MIG 29/35 news

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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GDA_Fear
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Re: MIG 29/35 news

#166 Mensagem por GDA_Fear » Qua Jan 11, 2012 9:30 pm

FoxHound escreveu:Qual foi o motivo declarado pela India ter desclassificado o MIG-35 no MMRCA já que ele é comparavel ao EF-2000 e o Rafale?

Engines and radar to blame for MiG-35 failure in MMRCA contest





Radar and engine performance shortcomings were to blame for the MiG-35 failing to make the shortlist in India's medium multi-role combat aircraft (MMRCA) contest.

The revelations are contained in feedback from India to Russia's arms export agency, Rosoboronexport.

The MiG-35's radar, the Zhuk-MAE active electronically scanned array (AESA), from Russia's Phazotron, failed to achieve the required acquisition and tracking ranges. And its Klimov RD-33MK engines also fell short of the Indian performance criteria.

Speaking to the media on 3 August, Vladimir Barkovsky, chief of MiG's engineering centre, said: "The Klimov and Chernyshev [engine companies] briefed [India] at length about their capabilities and intentions to improve their offering, but unfortunately their arguments were not taken into account."

Despite this, the same RD-33MK met Indian navy requirements and powers the newly-built MiG-29K/KUB fighters being delivered to the service.

Barkovsky also defended the Zhuk-MAE AESA radar, pointing out that the prototype nature of the model fitted to the MiG-35 meant that it did not meet the tender specifications, particularly regarding range.

He said: "We told the tender committee that this particular unit is experimental, and that in future we will make a larger radar antenna [capable of being used at a longer range]."

Barkovsky pointed out that the Eurofighter Typhoon is yet to be fitted with a working AESA radar.

"While the Russians demonstrated their radar fitted to the real fighter and working, [Eurofighter] demonstrated their radar on a helicopter," he said.

"The positive outcome of the Indian tender is that we made a huge effort on the radar development and demonstrated what nobody expected of us, and thus surprised many, including some in our home country," Barkovsky added.

The company will continue the MiG-35 project, he said, and look for other export customers.




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Re: MIG 29/35 news

#167 Mensagem por GDA_Fear » Qua Jan 11, 2012 9:31 pm

foi isso que alegaram....assim como a Rússia não transfere TOTs sabe falaram nessas bandas.... :lol: :lol:




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Re: MIG 29/35 news

#168 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 11, 2012 9:34 pm

Penguin escreveu:Feedback dos indianos aos russos após a eliminação do Mig-35:

Engines and radar to blame for MiG-35 failure in MMRCA contest
Aug 2011
Source: FLIGHT INTERNATIONAL

Artigo completo: http://www.flightglobal.com/news/articl ... ca-360364/
He said: "We told the tender committee that this particular unit is experimental, and that in future we will make a larger radar antenna [capable of being used at a longer range]."

Esta parte do texto confirma o que eu suspeitava.

O radar que está pronto e foi testado é o FGA-29 que possui antena de 500mm e 680 módulos e pesa 240 kg. Alcance de 148 km.
O radar em desenvolvimento e que será usado no MiG-35 de série será o FGA-35 que possuirá antena de 700mm e 1.000 a 1.100 módulos e pesará 280 kg. Alcance de 200 km.

Sobre a questão dos motores outras fontes dizem diferente:

Traduzido do russo:
MiG-35 participaram do concurso para o fornecimento da Força Aérea Indiana aeronaves 126. Segundo rumores, a primeira fase de testes apresentaram os melhores resultados é o MiG-35 o resto dos licitantes teve problemas para iniciar os motores na atmosfera rarefeita da base aérea, onde os testes foram realizados. No entanto, ao invés de anunciar formalmente o vencedor do teste, a Força Aérea da Índia pediu ao fabricante para fazer as modificações apropriadas para os sistemas de combustível das aeronaves. Como resultado, os finalistas de licitação guerra departamento escolheu o lutador europeu Typhoon e francês Rafale.




