FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Rodrigoiano
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Re: FAB NEWS

#2746 Mensagem por Rodrigoiano » Seg Abr 16, 2012 8:08 pm

alcmartin escreveu:
prezado alcmartin mas não houve um número estranhamente considerável de ocorrências com o a-330, inclusive uma com um da TAM em SP, fora com o A-380 que teve que passar por ajustes? Digo isso para, mesmo que tenham sido "causas naturais", turbulência etc, como no caso da Tam, os controles do Airbus são mais difíceis? Pois mesmo com o número grande de 767-300 e 777 não vemos tais números ee ocorrências...

Ola, rodrigoiano!

Afora os pontos que o Cb e o Justin tao bem levantaram, ha' diferentes aspectos a se considerar ai. Sim, ha' diferenca de filosofia entre as grandes boeing e airbus. Voce pode gostar, ter preferencia por um ou outro, mas de modo algum nenhum desses fabricantes tem "perigo".
Se voce for levarem consideracao, para efeito de acidentes, a linha inteira da Airbus, entao tem que levar toda a linha da Boeing. O 737, o maior sucesso da aviacao comercial da historia, ate a poucos anos, tinha uma pane em que, do nada, o leme era todo defletido para um lado, levando o aviao para um parafuso sem volta. Caixao. Houveram alguns acidentes. Pouco se falou, botaram a culpa em piloto, etc, etc, o de sempre. :? Ate acharem a causa. Ai descobrem o que ocorreu la atras e "foi mal". Um outro aviao da boeing, o 757, tem uma esteira de turbulencia tao grande que nem consideram ele para versoes militares. E ai'? Projeto da Boeing e' ruim por isso? De forma nenhuma. Acho e' que todos projetos tem que ser continuamente aperfeicoados. Se parar, uma hora vai aparecer um furo.

Mas, o que vemos e' a parte comercial da historia. Entra a imprensa PIG dos nossos colegas! :mrgreen: Segundo especialistas, a disputa Boeing x Airbus vale 50 bilhoes de dolares...por ano! :shock: :shock: Se no Fx2 vemos essa novela toda, esse lobby todo, imagine 10 FX2, todo ano! :shock: [001] [002] Ai, pode imaginar que muito programa de acidente aereo vai mostrar mais um do que outro, mesmo...(alias, num desses, duas das aberturas mostram avioes da EMBRAER, 145 e Brasilia, salvo engano. Eles caem tanto assim?). Aqui, no Brasil, ha' uns 20, 30 anos atras, a Globo fretou um Bandeirante da TAM. Caiu e morreram todos. Nao houve acordo. Fora isso, benesses como passagens gratuitas, como outras cias. tradicionais faziam, nem pensar. Comecou uma guerra que existe ate hoje. Ate' a pouco tempo, o fokker 100 era o pior do mundo. Pararam de usar. Agora, a bola da vez e' o Airbus... :?
Segundo um documentario que passou no canal "Infinito", sobre espionagem e guerra comercial, um dos maiores "clientes" do sistema Echelon, da NSA americana, e' a Airbus, sendo as informacoes importantes passadas a Boeing.

Resumindo, aviao novo, como carro, e' tudo bom. Mas desconfie de noticia, propaganda... :twisted: :mrgreen:

Pessoalmente, se me perguntar qual prefiro, respondo depende. O Boeing e' muiiito melhor de estudar. :mrgreen: Mas o Airbus e' mais confortavel e tem menos carga de trabalho. Mesinha, sidestick, voce entra e sai do cockpit de roupa passada. 8-] . Por isso entendo porque muitos da FAB prefiram o F18. Aviao da Boeing e' muiiiito bom, mesmo. Mas, uma coisa e' a nossa escolha do lado pessoal. Outra e' a escolha profissional, onde muitos outros fatores entram.
Voce pode gostar de um carro mais do que outro, mas chegar la na concessionaria do preferido e darem uma cagada tao grande em voce que voce parte para o segundo. Alias, foi assim que a TAM comprou airbus. O falecido Rolim Amaro foi a Seattle, na Boeing, dizendo que queria comprar Boeings. Nao sabiam quem ele era. Largaram ele esperando numa sala durante horas e ai' falaram "se quiser o preco e' esse e ponto." Foi embora e de la' para Paris, Airbus. Deram champanhe e perguntaram "quer pagar como?" :mrgreen: Foi embora na promessa de compra e anunciou na imprensa. Ai a Boeing correu e mandou representantes aqui para o Brasil para falar com ele. Largou eles numa sala, esperando horas tambem. Depois recebeu. Baixaram os precos. Rolim agradeceu e ficou de pensar. Voltou a Paris com aqueles precos da Boeing e a Airbus baixou mais ainda. Fechou negocio... :D

Entao, como dizem naqueles filmes, o universo esta todo conectado... :mrgreen:

abs!!

