TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64996 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 27, 2012 10:39 am

LeandroGCard escreveu:
Túlio escreveu:Isso é a SÉRIO, Dafranca??? :shock: :shock: :shock: :shock:

A AS, ao menos que eu saiba, está crescendo mais porque o resto do mundo está despencando. Nada prova que isso seja irreversível.

E entendas, NÃO gostam de nós! Nunca gostaram. Eu mesmo não gostaria de um País vizinho que se agigantasse à custa do meu, entre outros. É o caso deles. E será!

Abração!!! :D :D :D :D
A AS já estava crescendo a boas taxas antes da crise de 2008, e continuou crescendo depois. Um dos países com menor taxa de crescimento na região é justamente o Brasil. Não estamos nos agigantando às custas deles, eles crescem mais do que nós e querem ocupar seu espaço no mundo, e de certa forma a presença do Brasil atrapalha, até por jogar as estatísticas da região para baixo aos olhos dos potenciais investidores globais.

Talvez seja este um dos motivos deles estarem nos alfinetando cada dia mais.

Só para ilustrar:

Imagem

Leandro G. Card
Mais aí, Leandro, tem que contextualizar... crescimento de 65%, ok. Pegando o caso do Panamá, por exemplo. O que é que o Panamá produz? O que é um crescimento de 65% sobre NADA?

O caso da Argentina... estagnada. Crescimento rápido, que se eu não me engano, não RECUPEROU o pais ao nível que tinha antes da "debacle"...

Etc...

O Brasil cresce menos, mas sustentadamente, sobre bases sólidas. Da mesma maneira que os países "desenvolvidos". Não dá pra ser diferente.

Abraços!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#64997 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 27, 2012 10:44 am

dafranca escreveu:
Túlio escreveu:E entendas, NÃO gostam de nós! Nunca gostaram.
É verdade, quem gosta mesmo são os americanos e os europeus que só vem aqui para o turismo sexual.
Agora se você for para os EUA e a Europa vai encontrar o preconceito. Se viajar dentro da AL vai ver que os valores das pessoas são muito parecido com os das pessoas do interior de nosso pais.
Túlio escreveu:Eu mesmo não gostaria de um País vizinho que se agigantasse à custa do meu, entre outros. É o caso deles. E será!
Nem juntando todos os países da AS teriam condições de se agigantar como o Brasil, tão pouco não é há nobreza em diminuir a soberania das nações de nossa AS.
Eu vou à Europa e não passo par nada disso. Muito pelo contrário, sou muito bem tratado. TODAS as vezes.

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#64998 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 27, 2012 10:46 am

sapao escreveu:JT, tenho quase certeza que você tem razão pois a memoria anda meio fraca.
Então retiro o que disse, realmente os USA não tiveram base na França!
Falha minha... :oops:
Tiveram sim. Até 1967, se eu não me engano. Depois, as bases americanas passaram para a Adl'A.

pampa_01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#64999 Mensagem por pampa_01 » Seg Fev 27, 2012 12:51 pm

Penguin escreveu:
Luiz Bastos escreveu:
Disse tudo. Este organismo, depois da guerra do Iraque, perdeu a razão de existir. Fui :wink:
O mundo com o sistema ONU e as demais instituições multilaterais que surgiram após a 2GM pode não ser o ideal, mas é muito melhor do que o anterior, onde imperava a lei dos mais fortes sem "amortecimento" algum.
Qual o 'amortecimento' da atual politica norteamericana? Os EUA fazem exatamente a politica do mais forte.

Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#65000 Mensagem por LeandroGCard » Seg Fev 27, 2012 1:16 pm

Alcantara escreveu:Mais aí, Leandro, tem que contextualizar... crescimento de 65%, ok. Pegando o caso do Panamá, por exemplo. O que é que o Panamá produz? O que é um crescimento de 65% sobre NADA?

O caso da Argentina... estagnada. Crescimento rápido, que se eu não me engano, não RECUPEROU o pais ao nível que tinha antes da "debacle"...

Etc...

O Brasil cresce menos, mas sustentadamente, sobre bases sólidas. Da mesma maneira que os países "desenvolvidos". Não dá pra ser diferente.

Abraços!
Alcântara, é exatamente este tipo de posição que ajuda a criar criar inimizades e má vontade entre nós e nossos vizinhos da AL. Para ficar só com um exemplo, o Panamá tem hoje uma renda per-capita maior que a nossa (e isso com toda a supervalorização do real, se tirarmos isso nossa posição fica ainda pior), o que não acontecia no início da década. Isso quer dizer que mesmo sendo menores, tendo menos recursos e menor potencial eles estão se dando muito melhor do que nós no caminho do desenvolvimento. Enquanto eles crescem a taxas cada vez maiores nós chamamos um crescimento de menos de 3% após um único ano de crescimento razoável (devido justamente à recuperaçao de um decréscimo do PIB em 2009, muito como na Argentina) de "crescimento sustentado".

Se continuarmos com esta venda nos olhos qualquer dia vamos acordar para descobrir que apesar de toda a nossa empáfia nos tornamos uma das regiões mais atrasadas da AL e do mundo em todos os critérios de desenvolvimento, apesar do tamanho absoluto de nossa economia (também inchado pela supervalorização do real) e de sermos um país rico em recursos e termos um enorme potencial.

Dê uma estudada nos índices brasileiros nos link abaixo e compare-os com os dos demais países da AL. Você verá que qualquer afirmação de que nosso "grande avanço rumo ao desenvolvimento" estaria causando inveja em nossos vizinhos é uma miragem que não se sustenta em vista dos números frios, e que na verdade nós é que devíamos ter inveja da grande maioria deles. E que nos colocar na mesma categoria dos países já desenvolvidos é no máximo uma piada.

http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=67&c=br&l=pt

É triste, mas é a verdade.

Leandro G. Card

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#65001 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 27, 2012 2:09 pm

Uma grande fonte de riqueza no pais gera um PIB per capita alto, mas não quer dizer que a população "recebe" exatamente aquilo. Não acho um indicador "real". Na economia "real", o que o Panamá produz? Ananás?

Além disso, existem "realidades" e realidades. O Brasil é MUITO grande, tem várias e várias micro regiões. Até mesmo dentro de um município, de uma cidade, existem bairros com IDH excelênte (0.9 qualquer-coisa). Mas, por outro lado, existem bolsões e bolsões de pobreza que trazem os índices gerais para baixo.

No meu padrão de vida, não invejo ninguém na América Latina.

Abraços, meu amigo. :wink:

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#65002 Mensagem por LeandroGCard » Seg Fev 27, 2012 2:34 pm

Alcantara escreveu:Uma grande fonte de riqueza no pais gera um PIB per capita alto, mas não quer dizer que a população "recebe" exatamente aquilo. Não acho um indicador "real". Na economia "real", o que o Panamá produz? Ananás?

Além disso, existem "realidades" e realidades. O Brasil é MUITO grande, tem várias e várias micro regiões. Até mesmo dentro de um município, de uma cidade, existem bairros com IDH excelênte (0.9 qualquer-coisa). Mas, por outro lado, existem bolsões e bolsões de pobreza que trazem os índices gerais para baixo.

No meu padrão de vida, não invejo ninguém na América Latina.

Abraços, meu amigo. :wink:
O legal do Index Mundi é justamente o fato dele incluir uma série enorme de indicativos econômicos e sociais como PIB, renda per-capita, taxas de natalidade e de mortalidade, índice de escolaridade, número de médicos por habitante, etc... . É só escolher alguns deles para se ter uma boa idéia do nível de desenvolvimento e da velocidade do progresso dos diferentes países.

E se comparar os índices do Brasil com o da maioria dos demais países da AL, verá que estamos ficando para trás, apesar da imagem que temos internamente de que estamos indo bem. Eles não tem absolutamente motivos para sentirem inveja de nós.

Um grande abraço,

Leandro G. Card

dafranca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 19 vezes

#65003 Mensagem por dafranca » Seg Fev 27, 2012 2:59 pm

LeandroGCard escreveu:
Alcantara escreveu:Mais aí, Leandro, tem que contextualizar... crescimento de 65%, ok. Pegando o caso do Panamá, por exemplo. O que é que o Panamá produz? O que é um crescimento de 65% sobre NADA?

