Sistemas construtivos de casas populares e habitações
Moderador: Conselho de Moderação
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações
Fora que agora tens que estar atento as licenças energéticas e ambientais, ou ainda não estão em vigor?
E é sempre a pagar, ou ser chulado, pelo estado...
Construir aqui, é mesmo para quem tem muitos conhecimentos na área (e na Camara), ou deseja mesmo muito ter uma casa como sempre sonhou...
Eu preferi escolher a que mais se aproximava dos meus sonhos, e do meu bolso (meus e da esposa).
E é sempre a pagar, ou ser chulado, pelo estado...
Construir aqui, é mesmo para quem tem muitos conhecimentos na área (e na Camara), ou deseja mesmo muito ter uma casa como sempre sonhou...
Eu preferi escolher a que mais se aproximava dos meus sonhos, e do meu bolso (meus e da esposa).
Audaces Fortuna Iuvat
- akivrx78
- Sênior
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 362 vezes
Loki escreveu:
Vou tentar achar algumas fotos para ilustrar melhor e depois posto!
Abraço
Loki.
E so escolher uma foto, uma coisa importante neste tipo de construção e a utilização do nas paredes externas ALC por ser leve, barato e resistente.
http://www.google.com.br/search?q=%E9%8 ... 60&bih=626
Na primeira parte do vídeo mostra o ALC.
Apartamento baixo custo estrutura de aço com paredes externas em ALC, este tipo de construção e feito para locação.
Apertamento 1 comodo com paredes de ALC o ele parece mais com gesso do que concreto.
O ALC não e a mesma coisa que o PC que seria o concreto celular no Brasil
Paredes RC ou concreto celular, obs veja a diferença na espessura do ferro utilizado na armação...deve ser por causa dos terremotos.
Construção em RC.
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 209 vezes
- Agradeceram: 511 vezes
Estes terrenos de 3 ou 4 metros de frente são uma herança de nosso sistema patrimonialista e do nosso antigo código civil. Um terreno com 20 metros de frente, quando o proprietário falecia, entrava em inventário. Se era o único bem e haviam 5 herdeiros, o terreno era fatiado em 5 partes de 4 metros de frente cabendo uma parte a cada herdeiro.
O módulo mínimo rural e o tamanho mínimo de terreno urbano, abaixo do quais as propriedades não podem ser fatiadas nem em inventário, é uma medida recente.
O módulo mínimo rural e o tamanho mínimo de terreno urbano, abaixo do quais as propriedades não podem ser fatiadas nem em inventário, é uma medida recente.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Onde moro é assim. Não sei o que fazer com o terreno no futuro. Não posso vender, dar de garantia, doar e nada. Quando mudar daqui vai ficar abandonado. O mesmo para os outros dois tios que moram do lado. O pior que o terreno valorizou muito.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Bourne, O ideal seria juntar os 3 e vender junto, dividir o dinheiro é mais fácil que o terreno.
Bem sei que é difícil essas partilhas em família!
Boa Sorte ai!
Obrigado pelas fotos akivrx78
Abraço
Loki
Bem sei que é difícil essas partilhas em família!
Boa Sorte ai!
Obrigado pelas fotos akivrx78
Abraço
Loki
- Bourne
- Sênior
Eles não querem. Vai sobrar para os herdeiros dos herdeiros. Nos terrenos rurais de vovô está dando rolo. Um dos tios quer comprar por 1/3 de valor de mercado. É para mandar tomar caju. isso vai longe e ainda vou dar muito dinheiro para advogados.
-
- Avançado
Saudações,
Luciano.
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Pelo menos aqui no NW dos EUA algumas razões pelas quais a grande maioria das casas são feitas de madeira são:
Madeiras como o Cedro, e a Pinha são ambundantes por aqui, tornando a construção bemmmmm mais barata.
Maderia 'respira' melhor e por isso diminui muito os casos de mofo e alergias
Madeira é mais flexível e em áreas com risco de vulcões e terremotos (o que tem de sobra por aqui ) isso ajuda em casos de emergência.
As casas são feitas para durar em torno de 100 anos no máximo, já que com a urbanização gigante que ocorre aqui fica muito mais fácil você construir uma casa e derrubá-la se ela é de maderia.
A casa fica mais 'quente' no Inverno porque madeira não é um bom condutor (casas de concreto ficam mais frias = menos economia).
Da mesma forma no verão as casas ficam com uma temperatura agradável.
Facilita em muito reformas (e americano adora reformar casa na "primavera").
[]s
CB_Lima
Madeiras como o Cedro, e a Pinha são ambundantes por aqui, tornando a construção bemmmmm mais barata.
Maderia 'respira' melhor e por isso diminui muito os casos de mofo e alergias
Madeira é mais flexível e em áreas com risco de vulcões e terremotos (o que tem de sobra por aqui ) isso ajuda em casos de emergência.
