Se bobiar nem a Saab sabe direitoCarlos Lima escreveu:
Pois é... pelo visto resta saber que diaxos os suiços compraram...
[]s
CB_Lima
Gripen vence o concurso suíço
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Re: Gripen vence o concurso suíço
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Re: Gripen vence o concurso suíço
Túlio escreveu:Devemos sempre lembrar QUAL CAÇA os Suíços estarão substituindo com o Gripen: F-5! Sem upgrade. E para um País com pouco mais de 40.000 km² (cabem quase cinco Suíças só no RS). Em minha opinião dá bem para o gasto, desde que o custo total de ciclo de vida compense, é claro, porque pagar por Gripen mais ou menos o mesmo que se pagaria por Rafale deixaria muita coisa por explicar. Mas o que iria deixar a francesada pê da cara mesmo seria, na hora de trocar os F-/A-18, escolher TYPHOON (Le POWS, esses Suíços baisée, se comprrrrrrassem le F-18 nous entenderrrrrríamos mas esse outrrrrro só se forrrr prrrra foutez nous)...
Porque o Brasil não aproveita e compra esses F-5 á Suiça?
*Turn on the news and eat their lies*
Re: Gripen vence o concurso suíço
Voces lembram daquele famoso cafe da manhã com o brigadeiro Saito????
Sobre os helis.....o Pepe que o diga.....
http://www.alide.com.br/noticias/fab34/index.htmSaito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM. “Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”
Se a FAB não obtiver novos F-5E e F-5F, haverá uma redistribuição das células existentes entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz e Natal depois do processo de modernização.
Sobre os helis.....o Pepe que o diga.....
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Re: Gripen vence o concurso suíço
Quase compramos uma vez, pode ser que agora o negocio vá para frente...P44 escreveu:Túlio escreveu:Devemos sempre lembrar QUAL CAÇA os Suíços estarão substituindo com o Gripen: F-5! Sem upgrade. E para um País com pouco mais de 40.000 km² (cabem quase cinco Suíças só no RS). Em minha opinião dá bem para o gasto, desde que o custo total de ciclo de vida compense, é claro, porque pagar por Gripen mais ou menos o mesmo que se pagaria por Rafale deixaria muita coisa por explicar. Mas o que iria deixar a francesada pê da cara mesmo seria, na hora de trocar os F-/A-18, escolher TYPHOON (Le POWS, esses Suíços baisée, se comprrrrrrassem le F-18 nous entenderrrrrríamos mas esse outrrrrro só se forrrr prrrra foutez nous)...
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[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Gripen vence o concurso suíço
Amigos,
Essa é a reportagem que apresentou o relatório:
http://www.lematin.ch/suisse/standard/C ... y/13757863
http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf
A tradução original é do Cavok e eu dei uma revisada:
http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211&c ... ment-81944
Justin
Essa é a reportagem que apresentou o relatório:
http://www.lematin.ch/suisse/standard/C ... y/13757863
http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf
A tradução original é do Cavok e eu dei uma revisada:
http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211&c ... ment-81944
Abraços,O novo jato escolhido pelo Conselho Federal Suíço tem graves lacunas. Os documentos provam que a Força Aérea Suíça o tinha avaliado como inadequado. Mesmo para tarefas mais simples. O Gripen que o Conselho Federal quer comprar por 3,1 bilhões de francos nunca alcançou os “requisitos mínimos”, de acordo com o relatório confidencial da Força Aérea Suíça. Para substituir os antigos caças Tiger, as Forças Armadas indicaram o Rafale ou o Eurofighter.
O Gripen não atende aos requisitos mínimos para policiamento do espaço aéreo. Esta é a conclusão a que chegam dois relatórios confidenciais da Força Aérea Suíça, dos quais publicamos amplo extrato no nosso site internet. Eles contradizem as declarações feitas pelo Ministro da Defesa Ueli Maurer que garante que a aeronave sueca “satisfaz os requisitos militares suíços”. No dia 30 de novembro passado, na coletiva de imprensa de apresentação da escolha do Conselho Federal, o próprio Ueli Maurer repetiu isso seis vezes.
