Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#121 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Mar 29, 2012 8:33 pm

Pereira escreveu:Sobre o processo judicial não tenho maiores informações. Quanto à disponibilidade e os problemas... eles procedem. O carro do GATE teve um problema sério ocasionado por imperícia do motorista durante um deslocamento, não temos maiores informações aqui, o que circula é que o piloto engatou a tração 4x4 e fez alguma coisa que não devia depois. A vtr tá estacionada aqui há um bom tempo e sem previsão alguma de conserto por parte do fabricante.

Quanto ao nosso, até agora não tivemos problemas sérios. A viatura roda bem, ainda não deu problema, mas fiquei meio receoso quanto um fato que ocorreu uns tempos atrás. Na foto que postei, dá pra ver que o limpa-trilhos tá com um remendo de solda né... bem... quando a viatura chegou, colocaram em dúvida sua possibilidade de passar por cima de uma árvore... acionaram a tração 4x4 e pisaram fundo. A árvore foi arrancada, mas o limpa-trilhos rachou.

Para o que precisamos aqui no Batalhão de Choque, essa viatura funciona muito bem. Tem espaço para acomodar um pel completo, blindagem nível III, canhão de água de origem canadense fortíssimo com possibilidade de adicionar pimenta ou tinta vermelha, porta traseira com escada pneumática (indispensável para embarque e desembarque tático) entre outras coisas. Mas é um veículo um tanto quanto lento e desengonçado. Apesar da tração 4x4, tenho minhas dúvidas de sua eficácia em terrenos mais irregulares que encontramos facilmente nas favelas de BH. Ou seja, para o GATE, foi uma péssima escolha.
Realmente, quem ficou mais prejudicado nessa compra foi o GATE, pois os requisitos de blindagem e mobilidade eram bem mais difíceis de obter por uma empresa que não tivesse a expertise na coisa. Como eu disse antes, o melhor era o RG-12M, da BAe/OMC, infinitamente superior ao Alcatraz, porem a legislação mineira é do tempo do onça....

Aproveitando, já houve alguma missão real em que o Alcatraz anti-motim foi acionado?

Outra coisa, vou contar uma história: eu morei muitos anos em BH, antes de 2000, e me lembro da época que o antigo CHOQUE anda dividia quartel com o recém nascido CME, depois batizado de BME, na Avenida Américo Vespúcio. Nessa época existiam dois blindados: um Jipe Bandeirante, herdado do extinto Batalhão Florestal e que até bem pouco tempo era Gate Guard do seu quartel; e um ex-carro forte blindado, que parece que entrou em ação pela ultima vez quando o saudoso Prefeito Célio de Castro resolveu acabar com a farra das peruas de transporte alternativo e isso causou a maior confusão. Pois bem, Tenho várias fotos do Jipe, pois estive aí há alguns anos, mas não possuo nenhuma desse “carro forte”, antecessor do Alcatraz. Será que você consegue alguma para mim aí no Batalhão de Eventos com alguém da antiga?

Esse Carro-forte era chamado de "Brucutu", e parece que havia outro antes desse.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#122 Mensagem por Pereira » Qui Mar 29, 2012 9:02 pm

Ainda não. Mas já ficou algumas vezes em prontidão na rua, mas 'entrar em choque' mesmo até hoje nunca.

Vou ver se levanto alguma coisa. A P5 (seção de comunicação interna/externa) com certeza deve ter bastante material sobre o assunto.

Quem sabe até descubro onde foi parar aquele Bandeirante que ficava no nosso portão das armas.

Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#123 Mensagem por Anderson Subtil » Ter Abr 17, 2012 10:57 am

Essa Vai pro Paulo Bastos. Uma foto do perfil de um amigo no FACEBOOK.

Imagem
Paramout Maverick no BOPE-PMERJ

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#124 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Abr 17, 2012 11:55 am

Show de Bola Anderson, obrigado.

Esse veículo, ja apelidado de "Paralelepípedo sobre Rodas", foi o que obteve a maior pontuação nas avaliações do BOPE e, em março, uma equipe composta por integrantes da PMERJ, PCERJ e SESEG foram a Africa do Sul para visitar a fábrica. Ele ja esta com um pé (ou diriamos, uma roda) dentro do BOPE.

Na LAAD Security 2012, que ocorreu esse mês, as empresas estadonidenses LENCO Armored Vehicles e Oshkosh Defense, essa ultima com o SandCat TPV (Tactical Protector Vehicle), e a israelence ISDS, com o FORT 1, tambem estão querendo abocanhar essa compra e anunciaram que o BOPE da PMERJ ira testar seus veículos.

Abraços,
Paulo

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário

#125 Mensagem por Anderson Subtil » Ter Abr 17, 2012 5:41 pm

Andei dando uma olhada em fotos dos veículos por você citados e reparei que são de uma categoria diferente do Maverick. São blindados menores e não sei se o BOPE tem interesse em duplicar suas linhas de manutenção. Vale lembrar que uma das características que chamou atenção no Maverick por parte do pessoal do batalhão foi a de possuir componentes mecânicos disponíveis no mercado nacional, o que tornaria sua manutenção mais barata.

