Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Loki
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8386 Mensagem por Loki » Dom Jan 29, 2012 11:12 pm

delmar escreveu:
Loki escreveu:Esse foi o mais recente que encontrei, você teria algum outro Delmar, para ajudar no debate?
Obrigado
Loki
Em nenhum momento estou fazendo uma crítica ao companheiro por ter colocado o mapa. A minha ressalva é para quem fez o mapa, provavelmente num momento de ufanismo patriótico para mostrar as imensa riquezas do Brasil.
Alguns destes rios conheço pessoalmente. Já estive nas corredeiras do "bem querer", no rio Branco em Roraima. Nenhum barco maior consegue ir além daquele ponto e o rio, corredeira acima, é cheio de bancos de areia. No mapa ele aparece navegável até a capital Boa Vista. Também o Rio Uruguai aparece como navegável quando ele é repleto de corredeiras.
Não Delmar, perguntei sinceramente se você teria algum outro mapa mais moderno ou correto que este!

Pois foi o único que encontrei na Net.

Abraço

Loki




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prp
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8387 Mensagem por prp » Seg Jan 30, 2012 1:19 am

Das hidrovias:

Hidrovia do Solimões/Amazonas
Esta hidrovia é dividida em dois tramos. O Solimões, que se extende de Tabatinga/AM a Manaus/AM, tendo aproximadamente 1.600 km e o Amazonas, que vai de Manaus/AM a Belém/PA, com 1.650 km. O primeiro tramo possui calado mínimo de 6 metros, com alguns pontos críticos na secas, e o segundo com calados de 10 metros, o que permite acesso de navios marítimos de até 60.000 TPB. Esta via é de extrema importância, pois além das grandes cidades existentes às suas margens, ainda é a confluência de outros cursos d'água navegáveis, tais como o Madeira e Tocantins.

Trecho brasileiro da Hidrovia do Paraguai. Se extende de Cáceres/MT a Foz do Rio APA/MS.
Imagem

Hidrovia Paraná
Importante hidrovia com extensão de 1.023 km. Iniciando no lago de Itaipú, na divisa entre Brasil e Paraguai. Passando por Paraná, São Paulo, Matogrosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Conectando-se ainda à hidrovia Tietê.


Hidrovia do São Francisco
O rio São Francisco é totalmente navegável em 1.371 km, entre Pirapora(MG), Juazeiro(BA) e Petrolina(PE), para a profundidade média de projeto de 1,5 m, quando da ocorrência do período crítico de estiagem (agosto a novembro). Sem saída para o Atlântico, o rio São Francisco tem seu aproveitamento integrado ao sistema rodo-ferroviário da região.

Hidrovia do Mercosul
Localizada na bacia do Sudeste é constituída principalmente pelos rios Jacuí e Taquarí, que são ligados à Lagoa dos Patos pelo Lago Guaibá, seguindo pelo Canal de São Gonçalo e finalmente à Lagoa Mirim. São 650 km entre as cidades de Estrela - rio Taquari - e Santa Vitória do Palmar, já na divisa com o Uruguai.

Hidrovia do Madeira
Importante hidrovia da Amazônia Ocidental, que se estende de Porto Velho/RO até a confluência do rio Madeira com o Amazonas. Em 2010 foram mais de 3,6 milhões de toneladas transportadas - soja, milho, containêres e açúcar - com grande parte deste volume passando pelos portos de Itacoatiara e Santarém, distantes, respectivamente, 1.063 km e 1.623 de Porto Velho.

Hidrovia do Tocantins
Pertencente ao corredor Centro-Norte, a hidrovia do Tocantins se divide em dois tramos. O primeiro, de Peixe/TO a Marabá/PA, com 1.021 km de extensão, e o segundo, de Marabá/PA à foz do Tocantins, com 494 km.

Hidrovia do Araguaia
Situada na região Centro-Oeste e cortando o o planalto central no sentido norte-sul, esta via com seus 1.254 km - Baliza/GO a Conceição do Araguaia/PA - se apresenta com um imenso potencial para o escoamento da produção de grãos do Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins.

Hidrovia Guamá-Capim
Hidrovia formada por dois cursos, sendo o primeiro no rio Guamá, de sua foz (Belém/PA) à cidade de São Miguel do Guamá/PA - 157 km - e um segundo trecho no rio Capim, que vai de São Domingos do Capim/PA (na foz com o rio Guamá) até a travessia da BR-230 (km 372) para Paragominas/PA.