Toda sua justificativa foi baseada na idéia de que o Gripen, sem ser uma Ferrari, era pelo menos um bom VW Golf, que seria amplamente suficiente para as necessidades da Suíça. Mas isso não é verdade. Isto porque o julgamento da Força Aérea, nos documentos obtidos pelo “Le Matin Dimanche”, é definitivo: o Gripen, mesmo considerando os 98 elementos que serão melhorados (motor, radar, tanque de combustível, etc.), “permanece incapaz de alcançar a capacidade mínima para todos os tipos de missões examinadas.”
Esses relatórios de avaliação são datados de novembro de 2009. O primeiro baseia-se em ensaios em vôo; o segundo estabelece notas a partir das melhorias anunciadas pelos fabricantes. Ambos são assinados pelo Chefe da Força Aérea Markus Gygax e foram escritos em inglês (“A única maneira de ter certeza que será bem entendido nas (outras) línguas: alemão, italiano e em romanche”, observa um oficial de alto escalão). Sua autenticidade não é contestada pela força aérea Suíça.
Impróprias para a missão de policiamento do espaço aéreo
As lacunas que eles destacam são particularmente graves no que concerne ao policiamento do espaço aéreo. Graves, porque se a Suíça pode renunciar a adotar um jato capaz de lançar uma bomba pesada num local remoto, a 5.000 quilômetros, ela deve ser capaz de garantir a soberania sobre seu espaço aéreo. Esta é a única missão que algumas das forças aéreas da região terão de assumir nos próximos anos, por exemplo, para garantir a zona de exclusão aérea durante o fórum de Davos.
Contra todas as probabilidades, é precisamente por esta missão de policiamento aéreo que a pontuação do Gripen MS21 é a pior. MS21 é o nome técnico do Gripen E/F que o Conselho Federal tem a intenção de comprar, como foi confirmado pelo porta-voz da Força Aérea Jürg Nussbaum. O Gripen alcançou apenas 5,33 pontos de 10 possíveis, e está bem abaixo do limite mínimo de 6,0 estabelecido no início do processo de avaliação. O Eurofighter atingiu 6,48 e o Rafale 6,98. A nota do Gripen pode ser explicada por uma lenta reação para decolagem a partir de alerta (“Quick Reaction Alert”: pontuação de 4,7), insuficiente desempenho de voo (5,5) e largamente insuficiente autonomia (3,8).
Para todos estes requisitos, a pontuação mínima de 6,0 foi fixada em função das capacidades dos F/A-18 Hornet suíços atualmente em operação. Mais claramente: as novas aeronaves que devem entrar em operação na Suíça a partir de 2016 por 3,1 bilhões de francos e permanecer em serviço até, pelo menos, 2035, têm desempenho inferior aos F/A-18, que entraram em serviço em 1997 e vêm sendo atualizados regularmente.
Nos documentos em nosso poder, a Força Aérea Suíça explica que, se o Gripen MS21 for selecionado apesar de tudo, “deve pelo menos fazer sua avaliação em vôo na Suíça [antes da decisão pela sua aquisição], para testar sua real eficácia nesta missão crítica”. Isto porque, durante os ensaios a partir de Emmen, em 2008, apenas o antigo modelo da aeronave pôde ser testado em condições reais. E este último (o Gripen C/D) tem um motor menos potente e muito menos equipamentos.
As capacidades do futuro Gripen nas missões ofensivas de defesa aérea, exclusão do espaço aéreo ou ataque direto também são considerados “médias” pela Força Aérea (5,62). Deve-se notar o raio de ação, a capacidade de sobrevivência ou de detecção, que permanecem “baixos”. “A eficácia estimada do Gripen MS21 continua a ser insuficiente [para realizar estas missões] com uma boa probabilidade de sucesso”, afirma o relatório. O Eurofighter teve obteve nota 6,54 e o Rafale 7,41.
