Enfim.....torcidas a parte...é bom refletir em todo cenário que a FAB enfrenta para ter seus pilotos e vetores operacionais.....
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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Brisabrisa escreveu:Não se pode acreditar em tudo que se escuta ou que se ve....helio escreveu:Amigos
A decepção ficou por conta do Orion P-3A da FAB. Perguntamos à tripulação se carregava algum armamento, pois além do bomb bay, não possui nenhum cabide sob as asas.
Um dos tripulantes respondeu-nos que a FAB sequer comprou sonoboias, que dirá Harpoon,cabides, minas ou torpedos . Resumindo, tal qual eu já desconfiava, outro avião banguela!!!!!
Abraços
Hélio![]()
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É aquela velha história de Jisuizzzzz, .... com os Ataca nos AH-2 Sabre.P-3AM: após 16 anos, aeronave da FAB exercita guerra antissubmarino
11 de abril de 2012, em Aviação de Patrulha, Unidades da FAB, por Fernando "Nunão" De Martini
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Aeronave P-3AM participa de simulação de guerra antissubmarino no RJ
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“Drop, now, now, now!” Bóias na água.” Com estas palavras do operador de armamento informando à tripulação da aeronave P-3AM sobre o lançamento das sonobóias, equipamento utilizado para a localização de submarinos, foi desfeito um hiato de 16 anos em que a Força Aérea Brasileira não participava deste tipo de missão. Desde 1996, com a saída de serviço das aeronaves P-16 Tracker, pertencentes ao extinto 1º Grupo de Aviação Embarcada, a guerra antissubmarino não fazia parte da extensa gama de missões realizadas pela Aviação de Patrulha.
O batismo das aeronaves P-3AM do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV) em missões de guerra antissubmarino foi realizado durante a Operação ADEREX da Marinha do Brasil, com decolagens efetuadas a partir da Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro. Segundo o esquadrão, as características do exercício propiciaram um grande crescimento operacional aos tripulantes. “A tripulação pode utilizar os equipamentos em um ambiente de guerra simulada, na qual os navios e os submarinos utilizam táticas reais de evasão, possibilitando um excelente treinamento para nossos operadores”, afirmou o Capitão-Aviador Fabrício, coordenador tático na operação.
A participação do Esquadrão Orungan na Operação ADEREX transcorreu com voos realizados próximo ao litoral do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 10 de abril.
FONTE / FOTO: FAB (Agência Força Aérea e BASV)de repente....
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Quanto aos cabides nas asas, eles são instalados ou não.....creio que no evento, eles não eram necessários
Caro Thor,Todos sabemos que só quem faz demonstração aérea na FAB são os T-27, e futuramente os A-29, do EDA. Não podemos nos dar ao luxo, em minha opinião, de ter "um outro EDA" com caças a jato nesse penúria que enfrentamos, e também acho injustificável gastar horas de treinamento com uma atividade que não esteja na lista de missões da Unidade Aérea, e muito menos seria admissível fazer manobra arriscada e que pode ocasionar um acidente com perdas incalculáveis, seja pela perda de uma aeronave operacional, pela vida de um piloto extremamente especializado, pela imagem da FAB pós-acidente em uma atividade que não é o fim de um avião operacional de caça. Se alguns países podem se dar a esse luxo, e ter em seus times de demonstração aeronaves a jato e pilotos que só fazem isso, parabéns e só me resta invejá-los.
Quanto aos Mirage 2000, que eu saiba o encontro deles com esses F-18 se dará em algo mais proveitoso, nos treinamentos de combate dissimilar que estão sendo realizados...
Abraços
adriano de paulo geraldo escreveu:E os franceses ficaram de fora da homenagem a fumaça, hora boa de trazer um Rafale para podermos comparar o envelope de manobras dos Hornets e do rafale.
Túlio escreveu:NovaTO escreveu:Decolagem do Super Hornet hoje:![]()
Ah nós com esses aí...![]()
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Carlos Lima escreveu:Muito legal os SHornet terem vindo ao Brasil e terem demonstrado (assim como os Hornets canadenses) que é uma excelente aeronave.
Acho que ninguém deveria ter dúvida nenhuma quanto a isso, pois é excelente sim.
O que acontece é que o F-X é muito mais do que isso.
Enfim, muito bom mesmo o time da Boeing ter trazido essas aeronaves e eles tem gente dedicada somente para isso mesmo, voar para outros países (e dentro dos EUA - já vi esse time se apresentando diversas vezes) e trabalhar o lado de 'corações e mentes'.![]()
[]s
CB_Lima
Helio, tem uma chapinha de forma retangular, que é retirada para para a fixaçãodos cabides na super estrutura da asa. Apenas um olhar muito atento para detectar-la.helio escreveu:Mais um detalhe Brisa
Os cabides são fixos por meio de furos que se fazem sob as asas. A parte inferior das asas do Orion da FAB são mais lisas que bunda de nenê (A não ser é claro que talvez eles sejam fixados com silvertape!!!!!!)
Eles sequer adquiriram cabides esta que é a verdade. (não adquiriram ainda também botes de borracha que podem ser transportados no bomb bay e muito menos o pod com searchlight)
Os torpedos como disse o texto a seguir foram emprestados pela MB
O P3A por enquanto é banguela...........
Hélio