PS- edit- Po, cassio, nao esperou nem eu molhar o bico... :mrgreen: estava escrevendo a resposta e voce tocou no mesmo ponto! :mrgreen: hehe...abs!!
Valeu alcmartin obrigado!

P.S.: o que que deu aquelas ocorrências com o A-380 da Qantas? Chegou a haver troca de turbinas ou só reparos?




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Re: FAB NEWS

#2747 Mensagem por Rodrigoiano » Seg Abr 16, 2012 8:16 pm

A prova de que há casos e casos (em tudo seja Boeing ou Airbus ou qquer outra) é que nunca soube de ter havido problema sério com o Airbus presidencial nosso.




Editado pela última vez por Rodrigoiano em Seg Abr 16, 2012 8:19 pm, em um total de 1 vez.
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Re: FAB NEWS

#2748 Mensagem por alcmartin » Seg Abr 16, 2012 8:17 pm

Justin Case escreveu:Saullo, boa noite.

Sobre a automatização dos procedimentos, praticamente não há relatos de situações em que o computador salvou a pele dos pilotos e passageiros.
Isso é fácil de entender. Nenhum piloto (ou quase nenhum) tem humildade suficiente para escrever, no solo, a situação em que ele foi ajudado pela automatização. Não é fácil admitir erros de decisão, de pilotagem, de procedimentos, distrações e registrar esses fatos por escrito.
Portanto, sobram apenas os relatos referentes às situações em que o avião dificultou a manobra que estava sendo tentada pelos pilotos.
Antes de acreditar simplesmente em estatísticas, também temos que aplicar os filtros e lembrar das condicionantes inerentes à natureza humana.
Abraço,

Justin
Justin, o que falou e' verdade e importante e todo piloto sente isso, quando passa de uma aviacao pequena, de voando "na mao" para uma aviacao de maior porte. Ele toma um choque, para aprender a automatizacao e boa parte da dificuldade(senao toda) dele passar de um paulistinha, ou T25, para um 737 ou A320, nao e' pilotar, mas "entender" o que o aviao esta fazendo (e nao ele, o piloto... [101] ) e quase todos se perguntam "entao para que isso tudo?". Simples, se nao houvesse automacao, o ser humano nao aguentaria a carga de trabalho de trocentas horas de voo, dia, noite, mes a mes e mais cedo ou mais tarde, ia errar. E ai...caixao! [001]

Tanto que existe a lenda que a filosofia airbus veio do mercado potencial que se via nos paises asiaticos. Onde a maioria dos pilotos tinham poucas horas(entao muito piloto automatico!) ou eram ex-militares, com o problema de falta de CRM que a hierarquia tende a causar em alguns individuos(ai toma call outs, falacao, para minimizar o risco). Ou seja, nao deixa os china botar a mao!! :mrgreen:

Abs!!




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Re: FAB NEWS

#2749 Mensagem por lubra » Seg Abr 16, 2012 8:19 pm

não sei. talvez o regime em que estavam sendo usadas estivesse sendo usado pela primeira vez e com acompanhamento de um engenheiro despreocupado, e ainda com algum combustível com o qual a companhia não tinha idéia no que ia dar. A essas horas o regime foi totalmente suspenso, e tiraram todos os aditivos que causaram aquela ocorrência. E trocaram o responsável pela manutenção.




Saudações,
Luciano.

__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
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Re: FAB NEWS

#2750 Mensagem por alcmartin » Seg Abr 16, 2012 8:24 pm

Rodrigoiano escreveu:
alcmartin escreveu:
Ola, rodrigoiano!
...
PS- edit- Po, cassio, nao esperou nem eu molhar o bico... :mrgreen: estava escrevendo a resposta e voce tocou no mesmo ponto! :mrgreen: hehe...abs!!
Valeu alcmartin obrigado!

P.S.: o que que deu aquelas ocorrências com o A-380 da Qantas? Chegou a haver troca de turbinas ou só reparos?
Rodrigoiano, sinceramente, nao sei... :oops: mas a quantidade de AD's (como recall's) que essas fabricas mandam para os operadores e' tao grande, que por isso que pilotos e engenheiros nao estranham erros de projeto e acertos. Estranho sera' o dia que parar: sinal que nao estao mais vigiando... :shock:
abs!