Para as missões de defesa contra aeronaves (DCA) e também para as de ataque ao solo, as capacidades do Gripen escolhido pelo Conselho Federal, foram também lá considerados inadequados, com pontuações de 5,68 e 5,62. “A probabilidade de que o Gripen MS21 se revele incapaz de realizar a missões DCA é significativa, indicam os avaliadores da Força Aérea Suíça. E a eficácia global do Gripen MS21 permanece insuficiente para proporcionar a superioridade aérea em face das ameaças futuras, além de 2015.”
Mentira por omissão?
Em novembro, fragmentos do relatório que nós citamos foram revelados pelo Basler Zeitung, que, no entanto, não os publicou. Ueli Maurer disse então que minimizou a importância dessas informações, explicando que eram os outros relatórios os que mais importavam, por exemplo, aqueles que avaliaram as outras áreas, como interesses industriais ou cooperação militar. “Fizemos circular os relatórios”, adicionou o Ministro da Defesa, “mas estas não são realmente as partes que interessam”.
Ueli Maurer simplesmente não disse que esses relatórios de avaliação do desempenho aéreo, e divulgados agora, representam sozinhos 60% da pontuação total da avaliação, tal como nos foi confirmado pela porta-voz do Departamento de Defesa, Silvia Steidle. Ueli Maurer também se esqueceu de dizer que, em todos os outros módulos de avaliação, as duas outras aeronaves na competição haviam sido consideradas equivalentes ou superiores ao Saab Gripen, como nos confirmaram as diversas fontes que tiveram acesso ao relatório final.
Acima de tudo, os riscos financeiro e técnico relacionados à modernização da aeronave são caracterizados como “altos” pela Força Aérea. Aqui, mais uma vez, esta avaliação contradiz as afirmações do DDPS, que sempre assegurou que esse risco é “controlável”.
Base enojada
Na Armasuisse e nas equipes de avaliação da força aérea, o desgosto se pode sentir desde a escolha do Conselho Federal, feita com base em apenas critérios financeiros. Alguns comentam até mesmo uma possível “demissão”. E estes esperam ser convidados por parlamentares para poderem se explicar. “Se eles me fizerem perguntas, vou responder-lhes, obviamente, muito precisamente”, promete uma dessas pessoas, que deseja permanecer anônimo. A maneira na qual o caça Gripen foi “repescado” para obter, no final, o valor que “satisfaz os requisitos militares” e a nota global de 6,0 é um mistério. “No momento do envio para o Ministro da defesa, a pontuação da parte militar do Gripen foi insuficiente, confirma um dos responsáveis pela avaliação, também sob anonimato”. Somente a parte financeira permitiu ao Gripen atingir a nota mínima.” Eles também estão ansiosos para poder se explicar aos parlamentares.
O democrata-cristão Jean-René Fournier está chocado com a leitura destes documentos: “Isto é grave”. Se não houver nenhum elemento novo, não vejo como poderemos comprar o Gripen.” O Cantão de Valais proporá à Comissão de política de segurança do Conselho dos Estados, com o qual ele deve se encontrar nessa segunda-feira às dez horas, de se juntar a Subcomissão Nacional para investigar a forma como foi conduzida a avaliação.
O ecologista do cantão de Vaud, Luc Recordon, ficou ainda mais chocado quando leu os relatórios da Força Aérea: “Temos a impressão de que Ueli Maurer quer brincar conosco.” Ele oferece para comprar um Citroën 2 CV ao preço de um Porsche.” Neste caso, conclui, prefiro ficar com o F/A-18.
Confrontado com estas alegações, o DDPS recusa-se a comentar essas observações sobre as conclusões da avaliação. “O Conselho Federal, diz na resposta por escrito, foi informado sobre os resultados da avaliação em 30 de novembro de 2011, inclusive sobre as notas e os custos. Afirma (DDPS?) que “o Gripen atende aos requisitos militares”.
Justin
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Re: Gripen vence o concurso suíço
Swiss open to concrete offer from Dassault for jets
Feb 14 (Reuters) - Switzerland would be prepared to examine a concrete offer from rival Dassault to buy figher jet planes if it were to be presented with one, its defence minister said on Tuesday.
