GDA_Fear escreveu:Esses dias pra minha infelicidade, tive que usar bruscamente os freios pra evitar uma batida, a 60km/h na chuva não cheguei a usar nem 20m pra fazer o carro chegar em 0km/h.[]s
Um F1 vai de 100 km/h a zero em 17 metros em um piso perfeito e seco. Então, se tu conseguiu parar um carro a 60km/h, de mais de uma tonelada, na chuva e sem freios quentes e especiais de carbono, ajuste de suspensão de competição mais dura em 20 metros, fez um milagre. Nem carro de turismo preparado para competição faz isso. A essa velocidade e tipo de carro precisaria de pelo menos 50 metros, dilatada se considerar pista molhada, tipo de asfalto, faixa e bumps comuns em estradas e ruas vão aumentar a distância. Não seria absurdo 100 metros.
Na verdade, minha estratégia de negociação é fazer um monte de perguntas técnicas ao vendedor. Algumas eles não sabem responder. São coisa que quero saber.
O que define um carro é a plataforma que influencia segurança, estabilidade, desenho da suspensão, ajustes, etc... As linhas externas são design. Por exemplo. Um notbook de uma marca qualquer tem o mesmo design, mas os preços são diferentes por que a concepção é diferente. O próprio vendedor me falou isso.
O mercado é burro. Não sabe avaliar os produtos. A GM teve a cara de pau de usar a base de um carro de entrada em um veículo médio. Economizar uns 3 mil por carro é muita coisa. Trás os mesmos defeitos congênitos do celta. Os carros novos a manutenção é minima. O caro vai ser quando daqui alguns anos quando começar a dar pau na parte dianteira da plataforma e outros elementos mais caros precisarem ser substituídos. Em plataforma do corsa especificamente será mais trabalhoso e caro arrumar.
Se quer correr. Primeiro, não se exiba com um carro 1.4 por que é passar vergonha. Segundo, quem está de 207, Punto ou outro carro qualquer pode não dar a mínima para você. Terceiro e mais importante, se bater você vai morrer ou perder alguma parte importante do corpo por que o carro despedaça como os veículos de entrada. Por fim, qualquer carro de 1.4 para baixo se mata para chegar aos 100 km/h. É como se eles não fossem feitos para isso.
No Brasil é os carros de entrada são uma desgraça. Nunca mais quero um desses.
O fato de ser Sedan é um detalhe. A distribuição de peso, plataforma, suspensão, cambagem, pressão de pneu, freios, etc... Vão mexer com a estabilidade e são considerados no projeto. Talvez, por isso que a GM optou por uma nova plataforma no Cobalt. Em carro de rua não faz diferença por que o motorista nunca vai esta no limite. Se fosse em competição faria diferença, mas o carro e a preparação é outra. Além do que a "bunda grande" pode ser usada como fator de estabilidade e aerodinâmica, vide o sucesso do Chevrolet Cruze no WTCC sobre Seat e Focus. Lembrando que não permitem ABS, controle de estabilidade e outras viadagens dos carros de rua.
O carro sair de traseira assusta os "civis" e por isso que as montadoras fazem os carros para saírem de frente. Por que se a frente escapar o motorista vai desacelerar e frear, não acontecendo nada. Para os carros 1.0 e 1.4 é insignificante. O cara nunca chegar perto do limite. O motor e modelo não deixa. Para os mais fortes vem de fábrica com controle de estabilidade e ABS. Tudo é consertado pelo computador. Mesmo assim, alguns fabricantes de carros esportivos fazem como Ferrari que deixa carro absurdamente frenteiro. Assim, os xeiques árabes e estrelas do rock não se matam.
Porém para andar rápido em competições levando o carro ao limite o normal é deixar o carro neutro ou traseiro. Na curva, se deixa o carro escapar e segurando jogo de freio, acelerador, embreagem e volante como aprendeu Lightning McQueen em carros 2. Precisa brigar com o carro. Por exemplo, a Ferrari GT2 e GT3 que é outro carro em relação ao F430 de rua. Os preparadores mudam tudo. De carro frenteiro se transforma em um carro traseiro e grudado do chão. Essas que competem na Le mans, endurance e campeonatos de GT multimarca. Entretanto, as F430 originais tem competições próprias ao redor do mundo, mas o carro é igual para todo mundo, então o piloto que se vire.
Eu que tenho curso de pilotagem sei e vou achar divertido, mas a maioria não sabe o que fazer. Trabalha o freio, acelerador e volante que conserta. Uma vez aconteceu isso com meu falecido Ford Ka, acho que tinha óleo na pista. A minha reação foi um "opa". A menina do meu lado me perguntou o que aconteceu, respondi "nada". Essa é uma situação que ocorre em um em um milhão e a minha reação foi automática. Andar de lado é muito legal. Quando escapar o "civil" vai pisar no freio e virar todo o volante para um lado. Nesse caso não tem o que fazer, vai rodar e perder o controle do carro. Era o que acontecia no Opalão, primeiras Ferraris e Porsche 365 quando se andava um pouco mais forte. Por isso muita gente se acidentou no Porsche 365 e o carro ficou com má fama.
Por essas e outras que ABS e controle de estabilidade deveria ser obrigatória como será na Europa. Deve evitar muitos acidente. No Brasil não tem neve, mas chuva e óleo é bem comum.