Valeu alcmartin obrigado!alcmartin escreveu:prezado alcmartin mas não houve um número estranhamente considerável de ocorrências com o a-330, inclusive uma com um da TAM em SP, fora com o A-380 que teve que passar por ajustes? Digo isso para, mesmo que tenham sido "causas naturais", turbulência etc, como no caso da Tam, os controles do Airbus são mais difíceis? Pois mesmo com o número grande de 767-300 e 777 não vemos tais números ee ocorrências...
Ola, rodrigoiano!
Afora os pontos que o Cb e o Justin tao bem levantaram, ha' diferentes aspectos a se considerar ai. Sim, ha' diferenca de filosofia entre as grandes boeing e airbus. Voce pode gostar, ter preferencia por um ou outro, mas de modo algum nenhum desses fabricantes tem "perigo".
Se voce for levarem consideracao, para efeito de acidentes, a linha inteira da Airbus, entao tem que levar toda a linha da Boeing. O 737, o maior sucesso da aviacao comercial da historia, ate a poucos anos, tinha uma pane em que, do nada, o leme era todo defletido para um lado, levando o aviao para um parafuso sem volta. Caixao. Houveram alguns acidentes. Pouco se falou, botaram a culpa em piloto, etc, etc, o de sempre. Ate acharem a causa. Ai descobrem o que ocorreu la atras e "foi mal". Um outro aviao da boeing, o 757, tem uma esteira de turbulencia tao grande que nem consideram ele para versoes militares. E ai'? Projeto da Boeing e' ruim por isso? De forma nenhuma. Acho e' que todos projetos tem que ser continuamente aperfeicoados. Se parar, uma hora vai aparecer um furo.
Mas, o que vemos e' a parte comercial da historia. Entra a imprensa PIG dos nossos colegas! Segundo especialistas, a disputa Boeing x Airbus vale 50 bilhoes de dolares...por ano! Se no Fx2 vemos essa novela toda, esse lobby todo, imagine 10 FX2, todo ano! Ai, pode imaginar que muito programa de acidente aereo vai mostrar mais um do que outro, mesmo...(alias, num desses, duas das aberturas mostram avioes da EMBRAER, 145 e Brasilia, salvo engano. Eles caem tanto assim?). Aqui, no Brasil, ha' uns 20, 30 anos atras, a Globo fretou um Bandeirante da TAM. Caiu e morreram todos. Nao houve acordo. Fora isso, benesses como passagens gratuitas, como outras cias. tradicionais faziam, nem pensar. Comecou uma guerra que existe ate hoje. Ate' a pouco tempo, o fokker 100 era o pior do mundo. Pararam de usar. Agora, a bola da vez e' o Airbus...
Segundo um documentario que passou no canal "Infinito", sobre espionagem e guerra comercial, um dos maiores "clientes" do sistema Echelon, da NSA americana, e' a Airbus, sendo as informacoes importantes passadas a Boeing.
Resumindo, aviao novo, como carro, e' tudo bom. Mas desconfie de noticia, propaganda...
Pessoalmente, se me perguntar qual prefiro, respondo depende. O Boeing e' muiiito melhor de estudar. Mas o Airbus e' mais confortavel e tem menos carga de trabalho. Mesinha, sidestick, voce entra e sai do cockpit de roupa passada. . Por isso entendo porque muitos da FAB prefiram o F18. Aviao da Boeing e' muiiiito bom, mesmo. Mas, uma coisa e' a nossa escolha do lado pessoal. Outra e' a escolha profissional, onde muitos outros fatores entram.
Voce pode gostar de um carro mais do que outro, mas chegar la na concessionaria do preferido e darem uma cagada tao grande em voce que voce parte para o segundo. Alias, foi assim que a TAM comprou airbus. O falecido Rolim Amaro foi a Seattle, na Boeing, dizendo que queria comprar Boeings. Nao sabiam quem ele era. Largaram ele esperando numa sala durante horas e ai' falaram "se quiser o preco e' esse e ponto." Foi embora e de la' para Paris, Airbus. Deram champanhe e perguntaram "quer pagar como?" Foi embora na promessa de compra e anunciou na imprensa. Ai a Boeing correu e mandou representantes aqui para o Brasil para falar com ele. Largou eles numa sala, esperando horas tambem. Depois recebeu. Baixaram os precos. Rolim agradeceu e ficou de pensar. Voltou a Paris com aqueles precos da Boeing e a Airbus baixou mais ainda. Fechou negocio...
Entao, como dizem naqueles filmes, o universo esta todo conectado...
abs!!
PS- edit- Po, cassio, nao esperou nem eu molhar o bico... estava escrevendo a resposta e voce tocou no mesmo ponto! hehe...abs!!
P.S.: o que que deu aquelas ocorrências com o A-380 da Qantas? Chegou a haver troca de turbinas ou só reparos?