Realmente, quem ficou mais prejudicado nessa compra foi o GATE, pois os requisitos de blindagem e mobilidade eram bem mais difíceis de obter por uma empresa que não tivesse a expertise na coisa. Como eu disse antes, o melhor era o RG-12M, da BAe/OMC, infinitamente superior ao Alcatraz, porem a legislação mineira é do tempo do onça....Pereira escreveu:Sobre o processo judicial não tenho maiores informações. Quanto à disponibilidade e os problemas... eles procedem. O carro do GATE teve um problema sério ocasionado por imperícia do motorista durante um deslocamento, não temos maiores informações aqui, o que circula é que o piloto engatou a tração 4x4 e fez alguma coisa que não devia depois. A vtr tá estacionada aqui há um bom tempo e sem previsão alguma de conserto por parte do fabricante.
Quanto ao nosso, até agora não tivemos problemas sérios. A viatura roda bem, ainda não deu problema, mas fiquei meio receoso quanto um fato que ocorreu uns tempos atrás. Na foto que postei, dá pra ver que o limpa-trilhos tá com um remendo de solda né... bem... quando a viatura chegou, colocaram em dúvida sua possibilidade de passar por cima de uma árvore... acionaram a tração 4x4 e pisaram fundo. A árvore foi arrancada, mas o limpa-trilhos rachou.
Para o que precisamos aqui no Batalhão de Choque, essa viatura funciona muito bem. Tem espaço para acomodar um pel completo, blindagem nível III, canhão de água de origem canadense fortíssimo com possibilidade de adicionar pimenta ou tinta vermelha, porta traseira com escada pneumática (indispensável para embarque e desembarque tático) entre outras coisas. Mas é um veículo um tanto quanto lento e desengonçado. Apesar da tração 4x4, tenho minhas dúvidas de sua eficácia em terrenos mais irregulares que encontramos facilmente nas favelas de BH. Ou seja, para o GATE, foi uma péssima escolha.
Aproveitando, já houve alguma missão real em que o Alcatraz anti-motim foi acionado?
Outra coisa, vou contar uma história: eu morei muitos anos em BH, antes de 2000, e me lembro da época que o antigo CHOQUE anda dividia quartel com o recém nascido CME, depois batizado de BME, na Avenida Américo Vespúcio. Nessa época existiam dois blindados: um Jipe Bandeirante, herdado do extinto Batalhão Florestal e que até bem pouco tempo era Gate Guard do seu quartel; e um ex-carro forte blindado, que parece que entrou em ação pela ultima vez quando o saudoso Prefeito Célio de Castro resolveu acabar com a farra das peruas de transporte alternativo e isso causou a maior confusão. Pois bem, Tenho várias fotos do Jipe, pois estive aí há alguns anos, mas não possuo nenhuma desse “carro forte”, antecessor do Alcatraz. Será que você consegue alguma para mim aí no Batalhão de Eventos com alguém da antiga?
Esse Carro-forte era chamado de "Brucutu", e parece que havia outro antes desse.
Abraços,
Paulo Bastos