Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Petry
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Re: Super Hornet News

#5071 Mensagem por Petry » Dom Abr 22, 2012 10:40 pm

O que eu acho curioso é que alguns militares da FAB ainda preferem os equipamentos americanos, até mesmo com essa história de embargo. Aí tem algo, ou essa história de embargo tem muita coisa que é meia verdade ou algo que realmente valha a pena correr esse risco.

Sempre fico com um pé atrás nessas histórias de embargo, porque sempre são meia verdades, só é contado o que lhe convém, tanto para um lado quanto para o outro.




Dall
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Re: Super Hornet News

#5072 Mensagem por Dall » Dom Abr 22, 2012 11:38 pm

Petry escreveu:O que eu acho curioso é que alguns militares da FAB ainda preferem os equipamentos americanos, até mesmo com essa história de embargo. Aí tem algo, ou essa história de embargo tem muita coisa que é meia verdade ou algo que realmente valha a pena correr esse risco.

Sempre fico com um pé atrás nessas histórias de embargo, porque sempre são meia verdades, só é contado o que lhe convém, tanto para um lado quanto para o outro.
Completamente de acordo Petry

Vou adicionar alguns elementos.

Os EUA embargaram a cerca de uma década a venda do Brasil de antenas que seriam empregadas no MAR-1. Na época os anti americanos de plantão espernearam contra o que seria uma "sabotagem" americana ao desenvolvimento nacional.

Hoje sabemos que o MAR-1 foi negociado com o Paquistão, ou seja "roubou" mercado de um produto americano que é o míssil HARM.

Tá ai uma tipica questão comercial que nada tem a ver com "sabotagem" americana ao Brasil.




alcmartin
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Re: Super Hornet News

#5073 Mensagem por alcmartin » Dom Abr 22, 2012 11:54 pm

Desculpe Dall, mas... Farinha pouca, meu pirao primeiro. Foi sabotagem, mesmo, no sentido que eles querem primeiro para eles. E pelo menos, eu, quero primeiro para nos. Pode-se nao chamar de sabotagem, pode ser "manobra comercial", mas e' eufemismo para o mesmo ato.
Eles nao fazem nada especificamente contra o Brasil, mas contra todos que possam atrapalhar os interesses deles. Entao, como eles estao certos em defender os interesses deles, nos vamos deixar os nossos para la'? :?: vamos ser os gente boa, que nao tem interesses proprios? Eles nao gostam de quem fabrica avioes, misseis, bombas atomicas. Como o cara do wiki leaks falou "para que querem submarinos nucelares?".

Nao se trata de ser antiamericano, mas de ser pro-Brasil. No meu discurso, pode trocar o "americano" por chines, frances, etc.

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Re: Super Hornet News

#5074 Mensagem por Snowmeow » Seg Abr 23, 2012 8:41 am

alcmartin escreveu:Eles nao gostam de quem fabrica avioes, misseis, bombas atomicas...
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(Vide a esperneada sobre a Coreia do Norte e aquele caso do VLS-3 que eu ainda não engoli...)




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Re: Super Hornet News

#5075 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 23, 2012 3:46 pm

alcmartin escreveu:Desculpe Dall, mas... Farinha pouca, meu pirao primeiro. Foi sabotagem, mesmo, no sentido que eles querem primeiro para eles. E pelo menos, eu, quero primeiro para nos. Pode-se nao chamar de sabotagem, pode ser "manobra comercial", mas e' eufemismo para o mesmo ato.
Eles nao fazem nada especificamente contra o Brasil, mas contra todos que possam atrapalhar os interesses deles. Entao, como eles estao certos em defender os interesses deles, nos vamos deixar os nossos para la'? :?: vamos ser os gente boa, que nao tem interesses proprios? Eles nao gostam de quem fabrica avioes, misseis, bombas atomicas. Como o cara do wiki leaks falou "para que querem submarinos nucelares?".

Nao se trata de ser antiamericano, mas de ser pro-Brasil. No meu discurso, pode trocar o "americano" por chines, frances, etc.

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Re: Super Hornet News

#5076 Mensagem por binfa » Ter Abr 24, 2012 8:09 am

Boeing já gastou mais de US$ 5 mi para vender caça para o Brasil

O avião norte-americano é o F/A-18E Super Hornet. Ele concorre com JAS-39 Gripen, da sueca SAAB e o Rafale, da francesa Dassault Adriano Ceolin, enviado a Washington D.C. | 24/04/2012 00:59:20

A companhia norte-americana Boeing já gastou mais de US$ 5 milhões na campanha para vencer a licitação do governo brasileiro para a compra de 36 caças, o chamado projeto F-X2, da Força Aérea Brasileira.

