Sistemas construtivos de casas populares e habitações

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#91 Mensagem por Bourne » Sex Jan 06, 2012 4:24 pm

Não. Só fuçando. :lol:

Vendo possibilidades. Achei bons terrenos com casas velhas no bairro. Dados esses custos. Talvez, melhor seja investir em algo definitivo. A famosa casa de alvenaria.

Fazendo as contas vai da uns R$ 150 mil para construir, mas 120 pelo terreno. Mais as omissões e outros imprevistos vai ser dar uns 300 mil. Caro, mas não compraria um sobrado desse nível pronto e novo por menos 500 mil no bairro.

A alternativa meio termo é no médio prazo (5 a 10 anos) dar uma reforma básica na casa que tem em cima e pagar o terreno. Depois construir a casa. :arrow:

Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#92 Mensagem por Loki » Sex Jan 06, 2012 5:04 pm

Um conselho, se fosse bom agente vendia, mas de qualquer jeito, se não tiver o dinheiro todo, junte montantes que você possa fazer em etapas completas, tipo, terraplanagem e fundações, estrutura e cobertura, e por fim acabamentos e marcenaria, deste modo vc não gasta muito com retrabalhos para retomada das obras.

O ideal é fazer tudo junto na seqüência correta e sempre pagando após conclusão dos serviços, pagamentos de serviços parciais devem ser evitados ao máximo, bem como adiantamentos.

Algumas dicas: Vincular pagamentos a eventos definidos amarrados a datas, por exemplo, pagamento da conclusão da cobertura, dia 30 de maio de 2012, o pagamento só ocorre se a cobertura estiver concluída naquele dia. Caso um ou outro não ocorra, o pagamento não é efetuado, isso ajuda no seu fluxo de caixa e na presteza para conclusão dos serviços, e se o serviço não estiver a contento, porém concluído, um valor significativo deve ser retido até o acerto da pendência!

Tudo acordando antecipadamente com os executores, o combinado não é caro nem barato, é apenas combinado.

O ideal é ser assistido por um profissional de sua confiança, devidamente remunerado por isso, e exigir o ART, para sua segurança e a dele.

Abraço

Loki

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#93 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jan 06, 2012 6:02 pm

Loki escreveu:Um conselho, se fosse bom agente vendia, mas de qualquer jeito, se não tiver o dinheiro todo, junte montantes que você possa fazer em etapas completas, tipo, terraplanagem e fundações, estrutura e cobertura, e por fim acabamentos e marcenaria, deste modo vc não gasta muito com retrabalhos para retomada das obras.

O ideal é fazer tudo junto na seqüência correta e sempre pagando após conclusão dos serviços, pagamentos de serviços parciais devem ser evitados ao máximo, bem como adiantamentos.

Algumas dicas: Vincular pagamentos a eventos definidos amarrados a datas, por exemplo, pagamento da conclusão da cobertura, dia 30 de maio de 2012, o pagamento só ocorre se a cobertura estiver concluída naquele dia. Caso um ou outro não ocorra, o pagamento não é efetuado, isso ajuda no seu fluxo de caixa e na presteza para conclusão dos serviços, e se o serviço não estiver a contento, porém concluído, um valor significativo deve ser retido até o acerto da pendência!

Tudo acordando antecipadamente com os executores, o combinado não é caro nem barato, é apenas combinado.

O ideal é ser assistido por um profissional de sua confiança, devidamente remunerado por isso, e exigir o ART, para sua segurança e a dele.

Abraço

Loki
x2!!!

Excelente dica... além do mais fica tudo 'claro' e transparente entre você e a empreitada que está contratando.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bourne
Sênior
Sênior

#94 Mensagem por Bourne » Sex Jan 06, 2012 6:56 pm

A ideia seria fazer tudo de uma vez.

É de longo prazo. Vai que o mundo acaba em 2012 e nem preciso me preocupar com essas coisas.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 2983 vezes

#95 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 07, 2012 9:41 am

Loki escreveu:São boas, mas uma casa não pode custar 6, 7 mirréis, né! então há casas e casas, inclusive nas pré-fabricadas!

este fornecedor tem vários modelos, não sei se é esse tipo que estavas pensando.

http://www.reisdascasas.com.br/homebr.html

Abraço

Loki
Paredes exteriores com 4.5 cm de espessura? Não obrigado! Isso em Portugal só servia para galinheiro e pouco mais... :shock:

Uma fachada de madeira maciça por cá tem mais do dobro de espessura e acrescenta aí o XPS e outra fachada, ou seja uma parede tem mais do triplo da espessura disso aí. :shock:

Deixo-te um link da principal empresa de casas de Madeira em Portugal e que tem fábrica própria.

:arrow: http://www.rusticasa.pt/catalogo.php?lang=pt&page=4

Atenção, não escrevi o que escrevi só para dizer que em Portugal se constroi melhor, apenas que pessoalmente eu não compraria um casa com paredes exteriores com apenas 4.5 cm de espessura!

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#96 Mensagem por tflash » Sáb Jan 07, 2012 10:06 am

Pelo que o pessoal aqui tem dito, o sul do Brasil tem um clima semelhante ao de Portugal por isso, em principio, o que está bom para um lado, está bom para o outro. Estamos em pleno Inverno, estão 16 graus em minha casa e não sinto necessidade de ter o aquecimento ligado. (o meu prédio tem 40 anos, não é um exemplo em isolamento)

O que acontece é a habituação às variações térmicas. O pessoal hoje acha que deve ter direito a andar de t-shirt 365 dias por ano, dentro de casa e acho que fazem muito bem. O marketing dessas coisas é capaz de ser mais eficaz aqui do que no Brasil.