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#126 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Abr 21, 2012 6:24 pm

Anderson, antes de mais nada, essas informações foram divulgadas pelos fabricantes (leia-se "papo de vendedor") e não pela força, cuja a entrega das propostas para a concorrencia foram definidas pela SeSeg e deveriam ser feitas entre os dias 6 a 22 de fevereiro de 2012, ou seja, não entra mais ninguem, porem, como se trata de uma decisão politica, pode até ser que um desses consiga, mas para mim ta mais como desespero final de representante (ou lobbista) que sabe que ja é "carta fora do baralho", como as desesperadas e falsas notícias plantadas por lobbistas que o Su-35 russo voltaria para o FX-2, que o F-35 russo é o melhor caça do mundo, que o Su-35 russo é quase de graça, e outras cossitas más ... (que tem muito "inocente" aqui no DB que acredita). :roll:

Na LAAD de 2011 os vendedores da Inbra tambem anunciou seu blindado Gladiador seria testado pelo BOPE, só esqueceram de dizer que seria o BOPE da PMPR :lol:

Sobre o Maverik ISV, da Paramoult, só posso dizer uma coisa: Ele é DUCARAI....

Abraços,
Paulo

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#127 Mensagem por Paulo Bastos » Seg Abr 30, 2012 7:33 pm

Paulo Bastos escreveu:Anderson, antes de mais nada, essas informações foram divulgadas pelos fabricantes (leia-se "papo de vendedor") e não pela força, cuja a entrega das propostas para a concorrencia foram definidas pela SeSeg e deveriam ser feitas entre os dias 6 a 22 de fevereiro de 2012, ou seja, não entra mais ninguem, porem, como se trata de uma decisão politica, pode até ser que um desses consiga...
Realmente, em ano de eleição, as decisões "POLITICAS" mudam a todo instante: O veículo SandCat Tactical Protector Vehicle (TPV), da Oshkosh Defense, ja se encontra na sede do BOPE carioca e só ainda não foi utilizado por espera de documentação do DETRAN, ou seja, em breve, veremos esse veículo em ação em alguma favela do Rio (para testes). Quanto aos Bearcat G3, da LENCO Armored Vehicles, e do israelense FORT 1, um desenvolvido em conjunto pela ISDS e a Global Shield, não há nada acertado, ainda.

Imagem
Oshkosh SandCat TPV na LAAD 2012 Security

Imagem
LENCO Bearcat G3 na LAAD 2012 Security

Imagem
Fort 1, da ISDS/Global Shield na LAAD 2012 Security

Fotos: Mário Roberto Vaz Carneiro, via Revista Segurança e Defesa.

Detalhe: como se observa nas fotos e como o Anderson ja frisou, são veículos de um classe diferente da do Maverick (Estariam na mesma classe do Tiger e do Sherpa, rejeitados pelo BOPE) e com aplicações bem distintas.

Abraços,
Paulo Bastos

Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário

#128 Mensagem por Anderson Subtil » Qui Mai 03, 2012 11:58 am

Bom Dia Paulo;
Será que o BOPE, depois de selecionar o Maverick, não estaria agora buscando também um blindado para substituir/complementar suas atuais viaturas Blazer e Nissan Frontier? Pelo que sei estas ainda são os principais meios de transporte da unidade e (novamente até onde sei) não possuem nenhuma proteção balística.

Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário

#129 Mensagem por Anderson Subtil » Qui Mai 03, 2012 5:41 pm

Blindados colombianos fabricados pela empresa Isbi Ltda. para a Polícia Nacional. O da esquerda foi montado sobre chassi Kenwoorth e o da direita sobre chassi Agrale. Não são muito diferentes dos nossos "adaptados". Como sei que o Paulo Bastos vai querer mais informações, aqui está o site da empresa:

http://www.isbi.us/p_militares.htm

Imagem

Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário

#130 Mensagem por Anderson Subtil » Sex Mai 04, 2012 11:54 am

Meu camarada, eu vou "pras profundezas" e não vejo tudo...
Esta é a nova solução de segurança inventada por uma empresa indiana para os ricos e famosos de Munbai catarem suas bolinhas de golfe com total segurança blindada, trata-se do A-TAC, ou Metaltech Anti-Terrorist Assasaul Cart. Isso mesmo, um carrinho de golfe blindado.

Imagem

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#131 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Mai 05, 2012 9:52 am

Anderson Subtil escreveu:Meu camarada, eu vou "pras profundezas" e não vejo tudo...
Esta é a nova solução de segurança inventada por uma empresa indiana para os ricos e famosos de Munbai catarem suas bolinhas de golfe com total segurança blindada, trata-se do A-TAC, ou Metaltech Anti-Terrorist Assasaul Cart. Isso mesmo, um carrinho de golfe blindado.

Imagem
[003] [003] [003] [003]

Será que la se joga golfe com "bolinhas" 7.62??? :mrgreen:

Imagem
Pereira
Sênior
Sênior

#132 Mensagem por Pereira » Dom Mai 06, 2012 6:45 pm

Achei nosso antigo Bandeirante, que ficava como Gatekeeper no portão do quartel.

Está lá no final da nossa garagem, e como vocês podem ver, meio abandonado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#133 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Mai 07, 2012 5:36 pm

Puxa vida! Que relíquia. Pena a situação de abondono. Aqui em Goiás todos dizem que a PMMG é um exemplo, por isso acredito que o blindado terá melhor cuidado no futuro. :wink:

Pereira
Sênior
Sênior

#134 Mensagem por Pereira » Seg Mai 07, 2012 5:40 pm

Isso eu tenho certeza.

Uns tempos atrás reformaram nossa primeira viatura, hoje ela usada em desfiles.

Vou procurar saber se há alguma coisa planejada para o Bandeirante. O grande problema é que temos outras prioridades (equipamentos individuais e material para CDC).

Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário

#135 Mensagem por Anderson Subtil » Ter Mai 08, 2012 9:25 am

Cara, se não forem reformar esse "jipão", tem um pessoal aqui em Curitiba que certamente vai ficar com água na boca quando virem estas fotos. Pra ter uma ideia da "loucura" dos caras por viaturas antigas, eles estão reformando agora um M-41 do EB!!!!

Responder