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CB_Lima
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Galeão, Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont, Santa Maria, Natal, Salvador, Brasília, Florianópolis, Curitiba... Fora outros que podem operar a taxiway em caso de interdição da pista principal, como Confins, Londrina (snme) e outros. É... Esses que eu me lembre!gral escreveu:Galeão e Guarulhos também. Mas isso não invalida o que você queria dizer.Loki escreveu:Alguém sabe quantos aeroportos dentro do território nacional tem mais de uma pista?
Infelizmente só Brasília!
Brasil fará licitação para construir nova base na Antártida
O Brasil abrirá já nas próximas semanas uma licitação internacional para a construção de uma nova estação científica na Antártida, informou nesta quinta-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O complexo deve começar a operar no verão de 2014-2015, no sítio da base Comandante Ferraz, destruída por um incêndio no último sábado.
Enquanto a nova estação não fica pronta, os principais líderes da pesquisa antártica no Brasil, reunidos nesta quinta-feira em Brasília, propuseram ao governo duas formas de dar continuidade aos projetos científicos na região: alugando um terceiro navio para servir de base (o Brasil tem dois navios polares, um de pesquisa e um de apoio logístico) e transferindo equipamentos brasileiros para estações vizinhas, de países que já ofereceram ajuda.
Segundo o secretário de Programas de Pesquisa do MCTI, Carlos Nobre, a primeira medida emergencial será colocar no ar os sistemas de coleta de dados que sobreviveram ao incêndio, como o módulo de meteorologia do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Hoje esses sistemas estão ameaçados pela falta de energia.
Já no próximo dia 20, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) levará a Ferraz painéis solares e outros equipamentos para permitir a continuidade da coleta de dados.
O ministro Marco Antônio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação) também afirmou ontem que a pasta também liberar recursos adicionais para repor os equipamentos que foram perdidos no incêndio. "Teve gente que perdeu equipamento de US$ 800 mil", disse o glaciologista Jefferson Simões, coordenadot do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera.
O navio polar Almirante Maximiano também deverá receber equipamentos científicos adicionais -- previstos desde sua compra, em 2008, mas nunca instalados -- que o habilitem a funcionar como base de pesquisas.
Segundo Nobre, o detalhamento orçamentário da recuperação da parte científica do programa antártico deve ser conhecido nesta sexta-feira.
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO
A ideia de contratar uma empresa especializada em projetar e construir na região polar partiu da própria Marinha, e foi recebida com alegria -- e certo espanto -- pelos cientistas. É antiga a demanda dos pesquisadores por instalações projetadas por civis e planejadas de acordo com as necessidades da ciência, em vez de instalações construídas por militares às quais os laboratórios eram adaptados.
Um grupo de trabalho integrado por pesquisadores formulará as especificações do novo projeto de estação, que deve se inspirar em instalações de outros países -- que usam, por exemplo, energia eólica e solar.
"A ideia é ter uma estação com prazo de vida de 30 anos, não uma estação que vá crescendo aos poucos", afirmou Carlos Nobre.
O geógrafo Francisco Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um dos pioneiros da pesquisa no interior do continente, disse que já há uma certeza sobre a cara da nova estação: "Será menor e em módulos isolados, provavelmente em palafitas, para resolver o problema da falta de isolamento térmico que tínhamos em Ferraz, que foi feita no chão", afirmou.
Após muita discussão, resolveu-se também que a base será uma só, no mesmo lugar, e terá seu foco principal em biologia e monitoramento ambiental. Eventuais incursões no interior do continente para pesquisa de glaciologia e geofísica, como o grupo de Aquino e Simões tem feito desde 2004, serão feitas com acampamentos e módulos (contêineres) automatizados de coleta de dados semelhante ao Criosfera-1, instalado neste ano a 670 km do polo Sul.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1055 ... tida.shtml
Caso os senhores não saibam, Demostenes Torres é senador da oposição.faterra escreveu:
Realmente. O texto contém verdades incontestáveis, porém, "esqueceu de mencionar" os governos anteriores e o próprio Congresso que poderia ter chamado para si esta tarefa.
Desastrosamente ele politizou e jogou o texto no lixo.
Só BSB opera pouso e decolagem simultâneas nas duas pistas.Brigadeiro escreveu:Galeão, Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont, Santa Maria, Natal, Salvador, Brasília, Florianópolis, Curitiba... Fora outros que podem operar a taxiway em caso de interdição da pista principal, como Confins, Londrina (snme) e outros. É... Esses que eu me lembre!gral escreveu: Galeão e Guarulhos também. Mas isso não invalida o que você queria dizer.
Claro que sim! Mas, um dia ele também foi posição. E fizeram todas as cagadas que todos os partidos que assumiram o poder fizeram! Ou estão pensando que a desgraceira toda começou somente após o PT assumir o poder?JT8D escreveu:Caso os senhores não saibam, Demostenes Torres é senador da oposição.faterra escreveu:
Realmente. O texto contém verdades incontestáveis, porém, "esqueceu de mencionar" os governos anteriores e o próprio Congresso que poderia ter chamado para si esta tarefa.
Desastrosamente ele politizou e jogou o texto no lixo.
Abraços,
JT
Ah sim... Viracopos depois dessa ampliação também operará as duas pistas de maneira simultânea. Não sei de outro aeroporto nacional que fará isso também...Loki escreveu:
Só BSB opera pouso e decolagem simultâneas nas duas pistas.
Era isso que gostaria dizer e fui infeliz na colocação!
Abraço
Loki
Eu também acho que isso acontece, mas o nosso sistema esta querendo tomar rumo sério, qualquer partido que estivesse na maquina seria "vitima" das deficiencias do sistema, isso demora para limpar...são muitas engrenagens...então acho que o problema não esta tanto na ideologia...mas sim no "sistema" que esta melhorando...dizendo isso, quando estamos provando para algumas gerações futuras do país coisas que ninguém nem imaginava, que alguns planejamentos estratégicos do século passado estão se coroando por esses anos, então se ja temos prova, de que se é fazer planos com mais de trinta anos, somos capazes, com muita dificuldade, mas como disse "são muitas engrenagens"Vide os orçamentos, onde sempre anuncia um baita orçamento e depois vem cortando.
Olhem as obras iniciadas ou anunciadas, e esperem as conclusões das mesmas. Grande parte atrasará e se perderá nos superfaturamentos e falta de capacidade técnica.
Por falta de tempo e distanciamento, só agora ví o ocorrido.
Então, depois das concessões e da construção das segundas pistas Viracopos e Guarulhos também operarão com pouso e decolagens simultâneas. Para o Galeão ainda não há previsão.Glauber Prestes escreveu:Ah sim... Viracopos depois dessa ampliação também operará as duas pistas de maneira simultânea. Não sei de outro aeroporto nacional que fará isso também...Loki escreveu:
Só BSB opera pouso e decolagem simultâneas nas duas pistas.
Era isso que gostaria dizer e fui infeliz na colocação!
Abraço
Loki
O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto de Vitória e aberto à visitação pública neste sábado e domingo, dias 03 e 04 de março, das 14 às 17 horas. A visitação é gratuita.
O NDCC “Almirante Saboia” tem a missão de realizar transporte de carga e tropa, transbordos de pessoal, Movimento Navio-terra (MNT), por superfície ou helitransportado, abicagens e operações aéreas. Pode, ainda, realizar lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), a fim de contribuir para a realização de Operações Anfíbias, Ribeirinhas e de Apoio Logístico Móvel.