Etc...

Abraços!
Alcântara, é exatamente este tipo de posição que ajuda a criar criar inimizades e má vontade entre nós e nossos vizinhos da AL. Para ficar só com um exemplo, o Panamá tem hoje uma renda per-capita maior que a nossa (e isso com toda a supervalorização do real, se tirarmos isso nossa posição fica ainda pior), o que não acontecia no início da década. Isso quer dizer que mesmo sendo menores, tendo menos recursos e menor potencial eles estão se dando muito melhor do que nós no caminho do desenvolvimento. Enquanto eles crescem a taxas cada vez maiores nós chamamos um crescimento de menos de 3% após um único ano de crescimento razoável (devido justamente à recuperaçao de um decréscimo do PIB em 2009, muito como na Argentina) de "crescimento sustentado".

Se continuarmos com esta venda nos olhos qualquer dia vamos acordar para descobrir que apesar de toda a nossa empáfia nos tornamos uma das regiões mais atrasadas da AL e do mundo em todos os critérios de desenvolvimento, apesar do tamanho absoluto de nossa economia (também inchado pela supervalorização do real) e de sermos um país rico em recursos e termos um enorme potencial.

Dê uma estudada nos índices brasileiros nos link abaixo e compare-os com os dos demais países da AL. Você verá que qualquer afirmação de que nosso "grande avanço rumo ao desenvolvimento" estaria causando inveja em nossos vizinhos é uma miragem que não se sustenta em vista dos números frios, e que na verdade nós é que devíamos ter inveja da grande maioria deles. E que nos colocar na mesma categoria dos países já desenvolvidos é no máximo uma piada.

http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?v=67&c=br&l=pt

É triste, mas é a verdade.

Leandro G. Card
A situação de curto(<5), medio(5-10) e longo(>10) prazos não é nada bom para os EUA e a Eurolândia. O deficit publico do governo americano já esta na casa dos $10 trilhoes, gastos militares estão sendo cortados, e devem cortar ainda mais. Em 10 anos a China pode ultrapassar os EUA em gastos militares. França, Itália, Inglaterra e Espanha também vão ter que tomar o mesmo remédio, pois estão perdendo sua soberanias. A Eurolândia está tendo sua própria versão da "Década Perdida".

Tem se tentado re-colonizar outros países (Iraque, Libia, Afeganistão, etc...), mas a dominação tem tido muitos problemas com a mágoa da guerra, com a diferença cultural e com a quase irrestrita disponibilidade de informações.

A America Latina tem se beneficiado com sua experiencia nas crises dos anos 80 e 90, com abundancia de recursos naturais e a crescente demanda de recursos naturais pela Asia. China importa do Brasil duas vezes mais que os EUA, e Argentina importa quase a mesma coisa que o EUA.

É um mundo em mudanças.

http://www.tradingeconomics.com/

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#65004 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Fev 27, 2012 3:25 pm

Ja que o tópico se perdeu em todo tipo de assunto :mrgreen:

E por falar em Afeganistão e EUA ontem eu vi o lançamento RAMBO III :mrgreen: e rachei de rir tamanha hipocrisia do tio Sam...no decorrer do filme o tal Coronel Americano dando um sermão no comandante da força de invasão Russa, dizendo que o povo Afegão é muito guerreiro e nunca se entrega e bla bla bla...no final uma dedicatória a este povo.

"Este filme é dedicado ao guerreiro povo do Afeganistão"

Nossa...que nojo... :?

Imagem
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#65005 Mensagem por sapao » Seg Fev 27, 2012 6:50 pm

Alcantara escreveu:
WalterGaudério escreveu:
Estimado, SE o Brasil quer ser , tem que ter, e tem que suar e sangrar tb...

:wink:

sds Walter
Ok, Walter. Essa TAMBÉM é a minha opinião. Mas, como pode ser visto até aqui mesmo no DB, parece que grande parte do povo (e, com isso, do Brasil) não entendeu isso.

E não é por outro motivo que eu venho perguntando: o Brasil vai querer descer do muro? Quer escolher um lado? Suar e sangrar? Bater e apanhar (tomara que só de vez em quando, se possível, nunca,rsrsrs...)?