As casas são feitas para durar em torno de 100 anos no máximo, já que com a urbanização gigante que ocorre aqui fica muito mais fácil você construir uma casa e derrubá-la se ela é de maderia.
A casa fica mais 'quente' no Inverno porque madeira não é um bom condutor (casas de concreto ficam mais frias = menos economia).
Da mesma forma no verão as casas ficam com uma temperatura agradável.
Facilita em muito reformas (e americano adora reformar casa na "primavera").
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Lembrei da minha casa!! Eu fiz uma porta grande de vidro prque pensava em fazer uma sacad. Dai desisti da sacada e ficou a porta sem sacad e sem escada.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
-
- Avançado
- Agradeceram: 3 vezes
Olhando esta casa e olhando outra do interior daqui da região norte você não verá diferença nenhuma. Pelo menos externamente.Guerra escreveu:Só para ilustar o que eu disse. Uma tipica casa de madeira paranaense vendida a 7.000 reais
- Bourne
- Sênior
O projeto dessa casa é contaminado. Isso é padrão de hoje em dia como nas casas de alvenaria que são todas iguais em qualquer parte do país. .
Nada a ver com a arquitetura e cultura de construção de casas de madeira que existia no Sul trazida pelos imigrantes europeus. Observem que nas fotos abaixo a inclinação do telhado é muito maior. As janelas, portas, distribuição dos cômodos são diferentes. E o mais importante ter um lugar para o fogão de lenha, uma varanda e levantadas para proteger do frio.
Meu bisavô e vô tinham casas nesse estilo quando moravam no interior. Diz a lenda que o telhado era inclinado para deixar a neve cair. Não fazia muito sentido, mas o conceito geral trazido da Europa fazia sentido para enfrentar o inverno na região. Hoje em dia acabou. Perdeu a essência.
Fonte: http://www.lambrequim.net/f.php?anitagaribaldi1
Nada a ver com a arquitetura e cultura de construção de casas de madeira que existia no Sul trazida pelos imigrantes europeus. Observem que nas fotos abaixo a inclinação do telhado é muito maior. As janelas, portas, distribuição dos cômodos são diferentes. E o mais importante ter um lugar para o fogão de lenha, uma varanda e levantadas para proteger do frio.
Meu bisavô e vô tinham casas nesse estilo quando moravam no interior. Diz a lenda que o telhado era inclinado para deixar a neve cair. Não fazia muito sentido, mas o conceito geral trazido da Europa fazia sentido para enfrentar o inverno na região. Hoje em dia acabou. Perdeu a essência.
Fonte: http://www.lambrequim.net/f.php?anitagaribaldi1
-
- Sênior
Tem certa razão o telhado inclinado, quanto mais inclinado a resultante do peso do gelo se aproxima em ângulo da componente vertical, com isso boa parte do peso é sustentado pelo próprio acumulo de neve, até este acumulo não suportar o próprio peso, romper e cair do telhado, quanto menos inclinado mais peso do gelo acumulado a estrutura do telhado terá que suportar.
Outro fator se bem que menos importante é que quanto maior a água do telhado, possuindo inclinação mais acentuada mais área vai ter e consequentemente mais calor do sol vai receber.
Claro que aqui não tem neve a este ponto de acumular em telhado, logo o custo da construção começa a pesar mais e a tradição perde vez.
Abraço
Loki
Outro fator se bem que menos importante é que quanto maior a água do telhado, possuindo inclinação mais acentuada mais área vai ter e consequentemente mais calor do sol vai receber.
Claro que aqui não tem neve a este ponto de acumular em telhado, logo o custo da construção começa a pesar mais e a tradição perde vez.
Abraço
Loki
-
- Sênior
Essas são exemplos clássicos de obras que foram feitas sem auxilio profissional, sem aprovações legais e pelo puro bom senso do proprietário. Do jeitinho que ele quis e da maneira que quis pagar!
Abraço
Loki
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1187 vezes
- Agradeceram: 2983 vezes
Em Portugal cada região tem a sua casa tradicional. A que eu mais gosto é da casa tradicional alentejana (apesar de não ser de lá e nem ter qualquer ligação aquela região).
- akivrx78
- Sênior
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 362 vezes
Construção no processo light wood frame, para aplicar isto no Brasil tem que plantar muito Cedro...
Este tipo de construção e obrigatório utilizar lã de vidro no forramento das paredes além de ajudar como isolamento acústico e térmico ele evita que em caso de incendeio o fogo se alastre para outras construções.
Sistema de refrigeração natural, se enterra um cano de alumínio dentro da terra e faz o ar circular por ele, como dentro do solo se mantém temperatura alta no inverno e baixa no verão não é necessário o uso de ar condicionado ou aquecedor de piso.