Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
Senado reprova atitude dos EUA de cancelar compra da Embraer
01 de Março de 2012 • 12h26 • atualizado 13h07
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Noticia
Força Aérea americana cancelou contrato de US$ 355 milhões
Foto: Divulgação
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A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado reprovou nesta quinta-feira a atitude do governo dos Estados Unidos de cancelar a compra de 20 caças da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O presidente da comissão e ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB-AL), ressaltou que a iniciativa do governo do presidente Barack Obama "prejudica a parceria entre brasileiros e estadunidenses em um campo tão relevante como a defesa".
Collor disse, em seu pronunciamento no início da reunião da comissão, que a decisão tomada pelo governo americano foi uma medida protecionista e contrária a princípios fundamentais "das boas práticas internacionais". Ele acrescentou que, em 30 de dezembro de 2011, os Estados Unidos concluíram o processo de concorrência e anunciaram a escolha da Embraer para o fornecimentos dos caças Super Tucano.
O parlamentar destacou que a iniciativa é ainda mais prejudicial para o comércio entre os dois países em um momento em que o governo brasileiro busca, com apoio do Legislativo, incentivar o desenvolvimento da indústria de defesa. Os Estados Unidos pretendem vender ao Brasil caças F-18 Super Hornet, no processo de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB).
Cancelamento
Na última terça-feira, a Força Aérea americana informou ter cancelado contrato de US$ 355 milhões para o fornecimento de 20 aviões de combate leve e treinamento Super Tucano, da fabricante brasileira Embraer, citando problemas com a documentação.
A empresa brasileira, entretanto, disse que forneceu toda a documentação requerida no prazo solicitado. A Força Aérea disse que vai rescindir o contrato efetivamente na sexta-feira e investigar a decisão da licitação, que também está sendo contestada na Justiça dos EUA pela americana Hawker Beechcraft.
Em comunicado, a Embraer "lamenta" a decisão. "A decisão a favor do Super Tucano... foi uma escolha pelo melhor produto, com desempenho em ação já comprovado e capaz de atender com maior eficiência às demandas apresentadas pelo cliente", disse a Embraer. A fabricante disse ainda que "permanece firme em seu propósito de oferecer a melhor solução para a Força Aérea dos EUA e aguardará mais esclarecimentos sobre o assunto" para decidir os próximos passos.
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Agência Brasil
01 de Março de 2012 • 12h26 • atualizado 13h07
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Força Aérea americana cancelou contrato de US$ 355 milhões
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A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado reprovou nesta quinta-feira a atitude do governo dos Estados Unidos de cancelar a compra de 20 caças da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O presidente da comissão e ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB-AL), ressaltou que a iniciativa do governo do presidente Barack Obama "prejudica a parceria entre brasileiros e estadunidenses em um campo tão relevante como a defesa".
Collor disse, em seu pronunciamento no início da reunião da comissão, que a decisão tomada pelo governo americano foi uma medida protecionista e contrária a princípios fundamentais "das boas práticas internacionais". Ele acrescentou que, em 30 de dezembro de 2011, os Estados Unidos concluíram o processo de concorrência e anunciaram a escolha da Embraer para o fornecimentos dos caças Super Tucano.
O parlamentar destacou que a iniciativa é ainda mais prejudicial para o comércio entre os dois países em um momento em que o governo brasileiro busca, com apoio do Legislativo, incentivar o desenvolvimento da indústria de defesa. Os Estados Unidos pretendem vender ao Brasil caças F-18 Super Hornet, no processo de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB).
Cancelamento
Na última terça-feira, a Força Aérea americana informou ter cancelado contrato de US$ 355 milhões para o fornecimento de 20 aviões de combate leve e treinamento Super Tucano, da fabricante brasileira Embraer, citando problemas com a documentação.
A empresa brasileira, entretanto, disse que forneceu toda a documentação requerida no prazo solicitado. A Força Aérea disse que vai rescindir o contrato efetivamente na sexta-feira e investigar a decisão da licitação, que também está sendo contestada na Justiça dos EUA pela americana Hawker Beechcraft.
Em comunicado, a Embraer "lamenta" a decisão. "A decisão a favor do Super Tucano... foi uma escolha pelo melhor produto, com desempenho em ação já comprovado e capaz de atender com maior eficiência às demandas apresentadas pelo cliente", disse a Embraer. A fabricante disse ainda que "permanece firme em seu propósito de oferecer a melhor solução para a Força Aérea dos EUA e aguardará mais esclarecimentos sobre o assunto" para decidir os próximos passos.
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"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: Super Tucano News
Ainda estamos interessados no avião da Embraer, diz vice de Hillary
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/10 ... lary.shtml
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/10 ... lary.shtml
CLAUDIA ANTUNES
DO RIO
DE SÃO PAULO
O subsecretário de Estado dos EUA, William Burns, disse nesta quinta-feira no Rio que seu governo "continua interessado" no avião Super Tucano da Embraer, apesar do cancelamento da concorrência de US$ 355 milhões da Força Aérea americana que havia sido vencida em dezembro pela companhia brasileira.
