Existem 2 contratos sobre o A-1 com a Embraer.
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04/03/2009
Nota sobre Programa de Modernização das Aeronaves A-1 (AMX) da FAB
O Programa de Modernização das aeronaves A-1 foi iniciado em 2003 com a contratação da EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. como empresa principal, responsável pela execução de todas as atividades de modernização.
Esse contrato foi renegociado ao longo de 2008 e ajustado ao montante de R$ 740.741.433,29, para atender às disponibilidades de recursos orçamentários existentes, tendo sido publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de janeiro de 2009.
Em 20 de fevereiro de 2009 foi divulgado no DOU um contrato acessório desse Programa de Modernização, firmado entre o Comando da Aeronáutica e a Embraer Aviation International (EAI), para aquisição de equipamentos inexistentes no mercado nacional.
Vale ressaltar que, em virtude de dispositivo contratual de compensação comercial, industrial e tecnológica (offset) desse contrato acessório, os componentes do sistema aviônico que estão sendo adquiridos por meio da EAI serão produzidos no Brasil, por indústria nacional.
Por fim, o Comando da Aeronáutica destaca que os contratos para aquisição e modernização de equipamentos de defesa sempre visaram à máxima participação e ao desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa.
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6595
24/01/2011 - 15h02
REAPARELHAMENTO - Caças A-1 serão modernizados pela EMBRAER
São José dos Campos (17/01) – A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram contrato para a revisão de 43 caças A-1. Este acordo complementa o contrato para a modernização assinado em 2003.
“Temos muito orgulho em apoiar a Força Aérea Brasileira na tarefa de manter esta aeronave estratégica totalmente operacional”, explica Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa e Segurança. “Com este novo contrato, deixaremos as aeronaves mais preparadas para o subseqüente programa de modernização, cujo contrato já está em vigor, resultando em maior eficácia no processo de atualização geral dos caças e no retorno destas aeronaves à operação.”
O contrato original de modernização tem foco na atualização dos sistemas eletrônicos dos jatos. O novo acordo anunciado hoje contempla a revisão estrutural e o reparo e substituição de outros equipamentos desatualizados.
O vôo inaugural do protótipo monoposto modernizado está previsto para o começo de 2012 e dará início aos ensaios em vôo dos sistemas. A primeira entrega está programada para o final de 2012.
A Força Aérea começou a operar o A-1 há 20 anos. Segundo a EMBRAER, o novo contrato reforçará o longo e produtivo relacionamento entre a empresa e a FAB, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de defesa brasileiro. (Com informações da EMBRAER)
Fonte: Agência Força Aérea
Ainda acho que atualizar sistemas e manter 53 aeronaves pode ter sido o objetivo do primeiro contrato, e revisar estruturalmente 43 foi o do segundo.
Aquele número de contrato onde constam 53 aeronaves é de 2003.