TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Luís Henrique
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#63376 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 10, 2012 6:29 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
O RBE2AA que possui 867 módulos é o demonstrador ou protótipo.
Não, foi colocado no tópico do Rafale que ele tem 867 módulos. Vc coloca no futuro que o RBE2AA terá. Vc está errado, esse radar já está pronto. As imagens mostram que ele tem aquilo que ele tem mesmo.
Luis Henrique escreveu: Assim como o radar AESA do MiG-35 atual possui 680 módulos, porém o que será usado e será produzido em série possuirá entre 1.000 e 1.100 módulos.
O radar AESA do Mig 29 já está pronto como está o AESA do RBE?
Luís Henrique escreveu: O F-18 não conseguiu detectar o APG-77 do F-22 e engaja-lo, quem o fez foi o EA-18G Growler que possui sistemas eletrônicos bem maiores e mais potentes que o Super Hornet padrão.
Virou competição de pinto? "O sistema é maior que o outro, portanto é melhor?" Oras...foi detectada a EMISSÃO radar do APG 77. E isso por acaso tem a ver com a dupla ALQ 218/ALQ 99?
Engraçado que na questão do radar você faz a competição de pinto.
No caso da comparação entre Growler e Super Hornet ai você acha ruim?

O Growler todo mundo sabe que é uma aeronave DEDICADA a ataque eletrônico.
Possui sensores maiores, mais pesados e em maior quantidade que o Super Hornet padrão.
Tanto que possui limitações como caça. Leva menos armamento, etc, etc.

Sobre o radar do Rafale, o que eu vi que foi dito que possui 867 módulos foi o radar AESA de teste. Assim como o Gripen NG ou E de produção possuirá diferenças com o atual DEMONSTRADOR NG, o RBE2AA de produção poderá possuir diferenças ou não.

Todos os lugares é dito que o RBE2AA é da categoria de 1000 módulos. Isto pode significar que terá 1000 ou que pode ser os 867 mesmo e a indicação seria aproximada.
Entretanto isto não é determinante para avaliar a capacidade do radar.

O que é público mas muitos ignoram é que o RBE2AA possui alcance de detecção de cerca de 200 km. Assim como as informações disponíveis colocam o APG-79 do Super Hornet na mesma faixa.

O radar do MiG-35 está pronto. Porém existem duas versões. Uma denominada FGA-29 que possui 680 módulos, rastreia 30 alvos e dispara simultaneamente contra 6. E outra denominada FGA-35 que creio que ainda não está pronta e que equipará o MiG-35 e esta possuirá entre 1.000 e 1.100 módulos, antena com 700mm, rastreará 60 alvos e atacará 8 simultaneamente. E terá alcance de detecção na casa dos 200 km.
Não sei qual AESA foi testado pelos indianos. Creio que foi o primeiro e que o segundo esteja sendo concluído. Porém, realmente não tenho esta informação.
Se alguém souber coloca ai que eu agradeço.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63377 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 10, 2012 6:34 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu: Falei que tem gente que se contenta com pouco. :evil: :evil: :evil:
Eu, por exemplo, não me contento com pouco.

Eu me contento com uma aeronave que se pode operar 60 unidades ao mesmo custo de operação de 36 unidades da outra.

Eu me contento com uma aeronave que se pode comprar 56 com o mesmo valor que se compraria 36 da outra.

Eu me contento com uma proposta de ToT requerida pela FAB, aliás, a proposta da Boeing em si, com respaldo da Secretaria de Estado dos EUA, do DoD, dos líderes da oposição e da situação do Congresso Estadunidense.

Eu me contento com uma aeronave que necessita de pequeníssimas adequações para atingir o que a FAB quer (integracão de 2 mísseis e adequação data link) e isso em laboratório de software a ser criado no Brasil para atingir o que a FAB quer, já com o valores para as integrações dos míssieis tornados públicos, enquanto que uma certa outra aeronave vai ter de desenvolver HMD, aumentar a capacidade de geração de energia, integrar POD Litening, desenvolver novos modos de busca radar, tendo tudo isso um custo (claro, empresas não são criadas para terem prejuízo, não serão de graça) e ainda por cima necessitando tempo para tudo isso.