Abraços!
O Brasil está em cima do muro?
Obviamente você não está levando em consideração as posiçoes do governo nas guerras do Iraque, Afeganistão, embargo a Cuba, ao Irã e sobre as Malvinas, só para citar alguns casos mais polemicos.

A diferença é que nós não temos a politica de chegar ao conflito quando se trata de politica externa, basta olharmos o caso do gás Boliviano. A opção sempre é o dialogo, enquanto esse é possivel.

Mas sabemos que uma hora não vai existir essa opção, dai o END e as hipoteses de emprego até 2031.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior

#65006 Mensagem por sapao » Seg Fev 27, 2012 7:35 pm

Alcantara escreveu:
sapao escreveu:Não existem mais bases, mas durante um bom tempo apos a segunda guerra houveram bases por lá, que foram retiradas com o tempo devido ao forte investimento frances para reerguer sua industria de Defesa e ao explicito e conhecido anti-americanismo francês que não fazia a menor questão de esconder aos USA que eles não eram bem vindos por lá, mesmo como aliados!
Uma passagem que demonstra isso é na autobiografia do Chuck Yeager, onde ele descreve o periodo que passou servindo na França e dos "quase" combates que ele se envolveu por la com aviões franceses...
Cara, da França nem sequer existiria se não fosse os americanos em solo francês! Era OUTRA época, outra história. O importante para nós é o precedente na questão de soberania territorial. O resto não muda nada do que eu disse antes.

O que impede o Brasil de tomar a mesma linha de raciocínio da França? NADA!

Porque o pessoal daqui "veste" a pele de vira-lata tão rápido e repudia logo a idéia de fazer parte da Aliança Atlântica? Logo o povo que se diz tão "anti-americano"... ENGRAÇADO é que esse é o povo que veste mais rápido a carapuça de "viralatismo", em vez de considerar a idéia com altruismo em mente.

Abraços!
Se você fala da WWII, acho que na verdade ela não existiria se não fossem os russos em solo russo, mas isso é debate para outro topico.
E a historia é ciclica, pois se não fossem os franceses provavelmente os americanos nem independente seriam, ou talvez não da maneira que conhecemos.

Mas voltando ao que você falou sobre soberania nacional: uma base da OTAN ou mesmo americana "deixaria" de ser territorio exclusivamente brasileiro. E esse tipo de soberania que você fala?

Sobre o complexo de vira-lata, eu acho que ele se encaixaria muito mais em abrir mão da nossa politica externa para se aliar a OTAN e seguir a deles do que continuar sozinho.

Isso, sinceramente, e para um país que não tem condição de prover seus proprios meios e abre mão da sua soberania em prol dos beneficios de ser protegido pelos USA. E isso não sai de graça.

E sinceramente, "altruismo" entre nações? Só se for da nossa parte, porque isso nem o Vaticano faz.

Alias, você sabe porque a sede da OTAN saiu da França e foi para a Belgica?
Pois então, não é a toa que os franceses sairam da estrutura militar e só voltaram em 2009. Assim fica facil "mostrar o dedo" para os americanos quando eles invadiram o Iraque.

E ai nos vamos entrar nela, com 26 paises da Europa + USA e o Canada, a troco de que?
Qual o objetivo?
Se você me disser que vai ser para ter aberto o mercado agricola deles, que vão coloca industria aqui, que vamos ter passe livre para viajar, que eles vão comprar produtos de valor agregado nossos; ai eu até entendo.

Mas para defender a gente? De quem?
Já não temos uma tratado de proteção com todos os paises da America, incluindo 2 da OTAN, o que nos colocaria como protegidos de tabela pela aliança?
E até onde sei, se quisermos "sujar as mãos", basta vontade politica porque que eu saiba TODOS que foram voluntarios para participar das coalizões nos ultimos 22 anos foram aceitos.
Mas será que é isso que nos queremos?
Quantos atentados tivemos por aqui nos ultimos 30 anos?
Lembre-se que as mãos ficam sujas dos 2 lados. Sempre se sabe quando um conflito começa, mas nunca quando ele acaba.
As vezes me pego reclamando das obras da Copa e vejo o quanto ingrato eu sou por morar em um país que a maior preocupação e o futebol e não o seu vizinho com arma nuclear; que meu filho reclama pelo onibus atrasado e não porque um terrorista explodiu a estação; do sobrinho que reclama que vai servir no Tiro de Guerra e não na linha de frente de um posto de observação inutil no fim do mundo por causa de uma empresa de petroleo que quer ganhar MAIS dinheiro ainda.