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Re: MIG 29/35 news

#169 Mensagem por Hader » Qua Jan 11, 2012 9:42 pm

Fotos:

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Re: MIG 29/35 news

#170 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 11, 2012 9:43 pm

Dall escreveu:Dizem os “entendidos” que o MIG-29 foi o vencedor do FX, segundo a óptica de que todos os caças que enviaram proposta nas duas fases da disputa, o MIG-29 foi o que não gastou nada em marketing, logo foi o que não deu prejuízo a seu fabricante.

Existem varias formas de se olhar o MIG-29. Eu acho que sua célula é fantástica, um avião cujo projeto original não contemplava estabilidade artificial e que em desempenho cinético era igual ou superior ao F-16, este sim FBW.

A “mágica” do MIG-29 acaba quando analisamos sua manutenção, não que ela não seja boa, mas quando ele foi projetado estava dentro do contexto soviético, isto é, seus processos de fabricação eram simplificados seus componentes tinham vida útil reduzida.

Baixo custo de aquisição, baixo custo de operação, facilidade de manutenção e visão quantitativa.

Porem existia uma enorme estrutura industrial e logística que permitia a reposição manter os caças disponíveis para vôo com eficiência e confiabilidade.

O MIG-29 porem acabou operando “fora do esquema”, poucos anos depois do seu IOC, como sabem a URSS acabou, sua estrutura de apoio precisou ser revista e sua função no mercado externo de caças era servir de avião “Mach-2” de forças aéreas digamos “suspeitas”, países como Eritréia, Cuba, Peru, Coréia do Norte, Argélia, Sérvia, Iraque, Sudão, Siria, Iemen, Mongólia, não são exemplos de forças aéreas cuja doutrina de manutenção e segurança de vôo parecem ser paradigmas para alguém.

Outro “azar” do MIG-29 foi que após o fim da URSS a Rússia passou a priorizar a família Su-27 no desenvolvimento deste para os mercados internos e externos, o MIG-29 não recebeu investimos em melhorias como F-16 e Mirage-2000, seus equivalentes ocidentais receberam.

O MIG-35 no papel é um caça ótimo, acredita-se que ele passou pelo mesmo processo de amadurecimento da família Su-27 cuja estrutura de manutenção se não é exatamente ao gosto ocidental, ao menos não é no modelo clássico da URSS, seus componentes principais foram redesenhados, seus sistemas de bordo são estado da arte e sua arquitetura aberta, se cumprir o que promete é uma ótima aeronave para quem já opera sistemas russos e portando não precisa investir em uma calda logística totalmente nova.

Este avião tem um ponto fraco porem. Parece ter chegado tarde ao mercado, quando seu fabricante enfrenta uma situação econômica conturbada e pouca coisa de confiável sabe-se sobre seus planos futuros.

Nas milhares de paginas escritas sobre caças no Brasil nos últimos 20 anos em revistas especializadas e fóruns de internet, nosso foco parece que se fechou demais em cima de trivialidades como modernização de F-5, caças franceses x suecos x americanos, este foco estreito não nos permite enxergar muito sobre aviação de caça que não seja esta questão FX, que vamos combinar, já se exauriu.

No mundo pelo menos 75 forças aéreas operam aviões de mach-2, somando Mig-21 e F-5, os “fuscas supersônicos” soviéticos e americanos temos pelo menos 90 países que operam (ou operaram caças supersônicos).

Destas forças aéreas pelo menos metade delas são países com economias pequenas e forças aéreas modestas e como hoje um pais que não tem condições para pagar por um caça novo de quarta geração tem mantido adquirido caças?

No cenário ocidental, nos últimos 15 anos, tivemos uma “sobra” de caças F-16, Mirage-2000, Gripen, Kfir, que permite comprar um caça usado e relativamente moderno a preços módicos, no cenário oriental existiam (e ainda existe) opções de compra na Rússia e em ex republicas soviéticas de caças Mig-29, Su-27, Su-25, Su-24 em condições parecidas.