Por algumas das restrições que citei acima proporcionadas por uma certa aeronave numa eventual escolha, isso sim é se contentar com pouco. :wink:

Mas vc pode ficar tranquilo: o Amorim, com a cabeça que ele tem, claramente perceptível nos 8 anos em que esteve a frente do MRE, deve estar procurando meios de dificultar para os americanos.



PS.: se a França tiver de dar as costas para o Brasil ou ao EUA, com quem que ela ficaria?
Pela sua lógica devemos ficar com o Gripen que é um pouco mais barato que o SH.
Ou então adquirir mais F-5. Em vez de 36 ou 54 da para comprar uns 200 F-5.
E o custo operacional é bem menor também.

O que o Brasil quer ser quando crescer? Independente ou capacho?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63378 Mensagem por Boss » Ter Jan 10, 2012 6:50 pm

Carlos Lima escreveu:
Boss escreveu:Não acho nada bom ficarmos que nem bobos esperando o GF falar algo, e quando ele fala é "talvez em 2012 retomamos o projeto", ou "caças são essenciais mas a crise nos pegou", e volta a ficar mudo.

Nesse ritmo, logo vai ser 2013 e vamos estar aqui, comemorando o silêncio. :roll:
Isso se não apelarmos para mais tampão e leasings :?

[]s
CB_Lima
Se não sair esse ano, o certo é cancelar o programa, comprar tampão e pular pra 5ª geração.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63379 Mensagem por Francisco Carlos Dutzig » Ter Jan 10, 2012 9:49 pm

Cara quase tive um ataque agora, tudo bem até é bonito o foderetion F5, mas como sou neófito eu não sabia que o F5 é o fusquinha de todas as forças aereas, até honduras tem, e pasmem vi umas fotos do foderetion encima de um porta aviões dos EUA na guerra do vietnam, era só que faltava agora tem até para o A12, cruzes.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63380 Mensagem por Túlio » Qua Jan 11, 2012 8:46 am

Talvez pese na Índia o fato de o Typhoon ainda não estar plenamente desenvolvido, daí eles pegam e botam aquelas engenhocas lá deles e vão pegando mais um pouco de experiência...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63381 Mensagem por Justin Case » Qua Jan 11, 2012 9:29 am

knight, bom dia.

Você citou "problemas" do Rafale para alcançar os requisitos da FAB, custos e trabalho necessário para tal.

Super Hornet também tem que integrar armamentos, sensores, comunicação brasileiros/israelenses. Isso não tem custo, trabalho, risco, prazo?

Gripen tem que integrar um avião inteiro que tem que ser desenvolvido/certificado, um radar que não existe, um FADEC que não existe, uma aviônica que não existe. Ah, ele não tem problemas elétricos, porque nem sistema elétrico tem ainda (ou será que vão usar o mesmo sistema das versões anteriores e pendurar nele todos esses aviônicos novos, AESA, etc.) Isso não tem custo, trabalho, risco, prazo?

Abraço,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63382 Mensagem por binfa » Qua Jan 11, 2012 12:40 pm

Hungria deverá estender ‘leasing’ de caças Gripen até 2026 - 11 de janeiro de 2012, em Noticiário Internacional, por Fernando "Nunão" De Martini

Imagem

Segundo o site hungariandefense, com informações e fotos do Ministério da Defesa da Hungria, chegou-se a um acordo para a extensão do contrato de ‘leasing’ dos caças JAS-39 Gripen suecos em uso na Força Aérea Húngara. O ministro da Defesa Dr.Csaba Hende anunciou que o contrato será estendido por dez anos, até 2026, em uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 6 de janeiro.

O acordo foi possível, segundo a notícia, graças à boa parceria, à excelente cooperação em anos recentes e aos interesses regionais do parceiro sueco, permitindo que as consultas a especialistas realizada ao longo de vários meses terminasse com sucesso.