Em visita ao Brasil para preparar a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington, em abril, Burns não quis entrar em detalhes das causas da anulação da primeira licitação, oficialmente atribuída a problemas com a documentação entregue pela Embraer. A empresa brasileira rebateu dizendo que entregou toda a documentação solicitada.
Ele reconheceu que "às vezes abusamos da paciência" dos outros, mas disse que espera que a disputa tenha novo desfecho o mais rápido possível e deu a entender que o Super Tucano continua no páreo. "A Embraer é uma grande empresa e o Super Tucano é um ótimo avião."
Ontem (29), a Força Aérea dos EUA informou que pretende agir rapidamente para refazer licitação por aviões de combate leve de uso no Afeganistão para garantir que orçamento para compra não expire no final de 2013.
Em um comunicado oficial, a Força Aérea declarou que, por uma medida "corretiva", decidiu suspender o contrato com a Embraer, que entraria em vigor no dia 2.
O subsecretário, segunda autoridade mais importante na hierarquia da diplomacia americana, tentou desfazer qualquer relação entre esse caso e a concorrência da Força Aérea brasileira para a compra dos novos aviões caça, na qual o F-18, fabricado pela Boeing americana, é um dos concorrentes, ao lado do Rafale francês e do Gripen sueco.
Disse que a oferta de transferência tecnológica feita pelos EUA no caso de o Brasil optar pelo F-18 é "sem precedentes" e equivalente à oferecida pelos EUA a seus parceiros da Otan (aliança militar ocidental). "[A opção pelo F-18] pode abrir a porta para uma parceria de longo prazo entre os dois países na área de defesa", afirmou.
PRESSÕES
Ele negou que a concorrência tenha sido anulada por razões de política interna americana em ano eleitoral --houve pressões da fabricante norte-americana Hawker Beechcraft, subsidiária da Lockheed Martin, desclassificada na licitação. "Não concordo com essa interpretação."
Desclassificada da disputa em novembro, a HB fez intensa pressão política e jurídica sobre a administração Obama e a Força Aérea para impedir que o contrato caísse nas mãos da brasileira, parceira da também americana Sierra Nevada.
Apelando para o sentimento patriótico em meio à crise econômica, a HB argumenta que o contrato é fundamental para que sejam preservados 1.400 empregos em território norte-americano.
"Recebemos a notícia de que a Força Aérea vai restabelecer a Hawker Beechcraft na disputa", disse na última terça-feira (28) a HB em um comunicado. À Folha a assessoria da Força Aérea disse, também na terça, que a decisão de requalificar a HB "ainda está para ser determinada".
A HB criou site, página no Facebook e perfil no Twitter para convocar a população a escrever para os congressistas a fim de pressionar a Força Aérea a não "exportar empregos" para o Brasil.
SURPRESA
A Embraer foi pega de surpresa com o rompimento do contrato. Em nota, a empresa lamentou a perda do contrato e disse que aguarda maiores esclarecimentos para decidir, com a Sierra Nevada, "os próximos passos".
"A Embraer participou do referido processo de seleção disponibilizando, sem exceção e no prazo próprio, toda a documentação requerida."
A empresa disse ainda acreditar que a decisão pelo Super Tucano "foi uma escolha pelo melhor produto, com desempenho em ação já comprovado e capaz de atender com maior eficiência às demandas apresentadas pelo cliente".
O contrato estava suspenso desde o dia 4 de janeiro (cinco dias depois de ter sido anunciado oficialmente).
Mas, mesmo após a suspensão do contrato, oficiais americanos deram declarações defendendo a escolha pelo Super Tucano.
Os aviões Super Tucano seriam usados para apoiar a operação militar americana no Afeganistão. Os EUA seriam a sétima força aérea no mundo a utilizar o avião.
ELOGIOS
Em discurso na antiga Bolsa de Valores do Rio, hoje transformada em centro de convenções, Burns fez elogios ao Brasil como "potência global emergente" e disse que o país é bem vindo no debate de todos os temas internacionais, incluindo os conflitos no Oriente Médio, mesmo quando há divergências entre Brasília e Washington --como nos casos da Síria, da Líbia e do programa nuclear do Irã.
O diplomata não quis comentar diretamente o pedido feito pelo Itamaraty para que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se pronuncie sobre a legalidade das ameaças de ataque militar ao Irã. Preferiu enfatizar que Brasil e EUA compartilham o interesse em evitar a proliferação de armas nucleares e insistiu que o governo iraniano "tem que responder" às dúvidas da Agência Internacional de Energia Atômica sobre o caráter pacífico de seu programa.
"Acreditamos que Brasil e EUA, como duas democracias, têm um papel particularmente importante para moldar a ordem internacional emergente", disse.
