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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Wingate
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Re: NOTICIAS

#7111 Mensagem por Wingate » Sex Abr 27, 2012 5:38 pm

A NOVA BATALHA DO ATLÂNTICO :twisted:

Site UOL (Página Opera Mundi) - 27/04/2012

Narcosubmarinos: a nova arma do tráfico de drogas para os EUA
Cada submergível improvisado custa entre US$ 1 e US$ 2 milhões e transporta 15 toneladas de cocaína


Divulgação/Guarda Costeira dos EUA

Narcosubmarino afundado pela Guarda Costeira norte-americana; foram 30 desde 2006

Manhã de março de 1993, litoral da Costa Rica. Um marinheiro de plantão na cabine de comando de um navio da Guarda Costeira norte-americana pensou que interpretava mal os sinais que lia no radar. Não era uma baleia nem um barco, nem sequer um iate de passeio. Apenas uma mancha que sumia e reaparecia no monitor.

O marinheiro não sabia, mas aquilo que via na tela, com o passar dos anos, se transformaria na maior dor de cabeça das autoridades antidrogas dos Estados Unidos. Era um narcosubmarino, a nova forma de transporte de drogas que os barões do tráfico na Colômbia haviam inventado.

“Quando me disseram o que tinham achado, pensei que era o maior disparate que tinha ouvido na vida”, recordaria anos depois o ex-general do Exército Barry McCaffrey, principal autoridade da política antidrogas do governo Clinton.

Desde 1990, as agencias de inteligência norte-americanas começaram a receber indícios de que os narcotraficantes procuravam pessoas com conhecimentos suficientes para construir pequenos submarinos, mas não tinham detectado nenhum. Naquela ocasião, em 1993, foi possível apenas ver. A tripulação da Guarda Costeira foi apanhada de surpresa, não estava treinada para o que podia enfrentar e o minúsculo submersível desapareceu de vista.

Foram necessários 13 anos, até que em 2006 as autoridades dos EUA conseguiram capturar um narcosubmarino. Era tão grande, em relação àquilo que imaginavam, que o batizaram de “Big Foot” (Pé Grande). No seu interior, a Guarda Costeira encontrou 8 toneladas de cocaína e dois engenheiros russos. “Certamente foram eles que o construíram. Deviam estar desempregados e foram recrutados pelos colombianos”, cogita McCaffrey.

Nesta semana, a Guarda Costeira anunciou que no fim de março capturou na parte ocidental do Mar do Caribe, na costa de Honduras, o trigésimo narcosubmarino desde 2006. Prenderam seus quatro tripulantes, que agora estão presos em Miami, e o afundaram.

O governo norte-americano divulgou uma foto da operação – onde se vê a proa do submarino com dentes de tubarão pintado – e um vídeo inédito da captura e afundamento de outro submersível, em setembro do ano passado.

Jogo de gato e rato

Segundo a Guarda Costeira, os narcosubmarinos são muito difíceis de detectar, já que o casco é feito de fibra de vidro e eles navegam parcialmente submergidos, o que os torna invisíveis para o radar. Caso sejam construídos com motores elétricos, se tornam totalmente inaudíveis para os sonares. Geralmente medem 30 metros de comprimento e seu interior é tão estreito que cabem apenas 15 toneladas de cocaína e três ou quatro tripulantes. Não há sequer uma ventoinha para arejar e o ar entra por um tubo construído ao lado do periscópio, que serve para orientar a navegação, que é feita por GPS. As necessidades fisiológicas dos tripulantes são feitas em garrafas de plásticos ou em baldes.

É por isso que as autoridades admitem abertamente que estão praticamente contra a parede, e que a luta contra o narcotráfico no Caribe e no Oceano Pacifico, é um jogo “de gato e rato”.

“Nestes anos todos já adquirimos alguma experiência. Conseguimos identificar a maioria das rotas que eles seguem, mais ou menos as zonas de onde se lançam ao mar e onde atracam. Mas, de qualquer modo, sua captura continua sendo uma questão de sorte”, disse ao Opera Mundi, um oficial da Guarda Costeira.

