BRIGA ENTRE ESTUDANTES E PM- USP

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

Re: BRIGA ENTRE ESTUDANTES E PM- USP

#46 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jan 14, 2012 5:30 pm

Guerra escreveu: Se a PM não esta pela segurança, então aqui temos uma grave acusação contra o estado de direito. Se vc puder explicar melhor o que a PM esta fazendo no campus com certeza 99% do pais vai apoiar a causa de vcs.
No papel tudo é muito lindo, maravilhoso... até parece que a PM não é subordinada diretamente ao límpido e imaculado poder político-partidário, até parece que ninguém (nem o governador, nem o reitor-capacho) tem interesse em nada, até parece que a indicação do terceiro colocado foi puramente técnica, até parece que durante todo esse tempo o que há para servir o estudante foi dado de bom gosto, até parece que EU estaria estudando lá se não fosse pelas ocupações e manifestações de anos anteriores que garantiram benefícios que mantém estudantes de menor renda, até parece que universidade não é representante do Estado...

Guerra, dar uma conferida na história recente dos conflitos (e antigos também) da USP, de como se deram as moradias estudantis, a história delas, e sobre o que foram os movimentos de 2007 lhe ajudará a entender melhor a problemática desta universidade.

Talvez até melhor do que meus argumentos de quem vê essas coisas todos os dias, desde pequenas coisas como corte de árvores até coisas maiores como uma base da polícia, e melhor também do que consultar no papel o que é o Estado de direito, para que serve na teoria a PM, como se não houvesse nenhum jogo sujo de poder e interesses no tabuleiro da política, em que reitor, polícia e mídia se movem como peças num xadrês, às vezes se movendo, outras vezes empurrando as outras peças para lá e para cá. Na minha opinião, o melhor lugar da universidade é o mais longe possível dessas coisas, aliás é daí que vem essa idéia toda de autonomia universitária, ela precisa disso para sobreviver.
Convém uma boa pesquisa, leitura, tempo... a história das coisas, quem são as pessoas, etc.

abraços]

----------------
amor fati
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#47 Mensagem por Guerra » Dom Jan 15, 2012 6:45 pm

Brasileiro escreveu:No papel tudo é muito lindo, maravilhoso... até parece que a PM não é subordinada diretamente ao límpido e imaculado poder político-partidário, até parece que ninguém (nem o governador, nem o reitor-capacho) tem interesse em nada, até parece que a indicação do terceiro colocado foi puramente técnica, até parece que durante todo esse tempo o que há para servir o estudante foi dado de bom gosto, até parece que EU estaria estudando lá se não fosse pelas ocupações e manifestações de anos anteriores que garantiram benefícios que mantém estudantes de menor renda, até parece que universidade não é representante do Estado...
Brasileiro, a PM esta subordinada ao poder político. O poder político faz uma coisa chamada política.

Existe uma guerra entre estudantes e o governo isto esta explicito. Um esta vendo o outro como inimigo.
Mas pera ai. Vamos ser justos com a PM (veja que eu estou defendendo a PM, e não o governo). Ela esta fazendo o seu papel. Esta cumprindo seu dever.
Se o governo coloca a PM próxima ao estudantes como provocação, isso não desvaloriza o trabalho da PM. Seria vergonhoso para a PM se estivessemos numa ditadura, e a PM estivesse sendo usada como aparelho repressor, mas esse caso esta muito longe. Mas tb se ele (o govenro) consegue esse objetivo, é algo meu estranho.
O fato dos estudantes se sentem mal com a presença da PM, que comprovadamente só faz seu papel no previsto no estado de direito, por mais que eu entenda que possa ser uma provocação do governo estadual, eu não posso deixar de dizer que é muito estranho.

Porque é estranho? Vou dar um exemplo. Eu sou militar. Digamos que o governo do estado crie um atrito com os militares e coloque a PM na fente do quartel toda tarde pedindo documento para os militares. Para mim a unica coisa ruim é ter que tirar minha identidade todo dia e seguir meu caminho.

No caso da USP, se a presença da PM esta incomodando a conclusão é a seguinte (de duas uma): Ou os estudantes estão fazendo coisa errada, ou estão nessa luta por questão ideologica.

Guerra, dar uma conferida na história recente dos conflitos (e antigos também) da USP, de como se deram as moradias estudantis, a história delas, e sobre o que foram os movimentos de 2007 lhe ajudará a entender melhor a problemática desta universidade.

