Tenho certeza que fariamos nos ouvir com uma dessas...

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
henriquejr escreveu:Esse "tambor" deve fazer um barulhão, hein!!!
Quando tinha por volta de 14 anos de idade (já faz tempothelmo rodrigues escreveu:Sávio Ricardo escreveu:Este nome pode vir de alguma coisa como essa...
Me parece ser um tipo de tronco, sei lá...e tem certa semelhança com a bomba em questão.
trocano
Significado de Trocano
sm (tupi torokána) Espécie de tambor guerreiro dos índios, feito de um toro de madeira, inteiriço, escavado a fogo, de uns dois a três metros de comprimento, usado para transmissão de notícias entre as diversas aldeias indígenas de algumas tribos brasileiras.
PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).Skyway escreveu:sapao escreveu: Gauderio,
depois que a "casca" esta homologada, ela pode ser o que vc quiser: Fins Gerais, Termobarica, Ar-COmbustivel, PEM...
WalterGaudério escreveu:PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).Skyway escreveu:
O Pod/corpo da bomba estar homologado , é uma coisa, a ogiva PEM/Morsa é outra coisa.
É o "apelido" em inglês(a tradução foi minha) que os engenheiros eletricistas dão ao dispositivo gerador de pulso eletromagnético. Aliás algumas universidades aqui no Brasil Possuem. Em Brasília, na UNB, os testes são monitorados pela .... FAB.thelmo rodrigues escreveu:WalterGaudério escreveu: PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).
O Pod/corpo da bomba estar homologado , é uma coisa, a ogiva PEM/Morsa é outra coisa.
MORSA???? Que diabos é isso Chefe-de-máquinas???? È algo parecido com o dentuço do Ártico???
Mas eu não disse que estava homologada para a PEM, sim que poderia ser utilizada neste sentido.WalterGaudério escreveu:
PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).
Correto. Mas falava da PEM no A-1.sapao escreveu:Mas eu não disse que estava homologada para a PEM, sim que poderia ser utilizada neste sentido.WalterGaudério escreveu:
PEM não. Existe nescessidade de homologação específica para a PEM. Principalmente seu efeito sobre o vetor lançador. Até o assento ejetável do piloto da aeronave(está sendo/será usado um A-1) tem que receber modificações para os testes de lançamento com detonação real(são nescessários pelo menos 3 para a homologação final).
E não acho que seja o A-1 o vetor de lançamento, já que o artefato é do tamnaho do motor do mesmo; pelo menos não na Trocano.
Gerador de Pulso Eletromagnético (THOR)
Este projeto visa à capacitação de recursos humanos na área de interferência eletromagnética. O projeto é dividido em quatro sistemas denominados: Gerador de Pulso; Gerador de Compressão de Fluxo (GCF); Fonte de Microondas de Alta Potência; e Antena Transmissora.
No período de 2005 a 2008 foram desenvolvidos modelos de engenharia do Gerador de Pulso, do Gerador de Compressão de Fluxo (GCF), da Antena Transmissora e modelos matemáticos para realizar simulações da Fonte de Microondas. No período de 2009 a 2012 pretende-se desenvolver modelos de engenharia do gerador de pulso, do gerador de compressão de fluxo (GCF), da fonte de microondas e da antena transmissora.
Bomba de Efeito de Sopro (TROCANO)
Este projeto tem por finalidade projetar, certificar e qualificar na aeronave C-130H um dispositivo de baixo custo para emprego contra
equipamentos sensíveis ao efeito de sopro. O Sistema Trocano, lançado da aeronave C-130H, é composto de Bomba, Sistema de Lançamento e Plataforma tipo V. Uma vez qualificado, o sistema TROCANO poderá ser utilizado para interdição de grandes áreas, contra tropas agressoras, contra equipamentos sensíveis ao sopro e para abertura de clareiras que possibilitem o pouso de aeronaves de asas rotativas em área de mata fechada. O projeto teve início em 2008 e será concluído em 2011.