"We've asked the French to give us a really concrete offer," Defence Minister Ueli Maurer told a news conference on Tuesday.
"If we really do get a lower offer, we'd be able to look at it. We only have a deal with Sweden when the parliament's given the funding and there's possibly been a referendum," he said.
In November the government opted to buy 22 JAS-39 Gripens for a price tag of 3.1 billion Swiss francs ($3.4 bln) over rival bids for the Rafale built by France's Dassault Aviation and EADS's Anglo-German-Italian Eurofighter Typhoon.
Newspapers hreported that Dassault had made a cheaper counter bid, but Maurer said he had not received another offer from Dassault.
http://www.reuters.com/article/2012/02/ ... 9020120214
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Re: Gripen vence o concurso suíço
O Chefe do Departamento de Defesa da Suiça acabou de divulgar que as informações vazadas neste relatório remetem ao Gripen C/D, e o relatório é de 2008.
Audaces Fortuna Iuvat
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Re: Gripen vence o concurso suíço
FONTESwiss defense minister defends Swedish fighter jet deal despite tests favoring other options
By Associated Press, Updated: Tuesday, February 14, 3:25 PM
GENEVA — Put on the hot seat by a secret air force report, Switzerland’s defense minister on Tuesday strongly defended the government’s decision to buy Swedish fighter jets.
Defense Minister Ueli Maurer told reporters in the Swiss capital of Bern and in a statement that the Swedish-made Gripen is the best long-term financial choice despite the Swiss Air Force’s recommendation to buy other planes.
Put on the hot seat by a secret air force report, Switzerland’s defense minister took the offensive Tuesday strongly backing the government’s decision to buy Swedish fighter jets despite the military recommending other options.
Ueli Maurer told reporters in the Swiss capital Bern and in a statement on his agency’s Website that the Swedish-made Gripen is the best long-term financial choice despite the Swiss Air Force’s recommendation to buy other planes.
Flanked by the top military brass, Maurer said the Swiss Cabinet’s decision in November to order 22 Gripen fighters from Sweden’s Saab AB to replace the air force’s aging Northrop F-5 Tigers is “the optimal solution for the Swiss army” based on several years of study.
His statement also said the decision was based on a cost summary over 30 years and assessment that three planes — the Gripen, the Rafale made by Dassault Aviation of France, and the Eurofighter made by a European consortium — were all adequate. It said the deal includes arms, logistics, training and other key elements.
Maurer’s statement said the government “must make every effort to ensure that the acquisition of new fighter aircraft is financially sustainable for the army, medium and long term, in order to conserve resources for the army’s other urgent needs. ... The Gripen is, therefore, the optimal solution for the army as a whole.”
The Swiss Cabinet has acknowledged that costs were a factor in its decision to reject the two rival offers.
But a confidential 2009 report from the Swiss Air Force posted online by a Swiss newspaper recommended buying Rafales or Eurofighters based on tests in 2008. The report published by the Zurich weekly newspaper SonntagsZeitung concluded those two were the best overall performers across most categories, provoking headlines and questions across Switzerland.
Swiss military commanders closed ranks behind Maurer despite the report. “All three candidates were seen as fit for the troops,” said National Armament Director Ulrich Appenzeller.
Army Chief Andre Blattmann asserted that the military’s “leadership is united behind” the Gripen decision.
As part of its 2012 arms program, the Swiss parliament must still approve a 3.1 billion francs ($3.4 billion) order for the Gripens, which are used by air forces in Sweden, the Czech Republic, Hungary, South Africa and Thailand.
Swiss socialists, meanwhile, aim to hold a referendum on the jet deal, arguing it will undercut spending for schools, farms and other critical needs.
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Re: Gripen vence o concurso suíço
E gente achando que lobby mentiroso era especialidade sueca...
Tudo farinha do mesmo saco. Todos querem os Euros, a qualquer custo. Em negócios desse tipo não há espaço para inocentes.