Segundo números não oficiais, as tripulações da Guarda Costeira encontram um terço dos submarinos que os narcotraficantes lançam ao mar todos os anos. Nestes últimos seis anos, detiveram 26 no Oceano Pacífico e quatro no Mar Caribe.

A construção de cada um demora aproximadamente um ano e custa entre 1 e 2 milhões de dólares, um preço perfeitamente aceitável para os narcotraficantes, porque transportam cerca de 15 toneladas de cocaína, com um valor comercial de 180 milhões de dólares. É por isso que são usados uma só vez. Uma vez que chegam ao destino, quase sempre nas costas mexicanas, os tripulantes descarregam a mercadoria e afundam o submarino, regressando à Colômbia por terra.

Nestes últimos anos, as autoridades militares da Colômbia e do Equador encontraram e destruíram cerca de 10 estaleiros improvisados na selva de seus países, quase sempre em áreas perto da costa, mas difíceis de detectar pelo ar.

O combate aos submarinos é feito de um centro de comando em Key West, na Florida, o ponto mais ao sul do território norte-americano. Na operação, participam oficiais de todos os países da bacia do Caribe, junto à Espanha e o Reino Unido.

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#7112 Mensagem por binfa » Seg Abr 30, 2012 9:53 am

Plataforma se inclina na Baía de Guanabara

Uma plataforma de petróleo na Baía de Guanabara sofreu uma inclinação no final da noite do sábado e colocou em risco as instalações da Marinha na Ilha das Cobras e um submarino que estava ao lado. Os cem tripulantes a bordo tiveram de ser retirados às pressas, por medida de precaução. A plataforma pertence à empresa Transocean. Em nota, a Capitania dos Portos informou que a inclinação já está controlada. A Transocean não se manifestou sobre o problema.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol




att, binfa
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REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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#7113 Mensagem por Marino » Ter Mai 01, 2012 3:43 pm

O Globo             
Marinha inicia novo plano para Antártica
Navios em missão polar voltam ao Rio e começam preparativos para reconstrução da Estação Comandante Ferraz
Duilo Victor


Começa esta semana o futuro da Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártica, que teve 70% de suas instalações destruídas por um incêndio há 66 dias, levando com o fogo boa parte da pesquisa brasileira que tinha sede no continente. Amanhã está prevista uma reunião entre oficiais da Operação Antártica (Operantar) para traçar a missão dos navios Almirante Maximiniano e Almirante Ary Rongel no próximo verão antártico, que começa em outubro. Diante da tragédia de fevereiro, as duas embarcações, atracadas desde ontem no Arsenal de marinha do Rio, no Centro, terão como próxima missão o apoio à construção de instalações de emergência.

Para o verão 2012-2013, serão levados módulos que servirão de dormitórios e cozinha. Numa primeira estimativa do governo federal, a reconstrução da estação terminará em 2018 e vai custar R$ 100 milhões. Cada um dos dois navios terá funções distintas, mas que se complementarão. O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, mais antigo, usará mais seus atributos de cargueiro. A embarcação tem dois porões, com capacidade de 1.300 metros cúbicos de carga (volume de 1,3 milhão de litros), e um guindaste capaz de erguer até 17 toneladas. O Navio Polar Almirante Maximiniano, por sua vez, deverá usar a vocação de concentrar pesquisadores. Apenas nesta última Operantar, o Maximiniano serviu a cerca de 80 cientistas em nove projetos diferentes.

- Já foi falado que, nesta próxima Operantar e nas seguintes, o Ary Rongel vai ser empregado apenas na reconstrução, e o Maximiniano, na pesquisa. Não quer dizer que não vai haver pesquisa no Ary Rongel, pois há trabalhos, por exemplo, que são feitos no trajeto. É importante que o navio não perca essa capacidade de pesquisa - torce o comandante do Ary Rongel, o capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Luis Seabra Pinto.

