EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Mensagens: 147
- Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
DEsde já grato
Centauro
DEsde já grato
Centauro
“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Eu me lembro de já ter lido que estes "Strykers" podem ser transportados por C-130, mas não em condição de combate, isto é, já pronto para descer do avião cuspindo fogo e transportando seus fuzileiros. Ele é transportado sem munição, sem armas, sem os fuzileiros e com os pneus desinflados para economizar espaço.Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo (...)
Ou seja, é uma viatura de reforço e consolidação, não de assalto expedicionário. Já o M-113 podia sair de um C-130, totalmente municiado, armado e pronto para matar o inimigo, sem arrumações posteriores.
- Paulo Bastos
- Sênior
- Mensagens: 1067
- Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
- Localização: Belo Horizonte/MG
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
DEsde já grato
"Possuir condições de ser aerotransportada em aeronave do tipo C-130, KC-390 ou similar. (Peso dez)"
Abraços,
Paulo
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Isto é o que eu chamo de uma participação positiva.Paulo Bastos escreveu:Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
DEsde já grato
"Possuir condições de ser aerotransportada em aeronave do tipo C-130, KC-390 ou similar. (Peso dez)"
Abraços,
Paulo
Nota 10.
Bacchi
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61508
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6673 vezes
- Contato:
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Creio eu que o colega CENTAURO se referia à possibilidade de a VTR ser lançada de paraquedas em voo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Pois é, volto a perguntar:Túlio escreveu:Ainda acho mais fácil seguir com o 6x6, não é um MBT sobre rodas que se planeja, é?
Para que se precisaria de um canhão maior que 90mm em um veículo sobre rodas levemente blindado? Que alvos exigiriam um aumento de calibre assim? Vamos usá-lo para combater MBT's?
Leandro G. Card
- marcelo bahia
- Sênior
- Mensagens: 1708
- Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
- Localização: Calábria-Itália
- Agradeceu: 16 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Leandro,
Pra mim, quanto mais poder de fogo melhor. Desde que, é claro, o aumento do calibre não prejudique a mobilidade, a logística, etc. Outro aspecto que vejo como positivo seria a adoção do calibre 105mm como padrão tanto da cavalaria mecanizada quanto na blindada quando o Cascavel for retirado de serviço.
A propósito. O Cascavel será modernizado??
Sds.
Pra mim, quanto mais poder de fogo melhor. Desde que, é claro, o aumento do calibre não prejudique a mobilidade, a logística, etc. Outro aspecto que vejo como positivo seria a adoção do calibre 105mm como padrão tanto da cavalaria mecanizada quanto na blindada quando o Cascavel for retirado de serviço.
A propósito. O Cascavel será modernizado??
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
-
- Sênior
- Mensagens: 8577
- Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Pois é. Lembro que até tempos atrás se falava que o Astros II era transportável pelo C-130. No entanto, a realidade é que ele só entra parcialmente desmontado. Assim sendo, quase todo equipamento tático pode ser aerotransportável por um cargueiro. Até um F-5 sem asasClermont escreveu:Eu me lembro de já ter lido que estes "Strykers" podem ser transportados por C-130, mas não em condição de combate, isto é, já pronto para descer do avião cuspindo fogo e transportando seus fuzileiros. Ele é transportado sem munição, sem armas, sem os fuzileiros e com os pneus desinflados para economizar espaço.Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo (...)
Ou seja, é uma viatura de reforço e consolidação, não de assalto expedicionário. Já o M-113 podia sair de um C-130, totalmente municiado, armado e pronto para matar o inimigo, sem arrumações posteriores.
[].
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Video da CMI Defense com a torre CV-CT de 105mm e a munição anti-carro tipo míssil, e o veiculo equipado com a torre LCTS 90.
Ambas são concorrentes para equipar os Guarani. Falta o EB definir o calibre.
editado
abs
Ambas são concorrentes para equipar os Guarani. Falta o EB definir o calibre.
editado
abs
Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Abr 30, 2012 6:42 pm, em um total de 2 vezes.
Carpe Diem
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
A questão da padronização é sim interessante, mas no caso dos canhões em si, que não são sistemas que dependam tanto assim de manutenção (ao contrário dos seus sistemas de pontaria, que acredito possam ser padronizados independentemente do calibre) não vejo como um imperativo. E a adoção de um canhão menor tem também suas vantagens, como o menor peso (ou seja, maior mobilidade) e a possibilidade de carregar mais munição. Contra praticamente todos os alvos com excessão de MBT´s um 90mm já seria bem mais do que suficiente. E contra MBT´s a arma de escolha é o míssil anticarro, que aliás já é produzido no Brasil e precisa ter garantia de encomendas, sob pena da produção acabar sendo interrompida e se perder todo o esforço feito no desenvolvimento do MSS-1.marcelo bahia escreveu:Leandro,
Pra mim, quanto mais poder de fogo melhor. Desde que, é claro, o aumento do calibre não prejudique a mobilidade, a logística, etc. Outro aspecto que vejo como positivo seria a adoção do calibre 105mm como padrão tanto da cavalaria mecanizada quanto na blindada quando o Cascavel for retirado de serviço.
A propósito. O Cascavel será modernizado??
Sds.
