Brasileiro escreveu:No papel tudo é muito lindo, maravilhoso... até parece que a PM não é subordinada diretamente ao límpido e imaculado poder político-partidário, até parece que ninguém (nem o governador, nem o reitor-capacho) tem interesse em nada, até parece que a indicação do terceiro colocado foi puramente técnica, até parece que durante todo esse tempo o que há para servir o estudante foi dado de bom gosto, até parece que EU estaria estudando lá se não fosse pelas ocupações e manifestações de anos anteriores que garantiram benefícios que mantém estudantes de menor renda, até parece que universidade não é representante do Estado...
Brasileiro, a PM esta subordinada ao poder político. O poder político faz uma coisa chamada política.
Existe uma guerra entre estudantes e o governo isto esta explicito. Um esta vendo o outro como inimigo.
Mas pera ai. Vamos ser justos com a PM (veja que eu estou defendendo a PM, e não o governo). Ela esta fazendo o seu papel. Esta cumprindo seu dever.
Se o governo coloca a PM próxima ao estudantes como provocação, isso não desvaloriza o trabalho da PM. Seria vergonhoso para a PM se estivessemos numa ditadura, e a PM estivesse sendo usada como aparelho repressor, mas esse caso esta muito longe. Mas tb se ele (o govenro) consegue esse objetivo, é algo meu estranho.
O fato dos estudantes se sentem mal com a presença da PM, que comprovadamente só faz seu papel no previsto no estado de direito, por mais que eu entenda que possa ser uma provocação do governo estadual, eu não posso deixar de dizer que é muito estranho.
Porque é estranho? Vou dar um exemplo. Eu sou militar. Digamos que o governo do estado crie um atrito com os militares e coloque a PM na fente do quartel toda tarde pedindo documento para os militares. Para mim a unica coisa ruim é ter que tirar minha identidade todo dia e seguir meu caminho.
No caso da USP, se a presença da PM esta incomodando a conclusão é a seguinte (de duas uma): Ou os estudantes estão fazendo coisa errada, ou estão nessa luta por questão ideologica.
Guerra, dar uma conferida na história recente dos conflitos (e antigos também) da USP, de como se deram as moradias estudantis, a história delas, e sobre o que foram os movimentos de 2007 lhe ajudará a entender melhor a problemática desta universidade.
Brasileiro, eu conheço várias universidades. Morei anos do lado de uma universidade federal. Hoje moro perto de outra. Mas é interessante que só a USP tenha tanto problemas que necessite de tanto quebra-quebra para resolver.
Talvez até melhor do que meus argumentos de quem vê essas coisas todos os dias, desde pequenas coisas como corte de árvores até coisas maiores como uma base da polícia, e melhor também do que consultar no papel o que é o Estado de direito, para que serve na teoria a PM, como se não houvesse nenhum jogo sujo de poder e interesses no tabuleiro da política, em que reitor, polícia e mídia se movem como peças num xadrês, às vezes se movendo, outras vezes empurrando as outras peças para lá e para cá. Na minha opinião, o melhor lugar da universidade é o mais longe possível dessas coisas, aliás é daí que vem essa idéia toda de autonomia universitária, ela precisa disso para sobreviver.
Convém uma boa pesquisa, leitura, tempo... a história das coisas, quem são as pessoas, etc.
Mas que existe um jogo político atras dessa história até o mais inocente já entendeu que existe. O problema é que pelo jeito o jogo é dos dois lados. Os dois lados estão jogando e tem cartas. E é vcs (quem conhece a confusão) é que tem que botar as cartas na mesa, Brasileiro. O interesse não é meu em correr atras de conclusões.
Vcs vem aqui colocam um video de estudantes brigando com a PM. Dai querem que todos acreditem que a PM de SP é um aparelho repressor dentro de um estado de direito. Que no pais regido pela constituição que nós temos um grupo de estudantes estão sendo vitimas de um opressor maligno. Meu, num cola.
Ou vcs colocam as cartas na mesa, e explicam os verdadeiros objetivos dessa guerra com o estado de sp, ou por favor, dá um tempo nesse videos que mancham a imagem da PM. E assume logo que essa birra toda é politica.
Eu quero saber sobre essa história, mas gostaria de saber todos os detalhes. Por exemplo, quem esta pagando a fiança dos estudantes que estão sendo presos? De onde esta vindo o dinheiro?
Dizem que são os sindicatos. Todo mundo sabe que os sindicatos recebem mais dinheiro do governo federal que as prefeituras municipais. O governo federal inimigo declarado do estado de são paulo tem quase todos sindicatos no bolso, que estão pagando fianaças dos estudantes que fazem quebra-quebra contra o governo estadual.
No minimo esquisito essa relação.
Para mim, PM e estudantes são peões nesse jogo. Agora, é bom dizer que a PM esta lá obrigada. Cumprindo seu dever. Seria de bom os estudantes reverem suas estrategias nessa guerra. E analisar quem esta saindo com a imagem queimada.