", mas tem que ter um tempinho para digitar. O anterior aqui, da historia do passo, foi bom que eu gastei meu tempo na reserva no aeroporto... :mrgreen:

abs!




Responder