Hidrovia do Xingú
Com uma extensão aproximada de 1.815 km sob a denominação de Xingú, este curso ainda não se apresenta apropriado à navegação em larga escala. Atualmente apenas o Baixo Xingú, que é o trecho compreendido entre Belo Monte e sua foz é francamente navegável, em um estirão contínuo de 360 km, com calado médio de 2,0 metros.

Hidrovia do Tapajós
O rio Tapajós está totalmente em território brasileiro, passando pelos estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará. O baixo Tapajos, trecho compreendido entre São Luís do Tapajós/PA e Santarém/PA, é francamente navegável em todos os seus 345 km, em qualquer época do ano. Inicialmente, pretende-se escoar parte da produção de grãos do norte do Mato Grosso utilizando esta rota.

Hidrovia do Parnaíba
A Hidrovia do Parnaíba, com uma extensão aproximada de 1260 km, é constituída pelos rios Parnaíba e Balsas, além dos canais que formam o delta do Parnaíba. No rio Parnaíba temos o trecho entre Uruçuí e a Foz, de 669 km - interrompido pela barragem de Boa Esperança - e de Uruçuí a Santa Filomena, com outros 364 km. No rio Balsas são 225 km da foz - à margem esquerda do Parnaíba - à cidade de Balsas. A demanda principal é pelo movimento de cargas agrícolas dos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia.

Hidrovia do Parnaíba
A Hidrovia do Parnaíba, com uma extensão aproximada de 1260 km, é constituída pelos rios Parnaíba e Balsas, além dos canais que formam o delta do Parnaíba. No rio Parnaíba temos o trecho entre Uruçuí e a Foz, de 669 km - interrompido pela barragem de Boa Esperança - e de Uruçuí a Santa Filomena, com outros 364 km. No rio Balsas são 225 km da foz - à margem esquerda do Parnaíba - à cidade de Balsas. A demanda principal é pelo movimento de cargas agrícolas dos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia.

Hidrovia do Itapecurú
Com uma extensão de aproximadamente 640 km - navegável principalmente nas cheias - iniciando na Baía de São José até a cidade de Mirador/MA. Atualmente serve principalmente para fornecimento de água aos diversos municípios localizados em suas margens.


Fonte: DENIT




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8388 Mensagem por FABIO » Seg Jan 30, 2012 11:03 am

Olha aí pessoal dois NDDs classe Island Whibdey,desativado pela US navy,será que a MB
vai deixar escapar essa oportunidade????o NDCC irmão do Matosso Maia virá mesmo??




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8389 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jan 30, 2012 11:43 am

FABIO escreveu:Olha aí pessoal dois NDDs classe Island Whibdey,desativado pela US navy,será que a MB
vai deixar escapar essa oportunidade????o NDCC irmão do Matosso Maia virá mesmo??


Estes navios;Island Whibdey, Fort MC Henry e Tortuga, tiveram suas baixas antecipadas. Em minha opinião seriam uma boa compra de oportunidade para a MB. Com a compra de dois destes navios seria possível a retirada do NDD Ceará e a não obtenção de um classe Newport.


Sds


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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8390 Mensagem por FABIO » Seg Jan 30, 2012 11:48 am

amigo lord nauta,o classe newport provavelmente não vem mais?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8391 Mensagem por Andre Correa » Seg Jan 30, 2012 12:09 pm

Lord Nauta escreveu:Estes navios;Island Whibdey, Fort MC Henry e Tortuga, tiveram suas baixas antecipadas. Em minha opinião seriam uma boa compra de oportunidade para a MB. Com a compra de dois destes navios seria possível a retirada do NDD Ceará e a não obtenção de um classe Newport.


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Lord Nauta
Comprar, por oportunidade, logo os 3, para garantir sempre 2 em operação, e no futuro um para peças, não seria mais vantajoso? Além do NDD Ceará, não permitiria dar uma folga ao Rio de Janeiro (G-31)?

[009]




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8392 Mensagem por saullo » Seg Jan 30, 2012 2:33 pm

Andre Correa escreveu:
Lord Nauta escreveu:Estes navios;Island Whibdey, Fort MC Henry e Tortuga, tiveram suas baixas antecipadas. Em minha opinião seriam uma boa compra de oportunidade para a MB. Com a compra de dois destes navios seria possível a retirada do NDD Ceará e a não obtenção de um classe Newport.


Sds


Lord Nauta
Comprar, por oportunidade, logo os 3, para garantir sempre 2 em operação, e no futuro um para peças, não seria mais vantajoso? Além do NDD Ceará, não permitiria dar uma folga ao Rio de Janeiro (G-31)?

