P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2281 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 10:44 am

Mas se ela não tem angulo em relação ao ar que passa, como pode gerar mais tração? Qual a explicação aerodinâmica para isso?
O passo não poderia ser ajustado pelo próprio piloto de dentro da cabine?
Quer dizer então que o Tucano tem passo fixo e o Supertucano passo variável?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2282 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Mai 15, 2012 11:12 am

O Tucano eu não sei, mas o A-29 tem tem passo variável sim.
É usado para ter uma melhor performance aerodinâmica maximizando o rácio de sustentação sobre a resistência.
Existe sistemas automáticos que usam molas em um contra peso para compensar o torço causado pela centrifugação.
Existe ainda um outro sistema que usa uma rotação constante do motor e o que varia é a angulação do passo da hélice.

Eu estive lendo um livro estes dias sobre aerodinâmica de voo (melhorar como aeromodelista :D ) e tinha um capítulo inteiro sobre este tema muito bom e construtivo e as opções são muitas.




_______________________________________________.
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2283 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 11:23 am

Não seria então para melhorar a "eficiência" da hélice, que gerando mais tração poderia aumentar a performance da aeronave?
A utilização de contrapesos não seria utizado em conjunto com a rotação constante do motor?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2284 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Mai 15, 2012 11:44 am

O que eu entendi é que o contrapeso variava o passo de acordo a velocidade da aeronave.
E sim a variação do passo é para ganho de performance, a depender da altitude, velocidade, etc...




_______________________________________________.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37525
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2285 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 15, 2012 1:07 pm

alguém aí fala português :?: [101]




Carpe Diem
adriano de paulo geraldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 9:43 am
Localização: sao paulo/brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2286 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Ter Mai 15, 2012 2:13 pm

sapao escreveu:Não seria então para melhorar a "eficiência" da hélice, que gerando mais tração poderia aumentar a performance da aeronave?
A utilização de contrapesos não seria utizado em conjunto com a rotação constante do motor?

Caro amigo Sapão nem sempre o parece ser é , não sou engenheiro aeronáutico, mas o que aprende no curso de piloto é parecido com isto que eu e o amigo Fabio está tentando explicar ,,agora eu não sou o vigário e creio que vç tambem não,estamos apenas trocado conhecimento.




adriano de paulo geraldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 9:43 am
Localização: sao paulo/brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2287 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Ter Mai 15, 2012 2:14 pm

brisa escreveu:adriano, creio que voce esta querendo ensinar o Pai Nosso ao Vigário e aos coroinhas :lol: :lol: :lol: :mrgreen:
Caro amigo Brisa nem sempre o parece ser é , não sou engenheiro aeronáutico, mas o que aprende no curso de piloto é parecido com isto que eu e o amigo Fabio está tentando explicar ,,agora eu não sou o vigário e creio que vç tambem não,estamos apenas trocado conhecimento.




adriano de paulo geraldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 9:43 am
Localização: sao paulo/brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2288 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Ter Mai 15, 2012 2:14 pm

perdão Sapão era para o brisa.




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2289 Mensagem por alcmartin » Ter Mai 15, 2012 5:05 pm

Adriano, boa tarde!

Aproveitando o gancho que deu, de que estamos aqui trocando conhecimento, permita-me intrometer. E explicar mais detalhadamente, trazendo o resto do pessoal para o papo, ainda que meio off.

Voce foi e’...impreciso :mrgreen: na suas colocações. E não há’ nada demais nisso. Como disse, aqui todos aprendemos, dando nossa contribuição dentro do campo de conhecimento pessoal de cada um. O galho e’ que dependendo do jeito que afirma, as vezes sem precisar o nível de conhecimento, bota em duvida o trabalho de indivíduos ou organizações, injustamente. No caso, a FAB, que já’ toma pedrada aqui a bessa... :(

O que o sapão tentava lhe mostrar, através de perguntas para pensar, e’ que o que afirmou não procede. Tanto das hélices, quanto do P3, T27 e A29.
A muito grosso modo, o passo da hélice e’ como as marchas de um carro, troca-se para um maior rendimento para uma determinada fase.

