TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#64216 Mensagem por sapao » Ter Jan 24, 2012 10:18 pm

PRick escreveu:Caro Dall,

Como está claro nos posts acima, não é possível debate equilibrado e sensato a respeito do FX-2, quando foristas estão interessados em defender corporativismo, atacar e defender determinado caça, enfim, o que demonstra exatamente o que falei acima. O GF deveria passar o trator por cima, mas não quer fazer isso. São culpados porque deixaram esse festival de coisas erradas continuar, em vez de acabar com o FX-2 ainda no nascedouro.

[]´s
Exato,
deveriamos fazer como nosso estimado colega Prick que sempre debate com isenção e parcialidade qualquer equipamento do mundo, desde que saibamos que o equivalente Francês é muito melhor...

E afinal, a culpa então e do GF?
Enfim concordamos em alguma coisa: manda quem pode, obedece quem tem juizo! Se não obedeceu ou não tem juizo ou não tem comando...

Editado pela última vez por sapao em Ter Jan 24, 2012 10:21 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#64217 Mensagem por sapao » Ter Jan 24, 2012 10:20 pm

Poderiamos criar um Forum:
"Quantas horas da minha vida eu perdi tentando debater o F-X e voltando sempre ao mesmo ponto: a culpa é de quem?"

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#64218 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 24, 2012 10:20 pm

NovaTO escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Se for verdade, fazer por merecer o banquinho é o quê?
A questão não é merecer o banquinho ou não, independente do motivo ,preferência por caça A, ou B, ou C. Se existia isso, o próprio Saito declarou que os 3 cumprem a missão. Ou seja, se o GF quer porque quer um caça com mais ToTs(sejam eles irrestritos ou não), mais "independente", e que está no short-list, porque não bate esse martelo de uma vez? Crise econômica? Vai ter crise econômica até 2015, e ae? O finaciamento de todos os caças(propostas) com certeza tem carência e um longuíssimo prazo de pagamento. Não há justificativas reais. Se é apenas uma birra do GF para com a FAB, chute o balde e bata o martelo com seu favorito. A FAB irá acatar e duvido que fiquem tristes com qualquer uma das 3 alternativas.

O que não se pode é ficar postergando isso ad infinitum. Como eu disse a Defesa não se faz só com MBTs modernos, Subs, Escoltas (nível de equipagem). O componente aéreo também tem de ser modernizado. Se o GF não o fizer por "birra" é irresponsabilidade na minha visão.

[]'s
[]'s
Quantos 'vazamentos' e afins ocorreram na história do Sub ou do Guarani? Ou no caso do KC-390?

Alguém saiu dizendo quem ia fornecer A B ou C componente critico?
Zero... daí o Governo tratou isso com seriedade.

Agora você faz um processo aonde você diz que qualquer um serve e se o Governo escolhe um... a coisa passa a ser "servem todos, mas..."

Isso é o que não pode... e ainda mais em ano pré-eleitoral? Que político vai querer se meter com isso?

Zero.

Daí... o banquinho.

Mas vou deixar claro que não acho isso correto também, mas daí estamos no Brasil e a coisa sempre pode ser um pouco pior.

Agora com os investimentos todos em, + BlackHawk, SeaHawk, EC-725, P-3, Sub Nuc, Estaleiro, Base Naval, Guarani, etc, será realmente que para os caças faltou grana? Só isso?

Eu acho que não. :wink:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#64219 Mensagem por Matheus » Ter Jan 24, 2012 10:28 pm

sapao escreveu:Poderiamos criar um Forum:
"Quantas horas da minha vida eu perdi tentando debater o F-X e voltando sempre ao mesmo ponto: a culpa é de quem?"
essa merda é que nem cachaça, ôô vício desgraçado. Já jurei que iria largar o fórum mas não consegui. Daqui a pouco vou ter que ir em um AA para lagar isto... :lol:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#64220 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 24, 2012 10:29 pm

Matheus escreveu:
sapao escreveu:Poderiamos criar um Forum:
essa merda é que nem cachaça, ôô vício desgraçado. Já jurei que iria largar o fórum mas não consegui. Daqui a pouco vou ter que ir em um AA para lagar isto... :lol:
x2!!!

:lol:

O pior é que por conta do Fuso horário quando vejo de manhã por aqui (de tarde no Brasil) já tem 10 páginas para ler!!! E eu ainda tenho que ir trabalhar POWS!!!! :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#64221 Mensagem por Penguin » Ter Jan 24, 2012 10:35 pm

Carlos Mathias escreveu:Antes fosse tão simples arrumar uma "briga" com a imprensa de oposição (toda ela por acaso) e uma Força armada.