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Re: Super Tucano News
Ou sejaPaisano escreveu:Ainda estamos interessados no avião da Embraer, diz vice de Hillary
"Ainda estamos interessados no avião da Embraer, estamos apenas esperando vocês a comprar o da Boeing."
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Re: Super Tucano News
Agora é que vamos ver se o Brasil tem "cojones"
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Re: Super Tucano News
Exatamente...Sávio Ricardo escreveu:Ou sejaPaisano escreveu:Ainda estamos interessados no avião da Embraer, diz vice de Hillary
"Ainda estamos interessados no avião da Embraer, estamos apenas esperando vocês a comprar o da Boeing."
[]s
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Re: Super Tucano News
Só espero que o Brasil não esteja interessado no avião da Boing ]Carlos Lima escreveu:Exatamente...Sávio Ricardo escreveu: Ou seja
"Ainda estamos interessados no avião da Embraer, estamos apenas esperando vocês a comprar o da Boeing."
[]s
CB_Lima
O legal seria se a Embraer ganhasse ( com contrato assinado e com a produção iniciada) a concorrência nos EUA e, na compra do rafale, 10 KC-390 para a França. Bem, sonhar não custa
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
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Re: Super Tucano News
Na minha terra isso tem um nome...chantagem!
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Re: Super Tucano News
E depois do Brasil comprar Boeing e eles lucrarem com isso, porque não ganhar mais votos e descartar a Embraer? Acho que já se viu a seriedade dos EUA nas compras ao exterior no caso do reabastecedor.
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Re: Super Tucano News
tflash escreveu:E depois do Brasil comprar Boeing e eles lucrarem com isso, porque não ganhar mais votos e descartar a Embraer? Acho que já se viu a seriedade dos EUA nas compras ao exterior no caso do reabastecedor.
Lá estás tu, só sabes é falar mal...
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Re: Super Tucano News
Bah, chantagem mequetrefe hein.
A compra dos STs envolve uma mixaria perto da compra do FX-2. Fora que, o ST é um produto consolidado, e o grande lance dos EUA comprarem não eram os números da compra, que não eram grande coisa, era mais o markerting. Isso foi feito, todos sabem que ela venceu.
Além disso, dentro do mesmo "complexo", temos a França que coloca na sua proposta a compra do KC-390 se escolhermos o Rafale. Além dos valores serem maiores que a compra americana dos STs, ainda tem o mesmo aspecto do marketing, afinal, não menosprezando os demais compradores ou que demonstraram vontade de comprar, a França é uma potência econômica e militar.
Acho que agora ficou mais óbvio ainda quem tem que vencer a joça do FX-2.
Isso só em aspectos paralelos. Por mim, o Rafale também venceria tecnicamente, tanto quanto ao caça quanto às ToTs (não só as oferecidas, como a "confiança" de que vão manter o contrato - estamos vendo isso com os EC-725 e com o PROSUB, enquanto nosso histórico com os EUA leva completamente para o outro caminho).
A compra dos STs envolve uma mixaria perto da compra do FX-2. Fora que, o ST é um produto consolidado, e o grande lance dos EUA comprarem não eram os números da compra, que não eram grande coisa, era mais o markerting. Isso foi feito, todos sabem que ela venceu.
Além disso, dentro do mesmo "complexo", temos a França que coloca na sua proposta a compra do KC-390 se escolhermos o Rafale. Além dos valores serem maiores que a compra americana dos STs, ainda tem o mesmo aspecto do marketing, afinal, não menosprezando os demais compradores ou que demonstraram vontade de comprar, a França é uma potência econômica e militar.
Acho que agora ficou mais óbvio ainda quem tem que vencer a joça do FX-2.
Isso só em aspectos paralelos. Por mim, o Rafale também venceria tecnicamente, tanto quanto ao caça quanto às ToTs (não só as oferecidas, como a "confiança" de que vão manter o contrato - estamos vendo isso com os EC-725 e com o PROSUB, enquanto nosso histórico com os EUA leva completamente para o outro caminho).
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Re: Super Tucano News
Um bom argumento da vossa presidente em relação aos EUA é como é que vão confiar neles para passar uma quantidade considerável de tecnologia de ponta se nem podem confiar neles para vender vinte monomotores a hélice?
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Re: Super Tucano News
Erro de digitação. A repórter me confirmou e foram precisos quatro colegas para impedir que saltasse da Torre do Brasília Shopping! No resto, a matéria está ótima e reflete a realidade.Makenshi escreveu:Pode ser erro de digitação; o plano não era de os 36 caças serem apenas os iniciais, sendo produzidos outros por aqui até chegar à marca de 120 caças? De repente digitaram um zero a mais.
- Carlos Lima
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Re: Super Tucano News
alguem sabe me dizer quanto de T27 existe no T29? Ou são apenas parecidos?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG