TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#65296 Mensagem por Boss » Ter Mar 20, 2012 3:09 pm

Se blablabla desse em alguma coisa, os EUA que ficassem espertos, porque o Brasil estaria pau a pau com eles.

Mas como não dá...

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 720 vezes

#65297 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mar 20, 2012 3:42 pm

A decisão desses três programas no primeiro semestre séria o mais sensato a se fazer...

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

#65298 Mensagem por osolamaalua » Ter Mar 20, 2012 5:33 pm

Espero que tenha havido a reunião, agora pelo que sei a situação da antiaerea já está batida o martelo o que falta é autorização para executar. Espero que a Presidenta Dilma homologue o trabalho dos seus ministros.
Meu chute:
Anti aerea: Sistema Banse
Caça: Rafale
Navio: Inglaterra.

Isso é chute. Valeu.

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#65299 Mensagem por gribel » Ter Mar 20, 2012 10:13 pm

Duas zebras no páreo....

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#65300 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 20, 2012 11:16 pm

osolamaalua escreveu:Espero que tenha havido a reunião, agora pelo que sei a situação da antiaerea já está batida o martelo o que falta é autorização para executar. Espero que a Presidenta Dilma homologue o trabalho dos seus ministros.
Meu chute:
Anti aerea: Sistema Banse > quase certo...
Caça: Rafale > só não ganha se não quiser...
Navio: Inglaterra. > as cartas estão na mesa e os ingleses ainda no páreo... o jogo está aberto ainda.

Isso é chute. Valeu.
abs.

Carpe Diem
gribel
Sênior
Sênior

#65301 Mensagem por gribel » Qua Mar 21, 2012 12:10 am

As type, acho bão tb...mas Bamse...pqp!

Booz
Sênior
Sênior

#65302 Mensagem por Booz » Qua Mar 21, 2012 1:16 am

gribel escreveu:As type, acho bão tb...mas Bamse...pqp!
Pois è o caso caro Gribel, pra quem está de estilingue o BAMSE é o must.

Imagem
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#65303 Mensagem por GDA_Fear » Qua Mar 21, 2012 9:23 am

Pq esse baguio ai é ruim ? So totalmente leigo em Anti-aéreo, um tempo atras estavam falando de TOR-M2

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 720 vezes

#65304 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Mar 21, 2012 11:44 am

GDA_Fear escreveu:Pq esse baguio ai é ruim ? So totalmente leigo em Anti-aéreo, um tempo atras estavam falando de TOR-M2
Porque se não for russo, não presta! Esta é a lógica dos Fan Boys dos equipamentos russos...

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
gribel
Sênior
Sênior

#65305 Mensagem por gribel » Qua Mar 21, 2012 7:31 pm

Oi GDA.

Nem é ruim...o foda foi a expectativa grande do Tor, que leigamente comparando, tem outra envergadura.
Mas prateleira por prateleira, nessa altura do jogo....QUS memo.
Esperar uns anos, fabricar nosso sistema e rezar pra não ter nenhuma necessidade séria.
Abraço, amigo.

Arnaud.

gribel
Sênior
Sênior

#65306 Mensagem por gribel » Qua Mar 21, 2012 7:37 pm

A gente podia também importar umas toyota com .50 da Líbia, equipadas com engate de carretinha. Ia ser Chuck!

osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

#65307 Mensagem por osolamaalua » Qua Mar 21, 2012 7:51 pm

Pessoal, o que eu disse é chute. Estou baseando meu chute nas estrategias em vigor e no historico de operação com sistemas russos. Não acredito que o EB irá investir tanto dinheiro em um sistema que irá trazer dúvidas na sua operação. Acredito tambem que serão 3 baterias para o EB 1 para a FAB e uma para os Fuzileiros. O radar seria o Giraffe. Mas é tudo chuto pelo que tenho lido nos diversos sites e revistas. Outra análise que contribui foi que a alguns anos atrás o EB testou o MI17, o KAMAN52 e o MI28. E quando viram a complicação que seria abortaram a tentativa. Disseram dos MI35 no EB, tambem não creio. Vejo bem os sistemas portateis que são bem mais baratos dando em média 2 a 3 equipamentos russos pelo preço de ocidental. Lembre-se que o EB tem a tradição de operar sistemas por muitos anos.
Mas voltando para os caças, cade o PEPE com as noticias do front. Se os astros tiverem se alinhado ontem, provavelmente em pouco tempo o MD vai despachar a decisao final com a Presidenta e esperar ela dar o aval. Esperamos que essa parte não demore. Porém como aparentemente o estilo dela é tecnico esse passo dado só ocorreu autorizado por ela. Então acho que teremos o negócio. Acho que para a Copa não teremos os aviões porém se fechar esse ano creio que os teremos para as Olimpiadas. E nesse tipo de eventos que devemos focar mais, pois as delegações são maiores e de Países por vezes não amistosos politicamente.

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#65308 Mensagem por sapao » Qui Mar 22, 2012 12:01 am

FCarvalho escreveu:
osolamaalua escreveu:Espero que tenha havido a reunião, agora pelo que sei a situação da antiaerea já está batida o martelo o que falta é autorização para executar. Espero que a Presidenta Dilma homologue o trabalho dos seus ministros.
Meu chute:
Anti aerea: Sistema Banse > quase certo...
Caça: Rafale > só não ganha se não quiser...
Navio: Inglaterra. > as cartas estão na mesa e os ingleses ainda no páreo... o jogo está aberto ainda.

Isso é chute. Valeu.
abs.
Eu não daria nada como certo, pois a opinião que vale é a da Presidenta.
O restante apenas assessora.
Não tem muito tempo tivemos coisa "certa" e que so não ganhava se não quisesse que foi para o ralo, sendo tomada uma guinada de 180º no processo por decisão superior. Basta mudar os parametros no AHP ou simplesmente desconsidera-lo, e pronto.
Até porque so quem decide tem a total consciencia da envergadura da decisão, e quem observa a coisa por baixo tem uma visão mais simplista e tendenciosa.

Eu não aposto em ninguem, apenas que vai sair do papel.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#65309 Mensagem por marcelo bahia » Qui Mar 22, 2012 1:14 am

X2, Sapão! :wink:

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#65310 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 22, 2012 1:45 am

sapao escreveu: Eu não daria nada como certo, pois a opinião que vale é a da Presidenta.
O restante apenas assessora.
Não tem muito tempo tivemos coisa "certa" e que so não ganhava se não quisesse que foi para o ralo, sendo tomada uma guinada de 180º no processo por decisão superior. Basta mudar os parametros no AHP ou simplesmente desconsidera-lo, e pronto.
Até porque so quem decide tem a total consciencia da envergadura da decisão, e quem observa a coisa por baixo tem uma visão mais simplista e tendenciosa.

Eu não aposto em ninguem, apenas que vai sair do papel.

Sapão, eu creio que estas suas duas frases sintetizam bem o status em que chegamos nessa novela mexicana de péssimo gosto chamada FX.

E até por isso, eu nem ficaria surpreso se o azarão do Gripen NG acabe sendo declarado como vencedor deste imbróglio sem fim. E com direito a caças tampão e mais o que vier.

Nesta altura do campeonato, qualquer coisa que se diga neste tópico aqui não passa de mera especulação, (des)ilusão ou sandices mesmo.

O jeito é esperar as águas de março passarem... e quiçá as promessas se cumprirem. Ou não.

abs.

Carpe Diem
Responder