O avião norte-americano é o F/A-18E Super Hornet. Ele concorre com JAS-39 Gripen, da sueca SAAB e o Rafale, da francesa Dassault. A concorrência gira em torno de US$ 5 bilhões. Espera-se que até o fim de junho deste ano haja uma decisão do governo brasileiro.

“De 2009 até hoje, gastamos mais de US$ 5 milhões com uma série de visitas de militares brasileiros para fazer testes, entre outras coisas”, afirma Dana Dacharoeden, gerente o campanha F-X2 da Boeing. De acordo com ele, houve investimentos para enviar especialistas ao Brasil para explicar detalhes do Super Hornet.

O projeto F-X se arrasta desde o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). No segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto ganhou sufixo 2 e a disputa afunilou-se entre os norte-americanos, suecos e franceses. Em 2008, Lula chegou a dar uma declaração em favor da Dassault, mas ele terminou o mandato sem comprar os caças.

Com a manutenção de Nelson Jobim no Ministério da Defesa no começo da administração Dilma Rousseff, acreditava-se que os franceses se seriam confirmados como vitoriosos da licitação. No entanto, dois novos adiamentos para compra dos caças e saída de Jobim do governo reacenderam a disputa e motivaram a Boeing, que se mantém otimista na vitória da concorrência.

Além dos seus próprios esforços, Boeing tenta contar com a ajuda do governo norte-americano para convencer o Brasil a comprar os Super Hornets. Do ponto de vista diplomático, os Estados Unidos têm repetido que o Brasil tornou-se um aliado mundial do mesmo nível de Japão, Reino Unido e Alemanha.

Contudo, o principal ponto questionado no pacote da Boeing é a transferência de tecnologia. Os EUA têm de pedir autorização do Congresso norte-americano para repassar determinadas informações para outros países. O problema, no entanto, é que até agora não está claro o que de fato poderá ser compartilhado.

A transferência dos códigos fontes do caça norte-americano é outro ponto de discussão. Principal secretário assistente do Departamento de Estado dos EUA, Thomas Kelly afirma que nenhum aliado norte-americano recebe códigos fonte de aeronaves produzidas pelo País. “Não podemos dar código fonte para nenhum país”, afirma.

O jornalista viaja a convite da Boeing

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica ... rasil.html




att, binfa
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Re: Super Hornet News

#5077 Mensagem por Marino » Ter Abr 24, 2012 11:16 am

“Não podemos dar código fonte para nenhum país”
Lamento então. [003] [003] [003] [004]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: Super Hornet News

#5078 Mensagem por pampa_01 » Ter Abr 24, 2012 11:34 am

Vai vender avião para outro, então.




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
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Re: Super Hornet News

#5079 Mensagem por rodrigo » Ter Abr 24, 2012 12:05 pm

Pelo menos não vendem a ilusão.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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Re: Super Hornet News

#5080 Mensagem por mmatuso » Ter Abr 24, 2012 12:39 pm

"Perdeu playboy". [002]




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Re: Super Hornet News

#5081 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 24, 2012 1:53 pm

Srs,

Código fonte em si ninguém passa... no máximo é passado 'o livro de receitas' explicando o que é necessário fazer para integrar equipamento X,Y, Z à aeronave.

Além disso essas aeronaves quando vendidas pelo FMS são sujeitas a inspeções periódicas para verificar se não estamos integrando algo 'indevido' e a aeronave em si vem com algumas 'salva-guardas' para limitar a integração de armas tipo nucleares, etc.

Tem que entender a ambrangência da pergunta/reposta porque o código fonte em si, eu duvido que qualquer fabricante entregue de mão beijada mesmo... mesmo a Embraer não faz isso.

[]s
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Re: Super Hornet News

#5082 Mensagem por Andre Correa » Ter Abr 24, 2012 2:16 pm

Carlos Lima escreveu:Srs,

Código fonte em si ninguém passa... no máximo é passado 'o livro de receitas' explicando o que é necessário fazer para integrar equipamento X,Y, Z à aeronave.

Além disso essas aeronaves quando vendidas pelo FMS são sujeitas a inspeções periódicas para verificar se não estamos integrando algo 'indevido' e a aeronave em si vem com algumas 'salva-guardas' para limitar a integração de armas tipo nucleares, etc.

Tem que entender a ambrangência da pergunta/reposta porque o código fonte em si, eu duvido que qualquer fabricante entregue de mão beijada mesmo... mesmo a Embraer não faz isso.

