A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empresa
Moderador: Conselho de Moderação
Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Uma coisa, Marino, é fato. Desde a aquisição do A-12, em 2000, e da sua Ala Aérea, a capacidade de dissuasão é nula, haja vista as seguidas paradas do NAe e disponibilidade paupérrima dos AF-1.
Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
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de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Eu pergunto: precificaremos a posse do A-12, sua ala aérea, formação de recursos humanos, modernizações, reformas, operação. Porém, se nos últimos dez anos, tivéssemos precisado pôr o nosso NAe em ação, o que ele faria MAIS do que lançar algumas bombas burras ou xuliar que alguns antiqüíssimos AIM-9H funcionassem?
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Tanto o NAe quanto os aviões foram comprados no estado.RobertoRS escreveu:Uma coisa, Marino, é fato. Desde a aquisição do A-12, em 2000, e da sua Ala Aérea, a capacidade de dissuasão é nula, haja vista as seguidas paradas do NAe e disponibilidade paupérrima dos AF-1.
Os a4 operaram muito no A12, há várias reportagens que mostram isso, inclusive operações internacionais. Mas não há o que discutir que com a modernização a disponibilidade e a efetividade dos aviões vai ser muito maior.
Quanto a parada, todos os navios do mundo param para fazer PMG, não se esqueça. E sabendo que iam vender, os franceses relaxaram na manutenção. Pensavam que iriam nos esfolar mas esqueceram, ou não sabiam, da capacidade do Arsenal.
Agora o navio está voltando a operar, em mais um ciclo que vai durar.
Espere as notícias deste ano.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Me referia à operacionalidade. Era notório que a disponibilidade era baixa, e a competência tecnológica daqueles meios, bem como da belonave, defesada demais para o conflito moderno.Marino escreveu: Tanto o NAe quanto os aviões foram comprados no estado.
Os a4 operaram muito no A12, há várias reportagens que mostram isso, inclusive operações internacionais. Mas não há o que discutir que com a modernização a disponibilidade e a efetividade dos aviões vai ser muito maior.
Quanto a parada, todos os navios do mundo param para fazer PMG, não se esqueça. E sabendo que iam vender, os franceses relaxaram na manutenção. Pensavam que iriam nos esfolar mas esqueceram, ou não sabiam, da capacidade do Arsenal.
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Esqueceu as outras aeronaves, a capacidade de comando e controle, etc.RobertoRS escreveu:Eu pergunto: precificaremos a posse do A-12, sua ala aérea, formação de recursos humanos, modernizações, reformas, operação. Porém, se nos últimos dez anos, tivéssemos precisado pôr o nosso NAe em ação, o que ele faria MAIS do que lançar algumas bombas burras ou xuliar que alguns antiqüíssimos AIM-9H funcionassem?
Mas também devemos ter em conta de que o PMG não foi antecipado, ou acelerado, pq não havia ameaça ao país. Caso houvesse, a prioridade para o termino do reparo seria outra, os recursos, a mão de obra, etc, seriam outras.
PS, escrevo de um iPad sem saber usar direito. Desculpem os erros.
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Quanto a operacionalidade, meu post acima já clareia.RobertoRS escreveu:Me referia à operacionalidade. Era notório que a disponibilidade era baixa, e a competência tecnológica daqueles meios, bem como da belonave, defesada demais para o conflito moderno.Marino escreveu: Tanto o NAe quanto os aviões foram comprados no estado.
Os a4 operaram muito no A12, há várias reportagens que mostram isso, inclusive operações internacionais. Mas não há o que discutir que com a modernização a disponibilidade e a efetividade dos aviões vai ser muito maior.
Quanto a parada, todos os navios do mundo param para fazer PMG, não se esqueça. E sabendo que iam vender, os franceses relaxaram na manutenção. Pensavam que iriam nos esfolar mas esqueceram, ou não sabiam, da capacidade do Arsenal.
Agora o navio está voltando a operar, em mais um ciclo que vai durar.
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Quanto aos meios, lembre que uma arma nunca pode ser excluída da equação. Os mesmos aviões lutaram contra uma marinha da OTAN e deram um trabalho danado, mesmo com bombas burras.
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Sim, mas continuaríamos dependentes de uma ala aérea equipada com armamento da déc. de 60...Marino escreveu:Esqueceu as outras aeronaves, a capacidade de comando e controle, etc.RobertoRS escreveu:Eu pergunto: precificaremos a posse do A-12, sua ala aérea, formação de recursos humanos, modernizações, reformas, operação. Porém, se nos últimos dez anos, tivéssemos precisado pôr o nosso NAe em ação, o que ele faria MAIS do que lançar algumas bombas burras ou xuliar que alguns antiqüíssimos AIM-9H funcionassem?
Mas também devemos ter em conta de que o PMG não foi antecipado, ou acelerado, pq não havia ameaça ao país. Caso houvesse, a prioridade para o termino do reparo seria outra, os recursos, a mão de obra, etc, seriam outras.
PS, escrevo de um iPad sem saber usar direito. Desculpem os erros.
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Exceto os SH3 armados com exocet e os Lynx com sea skua.
Mas de novo lembre a lenha que estes aviões causaram nas Malvinas.
Vc gostaria de estar na frente de um arco e flexa?
Há arma mais antiga no mundo? E os guerreiros de selva não usam hoje em dia?
Mas de novo lembre a lenha que estes aviões causaram nas Malvinas.
Vc gostaria de estar na frente de um arco e flexa?
Há arma mais antiga no mundo? E os guerreiros de selva não usam hoje em dia?
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Usam, certamente, no entanto de que lado tu preferia estar, do aborígene armado de arco e flecha, ou dentro de um tanque?Marino escreveu:Exceto os SH3 armados com exocet e os Lynx com sea skua.
