EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Eu me lembro de já ter lido que estes "Strykers" podem ser transportados por C-130, mas não em condição de combate, isto é, já pronto para descer do avião cuspindo fogo e transportando seus fuzileiros. Ele é transportado sem munição, sem armas, sem os fuzileiros e com os pneus desinflados para economizar espaço.Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo (...)
Ou seja, é uma viatura de reforço e consolidação, não de assalto expedicionário. Já o M-113 podia sair de um C-130, totalmente municiado, armado e pronto para matar o inimigo, sem arrumações posteriores.
- Paulo Bastos
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Isto é o que eu chamo de uma participação positiva.Paulo Bastos escreveu:Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Creio eu que o colega CENTAURO se referia à possibilidade de a VTR ser lançada de paraquedas em voo...
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Pois é, volto a perguntar:Túlio escreveu:Ainda acho mais fácil seguir com o 6x6, não é um MBT sobre rodas que se planeja, é?
Para que se precisaria de um canhão maior que 90mm em um veículo sobre rodas levemente blindado? Que alvos exigiriam um aumento de calibre assim? Vamos usá-lo para combater MBT's?
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Leandro,
Pra mim, quanto mais poder de fogo melhor. Desde que, é claro, o aumento do calibre não prejudique a mobilidade, a logística, etc. Outro aspecto que vejo como positivo seria a adoção do calibre 105mm como padrão tanto da cavalaria mecanizada quanto na blindada quando o Cascavel for retirado de serviço.
A propósito. O Cascavel será modernizado??
Sds.
Pra mim, quanto mais poder de fogo melhor. Desde que, é claro, o aumento do calibre não prejudique a mobilidade, a logística, etc. Outro aspecto que vejo como positivo seria a adoção do calibre 105mm como padrão tanto da cavalaria mecanizada quanto na blindada quando o Cascavel for retirado de serviço.
A propósito. O Cascavel será modernizado??
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Pois é. Lembro que até tempos atrás se falava que o Astros II era transportável pelo C-130. No entanto, a realidade é que ele só entra parcialmente desmontado. Assim sendo, quase todo equipamento tático pode ser aerotransportável por um cargueiro. Até um F-5 sem asasClermont escreveu:Eu me lembro de já ter lido que estes "Strykers" podem ser transportados por C-130, mas não em condição de combate, isto é, já pronto para descer do avião cuspindo fogo e transportando seus fuzileiros. Ele é transportado sem munição, sem armas, sem os fuzileiros e com os pneus desinflados para economizar espaço.Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo (...)
Ou seja, é uma viatura de reforço e consolidação, não de assalto expedicionário. Já o M-113 podia sair de um C-130, totalmente municiado, armado e pronto para matar o inimigo, sem arrumações posteriores.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Video da CMI Defense com a torre CV-CT de 105mm e a munição anti-carro tipo míssil, e o veiculo equipado com a torre LCTS 90.
Ambas são concorrentes para equipar os Guarani. Falta o EB definir o calibre.
editado
abs
Ambas são concorrentes para equipar os Guarani. Falta o EB definir o calibre.
editado
abs
Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Abr 30, 2012 6:42 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
A questão da padronização é sim interessante, mas no caso dos canhões em si, que não são sistemas que dependam tanto assim de manutenção (ao contrário dos seus sistemas de pontaria, que acredito possam ser padronizados independentemente do calibre) não vejo como um imperativo. E a adoção de um canhão menor tem também suas vantagens, como o menor peso (ou seja, maior mobilidade) e a possibilidade de carregar mais munição. Contra praticamente todos os alvos com excessão de MBT´s um 90mm já seria bem mais do que suficiente. E contra MBT´s a arma de escolha é o míssil anticarro, que aliás já é produzido no Brasil e precisa ter garantia de encomendas, sob pena da produção acabar sendo interrompida e se perder todo o esforço feito no desenvolvimento do MSS-1.marcelo bahia escreveu:Leandro,
Pra mim, quanto mais poder de fogo melhor. Desde que, é claro, o aumento do calibre não prejudique a mobilidade, a logística, etc. Outro aspecto que vejo como positivo seria a adoção do calibre 105mm como padrão tanto da cavalaria mecanizada quanto na blindada quando o Cascavel for retirado de serviço.
A propósito. O Cascavel será modernizado??
Sds.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Algo como se instalar um tubo de lançamento de MSS-1.2 na lateral da torre 90 mm ?LeandroGCard escreveu: A questão da padronização é sim interessante, mas no caso dos canhões em si, que não são sistemas que dependam tanto assim de manutenção (ao contrário dos seus sistemas de pontaria, que acredito possam ser padronizados independentemente do calibre) não vejo como um imperativo. E a adoção de um canhão menor tem também suas vantagens, como o menor peso (ou seja, maior mobilidade) e a possibilidade de carregar mais munição. Contra praticamente todos os alvos com excessão de MBT´s um 90mm já seria bem mais do que suficiente. E contra MBT´s a arma de escolha é o míssil anticarro, que aliás já é produzido no Brasil e precisa ter garantia de encomendas, sob pena da produção acabar sendo interrompida e se perder todo o esforço feito no desenvolvimento do MSS-1.