Conversa mole CM. O Governo possui maioria avassaladora.
Boa parte da imprensa come na mão do Governo (via polpudos contratos de publicidade), inclusive a temida Globo/Globo News e o programa de altíssima audiência Painel :lol:
Quando há algum projeto polemico e é do interesse do governo, o projeto tem andado, independente de qq gritaria da "imprensa de oposição".
Quanto à FAB, creio que a hierarquia impere nas Forças Armadas. Se não, há uma grave precedente aberto em um estado democrático de direito. E isso é extremamente grave.
Vc acha realmente que se o Comandante de alguma força for substituido, vai haver manifestações na rua?
:lol: :lol: :lol:

É tudo que um político não quer: Blá, blá, blá na mídia e uma "gravíssima crise nas FAs".

Sempre tem blá, blá, blá na mídia e isso em nada afeta a popularidade do Governo. Gravíssima crise nas FA porque o Rafale foi o escolhido?! O Rafale já foi o escolhido CM. O mundo não caiu. O Governo apenas não confirmou essa escolha.
Crise nas Forças Armadas porque o Governo exerce e justifica suas escolhas legitimas?! Por que o Governo adquire equipamentos para as FAs?!
Não entendo essa lógica

Vou repetir.
Porque não há "brigas" em nenhum outro projeto?
APENAS no FX é que a coisa tá atolada na lama.

Há brigas no F-X2?!! Quem está brigando? O Brasil X fornecedores estrangeiros?! Ou vc quer dizer brigas em fóruns na internet?
Se o GF não o fizer por "birra" é irresponsabilidade na minha visão.
O GF não faz birra absolutamente!
Acaba de aprovar estudos para uma segunda frota.

Ótimo. Espero que esses estudos estabeleçam um orçamento para a criação da 2a Esquadra e que os investimentos necessários sejam autorizados algum dia, mais cedo do que tarde.

Se isso é birra, então tomara que faça muita birra em todos os setores. :lol:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

#64222 Mensagem por NovaTO » Ter Jan 24, 2012 10:58 pm

Carlos Lima escreveu: Quantos 'vazamentos' e afins ocorreram na história do Sub ou do Guarani? Ou no caso do KC-390?

Alguém saiu dizendo quem ia fornecer A B ou C componente critico?
Zero... daí o Governo tratou isso com seriedade.

Agora você faz um processo aonde você diz que qualquer um serve e se o Governo escolhe um... a coisa passa a ser "servem todos, mas..."

Isso é o que não pode... e ainda mais em ano pré-eleitoral? Que político vai querer se meter com isso?

Zero.

Daí... o banquinho.

Mas vou deixar claro que não acho isso correto também, mas daí estamos no Brasil e a coisa sempre pode ser um pouco pior.

Agora com os investimentos todos em, + BlackHawk, SeaHawk, EC-725, P-3, Sub Nuc, Estaleiro, Base Naval, Guarani, etc, será realmente que para os caças faltou grana? Só isso?

Eu acho que não. :wink:

[]s
CB_Lima

Entendo o motivo (apesar de não concordar) do banquinho foi a ano pré-eleitoral, evitar ruídos, etc. Mas já faz mais de 1 ano que a eleição ocorreu. A sucessora foi eleita, com plenos poderes. Cadê o caça? Nada. Só "enrolation". Nada. Não há motivos para adiar desde Jan.2011. Crise? Tá bom. Mas os outros programas estão andando e recebendo dinheiro. Então não é crise. Ruídos sempre vai haver. O GF não é capaz de decidir com ruídos? Não sabe o que decidir? Não quer se comprometer? Simples. Use a recomendação da FAB. Não quer a 1ª alternativa? Vá para a 2ª. Não quer a 2ª? vá para a 3ª. Não quer nenhuma das 3? Então cancele OFICIALMENTE ESSE FX-2 e faça uma compra de prateleira e encerre a questão.

O que não pode é ficar POSTERGANDO uma DECISÃO sob pena de estar colocando em risco nossos pilotos e a capacidade de Defesa Aérea do país. Isso é irresponsabilidade.

[]'s

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#64223 Mensagem por Paisano » Ter Jan 24, 2012 11:15 pm

Repetindo mais uma vez: Em relação ao FX-2, na minha opinião de leigo, não existe essa coisa de "culpado" e/ou "culpados", mas sim uma "visão equivocada" (que acredito ser momentânea) por parte de quem não deveria ter.

