Penguin escreveu:
OBS.: Talvez os militares tenham falhado ao longo dos anos em ensinar/explicar/esclarecer à classe política e à sociedade a importância de forças armadas modernas e compatíveis com o país. Ou talvez tenhamos forças armadas compatíveis com o nosso país e não queremos aceitar isso.
As forças armadas falharam, desde a ditadura militar. Não estou falando de direitos humanos.
Do ponto de vista politico estratégico e das relações internacionais, a ditadura falhou muito. Em ambito internacional foram um desastre, pouco audaciosos, não tiveram maior ambição internacional (a não ser ficar fazendo intercambio com ditaduras vizinhas).
A falta de maior envolvimento nos problemas internacionais e o exeço de alinhamento com os EUA da ditadura, reforçou a sensação de ilhas dos Brasileiros, em que os problemas e as guerras só acontesem em outros lugares menos aqui.....
A ditadura falhou em ajudar no crescimento economico e politico de puxa sacos.....gente que colaborava e fazia graças para o regime só para ter beneficios economicos. Gente não nunca teve preocupação nenhuma com o país, a não ser conseguir contratos com o governo ou conseção para abrir emissoras de radio e tv.
O resultado é que com o fim do regime e com a transição para a democracia, a grandes corporações do país estavam nas mão de gente não tinham nenhum comprometimento com o país ou com os "ideais" do regime estavam comandando as corporações e emissoras mais poderosas do país. até a industria de defesa criadas pelos militares, não tinham influencia politica nenhuma. Tinham uma capacidade de lobby pouco expressiva que determinou o seu desmantelamento.
Os puxa-sacos e traidores que cresceram e construiram impérios durante o regime perceberam que dar guarita para ex-guerrilehiros seriam uma otima forma de alçar o poder, então muitos exilados voltaram para o país e conseguiram ocupar os mais elevados postos da nação. E fizeram questão de destruir tudo que o regime construiu,não só as coisas ruins, mas principalmente as coisas boas que o regime militar construiu para a DEFESA do país.
E até hoje as forças armadas tem que mendigar para conseguir algo em termos de defesa, porque muitos acham que não precizamos de armas em um país pacifico ou porque não simplesmente tem algum recentimento contra as forças armadas.
Moral da história: Na politica as coisas não acontecem por "Concientização" mas pela força ou por necessidade.
O QUE EU QUERO DIZER È QUE AS FORÇAS ARMADAS DEVERIAM TER CONSTRUIDO UM COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR, não estou falando só de empresas para o setor de defesa. ESTOU FALANDO EM UMA ARQUITETURA POLITICA QUE GARANTISE QUE OS INTERESSES DE DEFESA DO PAÌS FOSSEM RESPEITADOS MESMO APÒS O TERMINO DO REGIME MILITAR.
Ou seja, colocar os meios de comunicação, e algumas corporações inflientes do país pessoas ligadas ao setor de defesa. ASSIM COM O TERMINO DO REGIME O COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR TERIA FORÇA PARA GARANTIR RECURSOS PARA O SETOR DE DEFESA.
Os militares brasileiros tiveram uma eficiência Alemã para impedir que frutificase grupos guerrileiros do estilo das FARC em território nacional, mas também tiveram uma sencibilidade politica tipicamente alemã ou seja ZERO.