De qualquer forma, 4cm de parede é muito pouco.

Lembro que aqui na zona de Lisboa, as necessidades de isolamento são 50% para frio e 50% para calor. De Maio a Outubro já existem períodos em que se podem ultrapassar os 30 graus. Enquanto qualquer casa nova por aqui tem uma lareira, para o calor já tem que se fazer uso do A/C com os custos energéticos associados. Um bom isolamento reduz ou elimina mesmo o uso do A/C.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 07, 2012 10:43 am

Afirmativo "T".

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Bourne
Sênior
Sênior

#98 Mensagem por Bourne » Sáb Jan 07, 2012 11:20 am

Mas in Brazil não tem bom isolamento. A diferença entre os 0 graus de fora e dentro não é tão grande no auge do inverno. E como não tem mais aquecimento interno a não ser o elétrico que sai um pouco caro fica complicado.

Loki
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por Loki » Sáb Jan 07, 2012 12:02 pm

No Brasil dificilmente vc vai encontrar uma casa de madeira com espessura superior a 6 cm, e o revestimento é só verniz, nada de isolamento ou revestimento térmico.

Por isso não gosto das casas de madeiras, mas isso é gosto meu, nada científico. Gosto é que nem bunda, cada um tem a sua, né.

Bourne, O Brasil tem sim excelentes sistemas de isolamento, térmico e acústico, inclusive para vidros.

O último predinho que fiz na AV. Berrini aqui em SP, possui um excelente desempenho termo-acustico e alto fator de iluminação com mais de 70% do andar com iluminação natural, todas as fachadas são tipo pele de vidro com excelente desempenho acústico e térmico.

O que não temos é cultura histórica de investir em isolamento pela prolongada e quase eterna falta de dinheiro.
Sem falar que paredes mais grossas significam espaços menores na sua casa!

Abraço

Loki

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#100 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 07, 2012 12:31 pm

Para quem gosta:

:arrow: http://www.novohabitat.com.pt/

:arrow: http://www.vigobloco.pt/#/home

Duas empresas com tipos de construção totalmente diferentes, mas bastante interessantes. :wink:

À uns tempos atrás tive no meu local de trabalho uma pessoa que disse-me que ia mandar vir do estrangeiro a sua casa de madeira e depois ia contrui-la cá usando uma pequena empresa de casas de madeira (pagando pelo serviço de montagem). Segundo ele graças ao euro em alta e ao facto de ter mais confiança nesta empresa no que nas nacionais (tinha sido emigrante e até tinha habitado numa moradia desta empresa), preferia assim.

:arrow: http://tamlintimberframehomes.com/

Será que realmente vale a pena? :?

Loki
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por Loki » Sáb Jan 07, 2012 12:43 pm

Não acho que vale a pena e, na minha opinião, não ajuda em nada a indústria portuguesa.

Não estou dizendo para não importar nada, não é isso, ninguém vive sozinho, mas deve haver um balanço entre o importado e o nacional, na atual situação econômica, o peso do nacional deveria ser muito maior que a simples montagem.

Mas ai sou eu de novo, me metendo onde não sou chamado e provavelmente não tendo razão. :roll: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço

Loki

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#102 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 07, 2012 12:55 pm

Se o pessoal pensa-se assim, muitas casas de madeira não eram construidas cá em Portugal, já que grande parte das empresas pura e simplesmente encomenda o kit a empresas do norte da europa e depois faz uma mera montagem do dito kit.

Eu lembro-me da Rusticasa, da Jular ( http://www.treehouse.pt/ ), da SMC ( http://www.smc-smh.com/ ) e mais uma mão cheia de empresas que realmente constroiem (porque têm fábrica própria), de resto é encomendar com algumas alterações e mais nada.

Sendo assim a questão que se coloca é, será que fica mais barato mandar vir o kit e pura e simplesmente contractar uma empresa para a montar? Ele estava convencido que sim.

Loki
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por Loki » Sáb Jan 07, 2012 1:03 pm

Se a questão pura e simples é o preço, sim, não tenho dúvidas que fique mais barato, o produto industrializado exportado tem uma série de isenções no país de origem, caberia ao seu governo incentivar o consumo do produto nacional.

Bem, o sujo falando do mal lavado, até a Embraer sofre com isso aqui no Brasil.

abraço

Loki

tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#104 Mensagem por tflash » Sáb Jan 07, 2012 1:35 pm

cabeça de martelo escreveu:Se o pessoal pensa-se assim, muitas casas de madeira não eram construidas cá em Portugal, já que grande parte das empresas pura e simplesmente encomenda o kit a empresas do norte da europa e depois faz uma mera montagem do dito kit.

Eu lembro-me da Rusticasa, da Jular ( http://www.treehouse.pt/ ), da SMC ( http://www.smc-smh.com/ ) e mais uma mão cheia de empresas que realmente constroiem (porque têm fábrica própria), de resto é encomendar com algumas alterações e mais nada.

Sendo assim a questão que se coloca é, será que fica mais barato mandar vir o kit e pura e simplesmente contractar uma empresa para a montar? Ele estava convencido que sim.
Não desejo mal mas acho que o homem vai ter muitos problemas. há muita coisa que difere dos EUA para Portugal em termos de construção, legislação e etc.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Bourne
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por Bourne » Sáb Jan 07, 2012 2:12 pm

Falaria a mesma coisa. Ainda se fosse uma empresa ou importador independente que trouxesse o produto e se responsabilizasse pela burocracia. Tudo bem, mas sozinho é bomba. :lol:

Responder