A assinatura do contrato vai economizar uma quantia significativa bruta de 63 bilhões de florins húngaros (HUF), o que dá aproximadamente 260 milhões de dólares ou 467 milhões de reais). Não haverá acréscimo à taxa do aluguel, e sim um aumento de 45% no valor total do contrato calculado até 2026 que resultará em um aumento de 95% no número de horas de voo. A oferta também inclui treinamento.

Imagem

A consulta a especialistas sobre o tema foi encerrada em dezembro de 2011, e o Governo Húngraro aprovou a decisão de modificar os termos do contrato em 4 de janeiro de 2012. Espera-se agora que o Governo Sueco endosse o contrato até o final deste mês, e a assinatura deverá ocorrer logo após.

Na coletiva de imprensa, o ministro da Defesa disse que a extensão do período do contrato é de interesse nacional porque, do contrário, o contrato de “leasing” da frota de quatorze caças expiraria em 2016 e não há uma solução alternativa para substituí-los. O ministro Hende elogiou os modernos caças Gripen, que são interoperáveis com as Forças Aéreas dos aliados da OTAN. A necessidade dos caças foi demonstrada em um incidente aéreo ocorrido no dia 4 de dezembro do ano passado, quando um avião intruso, vindo do exterior, adentrou o espaço aéreo húngaro e foi interceptado pelos caças em alerta de reação rápida (quick reaction alert – QRA) em quatro minutos.

Segundo a notícia do hungariandefense, o ministro também destacou que, além das operações recentes na Líbia e os elogios de militares e especialistas, a maior evidência da capacidade do Gripen é o fato de que a Suíça, recentemente, decidiu encomendar 22 dos caças suecos.

FONTE / FOTO DO MEIO: hungariandefense.com e Ministério da Defesa da Hungria

DEMAIS FOTOS: Saab

COLABOROU: DrCockroach

NOTA DO EDITOR: por enquanto, não há informações adicionais a respeito no site da Saab, provavelmente porque os trâmites junto ao Governo Sueco, conforme mostrado na notícia, ainda devem ser cumpridos antes da assinatura do contrato.




att, binfa
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63383 Mensagem por nveras » Qua Jan 11, 2012 1:34 pm

binfa escreveu:Hungria deverá estender ‘leasing’ de caças Gripen até 2026 - 11 de janeiro de 2012, em Noticiário Internacional, por Fernando "Nunão" De Martini

Imagem

Segundo o site hungariandefense, com informações e fotos do Ministério da Defesa da Hungria, chegou-se a um acordo para a extensão do contrato de ‘leasing’ dos caças JAS-39 Gripen suecos em uso na Força Aérea Húngara. O ministro da Defesa Dr.Csaba Hende anunciou que o contrato será estendido por dez anos, até 2026, em uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 6 de janeiro.

O acordo foi possível, segundo a notícia, graças à boa parceria, à excelente cooperação em anos recentes e aos interesses regionais do parceiro sueco, permitindo que as consultas a especialistas realizada ao longo de vários meses terminasse com sucesso.

A assinatura do contrato vai economizar uma quantia significativa bruta de 63 bilhões de florins húngaros (HUF), o que dá aproximadamente 260 milhões de dólares ou 467 milhões de reais). Não haverá acréscimo à taxa do aluguel, e sim um aumento de 45% no valor total do contrato calculado até 2026 que resultará em um aumento de 95% no número de horas de voo. A oferta também inclui treinamento.

Imagem

A consulta a especialistas sobre o tema foi encerrada em dezembro de 2011, e o Governo Húngraro aprovou a decisão de modificar os termos do contrato em 4 de janeiro de 2012. Espera-se agora que o Governo Sueco endosse o contrato até o final deste mês, e a assinatura deverá ocorrer logo após.