Existem hélices de passo fixo, variável (alguns autores chamam de ajustável, feito no solo) e controlável (alguns chamam de variável de velocidade constante, ajustado pelo piloto em voo). O nome pode variar, de acordo com autores teóricos e com a época, mas a essência e’ a mesma. Passo e’ o ângulo formado pela pa’ da hélice com o ar que a “lamina” corta. E’ a “torcao” da helice. Ocorre que esse ângulo não e’ adequado para todas situações do voo. P.ex., para decolagem e’ melhor o passo mínimo, para uma maior rotação e máximo rendimento da potencia do motor. Mas para cruzeiro, e’ melhor um ângulo um pouco maior, mais econômico. E ainda existe o passo “bandeira”, que e’ o passo em que a hélice fica toda girada, oferecendo so’ a “lamina” para a frente, oferecendo a menor resistência a frente. Esse e’ o ajuste obrigatório quando o motor e’ cortado em voo, para que a hélice não vire um freio aerodinâmico.

“Embandeirar a hélice” e’ o termo muito usado, dai a confusão que talvez tenha tido. O P3 usa muito esse recurso, pois operacionalmente corta 2 motores em voo, para maximizar a autonomia.

Helices de passo fixo são aquelas fixas, típicas de aviões mais antigos da época da I GM e dos atuais, mas muito simples e baratos, como os paulistinhas, aero boeros, o "falecido" zarapa da FAB, o T23, e os ultraleves e experimentais.

Helices de passo ajustável em solo são pouco usadas. Dao trabalho e acabam ficando no mesmo problema das fixas. E são mais caras.

Helices de passo controlável são chamadas de velocidade constante, porque o passo da hélice varia para manter uma determinada rotação ajustada pelo piloto. Embora existam hélices controladas eletricamente, o mais usado e’ o sistema de governador, uma peca que usa pressão do óleo do motor para ajustar o ângulo da pa’, sendo contrabalançada por pesos. Na falta de óleo, ou embandeirando, ou contrapeso traz a hélice para passo máximo, ou bandeira, se for o caso. Na época da II Gm, todos os cacas já eram assim e de la’ para ca’, todos aviões a hélice um pouco mais sofisticados já são assim.

Na FAB, o T25 já e’ de passo controlável. O T27 e o A29 tambem são, mas mais sofisticados, porque não tem o comando de passo separado, para o piloto(normalmente e’ uma alavanca azul). Na própria mante de potencia e’ ajustado o passo da hélice, automaticamente, para ambientar o piloto para o ambiente dos jatos, onde não existe esse comando.

Entao, bandeira de passo fixo, no dia a dia da aviação, seria uma hélice que não serviria para nada, so’ para ficar parada... :mrgreen:
E’ isso, a grosso modo e de cabeça. Abs, espero ter ajudado e desculpe as brincadeiras. :wink:




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2290 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 5:43 pm

Fábio Nascimento escreveu:O que eu entendi é que o contrapeso variava o passo de acordo a velocidade da aeronave.
E sim a variação do passo é para ganho de performance, a depender da altitude, velocidade, etc...
E qual seria então a relação do angulo de passo da helice com a sua rotação por minuto?
Isso tambem não influenciaria na performance?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2291 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 5:45 pm

FCarvalho escreveu:alguém aí fala português :?: [101]
FC, da uma lida aqui:
http://grupomotopropulsor.blogspot.com. ... lices.html
vai demorar mas acho que vai elucidar suas duvidas...
abraço




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
brisa

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2292 Mensagem por brisa » Ter Mai 15, 2012 5:49 pm

adriano de paulo geraldo escreveu:
brisa escreveu:adriano, creio que voce esta querendo ensinar o Pai Nosso ao Vigário e aos coroinhas :lol: :lol: :lol: :mrgreen:
Caro amigo Brisa nem sempre o parece ser é , não sou engenheiro aeronáutico, mas o que aprende no curso de piloto é parecido com isto que eu e o amigo Fabio está tentando explicar ,,agora eu não sou o vigário e creio que vç tambem não,estamos apenas trocado conhecimento.
perfeito, eu não sou vigário nem coroinha...agora o Sapão e o Alcmartin são eu diria Cardeais...podendo ser eleitos Papa :mrgreen: ....brincadeirinha.

O fato é que todos aqui estamos para aprender.

Disculpa pela ironia.

sds




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2293 Mensagem por alcmartin » Ter Mai 15, 2012 5:58 pm

:mrgreen: que e' isso, Brisa...obrigado, mas pelo meu CV e habitos, estou lutando e' para nao ir para o inferno... :shock: :twisted: :mrgreen:

Abs!




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2294 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 6:10 pm

rsrsrsrs
muito pernoite fora da nisso...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#2295 Mensagem por alcmartin » Ter Mai 15, 2012 6:32 pm

:oops: :mrgreen:

abs!!




Responder