Brasileiro, eu conheço várias universidades. Morei anos do lado de uma universidade federal. Hoje moro perto de outra. Mas é interessante que só a USP tenha tanto problemas que necessite de tanto quebra-quebra para resolver.
Talvez até melhor do que meus argumentos de quem vê essas coisas todos os dias, desde pequenas coisas como corte de árvores até coisas maiores como uma base da polícia, e melhor também do que consultar no papel o que é o Estado de direito, para que serve na teoria a PM, como se não houvesse nenhum jogo sujo de poder e interesses no tabuleiro da política, em que reitor, polícia e mídia se movem como peças num xadrês, às vezes se movendo, outras vezes empurrando as outras peças para lá e para cá. Na minha opinião, o melhor lugar da universidade é o mais longe possível dessas coisas, aliás é daí que vem essa idéia toda de autonomia universitária, ela precisa disso para sobreviver.
Convém uma boa pesquisa, leitura, tempo... a história das coisas, quem são as pessoas, etc.
Mas que existe um jogo político atras dessa história até o mais inocente já entendeu que existe. O problema é que pelo jeito o jogo é dos dois lados. Os dois lados estão jogando e tem cartas. E é vcs (quem conhece a confusão) é que tem que botar as cartas na mesa, Brasileiro. O interesse não é meu em correr atras de conclusões.

Vcs vem aqui colocam um video de estudantes brigando com a PM. Dai querem que todos acreditem que a PM de SP é um aparelho repressor dentro de um estado de direito. Que no pais regido pela constituição que nós temos um grupo de estudantes estão sendo vitimas de um opressor maligno. Meu, num cola.
Ou vcs colocam as cartas na mesa, e explicam os verdadeiros objetivos dessa guerra com o estado de sp, ou por favor, dá um tempo nesse videos que mancham a imagem da PM. E assume logo que essa birra toda é politica.

Eu quero saber sobre essa história, mas gostaria de saber todos os detalhes. Por exemplo, quem esta pagando a fiança dos estudantes que estão sendo presos? De onde esta vindo o dinheiro?
Dizem que são os sindicatos. Todo mundo sabe que os sindicatos recebem mais dinheiro do governo federal que as prefeituras municipais. O governo federal inimigo declarado do estado de são paulo tem quase todos sindicatos no bolso, que estão pagando fianaças dos estudantes que fazem quebra-quebra contra o governo estadual.
No minimo esquisito essa relação.

Para mim, PM e estudantes são peões nesse jogo. Agora, é bom dizer que a PM esta lá obrigada. Cumprindo seu dever. Seria de bom os estudantes reverem suas estrategias nessa guerra. E analisar quem esta saindo com a imagem queimada.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#48 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 15, 2012 9:36 pm

Guerra escreveu:O que via até agora é que vcs não querem a PM. Vcs não querem o reitor. Vcs não gostam do governador. Ora, o governador foi eleito democraticamente. Ele representa o estado. Estado que precisa estar presente em todos os lugares. Não tem como comprar a causa de vcs. Até mesmo porque o objetivo é estranho a democracia.
Não é que a gente não goste. Na verdade a gente dá a mínima pra isso. A briga é pela Autonomia Universitária. Quem dá os rumos a Universidade é a própria Universidade, sem vinculos e fins políticos. Isso hj não existe, porque? Porque quem escolhe o reitor é o governador. E quem escolhe cerca de 60% do Conselho Gestor, que é quem dá aval pra tudo que o reitor faz, é esse reitor. Ou seja, a USP vai ser o que o governador do momento quer que ela seja e ponto final. A gente não tem voz aqui dentro, não se tem um caminho para protestar contra esse tipo de estrutura, restanto apenas ocupar prédios e etc, o que é de fato uma das unicas coisas que funcionam, vide 2007. É contra lei? É, mas dane-se. As vezes é preciso quebrar algumas regras. E como tudo é subversivo, do mal, de maconheiro, é só colocar a PM aqui dentro pra proteger os prédios e acabar com tudo isso, afinal quem tá jogando está fazendo as regras. Daí a gente vira tudo maconheiro na TV. É mais ou menos isso. A USP é um local diferenciado, não tem a lógica que vcs estão esperando que tenha.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bravo
Avançado
Avançado
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 32 vezes

#49 Mensagem por Bravo » Dom Jan 15, 2012 10:42 pm

Bolovo escreveu:
Guerra escreveu:O que via até agora é que vcs não querem a PM. Vcs não querem o reitor. Vcs não gostam do governador. Ora, o governador foi eleito democraticamente. Ele representa o estado. Estado que precisa estar presente em todos os lugares. Não tem como comprar a causa de vcs. Até mesmo porque o objetivo é estranho a democracia.
Não é que a gente não goste. Na verdade a gente dá a mínima pra isso. A briga é pela Autonomia Universitária. Quem dá os rumos a Universidade é a própria Universidade, sem vinculos e fins políticos. Isso hj não existe, porque? Porque quem escolhe o reitor é o governador. E quem escolhe cerca de 60% do Conselho Gestor, que é quem dá aval pra tudo que o reitor faz, é esse reitor. Ou seja, a USP vai ser o que o governador do momento quer que ela seja e ponto final. A gente não tem voz aqui dentro, não se tem um caminho para protestar contra esse tipo de estrutura, restanto apenas ocupar prédios e etc, o que é de fato uma das unicas coisas que funcionam, vide 2007. É contra lei? É, mas dane-se. As vezes é preciso quebrar algumas regras. E como tudo é subversivo, do mal, de maconheiro, é só colocar a PM aqui dentro pra proteger os prédios e acabar com tudo isso, afinal quem tá jogando está fazendo as regras. Daí a gente vira tudo maconheiro na TV. É mais ou menos isso. A USP é um local diferenciado, não tem a lógica que vcs estão esperando que tenha.
Prezado Bolovo (lembra bolo de ovo :mrgreen: ), você poderia por gentileza fazer uma explanação sobre a importancia dessa "autonomia universitária"? Talvez isso nos faça compreender o a luta estudantil que vem acontecendo na USP.

