x2FCarvalho escreveu:Bem, creio que me expressei mal. não quis dizer que a FAB compra o que quer, mas que ela tão somente gere o processo, indica o que melhor lhe parece e compra segundo as conveniencias do GF, ou seja, nem sempre o que ela indicar será o que efetivamente comprará, porque, como sabemos, o governo tem vontade própria.Alcantara escreveu: Se fosse como o FC diz, o F-X já teria sido resolvido a muito tempo. E não foi.
É só ver as mais de 4000 páginas do tópico pertinente. Você vai ver várias declarações (algumas bem efusivas) de que quem "tem a caneta" é o GF, logo, é quem manda nas compras.
É e sempre foi assim.
abs
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Re: NOTÍCIAS
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Re: NOTÍCIAS
ACIDENTES COM MIGs INDIANS NOS ÚLTIMOS 40 ANOS EQUIVALE A MAIS DE "MEIA FAB"
Segundo declarações do ministro indiano da Defesa, A K Antony, publicadas no site russo Voz da Rússia, a Força Aérea Indiana (IAF) perdeu quase meio milhar de caças MiG desde 1971. Foram perdidos exatamente 482 MiGs da IAF nos últimos 40 anos. Isto equivale a mais da metade do total do inventário de todos os tipos de aeronaves em uso pela FAB, que é superior a 700 aeronaves.
Ainda segundo Antony, os acidentes ocorridos neste período foram provocadostanto por erros humanos como por falhas técnicas. Ao todo morreram 171 pilotos, um tripulante, oito militares e 39 civis em acidentes que envolveram caças MiG.
No final de março, o embaixador russo na Índia, Alexander Kadakin, imputou a elevada sinistralidade de aviões russos na Índia à utilização, pela Força Aérea deste país, de peças sobresselentes de contrafação.
http://www.aereo.jor.br/2012/05/05/acid ... -meia-fab/
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Re: NOTÍCIAS
700 Aeronaves que, 80% são para transporte VIP e apenas 20% realmente de defesa.
Deveria se chamar FAEB - Força Aerea Executiva Brasileira.
Deveria se chamar FAEB - Força Aerea Executiva Brasileira.
- Marino
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Re: NOTÍCIAS
COLUNA
Direto da Fonte :: Sonia Racy
No ar rarefeito
Quem quer deixar Dilma irritada já sabe: é só perguntar se o governo vai comprar novo avião
presidencial. Em conversa semana passada, a presidenta definiu o assunto como sendo uma "horta
comunitária", onde cada fabricante planta seu interesse. Pelo que se apurou, o que existe, na verdade, é
um estudo do Comando da Aeronáutica considerando ser necessária, dentro de alguns anos, a compra
de aviões de grande porte "triconversíveis" Em outras palavras, aviões com tanques especiais para fazer
reabastecimento em voo e capacidade para transportar mais de 130 passageiros.
Direto da Fonte :: Sonia Racy
No ar rarefeito
Quem quer deixar Dilma irritada já sabe: é só perguntar se o governo vai comprar novo avião
presidencial. Em conversa semana passada, a presidenta definiu o assunto como sendo uma "horta
comunitária", onde cada fabricante planta seu interesse. Pelo que se apurou, o que existe, na verdade, é
um estudo do Comando da Aeronáutica considerando ser necessária, dentro de alguns anos, a compra
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"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: NOTÍCIAS
Entenda-se ao mesmo tempo, como o 707. E ai que está a dificuldade atualmente...Marino escreveu:COLUNA
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Quem quer deixar Dilma irritada já sabe: é só perguntar se o governo vai comprar novo avião
presidencial. Em conversa semana passada, a presidenta definiu o assunto como sendo uma "horta
comunitária", onde cada fabricante planta seu interesse. Pelo que se apurou, o que existe, na verdade, é
um estudo do Comando da Aeronáutica considerando ser necessária, dentro de alguns anos, a compra
de aviões de grande porte "triconversíveis" Em outras palavras, aviões com tanques especiais para fazer
reabastecimento em voo e capacidade para transportar mais de 130 passageiros.
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Re: NOTÍCIAS
X2!!!Carlos Lima escreveu:Parabéns ao jornalista!!!
[]s
CB_Lima
Finalmente alguém pra trazer um pouco de luz em meio a tanto lobby!