E no futuro, qual vai ser o caça da força aérea da Coréia do Norte? Do equador? Do Iêmen? Da Bulgária? Da Tunísia? Da Síria? E de mais duas ou três dúzias de países que operam aviões supersônicos e que não irão comprar um caça estado da arte?

Esta é uma das visões por de trás do Mig-35. Há boas chances do projeto não vingar por questões financeiras e políticas, mas esta necessidade de algumas forças aéreas que não são por um eurocanard, Super Hornet, F-16 Block-60 ou Su-35 também pode vir a ser preenchida em parte por um outro competidor, a China.

Até o começo da década de 90 ninguém imaginava um avião chinês sendo exportado para algum pais umbilicalmente único ao governo de Pequin, hoje o JL-8 é o treinador de 13 forças aéreas, no futuro, talvez na próxima década tenhamos caças como o J-10 sendo o avião de “mach-2” de uma dúzia de forças aéreas de pequeno porte pelo mundo, mercado este que seria disputado pelo MIG-35, caso ele sobreviva.
O MiG-29 sempre foi barato por ser um caça LEVE e produzido aos MILHARES.
Da mesma forma o F-16 sempre foi barato.

A Rússia possui mão-de-obra mais barata que a Europa e os EUA.
Possuem empresas estatais que não visam lucro, pelo menos, não aquele lucro absurdo que inclui grana extra para campanha política.

O MiG-35 terá mercado porque a Rússia pretende adquiri-lo.
E já foi adquirido uma versão (que é da mesma família) o MiG-29K pela marinha da Índia.
Inclusive, já aumentaram a encomenda.

Um general russo já declarou que o MiG-35 é a resposta russa ao caça F-35 americano. E que visa derrotá-lo possuindo uma combinação de LO em vez de VLO, porém com ALTA capacidade de combate.
Os mesmos argumentos utilizados pelo pessoal da Eurofighter....




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Re: MIG 29/35 news

#171 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 11, 2012 9:44 pm

Dall escreveu:
Penguin escreveu:Feedback dos indianos aos russos após a eliminação do Mig-35:

Engines and radar to blame for MiG-35 failure in MMRCA contest
Aug 2011
Source: FLIGHT INTRENATIONAL

Artigo completo: http://www.flightglobal.com/news/articl ... ca-360364/

Eu acredito que isto seja verdade sim e por dois motivos.

O primeiro é que a Índia colocou o nível da MMRCA "lá pra cima", uma short list com o EF-2000 e Rafale representa simplesmente o que de melhor (e mais caro) pode-se comprar no mundo em termos de aviões de caça que não sejam de quinta geração. Esta concorrência de caça médio não tem nada, pelo menos em preço é similar a qualquer avião de caça no mundo exceto o F-22.

O segundo ponto é que o MIG-35 é um demonstrador e o caminho de um demonstrador até um caça operacional é longo. Alguns acreditam que um caça esta mais ou menos pronto quando ele voa a primeira vez, na verdade é ai que começa o trabalho duro (e os custos pesados) até ele virar um caça operacional.

Sendo um demonstrador (e com um programa onde o dinheiro é curto) é natural que o MIG-35 tenha sim seus "defeitos" que só vão desaparecer com tempo e dinheiro investidos no projeto.

O mesmo vale para o NG, tão amado e odiado no Brasil, ele ainda é um conceito a procura de alguém que assine o contrato de encomenda, é ingenuidade achar que com pouco tempo e dinheiro vire um caça pronto como seus dois competidores já são.

Existe uma máxima em gestão de projetos que diz que não existe algo que seja barato, fique pronto logo e tenha a melhor qualidade, no máximo se escolhe duas coisas;

Ou fica caro para sair logo e ser da melhor qualidade.
Ou demora para ser barato e ser da melhor qualidade.
Ou é barato, fica pronto logo mas não é da melhor qualidade.

Não tem mágica.
Não creio.
A Índia sempre DIVERSIFICOU sua frota de caças.
Eles estão adquirindo 270 Sukhoi 30 MKI.
Estão adquirindo MiG-29K para a marinha.
Já estão participando do Pak-Fa.

