Mensagem
por Loki » Ter Fev 28, 2012 6:07 pm
Na minha visão, que por sinal tem um horizonte bem perto, o Chile está fazendo o melhor para ele e deve ser aplaudido por isso.
O Brasil tem problemas e características completamente diferente do Chile, o que é bom para Chile é bom para ele e dificilmente será bom para mais alguém, muito menos para o Brasil. Simples assim. E não é no supertrunfo que se define a capacidade de dissuasão de uma nação, como muitos crêem.
Estamos engatinhando ainda em muitas coisas e muitos reclamam que não corremos como os outros. O imediatismo que muitos querem, até por estarem a gerações esperando, como eu estou por sinal, não vai nos levar para lugar algum, na verdade só vai nos atrasar. Querem tirar 100 anos de atraso da população média em uma década. Sinto muito, vai levar 100 anos e com sorte!
Muitos falam da sexta economia do mundo fazendo isso, ou não fazendo aquilo e esquecem que para termos uma renda per capta igual a Portugal teríamos que ser a 4 economia só para a conta fechar. Ou vão colocar os 20 milhões de miseráveis embaixo do tapete? Vão continuar deixando o norte do país sem uma presença real de estado? Com suas obrigações e deveres?
Está na hora de sabermos que nosso campo de visão não é o mundo, é a mínima parte dele apenas.
O que vejo de diferente é justamente a mudança de pensamento, oxalá a próxima geração que estar por vir possa usufruir de uma situação bem diferente da que estamos hoje e acredito que estará, até pela mudança nas estruturas de planejamento de defesa do País. Que queiram ou não está paulatinamente mudando e ao meu ver para melhor.
Muitos nem sonham com a situação precária e ridícula de mão de obra com conhecimento técnico que o país possui no momento, não fazem idéia da falta técnica que ocorre de uma concessionária de veículos a um estaleiro, passando por todos os ramos da indústria nacional, incluindo saúde e educação.
Não é que não temos gente qualificada, temos sim, e alguns são expoentes em seus ramos, só que infelizmente não temos gente suficiente para executar tudo ao mesmo tempo agora como todos querem, na verdade não temos nem para esse ritmo que estamos imprimindo hoje, estamos o tempo todo forçando a corda e toda hora uma ponta escapa, por isso dos acidentes, desabamentos, incêndios, incidentes e tantos problemas de modo geral.
O País só vai estar a altura do que todos almejam, quando os fiscais fiscalizarem o que deveriam, os vistoriadores vistoriarem o que deveriam ( e nenhum deles forem tachados de otários) e os fiscalizados e vistoriados estiverem aptos a certificação e isso não ser uma coisa estranha, ser apenas normal.
Quando uma calçada não precisar de boulard (os famosos frades nas calçadas no Rio) para impedir que estacionem sobre ela.
Resumindo quando a lei de Gerson for conhecida apenas como um comercial ruim e quando o "jeitinho" for banido do país.
Ai vai ser difícil ouvir falar de restaurante explodindo por vazamento em instalação de gás clandestina, vai ser difícil ouvir falar de projeto de reforma feito por secretária, vai ser difícil ouvir falar que prédio que não caiu foi bem implodido, sem falar em jetski atropelando criança na areia da praia, incêndio em favelas e tantas outra barbaridades que hoje ninguém estranha.
Estamos pagando o ônus das décadas de abandono total que boa parte da população do País passou e vamos pagar ainda mais se quisermos continuar crescendo. Não existem atalhos para isso.
Bem, esse são meus dois centavos.
Desculpem o off topics
Abraço
Loki