Na coletiva de imprensa, o ministro da Defesa disse que a extensão do período do contrato é de interesse nacional porque, do contrário, o contrato de “leasing” da frota de quatorze caças expiraria em 2016 e não há uma solução alternativa para substituí-los. O ministro Hende elogiou os modernos caças Gripen, que são interoperáveis com as Forças Aéreas dos aliados da OTAN. A necessidade dos caças foi demonstrada em um incidente aéreo ocorrido no dia 4 de dezembro do ano passado, quando um avião intruso, vindo do exterior, adentrou o espaço aéreo húngaro e foi interceptado pelos caças em alerta de reação rápida (quick reaction alert – QRA) em quatro minutos.

Segundo a notícia do hungariandefense, o ministro também destacou que, além das operações recentes na Líbia e os elogios de militares e especialistas, a maior evidência da capacidade do Gripen é o fato de que a Suíça, recentemente, decidiu encomendar 22 dos caças suecos.

FONTE / FOTO DO MEIO: hungariandefense.com e Ministério da Defesa da Hungria

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NOTA DO EDITOR: por enquanto, não há informações adicionais a respeito no site da Saab, provavelmente porque os trâmites junto ao Governo Sueco, conforme mostrado na notícia, ainda devem ser cumpridos antes da assinatura do contrato.
Levaram o nosso tampão, digo, tampinha. :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63384 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 12, 2012 12:26 am

POr mim o Tampão seria o próprio F/A 18E/F, ou o Gripen C/D. Aí seria lançado o FX 3.0 para um caça de 5a. Geração.








OBS: a mais de 1 ano não postava no tópico do FX 2.0...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Os sábios PENSAM
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63385 Mensagem por Túlio » Qui Jan 12, 2012 8:04 am

Grande prazer te ver de volta, Walter véio. Isso aqui estava meio xarope sem ti. Claro, temos outros excelentes debatedores mas faltava um Galo Véio do Rio Grande...

E espero que não tenha sido nenhum dano grave no casco nem nos sistemas que te levaram ao PMG.

Sobre a Flygvapnet, do jeito que vai podemos esperar para breve toda a sua força de caças ALUGADA para este e aquele País. Se alugarmos uma fatia meio grossa, talvez eles até comprem uns Super Tucanos para seu FX... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63386 Mensagem por Marino » Sex Jan 13, 2012 11:27 am

Ontem eu ouvi más notícias.
Notícias sobre o nível de contingenciamento deste ano, sobre a não abertura de novos programas e, principalmente, sobre tampax. :cry:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63387 Mensagem por helio » Sex Jan 13, 2012 11:32 am

Marino escreveu:Ontem eu ouvi más notícias.
Notícias sobre o nível de contingenciamento deste ano, sobre a não abertura de novos programas e, principalmente, sobre tampax. :cry:
Marino
Com certeza o governo federal tem ciencia da urgencia da necessidade de substituir nossos caças.
Existe algum plano B em curso? Explicando melhor, o MD tem algum projeto de plano B caso os M2000 ficarem indisponiveis, sem que seja assinado o FX-2?

Abraços

Hélio




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63388 Mensagem por Marino » Sex Jan 13, 2012 11:33 am

Não sei, não entraram em detalhe comigo.
Mas tampaxes já estão sendo cogitados.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63389 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 13, 2012 11:34 am

Marino escreveu:Ontem eu ouvi más notícias.
Notícias sobre o nível de contingenciamento deste ano, sobre a não abertura de novos programas e, principalmente, sobre tampax. :cry:

Marino, siceramente, me conta qual a novidade nisto? Vocês esperavam realmente que as coisas fossem diferentes?
Acordem. Estamos no Brasil. Em materia de defesa, estamos e estaremos sempre deitados eternamente em berço explêndido.
Até que a desgraça venha a bater na nossa porta.
Nada mudou. E nem mudará. Os políticos continuam os mesmos de sempre.
E o Brasil também.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#63390 Mensagem por GDA_Fear » Sex Jan 13, 2012 11:35 am

Eu acho que a adoção de um tampax é muito drástica, o governo deveria investir no MIG-35 então, é um caça mais acessível e tem ''poder de fogo'' igual aos da short list.

Um adendo... pra quem não sabe o que é FGA-35 é a mesma coisa que Zhuk-A




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