Armas inteligentes brasileiras
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
-
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
Re: Armas inteligentes brasileiras
henriquejr escreveu:Poxa, essa parceria com a AS é mais ampla do que eu imaginava!
Oremos, pois, para que doces frutos nos sejam oferecidos em futuro breve!
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Sei não, parece que SÓ EU estou vendo tudo ser feito LÁ e nada AQUI, só mandamos dinheiro e técnicos (como se não tivéssemos NENHUMA experiência na área), esse modelo de 'sociedade' me tem jeito de CARACU. Vamos ver o quanto do míssil será efetivamente PRODUZIDO aqui, ao menos...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Túlio, eu entendo que isso ocorre pelo fato de toda a infraestrutura para desenvolver o projeto do míssil esteja lá. Lembre-se que quando o Brasil entrou na sociedade o projeto já estava em andamento, e bastante avançado! Acho que não faria sentido abrir duas linhas de desenvolvimento, uma na AS e outra no Brasil, para terminar o desenvolvimento do míssil, até porque muitas das tecnologias empregadas nesse projeto ainda está sendo repassada ao Brasil. Os técnicos brasileiros estão participando do desenvolvimento do míssil na AS, para depois que o projeto ficar pronto, uma linha de produção do referido míssil possa ser aberta no Brasil, mais especificamente na Mectron.Túlio escreveu:Sei não, parece que SÓ EU estou vendo tudo ser feito LÁ e nada AQUI, só mandamos dinheiro e técnicos (como se não tivéssemos NENHUMA experiência na área), esse modelo de 'sociedade' me tem jeito de CARACU. Vamos ver o quanto do míssil será efetivamente PRODUZIDO aqui, ao menos...
.
-
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
Pô!! Mas, o produto deles já estava num estágio bem avançado, eles já tinham mais experência e know-how na área que nós, mais estrutura que nós, de repente até com mais "auxílio" no desenvolvimento que nós, etc........, acho que apesar dos pesares a parceria parece que foi boa sim. Torço para que não pare por aí..............
Editado pela última vez por thelmo rodrigues em Qua Mar 14, 2012 2:21 pm, em um total de 1 vez.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Vamos ver, pois tenho dúvidas. Falando em Mectron, não posso deixar de lado o SCIPIO, do qual faremos pouco mais que a carcaça, ficando o filé para os polentonis...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Alguém sabe sobre os "laboratórios espelho" que deveriam ser montados na Mectron, iguais aos existentes na AS?
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 235 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Túlio escreveu:Vamos ver, pois tenho dúvidas. Falando em Mectron, não posso deixar de lado o SCIPIO, do qual faremos pouco mais que a carcaça, ficando o filé para os polentonis...
Fizemos a carcaça sim. Mas também a antena, a servo-antena e o receptor. Não é pouca coisa.
Quem dera tivéssemos A-1 e F-5E equipados com ele nos anos 90, ao passo que a modernização destas aeronaves incluía, na prática, um radar ou inexistente (no caso do A-1) ou incapacitado (no caso o F-5).
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Brasileiro
- Sênior
Me parece que será fabricado por completo aqui.Túlio escreveu:Sei não, parece que SÓ EU estou vendo tudo ser feito LÁ e nada AQUI, só mandamos dinheiro e técnicos (como se não tivéssemos NENHUMA experiência na área), esse modelo de 'sociedade' me tem jeito de CARACU. Vamos ver o quanto do míssil será efetivamente PRODUZIDO aqui, ao menos...
Não havia nada no A-Darter que não pudéssemos aprender a fazer.
A Opto está lá aprendendo a fazer o sensor (cá entre nós, ninguém fabrica meio sensor, ou você fabrica ou não fabrica) e toda a parte óptica, a parte eletrônica e eletromecânica com a Mectron e o motor para a Avibrás.
A ordem das coisas é que o míssil primeiro termine de ser desenvolvido por lá, depois aqui. Enquanto desenvolve lá, nossa indústria ainda está se preparando para produzí-lo.