Leandro G. Card
Se não me engano Russia e Israel chegaram a lançar MBT's com torres de canhão 105 mm + míssil anti-tanque.
Não imagino ser tecnicamente algo muito difícil de se fazer, num canhão 90 mm.
abraços]
Editado pela última vez por Brasileiro em Seg Abr 30, 2012 2:07 pm, em um total de 1 vez.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Paulo Bastos escreveu:Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":Centauro escreveu:Srs, assistindo o um programa no Discovery Channel sobre VBTP's, quando se falava do Striker americano o mesmo pode ser lançado dos C-17 e tambem dos C-130, algo que imaginava imposssivel dado o tamanho do veiculo, fica a pergunta, é possivel que se faça o mesmo com o Guarani/C-130/KC390, há interesse/necessidade e utilidade para o EB?
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Abraços,
Túlio escreveu:Creio eu que o colega CENTAURO se referia à possibilidade de a VTR ser lançada de paraquedas em voo...
Sim o colega Túlio está correto, sei que a capacidade de ser aerotransportado pelo KC-390 é vital, acho que não expressei direito o que queria saber, se é possivel de ser lançado de paraquedas em voo pela aeronave.
Obs:Apesar de quase nunca postar acompanho diariamente o FDB, e aprecio muito a qualidade dos debates por estes membros aqui presentes
Mais uma vez grato.
Centauro
Editado pela última vez por Centauro em Seg Abr 30, 2012 2:32 pm, em um total de 1 vez.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
É exatamente algo assim que eu imagino.Brasileiro escreveu:
Algo como se instalar um tubo de lançamento de MSS-1.2 na lateral da torre 90 mm ?
Se não me engano Russia e Israel chegaram a lançar MBT's com torres de canhão 105 mm + míssil anti-tanque.
Não imagino ser tecnicamente algo muito difícil de se fazer, num canhão 90 mm.
abraços]
Colocar 2 ou até 4 suportes para o MSS-1 na lateral da torre de 90mm, com o sistema de orientação dos mísseis acoplado à mira do canhão principal. Mais mísseis de recarga poderiam ser transportados internamente no veículo. Isso daria um sistema anti-tanque até melhor do que um canhão de 105mm, sem sobrecarregar o veículo. E em ambientes onde não houvesse a ameaça de MBT´s os mísseis poderiam ser retirados, deixando o veículo mais leve e com mais capacidade de munição.
Leandro G. Card
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
LeandroGCard escreveu:É exatamente algo assim que eu imagino.Brasileiro escreveu:
Algo como se instalar um tubo de lançamento de MSS-1.2 na lateral da torre 90 mm ?
Se não me engano Russia e Israel chegaram a lançar MBT's com torres de canhão 105 mm + míssil anti-tanque.
Não imagino ser tecnicamente algo muito difícil de se fazer, num canhão 90 mm.
abraços]
Colocar 2 ou até 4 suportes para o MSS-1 na lateral da torre de 90mm, com o sistema de orientação dos mísseis acoplado à mira do canhão principal. Mais mísseis de recarga poderiam ser transportados internamente no veículo. Isso daria um sistema anti-tanque até melhor do que um canhão de 105mm, sem sobrecarregar o veículo. E em ambientes onde não houvesse a ameaça de MBT´s os mísseis poderiam ser retirados, deixando o veículo mais leve e com mais capacidade de munição.
Leandro G. Card
Para o emprego anti-carro será desenvovido um veiculo dedicado conforme planejamento do EB. Ademais, a torre UT-30 da Elbit já possui capacidade anti-carro em seu projeto original, não necessitando maiores intervenções na torre. Basta o EB solicitar a integração de armamento israelense ou nacional próprio.
Para a funçao anti-carro, também entendo que isto basicamente pode ser feito por veiculo bldo 4x4 na categoria do Guará, que é muito melhor adaptado a função, enquanto reconhecedor, como pela mobilidade.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Este post me deixou em duvida.Centauro escreveu:Paulo Bastos escreveu: Nos ultimos Requisitos Operacionais Basicos (ROB) de ambas as versões (VBTP-MR e VBR-MR), emitidos em 2011, consta o seguinte no capítulo 2 "DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS", paragrafo a "Absolutos":
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Sim o colega Túlio está correto, sei que a capacidade de ser aerotransportado pelo KC-390 é vital, acho que não expressei direito o que queria saber, se é possivel de ser lançado de paraquedas em voo pela aeronave.
Obs:Apesar de quase nunca postar acompanho diariamente o FDB, e aprecio muito a qualidade dos debates por estes membros aqui presentes
Mais uma vez grato.
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Ainda é previsto o lançamento de veiculos blindados por paraquedas?
Hoje não é adotado o sistema LAPES?
Eu me pergunto quantos paraquedas seriam necessarios para sustentar um Guarani!!!
A FAB fez o lançamento de um Jararaca e usou nada menos do que 5 paraquedas!!!
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