PRick

#64224 Mensagem por PRick » Ter Jan 24, 2012 11:21 pm

sapao escreveu:
PRick escreveu:Caro Dall,

Como está claro nos posts acima, não é possível debate equilibrado e sensato a respeito do FX-2, quando foristas estão interessados em defender corporativismo, atacar e defender determinado caça, enfim, o que demonstra exatamente o que falei acima. O GF deveria passar o trator por cima, mas não quer fazer isso. São culpados porque deixaram esse festival de coisas erradas continuar, em vez de acabar com o FX-2 ainda no nascedouro.

[]´s
Exato,
deveriamos fazer como nosso estimado colega Prick que sempre debate com isenção e parcialidade qualquer equipamento do mundo, desde que saibamos que o equivalente Francês é muito melhor...

E afinal, a culpa então e do GF?
Enfim concordamos em alguma coisa: manda quem pode, obedece quem tem juizo! Se não obedeceu ou não tem juizo ou não tem comando...
Acho que está bem claro, primeiro é uma mistura de incompetência, incapacidade e falta de comando da FAB(parece que não existe hierarquia), sim, são culpados e politiqueiros, e não é de hoje, a história da FAB é cercada por excesso de política, desde o episódio bisonho quando da disputa que a compra do Minas Gerais gerou.

A COPAC é uma vergonha para a FAB e seus próprios integrantes, tanto quanto aquilo que seu Chefe atual colocou num blog, se a FAB tivesse comando, ele já estaria hoje fora do seu cargo. Se a FAB tivesse comando, ela própria moveria um inquérito para apurar o suposto vazamento da Catanhede.

Mas não fez nada disso, ficou brincando de processo seletivo de caças desde o Governo FHC, mais de uma década. E os Governos Federais foram culpados por não terem freado esse monte de procedimento inúteis, onde se gastou tempo, papel e energia para não dar em nada.

Vou repetir o que disse muito antes, 03 meses era tempo mais que o suficiente para escolher dois finalistas. Porém, para a FAB finalista, não quer dizer dois, mais três ou cinco, foi o que resultou o FX-1 e o FX-2. No mundo inteiro quando se fala em Short-List, está se falando de dois finalistas, mas na FAB isso é diferente. Vou repetir o que falei na ocasião, se é para fazer Short-List com mais de dois finalistas, é melhor não fazer Short-list nenhuma.

E porque se fez isso? Tão somente por motivos políticos, não tem outra explicação racional para tal coisa.

Então terminamos assim, quando defendo um caça, e sempre defendi um caça, nada tem haver com as falhas gritantes, de neófito desse programa, que como falei acima, deveria ter sido encerrado antes de renascer. O nome do filme é A Volta dos Mortos Vivos, e com o sub-titulo, Vivendo e não aprendendo. 8-] 8-]

Essa novela mexicana é uma coisa triste de assistir, e toda hora conseguem piorar ela, e quase sempre COPAC está no meio da estória. Então a FAB é culpada por fazer tudo errado, e o GF por se omitir. 8-] 8-]

[]´s

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#64225 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 25, 2012 12:09 am

Carlos Mathias escreveu:Antes fosse tão simples arrumar uma "briga" com a imprensa de oposição (toda ela por acaso) e uma Força armada.
É tudo que um político não quer: Blá, blá, blá na mídia e uma "gravíssima crise nas FAs".

Vou repetir.
Porque não há "brigas" em nenhum outro projeto?
APENAS no FX é que a coisa tá atolada na lama.
Se o GF não o fizer por "birra" é irresponsabilidade na minha visão.
O GF não faz birra absolutamente!
Acaba de aprovar estudos para uma segunda frota.

Se isso é birra, então tomara que faça muita birra em todos os setores. :lol:
É. O pessoal pensa que só porque o GF manda, eles devem gritar: todo mundo cala a boca e vamos comprar TAL CAÇA.

O tanto de lobby que fizeram. Todos os VAZAMENTOS. Virou um assunto muito político.
Por mais que o GF queira uma força aérea dissuasória, eles querem continuar sendo o GF.
Não vão entrar em guerra com um monte de gente e arriscar perder o governo.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#64226 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 25, 2012 12:18 am

Conversa mole CM. O Governo possui maioria avassaladora.
Boa parte da imprensa come na mão do Governo (via polpudos contratos de publicidade), inclusive a temida Globo/Globo News e o programa de altíssima audiência Painel :lol:
Santiago, é a tua opinião.
O GF tem outra opinião, e diferente ao que parece.
Pelos fatos, parece que eles avaliaram que não valia o custo político.
Quando há algum projeto polemico e é do interesse do governo, o projeto tem andado, independente de qq gritaria da "imprensa de oposição".
O rolo aí é que programa nenhum teve a gritaria que houve no FX.
Quanto à FAB, creio que a hierarquia impere nas Forças Armadas. Se não, há uma grave precedente aberto em um estado democrático de direito. E isso é extremamente grave.
Quanto a isso, me calo.
"Cada cachorro que lamba a sua pi.......ca".
Vc acha realmente que se o Comandante de alguma força for substituido, vai haver manifestações na rua? :lol: :lol: :lol:
Não, nas ruas não, pois a Dilma mesmo com o Guerra :mrgreen: dizendo que mundo acaba amanhã, mesmo assim bate recorde de popularidade. :lol:

Mas a oposição e a imprensa PIG fariam sim um carnaval.
Isso foi dito por um membro do GF, o risco de municiar a oposição.

Acho que quando não vazar mais nada, nem houver mais emails :roll: , acho que aí o GF anuncia o FX.

Vou repetir.
"Aborteira, comunista, guerrilheira assassina, poste, bolinha de papel, dossiê falso", e por aí vai.
Será que o GF (ou qualquer político sobre a superfície da Terra) quer mais alguns adjetivos nessa lista, mesmo que fabricados?

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#64227 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Jan 25, 2012 12:24 am

Mas olha a comparação tosca que está sendo feita.

A Dilma autorizou estudos para uma segunda Esquadra. Ela ainda não comprou nada. Não gastou um centavo. Aliás, a segunda Esquadra está na END. Entranho seria se ela não autorizasse um singelo estudo para uma segunda esquadra.

Autorizar estudo é o de menos. O que mais teve no F-X foram estudos.

É tão sem sentido o que está sendo discutido. O que estão afirmando é que o F-X não saiu por culpa da FAB. Se a palavra melhor é "visão equivocada", que seja, o fato é que graças a isso, o F-X não saiu. Se esse é o fator, logo a culpa é da FAB.

A gente tá falando de assunto sério ou coisa de pai e filho? Tipo a criança (FAB) quer um brinquedo, o pai (GF) diz que só dá se for outro modelo. Aí a criança faz beicinho e o pai, pra fazer o filho aprender, diz que não vai comprar mais nada e a criança vai ficar sem presente, enquanto o irmão (MB) vai continuar ganhando os presentes.

Vocês querem me dizer que é assim que o GF trata a Defesa? É assim que a Defesa é tratada? Com psicologia familiar?

É sério mesmo que vocês - que estão afirmando existir essa psicologia barata de pai e filho - ainda acham que tenha um lado 100% errado e outro 100% certo?

Aff... :roll:

Parei com esse assunto.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#64228 Mensagem por Matheus » Qua Jan 25, 2012 12:25 am

Não sei quem tem razão nesta farândula, mas uma coisa que me deixou perplexo foi a falta de atitude/resposta/investigação ao vazamento do relatório. Por que a FAB não deu um pio sobre o assunto?

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#64229 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 25, 2012 12:29 am

Vinicius Pimenta escreveu:Mas olha a comparação tosca que está sendo feita.

A Dilma autorizou estudos para uma segunda Esquadra. Ela ainda não comprou nada. Não gastou um centavo. Aliás, a segunda Esquadra está na END. Entranho seria se ela não autorizasse um singelo estudo para uma segunda esquadra.

Autorizar estudo é o de menos. O que mais teve no F-X foram estudos.

É tão sem sentido o que está sendo discutido. O que estão afirmando é que o F-X não saiu por culpa da FAB. Se a palavra melhor é "visão equivocada", que seja, o fato é que graças a isso, o F-X não saiu. Se esse é o fator, logo a culpa é da FAB.

A gente tá falando de assunto sério ou coisa de pai e filho? Tipo a criança (FAB) quer um brinquedo, o pai (GF) diz que só dá se for outro modelo. Aí a criança faz beicinho e o pai, pra fazer o filho aprender, diz que não vai comprar mais nada e a criança vai ficar sem presente, enquanto o irmão (MB) vai continuar ganhando os presentes.

Vocês querem me dizer que é assim que o GF trata a Defesa? É assim que a Defesa é tratada? Com psicologia familiar?

É sério mesmo que vocês - que estão afirmando existir essa psicologia barata de pai e filho - ainda acham que tenha um lado 100% errado e outro 100% certo?

Aff... :roll:

Parei com esse assunto.
Não diria desta forma de psicologia familiar.
É a psicologia do ser humano.
Se percebe que vai feder, melhor não mexer.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#64230 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jan 25, 2012 12:31 am

O VP sabe que a coisa vai mais além do que isso, mas temos que simplificar muito, ou teríamos que escrever um livro para responder qualquer pergunta.

Responder