Sim estamos falando a mesma coisa, estamos todos querendo o melhor pro PEB, no entanto com uma diferença, eu defendo o que foi feito e vocês não.....Não sou a favor de uma borracha, defendo que chegando a grana a coisa vai funcionar direitinho do jeito que estava programada....
Vou te dar um exemplo na conotativo de como a coisa funciona:
Suponha que Sr.Brasil pai de um certo garoto(PEB) chame-o e diga: Olha você já estar bem grandinho e precisa viver por conta própria como os outros garotos de sua idade, então eu vou te dar um dineheiro pra voce comprar uma frota 3 taxis( Vls1,VLs2 e Vls3).
PEB muito feliz correu pra fazer os orçamentos e logo apresentou:
Total dos 3 taxis US$ 60.000,00 que poderiam ser pago em 3 anos com parcelas de US$20.000,00
Chegada a hora de fechar o negócio o Sr. Brasil veio com outra história, olha o orçamento ta apertado, tem crise nas EUA, crise na Europa, etc etc...
Vou te dar US$ 20.000,00 em 10 parcelas de US$ 2.000,00, e se a crise melhorar próximo ano, eu vejo o que poço fazer...
e ai o que voce faz?
Bom, sabendo que não pode comprar nem um taxi mas tem a promessa do pai e sabendo que na sua casa não tem garagem, voce não tem a carteira de habilitação, voce não tem registro na prefeitura, etc....
Entao resolve gastar os US$ 20.000,00 pra fazer tudo que precisa para futuramente ter a sua frota de taxi e quando o seu pai deslocar restante do dinheiro, voce já estará preparado.
Então ficou dependente somente da boa vontade de seu pai.
Acho que sim!!
Agora seria melhor você ter pegue este dinheiro e ter comprado um lata velha, colocado na calçada e saido por ai sem carteira de motorista. pegando passageiros e dizendo que tinha um táxi???
Acho que não!!!
Assim é o Brasil, tem tudo pra ser top no programa espacial mas nem um veiculo lançador conseguiu levar aos ceus, mas no entanto está preparado pra fazê-lo, basta vontade politica dos nosso políticos.
Mauri
Anunnarca escreveu:Ai que ta Mauri, vocês dois estão falando a mesma coisa mas não se entendem.
Tanto eu, quanto o Leandro, concordamos que a verba destinada é pouca.
O que acontece é que essa verba ja vem sendo destinada ha muito tempo, muito antes que todos esses paises que você comparou, e nunca houve um objetivo claro. A verba é muito dispersada em varias frentes distintas e acaba se perdendo.
Dentre tudo isso que voce citou de conquistas no ramo espacial, me fala o que realmente transformamos num produto que trouxe beneficio pro pais ? O VSB-30 que é feito no estado da arte até hoje ? Uma propulsão Solida que nunca chegou no espaço ? Um tunel de vento hipersonico pra testar prototipos ? Uma plataforma de Satelites atrasada em relação ao mundo ?
Eh obvio que a verba é pouca, mas se a pouca verba que vem, é pulverizada em varias frentes, isso é pior ainda.
Fora esse efetivo gigante, que o Leando mesmo citou, que gera muitos custos.
Eu nunca trabalhei no inpe, não gosto de falar sobre uma situação que não vivi. Mas amigos que trabalham ha anos dentro do instituto, me disseram que por varios anos não tiveram projetos concretos e muitos deles saiam do pais pra fazer algum curso de pos, e outros passavam os dias jogando cartas. Não é uma situação que eu tenha visto com meus olhos, mas não tenho porque duvidar disso.
Procure alguém que trabalhe no INPE ou em algum instituto do CTA, e converse em off. Todos batem na mesma tecla, os institutos são desorganizados, voltados pra trabalho academico (Na verdade tudo que envolve academia é desorganizado).
Outra coisa, esse efetivo que voce disse de 3 mil funcionarios capacitados em ciencias espaciais, voce acredita nisso ?
Meus 2 cents. Organize o programa, os institutos, ache um foco, dai sim peça verba de 10 Bilhões.