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Re: Gripen vence o concurso suíço
Traduzindo, o relatório vazado não representa os dados mais atuais sobre o Gripen NG/E/F/MS21
O Gripen NG/E/F/MS21 com os recentes desenvolvimentos deve ter atingido o "6", ou até mais . Considerando que ele "atende" a parte técnica, os demais critérios como Custos/ToTs/OffSets, fizeram o resto.
[]'s
O Gripen NG/E/F/MS21 com os recentes desenvolvimentos deve ter atingido o "6", ou até mais . Considerando que ele "atende" a parte técnica, os demais critérios como Custos/ToTs/OffSets, fizeram o resto.
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Re: Gripen vence o concurso suíço
É como falei vários posts atrás, eles estavam substituindo apenas o F-5!!!
Li em algum ponto por aí que até ataques a 5000 km eram um requerimento: algum F-5 faz isso? E desde quando isso é preciso para um País tradicionalmente NEUTRO, com FFAA de caráter DEFENSIVO e com um território bem menor que o do RN, um dos menores estados do Brasil?
Claro, seria diferente se houvesse intenção DECLARADA de primeiro substituir o F-5 e logo depois os F/A-18, aí seria mesmo interessante um solução mais poderosa como o Rafale (e Typhoon, e F-18E, e Flanker), e substituindo a AMBOS, o que geraria alguma economia pela comunalidade logística, de treinamento (pilotos, técnicos, engenheiros e mecânicos) e um desconto pelo lote bem maior.
De resto, a SAAB parece ter mesmo descoberto que pau que dá em Chico serve pra dar no Francisco também (com a diferença que aqui caímos no conto)...
Li em algum ponto por aí que até ataques a 5000 km eram um requerimento: algum F-5 faz isso? E desde quando isso é preciso para um País tradicionalmente NEUTRO, com FFAA de caráter DEFENSIVO e com um território bem menor que o do RN, um dos menores estados do Brasil?
Claro, seria diferente se houvesse intenção DECLARADA de primeiro substituir o F-5 e logo depois os F/A-18, aí seria mesmo interessante um solução mais poderosa como o Rafale (e Typhoon, e F-18E, e Flanker), e substituindo a AMBOS, o que geraria alguma economia pela comunalidade logística, de treinamento (pilotos, técnicos, engenheiros e mecânicos) e um desconto pelo lote bem maior.
De resto, a SAAB parece ter mesmo descoberto que pau que dá em Chico serve pra dar no Francisco também (com a diferença que aqui caímos no conto)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Re: Gripen vence o concurso suíço
Caramba, não entedo quase nada dessas compras de caças mas como se avalia algo que não existe e nem quem vai produzir sabe como vai ficar a cara do bebê.
Vai que da mãe sueca sai um pelézinho. , aí eu quero vê quem vai ser o pai da criança.
Vai que da mãe sueca sai um pelézinho. , aí eu quero vê quem vai ser o pai da criança.
- Carlos Lima
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Re: Gripen vence o concurso suíço
Bom... pelo visto voltamos a estaca zero... o Governo Suiço vai substituir o F-5 do Sec. XX pelo F-5 do Sec. XXI.
Nada mais justo considerando que eles ainda tem os Hornet deles.
Apesar das notas, eles realmente fizeram a melhor escolha para eles.
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CB_Lima
Nada mais justo considerando que eles ainda tem os Hornet deles.
Apesar das notas, eles realmente fizeram a melhor escolha para eles.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: Gripen vence o concurso suíço
O Objetivo era e sempre foi operar 76 F-5, assim ainda faltam 19... não me surpreenderia com a aquisição, na verdade creio que seria necessária.brisa escreveu:Voces lembram daquele famoso cafe da manhã com o brigadeiro Saito????
http://www.alide.com.br/noticias/fab34/index.htmSaito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM. “Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”
Se a FAB não obtiver novos F-5E e F-5F, haverá uma redistribuição das células existentes entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz e Natal depois do processo de modernização.
Sobre os helis.....o Pepe que o diga.....
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???