Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.Brasileiro escreveu:Mas ainda não está muito claro para mim qual seria a função de um veículo como o Guará no EB ou em qual tipo de tropa ele aturia. Talvez nos batalhões de fronteira?
EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Me parece o mais logico. Eu também tinha pensado nisto.Clermont escreveu:Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.
Bacchi
- hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Caros colegas, podem indicar um artigo que descreva com promenor as capacidades deste novo blindado?
- Paisano
- Sênior
- Mensagens: 16163
- Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
- Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/GUARANIMG.pdfhotm escreveu:Caros colegas, podem indicar um artigo que descreva com promenor as capacidades deste novo blindado?
http://www.army-technology.com/projects/ivecovbtpmr/
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38006
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5748 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Reginaldo Bacchi escreveu:Me parece o mais logico. Eu também tinha pensado nisto.Clermont escreveu:Talvez dentro dos pelotões de cavalaria mecanizada, substituindo os atuais jipes do grupo de exploradores.
Bacchi
O Guará tem além da possibilidade de realizar reconhecimento, também servir nas om's de cav para ligação/obs. avançada, porta radar, AAe leve, anti-carro, EW/C4IR, dentre outras funções hoje exercidas por jipes e/ou caminhões adaptados para tais missões.
Ainda acredito que tanto o VBTP-MR, quanto a familia de blindados da Avibrás, com a modularidade de seus veículos sejam capazes de dotar completamente as necessidades das OM's de cav e Inf Mec do EB, - e mesmo outras armas - e para tal, o próprio exército terá que fazer uma tremenda revolução doutrinária nestas duas armas, em termos doutrinais.
Até porque, para uma tropa que mal acostumada a utilização de veículos motorizados para missões mec e bldas, tais novidades não serão de pronto recebidas e integradas.
Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.
abs
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Durante as varias reportagens em que participei sobre o programa Guarani, eu passei a ter certeza absoluta de que o futuro dos veiculos blindados no Brasil está não só em boas mãos, como no caminho certo.FCarvalho escreveu:
Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.
abs
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38006
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5748 vezes
- Agradeceram: 3276 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Quero crer que sim, Bacchi. E que isto se reverta para uma futura família de bldos SL.Reginaldo Bacchi escreveu:Durante as varias reportagens em que participei sobre o programa Guarani, eu passei a ter certeza absoluta de que o futuro dos veiculos blindados no Brasil está não só em boas mãos, como no caminho certo.FCarvalho escreveu:
Tomara o EMEx do EB tenha gente com idéias e sobriedade de sobra para aplicar em toda as suas potencialidades a novas familias de bldos que hora estão em andamento. A BID com certeza agradece.
abs
Bacchi
abs
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Em relação aos futuros veículos que incluirão a ''família'' do VBTP-MR acredito que depois do desenvolvimento da versão de combate de infantaria, em minha opinião, deveriam ser priorizadas as de socorro/engenharia, ambulância e comando/controle/comunicações.
Quanto a versão de reconhecimento penso que seria desnecessário o seu desenvolvimento. Em função da parceria com a IVECO sou da opinião que deveria ser nacionalizada a produção do Centauro 8x8 armado com canhão de 105 mm. Os recursos do desenvolvimento de um VBTP-MR 8X8 poderiam ser otimizados para outro projeto, uma vez que já existe um projeto pronto com a mesma origem intelectual dos atuais Guaranis que acredito atenderiam as demandas do EB referentes a esta categoria de veículo.
Sds
Lord Nauta
Quanto a versão de reconhecimento penso que seria desnecessário o seu desenvolvimento. Em função da parceria com a IVECO sou da opinião que deveria ser nacionalizada a produção do Centauro 8x8 armado com canhão de 105 mm. Os recursos do desenvolvimento de um VBTP-MR 8X8 poderiam ser otimizados para outro projeto, uma vez que já existe um projeto pronto com a mesma origem intelectual dos atuais Guaranis que acredito atenderiam as demandas do EB referentes a esta categoria de veículo.
Sds
Lord Nauta
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61531
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6326 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Ou simplesmente adaptar uma torre de 76 ou 90 mm à versão de 3 eixos, simplificaria e baratearia.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Diante disto, depois disto, não sei como começar!!!Lord Nauta escreveu:Quanto a versão de reconhecimento penso que seria desnecessário o seu desenvolvimento. Em função da parceria com a IVECO sou da opinião que deveria ser nacionalizada a produção do Centauro 8x8 armado com canhão de 105 mm. Os recursos do desenvolvimento de um VBTP-MR 8X8 poderiam ser otimizados para outro projeto, uma vez que já existe um projeto pronto com a mesma origem intelectual dos atuais Guaranis que acredito atenderiam as demandas do EB referentes a esta categoria de veículo.
Lord Nauta
Vou tentar.
Desde que apareceu o Guarani 6X6 eu tenho lido criticas sobre a necessidade de 8X8 mobiliado com canhão 105 mm da série L7/M68.
Eu sempre achei que a decisão do EB de 6X6 mobiliado com o 90 mm Mk 8 da Cockerill, uma excelente decisão.
Todavia sempre respeitei aqueles que pediam um Guarani 8X8 com o 105 mm, porque se fosse adotado este veiculo a padronização de produto não sofreria muito. Teríamos ainda a mesma suspensão, o mesmo motor (possivelmente), a mesma transmissão e mais outros itens.
A padronização é tão importante que a OTO Melara-IVECO, derivou um VBTP do Centauro: o Freccia.
Ou seja, a OTO Melara-IVECO reconhece a necessidade de comunização, de diminuir ao máximo o numero de itens diferentes !!!
Outra coisa importante é que o projeto do Guarani é mais moderno do que o projeto do Centauro (1º protótipo é de Janeiro 1987).
O projeto do Centauro não leva em consideração um fator que foi considerado no Guarani: a ameaça das minas e EADs.
A introdução do Centauro só serviria para o EB se desviar da padronização que é um ponto importantíssimo no custo total do programa.
Você sabe muito bem como o dinheiro é algo difícil de ser conseguido pelo EB.
Se vocês acham imprescindível um Guarani 8X8 mobiliado com o 105 mm, defendam esta ideia e não introduzam produtos estranhos que só servirão para aumentar preços sem necessidade, e complicar a manutenção, também sem necessidade.
Bacchi
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61531
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6326 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Ainda acho mais fácil seguir com o 6x6, não é um MBT sobre rodas que se planeja, é?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 1290
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
- Localização: Juiz de Fora _ MG
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Dinheiro que poderia ser focado nas artilharias....aí depois, pensar num 105 ou CC.
-
- Sênior
- Mensagens: 1290
- Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
- Localização: Juiz de Fora _ MG
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Re: URUTU III: FIAT/IVECO
Sr Bacchi....venho repetidamente falando da altura da torre do Guarani...em desgosto.
Provavelmente, já deves ter disposto vossa opinião no fórum....mas......por gentileza: Não achas que a Torre de 30 tá alta demais? E se concorda....acha possível um "rebaixamento", na "altura do campeonato"?
Obrigado.
Provavelmente, já deves ter disposto vossa opinião no fórum....mas......por gentileza: Não achas que a Torre de 30 tá alta demais? E se concorda....acha possível um "rebaixamento", na "altura do campeonato"?
Obrigado.