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
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Re: NOTÍCIAS
CB, tem outras coisas.Carlos Lima escreveu:De acordo com o que eu li (não sei se foi na Asas ou F Aérea) alguém sugeriu que a aeronave viesse com tanques de combustível a menos... daí a perna curta.henriquejr escreveu:A compra do A319 sempre me deixou com dúvidas. Não acredito que na hora da compra não existiam pessoas com conhecimento o suficiente (que não precisa ser nenhum especialista) que pudesse assessorar a Presidência da República quanto as limitações desse modelo para o uso que teria. Na minha opinião essa compra foi mais uma trapalhada do então Presidente Lula para agradar algum lobista que deve ter faturado alguns milhões em comissão (e distribuído uma parte entre pessoas do governo)!
Esse é um dos principais problemas, já que o ACJ é utilizado ao redor do mundo para vôos intercontinentais, mas alguém chegou a conclusão que isso talvez não fosse tão importante
Então, honestamente não sei se o Ex-Presidente possui todo esse conhecimento para tomar tal decisão...
[]s
CB_Lima
Se não me engano havia problemas com o centro de gravidade e com a peso de decolagem na missão de transporte propriamente dita, já que quando ela esta transportando autoridades os requisitos são diferentes.
E ninquem reparou que a materia sumiu do site...
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Re: NOTÍCIAS
Me parece que a ideia e substituir o 707 com uma aeronave que igual a ele possa fazer as 3 coisas: REVO, CARGO e VIP.FCarvalho escreveu:Quem escolhe e gere o processo de aquisição é a FAB. O GF simplesmente assina o cheque e paga, o que a FAB indicar, segundo os critérios estabelecidos por aquele.
O problema aqui é que, a imprensa geral não sabe diferenciar, e nem quer saber, KC de VVIP'S, sendo que para eles, é muito mais fácil associar a crítica à questão da aquisição da aeronave, do que explicar sua necessidade e funcionalidades, para governo e FAB.
Enfim, ninguém está preocupado em explicar nada. E a FAB simplesmente está cumprindo com o papel que lhe convém a lei.
Mas fica ainda a definição clara do que é que se está tentando comprar: 2 VVIP's ou 2 KC/VVIP's? Aliás, o que realmente o governo quer? Um VIP exclusivo, já que parece que a idéia do negócio é a simples e mera substituição do A-319ACJ por outros dois VVIP's maiores - o que penso ser o que se passa na cabeça do palácio do Planalto - ou a FAB resolveu pegar carona na solicitação da presidenta e tentar pegar uns KC's pra si para substituir os 707 e manter ainda que minimamente o 2o/2o voando.
abs.
E não acho que o ACJ seja substituido, só os 707.
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Re: NOTÍCIAS
Ta lá ainda, so que no dia 30.sapao escreveu:CB, tem outras coisas.Carlos Lima escreveu: De acordo com o que eu li (não sei se foi na Asas ou F Aérea) alguém sugeriu que a aeronave viesse com tanques de combustível a menos... daí a perna curta.
Esse é um dos principais problemas, já que o ACJ é utilizado ao redor do mundo para vôos intercontinentais, mas alguém chegou a conclusão que isso talvez não fosse tão importante
Então, honestamente não sei se o Ex-Presidente possui todo esse conhecimento para tomar tal decisão...
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CB_Lima
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Não esta mais na primeira página.
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
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Re: NOTÍCIAS
sapao escreveu:Me parece que a ideia e substituir o 707 com uma aeronave que igual a ele possa fazer as 3 coisas: REVO, CARGO e VIP.FCarvalho escreveu:Quem escolhe e gere o processo de aquisição é a FAB. O GF simplesmente assina o cheque e paga, o que a FAB indicar, segundo os critérios estabelecidos por aquele.
O problema aqui é que, a imprensa geral não sabe diferenciar, e nem quer saber, KC de VVIP'S, sendo que para eles, é muito mais fácil associar a crítica à questão da aquisição da aeronave, do que explicar sua necessidade e funcionalidades, para governo e FAB.
Enfim, ninguém está preocupado em explicar nada. E a FAB simplesmente está cumprindo com o papel que lhe convém a lei.