Com o incêndio de fevereiro, o Ary Rongel aproveitou a viagem de volta para trazer dois tanques de etanol que operariam em caráter experimental na estação antártica. De acordo com o comandante, os tanques sequer conseguiram chegar à terra firme, pois o gerador de energia elétrica a etanol - um projeto da Petrobras - foi destruído pelo fogo. Apesar de especulações iniciais, o comandante afirma que o equipamento a álcool estava desligado no momento da tragédia e não seria causa do fogo.

Segundo o cronograma traçado em março pelo Ministério da Defesa, o orçamento do Programa Antártico Brasileiro deve ganhar um reforço de R$ 41 milhões este ano para limpeza de destroços, manutenção das pesquisas e planejamento básico da nova estação.

Militares ficarão para proteger equipamentos

Durante o inverno no continente, quatro militares ganharão hospedagem na base chilena Eduardo Frei e terão a missão de proteger equipamentos, como tratores e guindastes cobertos com lonas, contra a ação do tempo.

- O ambiente antártico é hostil. Nunca peguei em minha carreira, por exemplo, ventos de mais de 160 quilômetros por hora em uma embarcação, com ondas de 10 metros de altura. Se um homem cai na água, o tempo máximo de sobrevivência é de 30 segundos, praticamente um acidente fatal. Portanto não podemos falhar, temos que ser autossuficientes. Faremos a manutenção do Maximiniano para que esteja pronto para outros seis meses de missão - afirma o comandante do navio polar, o capitão-de-mar-e-guerra Newton Pinto Homem.

A bióloga e pesquisadora da Uerj Elaine Alves dos Santos foi uma integrante da equipe científica que usou o Maximiniano como laboratório nesta temporada do Operantar. Em uma sala devidamente equipada, ela coletava, durante o caminho entre o Rio e a Antártica, amostras de ar para medir a quantidade de aerossóis. Essas partículas são importantes como nutrientes da cadeia alimentar no oceano. O estudo de Elaine, chamado Projeto Heitor, teve foco nos aerossóis do Deserto da Patagônia.

- Houve 34 coletas atmosféricas. Só o fato de existir os dados é algo importante. A América do Sul é carente nesse tipo de dado - explicou Elaine, que começará no Rio a análise das amostras.

De volta ao Arsenal de marinha, no Rio, os navios da Operantar passarão por manutenção. Ontem foi dia de os militares reverem os parentes, que puderam ter acesso às embarcações, tirar fotos e conhecer os cômodos apertados e mantidos com asseio, com laboratórios científicos já desmontados.




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#7114 Mensagem por pampa_01 » Qua Mai 02, 2012 11:29 am

Muito infeliz e lamentável este incêndio na estação antartida brasileira.
Estero que o GF de a devida atenção e $$$ para a total reconstrução da mesma.
Lembro ainda hj, quando li a reportagem. ainda garoto, na extinta revista Geografica Universal da editora Bloch, sobre a primeira expedição brasileira a bordo do Barao de Tefé!




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#7115 Mensagem por FOXTROT » Qua Mai 02, 2012 8:10 pm

4 Unidades é brincadeira! :evil:
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Brasil compra lanchas da Colombia para defesa fluvial
02 de maio de 2012 • 19h52


BOGOTÁ, Colômbia, 2 Mai 2012 (AFP) -O Brasil comprará da Colômbia quatro lanchas de patrulha fluvial, anunciou nesta quarta-feira, em Bogotá, o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, em uma iniciativa considerada importante para uma aliança regional de segurança.

"Quero confirmar a decisão do Brasil sobre a aquisição de lanchas fluviais colombianas para o Exército e a Marinha. Provavelmente quatro até o final do ano, com a perspectiva de mais algumas no futuro :evil: :evil: :evil: ", disse Celso Amorim em entrevista ao lado do seu homólogo colombiano, Juan Carlos Pinzón.

Pinzón estimou que a venda constitui "um sinal da política de integração em matéria de defesa e segurança".