Então, o que você chama de complexo eu chamo de prudencia. Acho que temos muita sorte de sermos tão ricos e termos tempo ainda para planejar nossa Defesa.

Para fechar, uma pergunta: quando descermos do muro, você vai estar lá na frente?

Por favor não entende isso com uma provocação, mas sim como uma reflexão.
Quem serão os que vão dar a cara a tapa pela politica belicista que adotaremos neste caso?
Nossos parentes, amigos e conhecidos.

Vi que você comentou que ja foi a Europa.
Se puder ir aos USA, de uma volta de carro a noite pelo interior do pais e você vai ver a quantidade de casa com uma lampada que lembra uma vela na janela. Cada uma delas representa um familiar que está fora, e a tradição diz que a luz serve para trazer achar o caminho de volta para casa.
E vou te dizer: são muitas velas.

Então, acho que antes de pensarmos em quem devemos bater ou bombardear, devemos racionar quantas velas eu vou deixar acesas nas nossas casas; e depois ver se esse sacrifico vale a pena ou não, principalmente por uma aliança que sustenta a politica externa de outros paises.

Editado pela última vez por sapao em Seg Fev 27, 2012 7:44 pm, em um total de 1 vez.
sapao
Sênior
Sênior

#65007 Mensagem por sapao » Seg Fev 27, 2012 7:37 pm

Alcantara escreveu:
sapao escreveu:JT, tenho quase certeza que você tem razão pois a memoria anda meio fraca.
Então retiro o que disse, realmente os USA não tiveram base na França!
Falha minha... :oops:
Tiveram sim. Até 1967, se eu não me engano. Depois, as bases americanas passaram para a Adl'A.

Correto! Estiveram por lá até a França sair da estrutura militar da OTAN.

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#65008 Mensagem por Andre Correa » Seg Fev 27, 2012 8:03 pm

Saíram da França em 23 de Outubro de 1967, onde, entre 1950 e 1967, tiveram 11 bases:

Bordeaux-Mérignac Air Base
Chambley-Bussières Air Base
Châteauroux-Déols Air Base
Chaumont-Semoutiers Air Base
Dreux-Louvilliers Air Base
Étain-Rouvres Air Base
Évreux-Fauville Air Base
Laon-Couvron Air Base
Paris-Orly Air Base
Phalsbourg-Bourscheid Air Base
Toul-Rosières Air Base

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#65009 Mensagem por Carlos Lima » Seg Fev 27, 2012 8:07 pm

sapao escreveu:
Alcantara escreveu: Cara, da França nem sequer existiria se não fosse os americanos em solo francês! Era OUTRA época, outra história. O importante para nós é o precedente na questão de soberania territorial. O resto não muda nada do que eu disse antes.

O que impede o Brasil de tomar a mesma linha de raciocínio da França? NADA!

Porque o pessoal daqui "veste" a pele de vira-lata tão rápido e repudia logo a idéia de fazer parte da Aliança Atlântica? Logo o povo que se diz tão "anti-americano"... ENGRAÇADO é que esse é o povo que veste mais rápido a carapuça de "viralatismo", em vez de considerar a idéia com altruismo em mente.

Abraços!
Se você fala da WWII, acho que na verdade ela não existiria se não fossem os russos em solo russo, mas isso é debate para outro topico.
E a historia é ciclica, pois se não fossem os franceses provavelmente os americanos nem independente seriam, ou talvez não da maneira que conhecemos.

Mas voltando ao que você falou sobre soberania nacional: uma base da OTAN ou mesmo americana "deixaria" de ser territorio exclusivamente brasileiro. E esse tipo de soberania que você fala?

Sobre o complexo de vira-lata, eu acho que ele se encaixaria muito mais em abrir mão da nossa politica externa para se aliar a OTAN e seguir a deles do que continuar sozinho.