Pela 'lógica', só começaremos a fabricá-lo quando tudo estiver pronto lá do outro lado. E nossas equipes estão lá para ver de perto.
Lembre-se do caso do Derby, desenvolvido com os Sul-Africanos (entraram no programa depois, assim como nós), que depois criaram o seu próprio produto independente, apesar de similar, o R-Darter.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Caceta, acredito que o receptor seja mais importante que o transmissor. Ao lado desse, posso colocar o modulo de processamento, também complicado
Bem, a meu ver, pelo baixo índice de ruido de fundo e grande amplificação, o receptor seja a alma do radar, o responsável por levar o máximo de sinal com o minimo de ruido, para processamento. E quanto menos ruido, mais sensível o radar como um todo
Bem, a meu ver, pelo baixo índice de ruido de fundo e grande amplificação, o receptor seja a alma do radar, o responsável por levar o máximo de sinal com o minimo de ruido, para processamento. E quanto menos ruido, mais sensível o radar como um todo
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Nunca entendi a antena do Scipio em nenhuma foto/desenho que eu tenha visto: é AESA/PESA? Porque foto igualzinha venho vendo desde o início dos 90 e NUNCA vi antena como as que citei terem a frente convexa, sempre reta. E o radome? Quem vai fazer...?
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
joao fernando escreveu:Caceta, acredito que o receptor seja mais importante que o transmissor. Ao lado desse, posso colocar o modulo de processamento, também complicado
Que eu saiba o ruído existe tanto na transmissão quanto na recepção, quem filtra é precisamente o PROCESSADOR, que não é um simples chip mas um computador completo. Este é também co-responsável (com a antena) pela redução dos lobos laterais. E é no processador que fica mais outro filé: OS SOFTWARES!
- Brasileiro
- Sênior
O SCP-1 é um radar do tipo 'pulse-doppler', com canal único de transmissão/recepção, diferente dos AESA, que são múltiplos, centenas.Túlio escreveu:Nunca entendi a antena do Scipio em nenhuma foto/desenho que eu tenha visto: é AESA/PESA? Porque foto igualzinha venho vendo desde o início dos 90 e NUNCA vi antena como as que citei terem a frente convexa, sempre reta. E o radome? Quem vai fazer...?
Uma boa foto da antena do SCP-1
Compare com o radar similar, utilizado no AMX italiano:
Confunde um pouco porque no nosso caso a antena está coberta por uma capa de um material parecido com fibra de vidro, mas são basicamente a mesma coisa.
O nosso radar trabalha em uma banda de frequência mais alta (entre 8 e 10 GHz, banda I) e sua antena não tem aquele formato de parabólica, como a de radares de gerações mais antigas de frequência mais baixa.
Quanto ao radome, ele é basicamente uma peça de fibra de vidro ou carbono, no bico da aeronave. Deve ser feito por algum fornecedor da Embraer.
Na recepção realmente o bicho pega, há ecos e muitos outros ruídos. O processamento do sinal recebido é problemático por causa disso, creio que seja por meio de filtros.Túlio escreveu: Que eu saiba o ruído existe tanto na transmissão quanto na recepção, quem filtra é precisamente o PROCESSADOR, que não é um simples chip mas um computador completo. Este é também co-responsável (com a antena) pela redução dos lobos laterais. E é no processador que fica mais outro filé: OS SOFTWARES!
Chamamos isso de PDS (processamento digital de sinais) e há processadores específicos para esses fins que qualquer um pode comprar se tiver grana, o problema realmente mora aí: na programação, no software.
Coisa semelhante ocorre no desenvolvimento de uma máquina de ressonância magnética por exemplo.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
NUSSSSS....mas é pequenininho, hein? Dava para botar no nariz de um SAM ou MAN de longo alcance e mesmo quase num AAM BVR...SE dominássemos a tecnologia do processador e do software.
- Alitson
- Sênior
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Túlio, o SCD-01 tem antena bem maior que o EL/M-2001B dos AMX italianos...
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L