sapao escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Independente se o F-X sair agora ou não, vamos precisar de uma compra de prateleira, a menos que o Brasil chute o balde e ache que redistribuir os F-5M esteja de bom tamanho.
Também vamos precisar de uma compra de prateleira porque não dá pra substituir a frota inteira com uma compra nos moldes do F-X. Comprar tecnologia da maneira como estão propondo é um absurdo de caro.
Também vamos precisar de uma compra de prateira porque a FAB não tem como operar uma frota inteira de caças top de linha, a menos que haja uma (improvável) revolução no orçamento de Defesa.
Como você já citou, o BRASIL já decidiu distribuir os F-5M por pelo menos mais uma decada.
Até lá não vai existir TAMPAX, até porque se vier algo usado vai entrar no lugar do F-X como o proximo vetor de caça.
Não existe, pelo menos autalmente, a hipotese de prateleira para cobrir um GAP na FAB.
Vai ser F-5M, depois A-1M, depois A-29 e depois nada voando.
Pior que existe. Redistribuímos os Mike para a unidade que operava Xavante. A unidade que receberia o F-X (a princípio) seria o GDA. Este opera atualmente os M2K, que por sua vez vão parar de voar em 2013/2014 - ou 2015 esticando muito (quiçá perigosamente) a corda.
Dá pra usar F-5? Até dá, mas acho que seria um absurdo total com Copa e Olimpíada pela frente.
Temos 4 esquadrões de caça operando F-5M e 1 operando M2K, total de 5 esquadrões. Na prática o 1° GavCa é como se fosse um único esquadrão, mas tem número de aeronaves compatível com os 2 esquadrões do grupo, então vou contar como 2. Aliás, a FAB até poderia enviar o 2°/1° pro NE, mas isso é outra conversa... Enfim, se mantivéssemos o número ideal de aeronaves por esquadrão da FAB (18 aeronaves), precisaríamos de 90 F-5M. Se usarmos o mínimo de 12, precisaríamos de 60. Só temos 57 F-5M.
Na melhor das hipóteses a gente teria 3 esquadrões com 14 aeronaves e 1 esquadrão com 15. Com uma disponibilidade média, teríamos de 4 a 5 aeronaves em condições de voo por esquadrão. Ter de 20 a 25 aeronaves para cobrir o espaço aéreo brasileiro...
Por isso, tendo o cenário acima, eu até prefiro que haja uma compra de prateleira. O mais lógico seria decidir o F-X e procurar um tampax da mesma linha. Se não for possível...