Amorim passou por Bogotá a caminho de Cartagena, onde assistirá à reunião de ministros da Defesa, Interior e Relações Exteriores da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O ministro explicou que a compra faz parte do projeto para adquirir material bélico dentro da região: "Não é uma compra ocasional, é um exemplo prático de algo que estamos dizendo. Que queremos construir uma base para a indústria de defesa sul-americana. Cada país entrará com suas possibilidades (...). Porque buscar na Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar quando podemos comprar aqui"?

"O importante é ter esta visão, de que podemos adquirir aqui na região. Não é apenas uma razão econômica, comercial, é também uma visão estratégica de longo prazo".

Celso Amorim anunciou ainda que o Brasil está interessado em construir com a Colômbia um navio de patrulha para a Amazônia, cujo projeto deve se tornar realidade até dezembro de 2014.

"Ainda mais importante é a realização de projetos conjuntos como o caso do navio de patrulha, que é outra categoria de embarcação, entre as Marinhas de Brasil e Colômbia".

Pinzón recebeu bem a proposta, que qualificou "da maior importância estratégica", porque a Colômbia tem o interesse de proteger seus "recursos naturais, a Amazônia e nossa fronteira comum".

Durante o encontro, Celso Amorim e Pinzón analisaram "um centro integrado de informação sobre segurança na região amazônica", que incluiria outros países interessados, como o Peru.




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#7116 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Mai 02, 2012 8:17 pm

FOXTROT escreveu:4 Unidades é brincadeira! :evil:
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Brasil compra lanchas da Colombia para defesa fluvial
02 de maio de 2012 • 19h52


BOGOTÁ, Colômbia, 2 Mai 2012 (AFP) -O Brasil comprará da Colômbia quatro lanchas de patrulha fluvial, anunciou nesta quarta-feira, em Bogotá, o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, em uma iniciativa considerada importante para uma aliança regional de segurança.

"Quero confirmar a decisão do Brasil sobre a aquisição de lanchas fluviais colombianas para o Exército e a Marinha. Provavelmente quatro até o final do ano, com a perspectiva de mais algumas no futuro :evil: :evil: :evil: ", disse Celso Amorim em entrevista ao lado do seu homólogo colombiano, Juan Carlos Pinzón.

Pinzón estimou que a venda constitui "um sinal da política de integração em matéria de defesa e segurança".

Amorim passou por Bogotá a caminho de Cartagena, onde assistirá à reunião de ministros da Defesa, Interior e Relações Exteriores da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O ministro explicou que a compra faz parte do projeto para adquirir material bélico dentro da região: "Não é uma compra ocasional, é um exemplo prático de algo que estamos dizendo. Que queremos construir uma base para a indústria de defesa sul-americana. Cada país entrará com suas possibilidades (...). Porque buscar na Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar quando podemos comprar aqui"?

"O importante é ter esta visão, de que podemos adquirir aqui na região. Não é apenas uma razão econômica, comercial, é também uma visão estratégica de longo prazo".

Celso Amorim anunciou ainda que o Brasil está interessado em construir com a Colômbia um navio de patrulha para a Amazônia, cujo projeto deve se tornar realidade até dezembro de 2014.

"Ainda mais importante é a realização de projetos conjuntos como o caso do navio de patrulha, que é outra categoria de embarcação, entre as Marinhas de Brasil e Colômbia".

Pinzón recebeu bem a proposta, que qualificou "da maior importância estratégica", porque a Colômbia tem o interesse de proteger seus "recursos naturais, a Amazônia e nossa fronteira comum".

Durante o encontro, Celso Amorim e Pinzón analisaram "um centro integrado de informação sobre segurança na região amazônica", que incluiria outros países interessados, como o Peru.

Pode ser que estejam visando, ou quem sabe já está em andamento, outras futuras aquisições de produtos brasileiros por parte da Colombia! Quem sabe? Em uma negociação não pode-se apenas vender.....as vezes tem que comprar do vizinho também.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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#7117 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Mai 02, 2012 8:28 pm

Pergunta: e aquela visita aos estaleiros suecos da CB-90???