Leandro G. Card
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9408
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 237 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Algo como se instalar um tubo de lançamento de MSS-1.2 na lateral da torre 90 mm ?LeandroGCard escreveu: A questão da padronização é sim interessante, mas no caso dos canhões em si, que não são sistemas que dependam tanto assim de manutenção (ao contrário dos seus sistemas de pontaria, que acredito possam ser padronizados independentemente do calibre) não vejo como um imperativo. E a adoção de um canhão menor tem também suas vantagens, como o menor peso (ou seja, maior mobilidade) e a possibilidade de carregar mais munição. Contra praticamente todos os alvos com excessão de MBT´s um 90mm já seria bem mais do que suficiente. E contra MBT´s a arma de escolha é o míssil anticarro, que aliás já é produzido no Brasil e precisa ter garantia de encomendas, sob pena da produção acabar sendo interrompida e se perder todo o esforço feito no desenvolvimento do MSS-1.
Leandro G. Card
Se não me engano Russia e Israel chegaram a lançar MBT's com torres de canhão 105 mm + míssil anti-tanque.
Não imagino ser tecnicamente algo muito difícil de se fazer, num canhão 90 mm.
abraços]
Editado pela última vez por Brasileiro em Seg Abr 30, 2012 2:07 pm, em um total de 1 vez.
----------------
amor fati
amor fati
-
- Intermediário
- Mensagens: 147
- Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Paulo Bastos escreveu:Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
DEsde já grato
"Possuir condições de ser aerotransportada em aeronave do tipo C-130, KC-390 ou similar. (Peso dez)"
Abraços,
Túlio escreveu:Creio eu que o colega CENTAURO se referia à possibilidade de a VTR ser lançada de paraquedas em voo...
Sim o colega Túlio está correto, sei que a capacidade de ser aerotransportado pelo KC-390 é vital, acho que não expressei direito o que queria saber, se é possivel de ser lançado de paraquedas em voo pela aeronave.
Obs:Apesar de quase nunca postar acompanho diariamente o FDB, e aprecio muito a qualidade dos debates por estes membros aqui presentes
Mais uma vez grato.
Centauro
Editado pela última vez por Centauro em Seg Abr 30, 2012 2:32 pm, em um total de 1 vez.
“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
É exatamente algo assim que eu imagino.Brasileiro escreveu:
Algo como se instalar um tubo de lançamento de MSS-1.2 na lateral da torre 90 mm ?
Se não me engano Russia e Israel chegaram a lançar MBT's com torres de canhão 105 mm + míssil anti-tanque.
Não imagino ser tecnicamente algo muito difícil de se fazer, num canhão 90 mm.
abraços]
Colocar 2 ou até 4 suportes para o MSS-1 na lateral da torre de 90mm, com o sistema de orientação dos mísseis acoplado à mira do canhão principal. Mais mísseis de recarga poderiam ser transportados internamente no veículo. Isso daria um sistema anti-tanque até melhor do que um canhão de 105mm, sem sobrecarregar o veículo. E em ambientes onde não houvesse a ameaça de MBT´s os mísseis poderiam ser retirados, deixando o veículo mais leve e com mais capacidade de munição.
Leandro G. Card
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37976
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
LeandroGCard escreveu:É exatamente algo assim que eu imagino.Brasileiro escreveu:
Algo como se instalar um tubo de lançamento de MSS-1.2 na lateral da torre 90 mm ?
Se não me engano Russia e Israel chegaram a lançar MBT's com torres de canhão 105 mm + míssil anti-tanque.
Não imagino ser tecnicamente algo muito difícil de se fazer, num canhão 90 mm.
abraços]
Colocar 2 ou até 4 suportes para o MSS-1 na lateral da torre de 90mm, com o sistema de orientação dos mísseis acoplado à mira do canhão principal. Mais mísseis de recarga poderiam ser transportados internamente no veículo. Isso daria um sistema anti-tanque até melhor do que um canhão de 105mm, sem sobrecarregar o veículo. E em ambientes onde não houvesse a ameaça de MBT´s os mísseis poderiam ser retirados, deixando o veículo mais leve e com mais capacidade de munição.
Leandro G. Card
Para o emprego anti-carro será desenvovido um veiculo dedicado conforme planejamento do EB. Ademais, a torre UT-30 da Elbit já possui capacidade anti-carro em seu projeto original, não necessitando maiores intervenções na torre. Basta o EB solicitar a integração de armamento israelense ou nacional próprio.
Para a funçao anti-carro, também entendo que isto basicamente pode ser feito por veiculo bldo 4x4 na categoria do Guará, que é muito melhor adaptado a função, enquanto reconhecedor, como pela mobilidade.
abs.
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Este post me deixou em duvida.Centauro escreveu:Paulo Bastos escreveu: Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":
"Possuir condições de ser aerotransportada em aeronave do tipo C-130, KC-390 ou similar. (Peso dez)"
Abraços,
Sim o colega Túlio está correto, sei que a capacidade de ser aerotransportado pelo KC-390 é vital, acho que não expressei direito o que queria saber, se é possivel de ser lançado de paraquedas em voo pela aeronave.
Obs:Apesar de quase nunca postar acompanho diariamente o FDB, e aprecio muito a qualidade dos debates por estes membros aqui presentes
Mais uma vez grato.
Centauro
Ainda é previsto o lançamento de veiculos blindados por paraquedas?
Hoje não é adotado o sistema LAPES?
Eu me pergunto quantos paraquedas seriam necessarios para sustentar um Guarani!!!
A FAB fez o lançamento de um Jararaca e usou nada menos do que 5 paraquedas!!!
Bacchi