Mas fica ainda a definição clara do que é que se está tentando comprar: 2 VVIP's ou 2 KC/VVIP's? Aliás, o que realmente o governo quer? Um VIP exclusivo, já que parece que a idéia do negócio é a simples e mera substituição do A-319ACJ por outros dois VVIP's maiores - o que penso ser o que se passa na cabeça do palácio do Planalto - ou a FAB resolveu pegar carona na solicitação da presidenta e tentar pegar uns KC's pra si para substituir os 707 e manter ainda que minimamente o 2o/2o voando.
abs.
E não acho que o ACJ seja substituido, só os 707.
Matéria da última edição da RFA sobre o MRTT afirma que a questão dos VVIP's N na FAB foi posta na geladeira por enquanto, e que a FAB pretende lançar RFI para os substitutos dos KC's, num primeiro momento para duas unidades, com previsão para mais duas.
Diz também que 4 seria o número ideal para a FAB.
abs.
Carpe Diem
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Re: NOTÍCIAS
Tem razão, falha minha para aprender a pesquisar antes de escrever!pampa_01 escreveu:Ta lá ainda, so que no dia 30.sapao escreveu: CB, tem outras coisas.
Se não me engano havia problemas com o centro de gravidade e com a peso de decolagem na missão de transporte propriamente dita, já que quando ela esta transportando autoridades os requisitos são diferentes.
E ninquem reparou que a materia sumiu do site...
Não esta mais na primeira página.
Grato pela correção.
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- Marino
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Re: NOTÍCIAS
Gilberto Amaral
No ar I
O Comando da Aeronáutica está aguardando informações das empresas Airbus, Boeing e Israel Aerospace Industries, visando a aquisição de duas aeronaves para servir à presidenta Dilma Rousseff. Essa compra, contudo, ainda está em fase de viabilidade. São valores elevados, mas há certas alternativas. Os estudos da FAB visam a substituição dos Boeings 707, os velhos “sucatões”.
No ar II
A justificativa é de que a presidenta precisa de avião com bastante autonomia em voos internacionais, sem escalas. E é imprescindível que tenha um avião reserva. Hoje, acompanha Dilma, como apoio, uma aeronave Embraer 190, com pouco alcance. Os “sucatões” estão em fase final de vida operacional, além de não poderem pousar em muitos países devido ao ruído e poluição.
No ar III
Trabalha-se com várias alternativas. Um novo Airbus, de potência maior que o “Aerolula”, cujo preço é bem salgado, ou a compra à Boeing de um 767 em bom estado, seguro e com boa autonomia de voo. Ele seria enviado para a Israel Aerospace, que não fabrica aeronaves, mas tem o maior “know how” do mundo em reforma, modernização e customização de aeronaves, trabalhando com a necessária segurança.
No ar I
O Comando da Aeronáutica está aguardando informações das empresas Airbus, Boeing e Israel Aerospace Industries, visando a aquisição de duas aeronaves para servir à presidenta Dilma Rousseff. Essa compra, contudo, ainda está em fase de viabilidade. São valores elevados, mas há certas alternativas. Os estudos da FAB visam a substituição dos Boeings 707, os velhos “sucatões”.
No ar II
A justificativa é de que a presidenta precisa de avião com bastante autonomia em voos internacionais, sem escalas. E é imprescindível que tenha um avião reserva. Hoje, acompanha Dilma, como apoio, uma aeronave Embraer 190, com pouco alcance. Os “sucatões” estão em fase final de vida operacional, além de não poderem pousar em muitos países devido ao ruído e poluição.
No ar III
Trabalha-se com várias alternativas. Um novo Airbus, de potência maior que o “Aerolula”, cujo preço é bem salgado, ou a compra à Boeing de um 767 em bom estado, seguro e com boa autonomia de voo. Ele seria enviado para a Israel Aerospace, que não fabrica aeronaves, mas tem o maior “know how” do mundo em reforma, modernização e customização de aeronaves, trabalhando com a necessária segurança.
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Re: NOTÍCIAS
Isto É
AVIÃO PRESIDENCIAL
Aerodilma
A FAB retoma estudos para a compra de um luxuoso avião para uso da Presidência da República.