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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#7118 Mensagem por Marino » Qua Mai 02, 2012 8:30 pm

Colômbia e Brasil fecham acordo para construir navio e avião
02 de maio de 2012 • 20h03

Colômbia e Brasil construirão de forma conjunta uma embarcação, para patrulhar a Amazônia, e um avião que chegue a locais remotos de ambos países, informaram nesta quarta-feira os ministérios da Defesa das duas nações ao anunciar um série de acordos de cooperação.
Os planos foram revelados após uma reunião hoje em Bogotá entre o ministro Celso Amorim e seu colega colombiano, Juan Carlos Pinzón.
"Queremos que as capacidades industriais em matéria de defesa de ambos países encontrem projetos que possam ser desenvolvidos conjuntamente", declarou Pinzón em entrevista coletiva.
"Se vamos defender os recursos da Amazônia, a biodiversidade, os minerais, e também patrulhar oceanos com recursos petroleiros, temos que fazê-lo com equipamentos desenvolvidos em nossos países", acrescentou Amorim.
O ministro brasileiro enfatizou que no processo de integração da América do Sul, "a indústria de defesa deve aprofundar-se, como aconteceu na Europa".
Por sua vez, Pinzón se referiu ao projeto do avião e agradeceu a oferta do Brasil, assim como da Embraer, para que a Colômbia participe da iniciativa.
O colombiano explicou que se trata de um plano muito importante para seu país uma vez que o aparelho poderia "operar em todo o território, não só para transporte militar, mas também para transporte social como levar ajuda humanitária e alimentos" para regiões remotas.
Pinzón e Amorim revisaram a agenda comum em matéria de segurança e cooperação e anunciaram a criação de um centro integrado para a região amazônica e de outro, também integrado, de informação, que possa ser acessado por policiais e pelas Forças Armadas dos dois países.
Além disso, anunciaram a intensificação da vigilância na fronteira comum e a compra, por parte do Brasil, de quatro lanchas de patrulha colombianas.




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#7119 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 02, 2012 8:36 pm

Provavelmente fizeram uma troca, do tipo 'eu compro algumas das lanchas suas e vocês se comprometem a comprar o KC-390'.

Podiam ter oferecido também os radares SABER e outros equipamentos.

Agora, sobre a quantidade, 4 e mais alguns serão COMPRADOS, diretamente, made in Colombia. Parece que a intenção é que mais pra frente sejam construídas outras tantas lanchas, do modelo colombiano, pela indústria naval brasileira.



abraços]




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#7120 Mensagem por sarto » Qua Mai 02, 2012 8:56 pm

COTECMAR LPR-40??




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#7121 Mensagem por Brasileiro » Qua Mai 02, 2012 9:20 pm

sarto escreveu:COTECMAR LPR-40??
São estes mesmo!

Imagem

fuente: http://fdra.blogspot.com.br/2011/04/gue ... e-rio.html

Francamente, se há algo que eu acho muito mal nesta embarcação é o fato de não poder desembarcar um grupo de combatentes, como faz o CB-90.

Mas isto pode ser resolvido, já nos nossos estaleiros, retirando-se o reparo duplo de .50 da proa e instalando-a sobre a cabine, na forma de um reparo REMAX. Na porção frontal, onde havia aquele reparo poderia ser adaptado com as escotilhas para desembarque, igual à lancha sueca.



abraços]




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#7122 Mensagem por Marino » Qua Mai 02, 2012 10:14 pm





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#7123 Mensagem por Corsário01 » Qua Mai 02, 2012 10:17 pm





Abraços,

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Re: NOTICIAS

#7124 Mensagem por Marino » Qua Mai 02, 2012 10:21 pm

Valeu.




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#7125 Mensagem por Marino » Qua Mai 02, 2012 10:22 pm

Amanhã mais notícias boas? 8-]




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