Um treinador básico para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Um treinador básico para a FAB

#1 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 14, 2012 8:55 pm

Não é de hoje que se fala na substituição do T-25, já idosos.

Sabe-se que a FAB procurará a resposta na indústria nacional, temos o seguinte:

Aeromot Guri:
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/3/9/1/0946193.jpg
http://i.ebayimg.com/20/!BsCi8Bw!mk~$%28KGrHqIOKjQEvUwwdkW9BL2PtJ2D6w~~_3.JPG

Novaer T-XC Pilgrim:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2012/04/T-Xc-Pilgrim-dados-t%C3%A9cnicos-e-tr%C3%AAs-vistas-imagem-Novaer.jpg
http://www.cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2012/04/T-Cx-pilgrim-04a1.jpg

Volato 400:
http://www.aerofree.com.br/classifieds/images/12030_2012031649.jpg
http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2012/04/Volato-400.jpg
http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2011/07/especificacoes-01.jpg

Algumas observações:

A Aeromot está em processo de recuperação judicial. A Novaer ainda é um projeto e o protótipo ainda está em construção. A Volato é uma empresa nova, de Bauru/SP.

Não se sabe o que a FAB quer, se deverá ser um acrobático, se deverá contar com motor bicombustível...



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Re: Um treinador básico para a FAB

#2 Mensagem por Sideshow » Seg Mai 14, 2012 8:59 pm

Existem outras opçãoes nacionais como o ACS-Sora já em produção ou o Gespi Guara que chegou a ser oferecido para a Venezuela.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#3 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 14, 2012 10:04 pm

É verdade! E o ACS Sora é um acrobático!

Porém, do Guará da Gespi nunca mais se falou, até tiraram do site...

Imagem

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É o único em tandem, acrobático também.


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Re: Um treinador básico para a FAB

#4 Mensagem por Sideshow » Seg Mai 14, 2012 10:43 pm

A ultima notícia ( a muito tempo atras ) que me lembro do Guara foi que a Gespi estava negociando 60 unidades com o o motor a diesel SMA para a Venezuela.
O protótipo e os moldes devem estar em algum lugar na Gespi, que agora virou parte da Rafael, e numa eventual concorrência acredito que eles podem reativar o projeto.

A Argentina também está desenvolvendo um avião de instrução, talvez o Brasil tenha interesse em participar do projeto.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#5 Mensagem por Sideshow » Seg Mai 14, 2012 10:45 pm

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Re: Um treinador básico para a FAB

#6 Mensagem por sapao » Seg Mai 14, 2012 10:49 pm

Acreditem, ao que parece o T-25 vai durar bem mais do que o Tucano, até porque cumpre bem a missão e a disponibilidade esta excelente.
Pode colocar mais de 1 década ainda para ele, pelo menos...




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Re: Um treinador básico para a FAB

#7 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 14, 2012 11:01 pm

Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.

abs




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Re: Um treinador básico para a FAB

#8 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Ter Mai 15, 2012 8:30 am

O modelo Grob120 seria o melhor substituto dos nossos treinadores.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#9 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 8:45 am

FCarvalho escreveu:Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.

abs
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...




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Re: Um treinador básico para a FAB

#10 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Ter Mai 15, 2012 8:48 am

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.

abs
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...

Eu acho que maior problema do treinamento hoje seria os T-25 pois os T-27 com pouco dinheiro ainda da caudo , que não é o caso dos T25.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#11 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 8:52 am

adriano de paulo geraldo escreveu:
sapao escreveu: Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...

Eu acho que maior problema do treinamento hoje seria os T-25 pois os T-27 com pouco dinheiro ainda da caudo , que não é o caso dos T25.
Porque vc diz isso?




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Re: Um treinador básico para a FAB

#12 Mensagem por binfa » Ter Mai 15, 2012 8:53 am

sapao escreveu:
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...
Então no futuro iremos ter um treinador a jato no Joker?!.




att, binfa
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Re: Um treinador básico para a FAB

#13 Mensagem por sapao » Ter Mai 15, 2012 9:02 am

binfa escreveu:
sapao escreveu:
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...
Então no futuro iremos ter um treinador a jato no Joker?!.
Acho que não, pelo menos no primeiro momento.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#14 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 15, 2012 1:17 pm

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:Não sei onde li, mas parece que os T-27 seriam modernizados para a AFA. Não sei até onde isso é verdade.

abs
Essa possibilidade foi ventilada, mas parece que não foi para frente. Acho que talvez vejamos o A-29 na AFA no futuro...
quando do inicio do projeto do A-29, a Embraer engendrou uma segunda motorização para o Super-tucano, no caso o mesmo P&W PT68, só que com potencia de 1300hp, que poderia servir como treinador basico, me subsituição aos tucano.

Mas creio que esta possivel versão não interessou à FAB naquela época. Talvez agora com esta expectariva de aposentadoria dos T-27, cuja algumas das celulas já se aproximam de 30 anos de uso, ele possa ser reavaliado.

Eu não acharia de modo nenhum uma má opção da FAB para dotar a AFA de uma nova aeronave, inclusive com décadas de utilização a frente e diminuição dos custos operacionais. Pelo menos sob esta perspectiva a proposta soa bem melhor do que a simples modernização das células atuais dos Tucanos que já estão por demais usadas, vide os esforços estruturais a que são submetidas nas mãos de cadetes e instrutores.

Também acho que um jato lift para a transição será uma necessidade no futuro no médio/longo prazo, principalmente com a entrada de caças de 4,5 ou 5a G, que são aeronaves bastante diferente do que hoje operamos e que talvez, o modelo de treinamento de agora, baseado nos A-29 não seja capaz de pleno suportar.

A ver.

abs




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Re: Um treinador básico para a FAB

#15 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 16, 2012 1:26 pm

Tem se falado (e pago em revista... :twisted: ) do Grob, mas particularmente, acho caro para a que se destina. Dá para arrumar coisa aqui, mais simples e barato. Sou da velha escola, que acha que para aprender a dirigir, fusquinha e uno tá bom. :mrgreen: Deixa para pegar sedã mais tarde.
O melhor termometro é a disponibilidade. Se o sapao falou que está alta, entao teremos o zarapao por bom tempo. :wink:




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