helio escreveu:
Os Leo 1A5 é o blindado mais novo e em melhor estado já operado pelo EB desde o recebimento dos restos da Segunda Guerra. Os Gepards ainda estão mais novos que os Leo 1A5.
Discordo novamente, os Leo 1A5 estavam inativos desde a dácada de 80(foram armazenados adequadamente por sinal) e os Guepards, assim como os veiculos de engenharia, lança-pontes, escola estão muito mais usados pois até há pouco estavam em uso pelo exercito alemão.
Oras, não é doação, mas venda, e o preço de um novo Gepard hoje não seria menor que 10 milhões de dólares a unidade, e estão oferecendo por 01 milhão. Então, é um preço barato.
Oras não dá para dizer se um novo sairia por U$10 milhões, mesmo porque não existe novo no mercado, trata-se de liquidação por absoluta falta de espaço na Alemanha.
Hoje até as empresas de caçamba de entulho COBRAM para retirar entulho, então por que temos que PAGÁ-LOS?????????
Além disso, tem a manutenção incluída, algo muito melhor que ter os M-113 completamente indisponíveis. A FAB está fazendo isso com os M-2000 e F-5br.
Vc parece o capeta oferecendo a compra da alma para o Dr Faustus (Goethe revisited)
Dependencia à KMW forever.
Portanto, não vejo nada de leonino na proposta,
se não é leonino para vc, mudo de comparação: é uma proposta CARACU!!!!
o problema é que se trata de importado, e não vamos produzir nada. Porém, eu não defendo prateleira como a solução de nossos problemas como muitos por aí. O engraçado é que eles só defendem prateleiras quando é dos EUA!!! Essa é a pior prateleira, porque os EUA tem a política mais restritiva.
Sobre a qualidade dos MBT´s KMW, bem, eu não preciso dizer nada, todas as listas de rank dos MBT´s modernos colocam o Leo 2 como o melhor projeto do mundo. Do mesmo modo que Audi, Mercedes, VW, BMW, PORSCHE são as marcas que dominam a tecnologia automotiva mundial.
Quanto aos produtos serem ou não adequados para o Brasil, não foi o EB que escolheu os Leo 1A5? Eles poderiam ter comprado vários MBT´s usados pelo mundo, mas escolheram os Leo 1A5 por acharem que os mesmos são os mais adequados para o Brasil. Eu preferia os Leo 2. Porém, não acho que o Leo 1A5 seja ruim ou sucata. Nem todo material usado é sucata.
Além disso, dizem que o Gepard foi aposentado porque é obsoleto. Então o Leo 2A6 também é obsoleto porque a Holanda aposentou todos eles? Repito, dado o contexto de nossa força blindada, e as escolhas do EB. Os Gepards estão sobrando no que tange aos requisitos de artilharia AAé de curto alcance, que o EB define por ser até 3 km. Para médio alcance não temos nada.
Eu quero é coerência, muitos aqui dançam conforme a música, mudando de opinião completamente, continuo dizendo, se vamos produzir localmente, nem discuto concorrentes externos, agora, se vamos comprar importado, prateleira. Que se gaste o menos possível para suprir as necessidades das forças blindadas. Para mim o Gepard é um GAP para durar o mesmo que os Leo 1A5, tudo sendo substituído depois por um projeto nacional.
[]´s
Prick
Brincadeiras a parte, mas falando sério, não se iluda com o baixo preço oferecido. O foco da questão é o custo operacional e um meio obsoleto. O contrato de manutenção com a KMW com os Leo 1A5 além de não ser barato, envolve uma série de custos adicionais:
Entrou água no chope dos comandantes do RCB que espernearam ao EM do EB, requerendo ao menos um esquadrão de Leo 1A5 para cada RCB. O EB até admitiu esta hipótese, transformando cada RCC de quaternárias para terceárias, até que a KMW alertou que todos as OM que utilizar os Leo 1A5 tinham que se equipar com o ferramental exigido, caso contrário perderiam a garantia.
O preço de cada kit de ferramental? U$1 milhão!! Resultado: os RCB não mais receberão os 1A5.
Agora Prick, imagine os Guepard, são 36 veiculos em negociação, muito provavelmente divididos em 9 baterias distribuidas em 9 brigadas. Quanto teremos que pagar para o ferramental de cada unidade?
Como vê, o barato está saindo muito caro.
Um abraço
Hélio
Hélio
Hélio, o que o EB recebeu quando a guerra acabou foram restos e sobras dela. Mesmo novos, eram restos, quer dizer material que já estava ficando tão obsoleto, que nem era mandado para o TO, como Stuart(que já estava obsoleto em 1940), Lee, Grants, somente, os M-4 poderiam ainda representar alguma modernidade, mesmo assim, os nossos eram os M-4 mais antigos, algo que em 1943 já estava obsoleto. E foram comprados. Getúlio torrou recursos que conseguimos durante a Guerra comprando sobras encostadas de equipamento novo ou usado.
Os Leo 1A5 não estão obsoletos, são tanques com poder de fogo e blindagens mais leves, porém, a parte eletrônica ainda é muito boa, mobilidade, suspensão, etc..
Que ferramental você se refere? Oras o chassi do Gepard é igual, o resto da manutenção pode ser feita em um local central. Eu diria que a única manutenção mais complexa é a da eletrônica, e duvido que existe ferramental em cada OM para o Leo 1A5 para a eletrônica. Então ficamos na mesma. Porém, os Leo 1A5 tem mais segurança na manutenção que qualquer outro blindado de lagartas em uso no EB.
Não me iludo quanto ao nível de operacionalidade real de nossas FA´s, não é só do EB. Duvido que antes da chegada dos Leo 1A5, alguma OM equipada com MBT dispusesse de 40% de suas unidades prontas para ação. Pelo que dá para perceber, a prontidão era ainda menor. Mesmo porque a compra dos MBT´s Leo 1Be e M-60 foram ao velho estilo. Oras, e você acha ruim que o fabricante exija que o comprador cuide do equipamento? Afinal, qualquer garantia tem limitações ou só porque alguma coisa tem garantia, até um carro, vou poder tratar ele como lixo, colocando gasolina adulterada, não calibrando os pneus, trocando óleo e outros consumíveis? Pombas o EB acho MBT´s é coisa barata? Então é melhor não comprar nenhum.
Não estou comemorando ou achando nenhuma maravilha, apenas, dentro do contexto geral, do conjunto da obra, a compra dos Gepards não é pior que dos Leo 1A5. Os alemães não são santos, não tem santo, tudo são negócios, o do Leo 1A5 foi muito melhor do que já fizemos no passado. Eu não estou falando aqui que o mundo é maravilhoso, e que os chucrutes são irmãs de caridade.
Eu não elogiei a KMW, apenas constatei um fato. A qualidade da industria automotiva alemã é ainda superior a qualquer outra no mundo. Tem rivais a altura, sem dúvida.
[]´s