O modelo em avaliação custa R$ 400 milhões e pode começar a operar em 2014
Izabelle Torres
Dois anos depois de suspender as negociações para a compra de um novo avião para a
Presidência da República, a Força Aérea Brasileira (FAB) retomou os estudos de viabilidade técnica e
financeira para a aquisição da aeronave. O mais provável é que seja adquirido o Air Bus 330 MRTT
(Multi Role Tanker Transport) para uso da presidenta Dilma Rousseff. O modelo da empresa europeia
Eads é avaliado em mais de R$ 400 milhões e faz parte da categoria superluxo. Era o sonho de consumo
do ex-presidente Lula, que agora pode ser adquirido pela sucessora e afilhada política. O luxuoso avião
conta com uma área VIP presidencial com direito a copa, suíte e chuveiro no banheiro, além de um
espaço amplo para abrigar a comitiva que acompanha a presidenta. Segundo uma fonte da FAB, a
Aeronáutica ainda está na fase inicial do processo de compra e nenhuma proposta foi concluída para
ser apresentada ao Palácio do Planalto. Mesmo assim, os planos seguem a todo vapor. Apesar da
preferência pelo modelo europeu, a Aeronáutica também pediu orçamento para a Boeing e a Israel
Aerospace Industries (IAI). A expectativa é de que, se a decisão sobre a compra sair ainda este ano, o
novo avião presidencial comece a servir à Presidência no fim de 2014.
A aquisição do Aerodilma, no entanto, tem entraves políticos. Desde que assumiu o comando do
País, a presidenta anunciou uma sequência de cortes de gastos e comprou brigas sérias com a base
aliada pelo arrocho das contas públicas. Chegou até a perder votações no Congresso em retaliação dos
políticos ao contingenciamento de emendas parlamentares. Por isso, o consenso é de que agora o
cenário é pouco favorável para uma compra envolvendo quase meio bilhão de reais justamente para a
aquisição de uma aeronave presidencial. Além disso, o Planalto precisaria contar com créditos
extraordinários aprovados pelo próprio Congresso para bancar a despesa. Por isso, o assunto ainda não
chegou ao gabinete da própria Dilma. O que deve acontecer somente depois que a FAB analisar todos
os modelos disponíveis e seus orçamentos.
Há dois meses, a polêmica envolvendo a aquisição de aeronaves movimentou a França. O
presidente Nicolas Sarkozy comprou uma briga com a opinião pública ao adquirir um avião A330 do
mesmo modelo analisado pelo Brasil. Em redes sociais e nas ruas, não faltaram críticas ao gasto de R$
400 milhões feito pelo governo francês. Outros países, como Arábia Saudita, Austrália e Reino Unido,
também compraram aeronaves da empresa europeia, que já tem na fila outras 28 encomendas.
Se o gasto exorbitante de um avião presidencial superluxo pode, por um lado, arruinar as
relações da presidenta com a opinião pública, por outro, militares, políticos e governo não têm dúvidas
sobre a necessidade de modernizar e substituir a frota da Força Aérea Brasileira. Há atualmente quatro
Boeings 707 em operação que foram apelidados de sucatões e fazem reabastecimento aéreo e
transporte logístico. Como são da década de 60, esses aviões gastam muito com manutenção por conta
de constantes problemas técnicos. Há na FAB o entendimento também de que é necessário adquirir
reabastecedores de longo alcance e novos cargueiros.
A nova aeronave presidencial substituiria o atual Aerolula, um modelo Airbus-319, comprado em
2005 por pouco mais de R$ 56 milhões. A americana Boeing também apresentou uma proposta que está
em análise pela FAB. Seria um modelo 767 adaptado para a categoria luxuosa e com alcance muito
superior aos 8.200 quilômetros de capacidade do Aerolula, que só faz viagens internacionais
acompanhado por um dos dois jatos Embraer 190, adquiridos em 2009. Os jatos servem para dar mais
segurança aos passageiros em caso de problemas técnicos no avião presidencial. Com autonomia de
até oito horas de voo sem escalas, esses jatos não conseguem fazer viagens internacionais e levam a
presidenta a bordo apenas em deslocamentos dentro do Brasil. "Há a necessidade real de adquirir novas
aeronaves. Até agora houve apenas o início de um longo processo para troca de parte da frota. Há
preferência por alguns modelos, mas a discussão está longe do fim", resume um experiente militar da
Aeronáutica.
AVIÃO PRESIDENCIAL
Aerodilma
A FAB retoma estudos para a compra de um luxuoso avião para uso da Presidência da República.
