Gosto...gosto muito!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
De vez em quando enganam-se, ou então..... não interessava a quem de direito, visto que essas "patentes" estão quase todas..... em mãos de outros.......
delmar escreveu:Até algum tempo atras a produção agrícola brasileira seguia os tradicionais métodos europeus e americanos do norte (USA e Canadá). As escolas de agronomia e veterinária buscavam lá os ensinamentos de manejo de animais e cultivo do solo. Com a criação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) procurou-se desenvolver uma tecnologia própria para agricultura em clima tropical. A maior mudança foi o chamado plantio direto ou plantio na palha. A terra não é mais revolvida, seja arada ou gradeada, nem a palha da colheita anterior removida. A terra não deve ser exposta diretamente ao sol, normalmente muito intenso nos trópicos. Toda a expansão agrícola brasileira tem como uma das suas bases este ensinamento. Na foto abaixo uma lavoura de soja, planta que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais, feita com plantio direto. Também hortaliças como repolho, pimentão, couve flor, etc. são cultivadas com este sistema.
A orientação da EMBRAPA é nunca deixar o solo exposto diretamente ao sol. Talvez em Portugal seja diferente mas lembrei-me disto ao ver a tua plantação, companheiro Cabeça de Martelo.
Li à pouco tempo um documento muito interessante sobre a utilização em larga escala de urina como fertilizante liquido. Era de uma universidade (?) japonesa e tinha toda uma série da dos a comprovar a eficácia desse fertilizante. Eu uso depois de um mês armazenado e "cortado com água. Também uso chá de composto, com bons resultados.akivrx78 escreveu:delmar escreveu:Até algum tempo atras a produção agrícola brasileira seguia os tradicionais métodos europeus e americanos do norte (USA e Canadá). As escolas de agronomia e veterinária buscavam lá os ensinamentos de manejo de animais e cultivo do solo. Com a criação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) procurou-se desenvolver uma tecnologia própria para agricultura em clima tropical. A maior mudança foi o chamado plantio direto ou plantio na palha. A terra não é mais revolvida, seja arada ou gradeada, nem a palha da colheita anterior removida. A terra não deve ser exposta diretamente ao sol, normalmente muito intenso nos trópicos. Toda a expansão agrícola brasileira tem como uma das suas bases este ensinamento. Na foto abaixo uma lavoura de soja, planta que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais, feita com plantio direto. Também hortaliças como repolho, pimentão, couve flor, etc. são cultivadas com este sistema.
A orientação da EMBRAPA é nunca deixar o solo exposto diretamente ao sol. Talvez em Portugal seja diferente mas lembrei-me disto ao ver a tua plantação, companheiro Cabeça de Martelo.