Editado pela última vez por alcmartin em Seg Abr 16, 2012 8:28 pm, em um total de 1 vez.
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Re: FAB NEWS

#2751 Mensagem por Rodrigoiano » Seg Abr 16, 2012 8:27 pm

[009]




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Re: FAB NEWS

#2752 Mensagem por Carlos Lima » Seg Abr 16, 2012 8:40 pm

Rodrigoiano escreveu:[009]
Contronaram os problemas e acho que a aeronave já estavam voltando em serviço. :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: FAB NEWS

#2753 Mensagem por Valdemort » Ter Abr 17, 2012 8:35 am

Rodrigoiano escreveu:prezado alcmartin mas não houve um número estranhamente considerável de ocorrências com o a-330, inclusive uma com um da TAM em SP, fora com o A-380 que teve que passar por ajustes? Digo isso para, mesmo que tenham sido "causas naturais", turbulência etc, como no caso da Tam, os controles do Airbus são mais difíceis? Pois mesmo com o número grande de 767-300 e 777 não vemos tais números ee ocorrências...
Caro Rodrigo.

Nao consederaria os controles do Airbus mais dificil, so diferente, poderia dizer ate mais facil.
Principal diferenca e que 1 piloto nao tem a sencibilidade de saber oque o outro esta fazendo pois os Flight Sticks sao independentes, quero dizer quando movimenta 1 lado o outro permanece estatico. Os avioes com controle tradicional, 1 piloto tem total nocao doque se passa durante voo manual operado pelo outro.




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
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Re: FAB NEWS

#2754 Mensagem por Valdemort » Ter Abr 17, 2012 8:42 am

alcmartin escreveu:
Justin Case escreveu:Saullo, boa noite.

Sobre a automatização dos procedimentos, praticamente não há relatos de situações em que o computador salvou a pele dos pilotos e passageiros.
Isso é fácil de entender. Nenhum piloto (ou quase nenhum) tem humildade suficiente para escrever, no solo, a situação em que ele foi ajudado pela automatização. Não é fácil admitir erros de decisão, de pilotagem, de procedimentos, distrações e registrar esses fatos por escrito.
Portanto, sobram apenas os relatos referentes às situações em que o avião dificultou a manobra que estava sendo tentada pelos pilotos.
Antes de acreditar simplesmente em estatísticas, também temos que aplicar os filtros e lembrar das condicionantes inerentes à natureza humana.
Abraço,

Justin
Justin, o que falou e' verdade e importante e todo piloto sente isso, quando passa de uma aviacao pequena, de voando "na mao" para uma aviacao de maior porte. Ele toma um choque, para aprender a automatizacao e boa parte da dificuldade(senao toda) dele passar de um paulistinha, ou T25, para um 737 ou A320, nao e' pilotar, mas "entender" o que o aviao esta fazendo (e nao ele, o piloto... [101] ) e quase todos se perguntam "entao para que isso tudo?". Simples, se nao houvesse automacao, o ser humano nao aguentaria a carga de trabalho de trocentas horas de voo, dia, noite, mes a mes e mais cedo ou mais tarde, ia errar. E ai...caixao! [001]

Tanto que existe a lenda que a filosofia airbus veio do mercado potencial que se via nos paises asiaticos. Onde a maioria dos pilotos tinham poucas horas(entao muito piloto automatico!) ou eram ex-militares, com o problema de falta de CRM que a hierarquia tende a causar em alguns individuos(ai toma call outs, falacao, para minimizar o risco). Ou seja, nao deixa os china botar a mao!! :mrgreen:

Abs!!
Martin

Muito boa as suas esplanacoes.

Realmente nao se fala mas os computadores salvam praticamente todos os dias, sem eles seria impossivel manter a quantidade de trafego existente hoje.

Asiatico realmente nao nasceu pra coisa ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abcs




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Re: FAB NEWS

#2755 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Abr 17, 2012 2:15 pm

valeu Valdemort!