O modelo em avaliação custa R$ 400 milhões e pode começar a operar em 2014
Izabelle Torres
Dois anos depois de suspender as negociações para a compra de um novo avião para a
Presidência da República, a Força Aérea Brasileira (FAB) retomou os estudos de viabilidade técnica e
financeira para a aquisição da aeronave. O mais provável é que seja adquirido o Air Bus 330 MRTT
(Multi Role Tanker Transport) para uso da presidenta Dilma Rousseff. O modelo da empresa europeia
Eads é avaliado em mais de R$ 400 milhões e faz parte da categoria superluxo. Era o sonho de consumo
do ex-presidente Lula, que agora pode ser adquirido pela sucessora e afilhada política. O luxuoso avião
conta com uma área VIP presidencial com direito a copa, suíte e chuveiro no banheiro, além de um
espaço amplo para abrigar a comitiva que acompanha a presidenta. Segundo uma fonte da FAB, a
Aeronáutica ainda está na fase inicial do processo de compra e nenhuma proposta foi concluída para
ser apresentada ao Palácio do Planalto. Mesmo assim, os planos seguem a todo vapor. Apesar da
preferência pelo modelo europeu, a Aeronáutica também pediu orçamento para a Boeing e a Israel
Aerospace Industries (IAI). A expectativa é de que, se a decisão sobre a compra sair ainda este ano, o
novo avião presidencial comece a servir à Presidência no fim de 2014.
A aquisição do Aerodilma, no entanto, tem entraves políticos. Desde que assumiu o comando do
País, a presidenta anunciou uma sequência de cortes de gastos e comprou brigas sérias com a base
aliada pelo arrocho das contas públicas. Chegou até a perder votações no Congresso em retaliação dos
políticos ao contingenciamento de emendas parlamentares. Por isso, o consenso é de que agora o
cenário é pouco favorável para uma compra envolvendo quase meio bilhão de reais justamente para a
aquisição de uma aeronave presidencial. Além disso, o Planalto precisaria contar com créditos
extraordinários aprovados pelo próprio Congresso para bancar a despesa. Por isso, o assunto ainda não
chegou ao gabinete da própria Dilma. O que deve acontecer somente depois que a FAB analisar todos
os modelos disponíveis e seus orçamentos.
Há dois meses, a polêmica envolvendo a aquisição de aeronaves movimentou a França. O
presidente Nicolas Sarkozy comprou uma briga com a opinião pública ao adquirir um avião A330 do
mesmo modelo analisado pelo Brasil. Em redes sociais e nas ruas, não faltaram críticas ao gasto de R$
400 milhões feito pelo governo francês. Outros países, como Arábia Saudita, Austrália e Reino Unido,
também compraram aeronaves da empresa europeia, que já tem na fila outras 28 encomendas.
Se o gasto exorbitante de um avião presidencial superluxo pode, por um lado, arruinar as
relações da presidenta com a opinião pública, por outro, militares, políticos e governo não têm dúvidas
sobre a necessidade de modernizar e substituir a frota da Força Aérea Brasileira. Há atualmente quatro
Boeings 707 em operação que foram apelidados de sucatões e fazem reabastecimento aéreo e
transporte logístico. Como são da década de 60, esses aviões gastam muito com manutenção por conta
de constantes problemas técnicos. Há na FAB o entendimento também de que é necessário adquirir
reabastecedores de longo alcance e novos cargueiros.
A nova aeronave presidencial substituiria o atual Aerolula, um modelo Airbus-319, comprado em
2005 por pouco mais de R$ 56 milhões. A americana Boeing também apresentou uma proposta que está
em análise pela FAB. Seria um modelo 767 adaptado para a categoria luxuosa e com alcance muito
superior aos 8.200 quilômetros de capacidade do Aerolula, que só faz viagens internacionais
acompanhado por um dos dois jatos Embraer 190, adquiridos em 2009. Os jatos servem para dar mais
segurança aos passageiros em caso de problemas técnicos no avião presidencial. Com autonomia de
até oito horas de voo sem escalas, esses jatos não conseguem fazer viagens internacionais e levam a
presidenta a bordo apenas em deslocamentos dentro do Brasil. "Há a necessidade real de adquirir novas
aeronaves. Até agora houve apenas o início de um longo processo para troca de parte da frota. Há
preferência por alguns modelos, mas a discussão está longe do fim", resume um experiente militar da
Aeronáutica.
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