O que os estudantes querem?

Autonomia administrativa?
Autonomia financeira?
Autonomia politica?
Declarar a USP um estado independente? :mrgreen:

O que significa essa "autonomia universitária"?

Desde já agradeço, Bravo.

"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#50 Mensagem por JT8D » Dom Jan 15, 2012 10:46 pm

Bolovo escreveu:
Só para constar, 99% dos estudantes da USP não estão nem aí pra esse assunto.

[]´s

JT

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#51 Mensagem por joao fernando » Dom Jan 15, 2012 10:49 pm

Tipo um Vaticano dentro da cidade de SP???

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 414 vezes

#52 Mensagem por prp » Dom Jan 15, 2012 11:31 pm

Guerra escreveu: Porque é estranho? Vou dar um exemplo. Eu sou militar. Digamos que o governo do estado crie um atrito com os militares e coloque a PM na fente do quartel toda tarde pedindo documento para os militares. Para mim a unica coisa ruim é ter que tirar minha identidade todo dia e seguir meu caminho.
.
Já aconteceu com minha categoria, colocaram uma "blitz" permanente em frente à Penitenciária, não servia pra porra nenhuma só pra apurrinhar os APs. É claro que houve mobilização dos APs contra, mas não me lembro de ninguém xingando os PM ou fazendo quebra-quebra. Só ofícios, cartas, loby com deputados e todos os meios disponíveis legais. Resultado, um mero dia eles não estavam mais lá.

Bolovo
Sênior
Sênior

#53 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 16, 2012 12:27 am

Bravo escreveu:Prezado Bolovo (lembra bolo de ovo :mrgreen: ), você poderia por gentileza fazer uma explanação sobre a importancia dessa "autonomia universitária"? Talvez isso nos faça compreender o a luta estudantil que vem acontecendo na USP.

O que os estudantes querem?

Autonomia administrativa?
Autonomia financeira?
Autonomia politica?
Declarar a USP um estado independente? :mrgreen:

O que significa essa "autonomia universitária"?

Desde já agradeço, Bravo.
É tudo isso. Esta no Artigo 207 da Constituição Federal.
  • Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Eu to meio cansado pra explicar cada um, mas é o seguinte, a universidade tem liberdade para definir como serão os cursos, como ela será organizada, como será o orçamento e tudo mais. Não significa o Estado dizer a Universidade "façam o que quiser" é mais ou menos um "confiamos em vocês, então terão liberdade". É liberdade e não libertinagem universitária.

Isso é ferido no momento em que o cara que comanda a Universidade é um "estranho" que foi posto lá pelo governo, ou seja, é um cara que vai seguir o pensamento do atual governo. O nosso atual reitor foi o segundo numa eleição indireta dentro da USP. Um Estadista iria ratificar a vontade da maioria desse eleição (que só um pessoal pode votar), mas ele escolheu o segundo. É uma troca de favores. O governador coloca um cara na reitoria e esse depois retribui com o que ele quiser. E não adianta pensar contra, pq vc não tem voz. Os estudantes que são a maioria absoluta do corpo da universidade tem nem 10% de representação no Conselho Gestor (que é 60% escolhido pelo Reitor), e os funcionários pelo que sei é por aí também. Mas tem gente da FIESP e etc nesse conselho que tem voz. A gente não faz a menor idéia do que acontece aqui dentro, criam obras doidas, transferem unidades de lá pra cá sem consultar ninguém. Simplesmente fazem.

Sendo assim, sobra fazer barulho mesmo, para a Paulista, ocupar predio e que se dane. Se não fossem aqueles porras loucas que foram presos na ocupação da reitoria, não saberiamos por exemplo o Reitor gastou 30 mil reais de dinheiro publico pra pagar cada um dos dois lindos tapetes persas de sua sala. A USP pode ser uma merda com esses caras, estar com a imagem queimada e tal? Pode, mas é melhor com eles do que com ninguém, que fica de cordeirinho e passa 4, 5 anos na faculdade sem saber nem o nome do reitor (e olha que eu conheço).