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Re: FAB NEWS

#2756 Mensagem por alcmartin » Qua Abr 18, 2012 11:46 pm

Valdemort escreveu:
alcmartin escreveu: Justin, o que falou e' verdade e importante e todo piloto sente isso, quando passa de uma aviacao pequena, de voando "na mao" para uma aviacao de maior porte. Ele toma um choque, para aprender a automatizacao e boa parte da dificuldade(senao toda) dele passar de um paulistinha, ou T25, para um 737 ou A320, nao e' pilotar, mas "entender" o que o aviao esta fazendo (e nao ele, o piloto... [101] ) e quase todos se perguntam "entao para que isso tudo?". Simples, se nao houvesse automacao, o ser humano nao aguentaria a carga de trabalho de trocentas horas de voo, dia, noite, mes a mes e mais cedo ou mais tarde, ia errar. E ai...caixao! [001]

Tanto que existe a lenda que a filosofia airbus veio do mercado potencial que se via nos paises asiaticos. Onde a maioria dos pilotos tinham poucas horas(entao muito piloto automatico!) ou eram ex-militares, com o problema de falta de CRM que a hierarquia tende a causar em alguns individuos(ai toma call outs, falacao, para minimizar o risco). Ou seja, nao deixa os china botar a mao!! :mrgreen:

Abs!!
Martin

Muito boa as suas esplanacoes.

Realmente nao se fala mas os computadores salvam praticamente todos os dias, sem eles seria impossivel manter a quantidade de trafego existente hoje.

Asiatico realmente nao nasceu pra coisa ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abcs
O, valeu, bondade sua, cmte!!!! :mrgreen:

A gente vai deduzindo do que le e mais importante, do que converso com o pessoal que esta vivendo essa realidade, como o sr. ai. Quando um fala, pode ser opiniao pessoal. Quando todos falam... o povo aumenta, mas nao inventa!! :mrgreen:

Abracao, bons voos!!




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Re: FAB NEWS

#2757 Mensagem por talharim » Qui Abr 19, 2012 8:39 am

COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 8/CELOG/2012
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Centro Logístico da
Aeronáutica. CONTRATADA: RPC IMPORTAÇÕES E COMÉRCIO
DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA. No- DO CONTRATO:
008/CELOG/2012. ORIGEM: Pregão Eletrônico No- . 051/CELOG/
2011. OBJETO: Contratação de Empresa a fim de Produzir
Carretas de Abastecimento de acordo com Desenho Técnicos. VALOR:
R$ 599.400,00 (quinhentos e noventa e nove mil e quatrocentos
reais).
PROGRAMA/NATUREZA DE DESPESA:
05182102920G30103/449052. EMPENHO: 2012NE000080, de
15/02/2012, ASSINATURA: 23/03/2012. VIGÊNCIA: 240( Duzentos
e Quarenta) dias, a partir da data da publicação do seu extrato na
Imprensa Oficial ( Diário Oficial da União)




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: FAB NEWS

#2758 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Abr 21, 2012 12:57 am

a resposta daquela pergunta que eu havia feito...

================================

A380 que teve motor explodido voltará a voar

20 de abril de 2012 • 19h01 • atualizado 19h46

(...)

Fonte: Terra

http://economia.terra.com.br/noticias/n ... R_81115877




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Re: FAB NEWS

#2759 Mensagem por binfa » Ter Abr 24, 2012 9:30 am

Prezados(as)

Muito se comenta a respeito do P-3AM, porem na última edição da Revista Força Aérea (nº 74) achei interessante destacar um trecho do artigo C-95M O Bandeirante Eletrônico conforme abaixo.

Por sua vez o P-95B Bandeirulha é uma célula significativamente diferente do C-95C que lhe deu origem, sendo a diferença mais obvia o nariz mais longo, para abrigar o radar Thorn EMI Super Seacher. Porém, além de receber as modificações previstas para os C-95A/B/C que serão modernizados, os P-95B receberão novo radar uma versão do Selex Galileo Sea Spray que equipa os Westland Super Lynx da Marinha do Brasil. Essa mudança não estava originalmente prevista, mas, após verificar junto a empresa que absorveu a Thorn EMI a Thales, ficou claro que continuar com o Super Seacher já não era mais conviniente.

Isso fez com que o orçamento do programa C-95M passasse dos US$ 49,3 milhões originalmente previstos, para US$ 61,5 milhões. Mas o ganho operacional com a mudança do radar supera por larga margem qualquer beneficio econômico em continuar com o radar Super Seacher.




att, binfa
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REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: FAB NEWS

#2760 Mensagem por pampa_01 » Ter Abr 24, 2012 9:55 am

Ótima noticia, Binfa. A aeronave, certamente, terá um ganho real de performance e eficiêcia para o cumprimento de sua missão.

Att




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Responder