Creio que o MiG-35 era carta fora do baralho desde o início.
Mas posso estar errado.




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Re: MIG 29/35 news

#172 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 11, 2012 9:48 pm

Carlos Mathias escreveu:
The Su-35 aircraft power plant consists of two “117S” bypass turbojet engines with aggregates provide for power supply of the aircraft consumers. The power plant operation is provided by engine management and control systems, cooling system, fire-extinguisher system, and inlet control system.

The "117S" Engine



Further modification of the Su-27 AL-31F engine. It has a variable low-pressure compressor, all-axis TVC-nozzles, new digital engine system and inlet control system.
http://www.knaapo.ru/eng/products/military/su-35.wbp
Não cometam heresias nem blasfêmias comprando o "melhor do mundo" com essas coisas aí.

Olha aí, nas cores da FAEr russa.
Estaríamos recebendo os nossos junto com esses, na mesma data.
Imagem

E agente debatendo avião torto, F-5 moderno e caça feito de ouro e diamantes.

O Brasil e os brasileiros merecem é Gripen mesmo.
Eu sei CM.
O que comentei é que ainda não tem voando.
Ou tem?
Ainda não vi. Ou seja, atualmente é o caça mais manobrável do mundo.
agora, é claro que eu adoraria ver o Su-35BM na FAB.
É que com o argumento da crise, o MiG-35 surge como uma boa alternativa.




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Re: MIG 29/35 news

#173 Mensagem por GDA_Fear » Qua Jan 11, 2012 9:57 pm

Uma exelente alternativa creio que um Mix de SU-35 + Mig 35 seria formídavel

Pelas características o Mig-35 não fica nada a dever para Eurocanards




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Re: MIG 29/35 news

#174 Mensagem por GDA_Fear » Qua Jan 11, 2012 10:01 pm

Off Topic.

Fiquei indignado em conseguir baixar instalar e CRACKEAR o Lock On Flaming Cliffs só pra voar com o Mig 29 e esta porcaria de notebook não aguentar o jogo :(


---------------

Creio que uns 300 desse aí seria ótimo, já penso 300 Mig 35 :shock: :mrgreen:




Carlos Mathias

Re: MIG 29/35 news

#175 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 12, 2012 12:24 am

Eu sei CM.
O que comentei é que ainda não tem voando.
Ou tem?
Ainda não vi. Ou seja, atualmente é o caça mais manobrável do mundo.
agora, é claro que eu adoraria ver o Su-35BM na FAB.
É que com o argumento da crise, o MiG-35 surge como uma boa alternativa.
Serve esse?



Veja aos 02:00 as tubeiras movendo-se em TODAS as direções.
Operacional e sendo entregue a partir deste ano.

Ou seja, este ano a fAB receberia caças que a colocariam no topo das FAs do mundo.

Mas procure por vídeo do Gripen, é o que o Brasil merece.




Carlos Mathias

Re: MIG 29/35 news

#176 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 12, 2012 12:26 am

Ah!

Cuidado para não babar no teclado!




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Re: MIG 29/35 news

#177 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 12, 2012 12:33 am

:lol: :lol: :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: MIG 29/35 news

#178 Mensagem por Boss » Qui Jan 12, 2012 12:33 am

Não seja pessimista, CM.

A FAB fez uma troca justa.

Imagem

por

Imagem


Mas note que, o F-5 foi fabricado 10,000 years ago por uma empresa dos homens bons, honestos e amigos, não por bêbados vermelhos que mal sabem parar em pé.




[002] [002] [002] [002] [002] [002]




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Re: MIG 29/35 news

#179 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 12, 2012 12:35 am

Pessimista, vendo gente gosando a cueca por Gripen de 2º mão?
JAMAIS!




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Re: MIG 29/35 news

#180 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 12, 2012 12:39 am

Continuando...

:lol: :lol: :lol:

Olha CM... tem horas que realmente dá raiva mesmo... MU fez o correto e se mandou quando viu que não estavam falando sério... :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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