Isso, sinceramente, e para um país que não tem condição de prover seus proprios meios e abre mão da sua soberania em prol dos beneficios de ser protegido pelos USA. E isso não sai de graça.

E sinceramente, "altruismo" entre nações? Só se for da nossa parte, porque isso nem o Vaticano faz.

Alias, você sabe porque a sede da OTAN saiu da França e foi para a Belgica?
Pois então, não é a toa que os franceses sairam da estrutura militar e só voltaram em 2009. Assim fica facil "mostrar o dedo" para os americanos quando eles invadiram o Iraque.

E ai nos vamos entrar nela, com 26 paises da Europa + USA e o Canada, a troco de que?
Qual o objetivo?
Se você me disser que vai ser para ter aberto o mercado agricola deles, que vão coloca industria aqui, que vamos ter passe livre para viajar, que eles vão comprar produtos de valor agregado nossos; ai eu até entendo.

Mas para defender a gente? De quem?
Já não temos uma tratado de proteção com todos os paises da America, incluindo 2 da OTAN, o que nos colocaria como protegidos de tabela pela aliança?
E até onde sei, se quisermos "sujar as mãos", basta vontade politica porque que eu saiba TODOS que foram voluntarios para participar das coalizões nos ultimos 22 anos foram aceitos.
Mas será que é isso que nos queremos?
Quantos atentados tivemos por aqui nos ultimos 30 anos?
Lembre-se que as mãos ficam sujas dos 2 lados. Sempre se sabe quando um conflito começa, mas nunca quando ele acaba.
As vezes me pego reclamando das obras da Copa e vejo o quanto ingrato eu sou por morar em um país que a maior preocupação e o futebol e não o seu vizinho com arma nuclear; que meu filho reclama pelo onibus atrasado e não porque um terrorista explodiu a estação; do sobrinho que reclama que vai servir no Tiro de Guerra e não na linha de frente de um posto de observação inutil no fim do mundo por causa de uma empresa de petroleo que quer ganhar MAIS dinheiro ainda.

Então, o que você chama de complexo eu chamo de prudencia. Acho que temos muita sorte de sermos tão ricos e termos tempo ainda para planejar nossa Defesa.

Para fechar, uma pergunta: quando descermos do muro, você vai estar lá na frente?

Por favor não entende isso com uma provocação, mas sim como uma reflexão.
Quem serão os que vão dar a cara a tapa pela politica belicista que adotaremos neste caso?
Nossos parentes, amigos e conhecidos.

Vi que você comentou que ja foi a Europa.
Se puder ir aos USA, de uma volta de carro a noite pelo interior do pais e você vai ver a quantidade de casa com uma lampada que lembra uma vela na janela. Cada uma delas representa um familiar que está fora, e a tradição diz que a luz serve para trazer achar o caminho de volta para casa.
E vou te dizer: são muitas velas.

Então, acho que antes de pensarmos em quem devemos bater ou bombardear, devemos racionar quantas velas eu vou deixar acesas nas nossas casas; e depois ver se esse sacrifico vale a pena ou não, principalmente por uma aliança que sustenta a politica externa de outros paises.
Arrebentou sapao,

E não precisa ir no interior não... o que tem de gente daqui de ribá 'overseas' por conta desses conflitos ou mesmo tendo que ir para outros lugares para cobrir gente que foi transferida... é muita gente mesmo.

Além disso acho que tem muito país da OTAN que hoje em dia gostaria de ser bem mais independente. A OTAN foi criada com um propósito e hoje em dia está tentando sobreviver e encontrar sentido já que os perigos 'do outro lado' não existem mais.

Não existe nenhum benefício para o Brasil entrar na OTAN. Temos problemas sérissimos nas nossas FAs para serem resolvidos e não acho que a OTAN vai fazer nada disso melhorar. Acho que sim criaremos nossos problemas.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#65010 Mensagem por GDA_Fear » Seg Fev 27, 2012 8:09 pm

acabo de sair no jornal da band que o wikileaks liberou um documento afirmando que a França subornou o Brasil a escolher os Rafales em detrimento do F-18 e do Gripen :shock: :shock: :shock: :shock:

Responder