[009]
Tem que inspecionar esses navios logo.
Pega logo os três.
E cata 4 Ticonderogas, porque a defesa de área com os novos (se um dia vierem) escoltas ainda vai demorar muito, e ter PA sem escolta de defesa de área é motivo de piada.
Se vier com aquele papo de que não tem condições de operar Ticonderogas, então vende o São Paulo e nem tenta fazer Submarino Nuclear.

Abraços




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8393 Mensagem por FABIO » Seg Jan 30, 2012 4:02 pm

amigo Marino, o senhor pode nos dizer algo sobre a possibilidade de compra de um ou dois
NDD classe Island Whibdey, que a us navy vai dar baixa???




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8394 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 30, 2012 4:24 pm

Karáleo, mas que tara por sucata americana é essa, meu Deus! :roll:

Os caras flatulam lá, querem correr daqui com um saquinho aparar os gases. :?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8395 Mensagem por FABIO » Seg Jan 30, 2012 5:33 pm

amigo Carlos,a questão é que é isso ou nada,eu mesmo sou muito cético sobre a conclusão
desses planos de modernização das FAAs brasileiro,logo penso que é melhor uma andorinha
nas maõs que duas voando em vão.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8396 Mensagem por saullo » Seg Jan 30, 2012 7:48 pm

[quote="Carlos Mathias"]Karáleo, mas que tara por sucata americana é essa, meu Deus! :roll:

Os caras flatulam lá, querem correr daqui com um saquinho aparar os gases. :?[/quote]

CM, você está vendo, além dos submarinos, algum escolta ou navio de apoio sendo construído ?
Há quantos anos não se constrói um escolta ou um navio de apoio ?
Pense bem, se o Prosuper sair esse ano, os navios devem começar a boiar lá pra 2018, até lá, se tem Ticonderoga sendo encostado, porque não pegar uns e ter defesa antiaérea de área para nossa Marinha ?
Também: onde tem navios desse tipo disponíveis ?
Na moribunda Europa, na Rússia ou China ?
Viu, não tem nada de gostar ou não de norte-americanos, seria uma aquisição pra cobrir uma lacuna incrível que temos, tanto os cruzadores como os NDDs, até se construir os nossos, porque vai demorar.

Abraços




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8397 Mensagem por saullo » Seg Jan 30, 2012 7:48 pm

saullo escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Karáleo, mas que tara por sucata americana é essa, meu Deus! :roll:

Os caras flatulam lá, querem correr daqui com um saquinho aparar os gases. :?
CM, você está vendo, além dos submarinos, algum escolta ou navio de apoio sendo construído ?
Há quantos anos não se constrói um escolta ou um navio de apoio ?
Pense bem, se o Prosuper sair esse ano, os navios devem começar a boiar lá pra 2018, até lá, se tem Ticonderoga sendo encostado, porque não pegar uns e ter defesa antiaérea de área para nossa Marinha ?
Também: onde tem navios desse tipo disponíveis ?
Na moribunda Europa, na Rússia ou China ?
Viu, não tem nada de gostar ou não de norte-americanos, seria uma aquisição pra cobrir uma lacuna incrível que temos, tanto os cruzadores como os NDDs, até se construir os nossos, porque vai demorar.

Abraços




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8398 Mensagem por P44 » Seg Jan 30, 2012 7:55 pm

há povo para tripular esses bichos todos?
Complement: 33 officers, 27 Chief Petty Officers, and approx. 340 enlisted
http://en.wikipedia.org/wiki/Ticonderoga_class_cruiser




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8399 Mensagem por saullo » Seg Jan 30, 2012 8:01 pm

P44 escreveu:há povo para tripular esses bichos todos?
Complement: 33 officers, 27 Chief Petty Officers, and approx. 340 enlisted
http://en.wikipedia.org/wiki/Ticonderoga_class_cruiser
A Marinha tem mais de 60.000 homens, P44, e tem Marinha com bem menos gente que a nossa e mais equipada, vide a Royal Navy que tem menos de 40.000 homens e a Marina Militare Italiana com 35.000.
Pode faltar treinamento, mas os caras estão lá pra isso também, pois evoluir faz parte do espírito humano.

Abraços




Editado pela última vez por saullo em Seg Jan 30, 2012 8:04 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#8400 Mensagem por saullo » Seg Jan 30, 2012 8:03 pm

Sabe P44, se tem gente pras Aciso na Amazônia e Pantanal, e eu acho legal esse trabalho, tem que ter gente para proteger o nosso imenso Atlântico Sul.

Abraços




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