Ps.: Meu nick é uma homenagem a esse grande salgado que é uma paixão nacional, o Bolovo.
JT8D escreveu:Só para constar, 99% dos estudantes da USP não estão nem aí pra esse assunto.

[]´s

JT
Não é verdade. Muito cursos estão paralisados em apoio a greve, chegou a ser 51% do campus da capital paralisado. Há assembléias com 3, 4 mil estudantes votando. Isso dá 5% do campus da capital. Antes que falem "ah, mas 5% não é nada", lembre-se que é o mesmo que enfiar 600 mil pessoas na Avenida Paulista. Quer dizer que um protesto na Paulista com 5% da cidade também não vale nada? Outra falácia é a de que os "estudantes sérios" tem mais o que fazer do que ir em plenárias e assembléias. Primeiro, todas elas ocorre no período noturno, onde a maioria dos estudantes que trabalham cursa. Esse é o motivo de paralisação das aulas, a de vc poder participar das atividades de greve. Não participar é uma opção sua. É que nem deixar de votar na eleição. Não quer votar, não vota, mas não vai reclamar depois de quem foi eleito. Mas concordo que boa parte da universidade dá a mínima para o assunto, o que é uma pena, porque quem mais perde são eles mesmos.
joao fernando escreveu:Tipo um Vaticano dentro da cidade de SP???
Não. Não chega a isso. Na verdade o Vaticano é uma USP dentro de Roma.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#54 Mensagem por Guerra » Seg Jan 16, 2012 12:28 am

Bolovo escreveu: Não é que a gente não goste. Na verdade a gente dá a mínima pra isso. A briga é pela Autonomia Universitária.
Bolovo, essa guerra é muito antiga. Quando eu era criança lembro da minha irmã que era professora protestando contra a nomeação dos diretores pelo governador. Sinceramente estou surpreso em saber que até hoje tem gente brigando por isso.

Quem dá os rumos a Universidade é a própria Universidade, sem vinculos e fins políticos.
Sem fins politicos? E isso é possivel?

Isso hj não existe, porque? Porque quem escolhe o reitor é o governador. E quem escolhe cerca de 60% do Conselho Gestor, que é quem dá aval pra tudo que o reitor faz, é esse reitor. Ou seja, a USP vai ser o que o governador do momento quer que ela seja e ponto final.
Mas ele não foi eleito para tomar esse tipo de decisão? Se todas as instituições quiserem autonomia o governo estadual vai virar um boneco. Cara, a gente não pode confundir autonomia, com soberania. Nenhum estado abre mão de seu poder.
A gente não tem voz aqui dentro, não se tem um caminho para protestar contra esse tipo de estrutura, restanto apenas ocupar prédios e etc, o que é de fato uma das unicas coisas que funcionam, vide 2007. É contra lei? É, mas dane-se. As vezes é preciso quebrar algumas regras. E como tudo é subversivo, do mal, de maconheiro, é só colocar a PM aqui dentro pra proteger os prédios e acabar com tudo isso, afinal quem tá jogando está fazendo as regras. Daí a gente vira tudo maconheiro na TV. É mais ou menos isso.
Mas vc queria o que? Vcs está indo contra a lei, o estado esta agindo dentro do direito. O governo só tem que aguentar uma ou duas invasões e manter seu poder.
A USP é um local diferenciado, não tem a lógica que vcs estão esperando que tenha.
Verdade. Dizem ser uma das melhores universidades do Brasil. Isso com todos os defeitos de gestão que vcs dizem ter. Imagina quando o estado perder o poder o quanto nao vai melhorar.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Dall
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 13 vezes

#55 Mensagem por Dall » Seg Jan 16, 2012 1:14 am

Sobre a “autonomia universitária”, vale lembrar o esforço que a atual gestão federal fez para “entubar” o ENEM nas federais, ou aderia ao ENEM como forma de seleção ou tinha menos "prioridade" nas verbas.

Autonomia universitária = utopia universitária.

Bolovo
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 16, 2012 1:40 am

Na prática de fato é uma utopia. Mas na USP tentamos. Universidade é o local de tentar essas coisas.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#57 Mensagem por Brasileiro » Seg Jan 16, 2012 12:53 pm

Bolovo escreveu:Na prática de fato é uma utopia. Mas na USP tentamos. Universidade é o local de tentar essas coisas.
Disse tudo!

Tentar na universidade coisas que podem dar certo, embora essa capacidade de 'tentar' agora esteja diminuída.

E dando certo, o rumo das soluções é de dentro da universidade para toda a sociedade. E não jogar as deficiências e incapacidades do resto da sociedade para dentro da universidade.
A autonomia universitária, constitucional, é o reconhecimento disso pela sociedade.

abraços]

----------------
amor fati
Responder