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Pois, mas há quem acredite ao contrário ainda... :D

[009]




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Re: Super Hornet News

#5083 Mensagem por rodrigo » Ter Abr 24, 2012 2:32 pm

Pois, mas há quem acredite ao contrário ainda...
Estás a adentrar no campo da fé. :lol:




"O correr da vida embrulha tudo,
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aperta e daí afrouxa,
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Re: Super Hornet News

#5084 Mensagem por sapao » Ter Abr 24, 2012 5:05 pm

moura escreveu:Sapão,
eu não entento porque mesmo com todo histórico de embargo por parte dos EUA a produtos militares para o Brasil ainda tem gente querendo defender, justificar, essa atitude americana.
Se fosse um processo as provas já teriam condenado o EUA a prisão perpetua e isso porque eu não acredito em pena de morte.
Sei que seus equipamentos são bons em sua maioria mas não queremos mais pratileiras e com a nova politica de compras do MD ou eles se enquadram ou estão fora.
Se essa politica( MD) for séria não tem chance para gripen, SH, F35, F4, F15, ou seja lá o que os americanos nos queira vender.
Não precisamos ver o relatorio da FAB o PROSUB é a maior prova que o Brasil mudou sua politica de defesa e que os EUA não estão em sintonia com a mesma.
Veja, trabalho em um orgão estratégico para segurança publica e praticamente todos os equipamentos que estão sendo comprados são de origem europeia ou israelense, armas, inteligencia, aeronaves, comunicações.
A politica de compras para equipamentos estratégicos está em direção oposta aos americanos, pelo menos enquanto eles não mostrarem garantias sobre seus contratos e ToT.
E ainda temos uma turma que está no comando, MD, PR, Itamaraty, que não topa nada com o pessoal no norte.

Moura, vou tentar sintetizar minha opnião.
A compra dos USA está baseada em 2 aspectos: a operacional e a politica.

Operacional: Não adianta querer mudar 70 anos de historia operacional em 7 anos. Quer um exemplo?
Aposto que ai na PF já está todo mundo usando Linux e OpenOficce como manda a diretriz, não é mesmo? :D

A utilização da frota (entenda como logistica, ferramental, ciclo de planejamento, etc...) americana ainda é a maioria nas FFAA brasileiras, não so na FAB.
E tem certos equipamentos que so eles fornecessem, como os OVN para pilotos. Até existem similares, mas como o nome ja diz, são similares...
Então existe a escolha entre a necessidade HOJE de cumprir a missão e a FUTURA de possuir independencia, so que não existe verba para as duas. O que eu até acho justificavel em um pais tão injusto como o nosso.
Por isso certas aereas são definidas como estrategicas e sofrem investimentos que levem a desenvolver tecnologia (KC-390), outras gerar emprego (EC-725, com a perspectiva de gerar tecnologia) e algumas manter a operacionalidade da força (C-295). Dentro desta ultima, os produtos de qualquer pais podem ser aceitos, na minha opinião.

Politica: Qual o peso dos USA na nossa vida politica?
Em que medida somos dependentes da boa vontade deles em varias areas, indo desde a Defesa até a economia?
Qual o peso do lobbie das armas na politica americana?
Veriam esses lobistas a perda do mercado brasileiro com bons olhos, diante da situação atual?
Teriam os USA instrumentos politicos para um aumento na venda de seus produtos para o Brasil?
E interessante politicamente contar com a má vontade deles, principalmente na area de Defesa?

Da uma refletida, porque eu so vou responder a ultima:qual a diferença dos USA nesse sentido dos demais paises?
Para mim, nenhuma. Basta ver as ultimas compras...

E para mim Moura, se a Europa esta vendendo este tipo de equipamento é com o aval dos EUA, e Israel com a permissão deles...




Editado pela última vez por sapao em Ter Abr 24, 2012 5:24 pm, em um total de 2 vezes.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Super Hornet News

#5085 Mensagem por sapao » Ter Abr 24, 2012 5:11 pm

Luís Henrique escreveu: Eu realmente quero favorecer os franceses porque depois de anos acompanhando o FX e depois de ler muita coisa que foi divulgada, considero dos 3 finalistas a proposta francesa a melhor por 3 motivos:
1) entrega a melhor e mais moderna aeronave entre as 3.
2) os franceses entregam MUITO mais tots que os americanos
3) os suecos apesar de entregarem tots, ofereceram a aeronave mais limitada das 3 e não possuem independência em ítems críticos como os motores e o radar.
Excelente argumento, e sem usar uma suposta nota divuldada do relatorio... :D

Sou obrigado a concordar em partes com você, pois tenha ressalvas a dois pontos:
- que os franceses transferem mais tecnologia que os americanos. Acho que talvez devessemos levar em conta qual o tipo de tecnologia a ser considerada.
- que os franceses dominem a independencia de itens criticos como o motor e o radar, sem dependender em nada de ninguem, seja dos americanos ou dos seus aliados na europa.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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