Muita boa explanação....
Aliás, eu não entendo porque os russos operam AWAC´s...
Deve ser pela mesma razão dos americanos, chineses, indianos, ingleses, franceses... E todas as FAer que operam em rede.
Me parece que até a FAB com seu muquiraníssimo F-5M pode operar em rede, com um F-5 ligado e outros utilizando as infos. deste único radar.
O F-18E também tem capacidade de operar em rede, mas seu radar é menos potente e a antena tem área bem menor que a do F-22 ou SU-35BM.
Se alguém quiser, pode procurar uma equação matemática sobre a relação área da antena X potência, X alcance.
É alguma coisa que diz que se consegue mais ganho aumentando a antena que aumentando a potência.
Mas isso só é possível(antenas grandes) em caças pesados, por razões que me perecem óbvias.
Assim, matematicamente se comprova que antenas maiores são muito mais eficientes que antenas menores, dada uma mesma potência.
Ora, eu que não sou inteligente, sou até bem burro, pois continuo postando, consigo concluir que um IRBIS-E emite até 20Kw de potência e tem uma grande antena, e eu posso concluir que terá um excelente desempenho comparado a radares menores.
Assim como o radar do F-22 tem excelente desempenho, com potência e área de antena equivalentes.
Outra vez, são potências semelhantes, antenas de área semelhantes, e como não existe chute nem mágica quando se fala da física e matemática, deverão ter desempenhos semelhantes. A diferença fica na capacidade de rastreamento do nº de alvos e processamento.
É realmente questão de fé e de entender porque os russos usam AWACS.