Mas de novo lembre a lenha que estes aviões causaram nas Malvinas.
Vc gostaria de estar na frente de um arco e flexa?
Há arma mais antiga no mundo? E os guerreiros de selva não usam hoje em dia?
Há que guardar as devidas proporções... O que é importante é refletir porque passamos dez anos aguardando para modernizar os A-4, mantendo um caça para a frota absolutamente inadequado.
Porém, olhamos para o F-X e a resposta passa à se revelar diante de nossos olhos...
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de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Por que inadequado? Penso que era o possível.
Com certeza há demora, mas devemos compreender que recém passamos um ponto de inflexão no assunto "Defesa": o MD foi reorganizado e consolidado (inclusive com chefe do EMCFA), foi criada a Estratégia Nacional de Defesa (END) e, o mais perceptível, os programas estão tendo continuidade. O Livro Branco da Defesa Nacional será finalizado este ano e, de fato, o GF está promovendo discussões e debates sobre o assunto junto da sociedade, inclusive políticos, acadêmicos, cientistas e empresários.
Então, face a todas as dificuldades que bem conhecemos, vivemos um período novo onde a defesa é intrínseca e com certeza merecerá mais dispêndio da Administração federal e reconhecimento da sociedade.
Voltando ao tema em tela, fica então fácil compreender que brevemente teremos forças capazes (falemos primeiro de capacidades) nos três ramos, ao passo que nossa indústria se qualifica para fornecer a estes novos sistemas toda a parafernália eletrônica/tecnológica agregada. De fato, hoje esta é tão ou mais importante do que o equipamento em si.
Espero que nossas novas escoltas e caças sejam equipadas com MANSup, A-Darter e muitas armas de desenvolvimento, tecnologia ou participação nacional que nos assegure o seu emprego. E a lista, que vários aqui podem complementar com muito mais propriedade, também tem satélites, MAR, sensores, materiais e muito mais.
Na minha opinião este enfoque não ganha a devida importância nos debates, já que geralmente as paixões pelos sistemas de armas nos fazem ter uma visão mais imediatista, não aquela experiente que o Lord e o Marino ensinam.
Com certeza há demora, mas devemos compreender que recém passamos um ponto de inflexão no assunto "Defesa": o MD foi reorganizado e consolidado (inclusive com chefe do EMCFA), foi criada a Estratégia Nacional de Defesa (END) e, o mais perceptível, os programas estão tendo continuidade. O Livro Branco da Defesa Nacional será finalizado este ano e, de fato, o GF está promovendo discussões e debates sobre o assunto junto da sociedade, inclusive políticos, acadêmicos, cientistas e empresários.
Então, face a todas as dificuldades que bem conhecemos, vivemos um período novo onde a defesa é intrínseca e com certeza merecerá mais dispêndio da Administração federal e reconhecimento da sociedade.
Voltando ao tema em tela, fica então fácil compreender que brevemente teremos forças capazes (falemos primeiro de capacidades) nos três ramos, ao passo que nossa indústria se qualifica para fornecer a estes novos sistemas toda a parafernália eletrônica/tecnológica agregada. De fato, hoje esta é tão ou mais importante do que o equipamento em si.
Espero que nossas novas escoltas e caças sejam equipadas com MANSup, A-Darter e muitas armas de desenvolvimento, tecnologia ou participação nacional que nos assegure o seu emprego. E a lista, que vários aqui podem complementar com muito mais propriedade, também tem satélites, MAR, sensores, materiais e muito mais.
Na minha opinião este enfoque não ganha a devida importância nos debates, já que geralmente as paixões pelos sistemas de armas nos fazem ter uma visão mais imediatista, não aquela experiente que o Lord e o Marino ensinam.
Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
O pessoal tem de entender que existe um planejamento. Alguém já acompanhou como funciona um Super Carrier da USN? Do jeito que falam parece que é só o pessoal entrar, cada um sentar no seu catre, ligar o 'start' e pronto: sai o NAe por aí, pára na frente de um Irã da vida e bomba neles.Marino escreveu:Vc por acaso soube que os A-4 foram enviados para a Embraer para serem modernizados?Quantos aviões A-4 HOJE estão disponíveis para vôos?
Quantos pilotos estão disponíveis para operações noturnas?
Qual a efetividade dos mísseis AIM-9G e H fabricados nos anos de 1970 que equipam estes aviões?
São esses meios que vc tem que contar.
Não sei quantos pilotos estão qualificados, o termo não é "disponíveis", para operações noturnas. Em sua formação nos EUA TODOS são qualificados. Em reportagem recente, postada aqui no DB, a requalificação dos pilotos de He foi reiniciada. Quando o A12 terminar sua CIASA (sabe o que é?) e voltar a operar os A4M, seus pilotos serão também requalificados.
Os A4M operarão quais mísseis, vc sabe? Qual radar será instalado, de que procedência, quais mísseis estarão automaticamente prontos para serem lançados?
Conseguir empregar os sistemas é tão importante quanto tê-los, a não ser que a política seja 'dissuasão de mentirinha'. Portanto, em menor escala, a MB gradualmente trabalha para ter capacidades efetivas e ala aérea está incluída nesta projeção. O que salta aos olhos é que todos os meios estão sendo modernizados, retrofitados e possivelmente armados seguindo uma organização para operar full. Este é o planejamento a que me refiro.
Jogo no time dos otimistas. Comemoramos e comemoraremos cada conquista da gloriosa.
Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Creio que dizer que a Guerra da Malvinas por si só foi determinante para mudar tanto assim nossa defesa é superdimensionar tal fato histórico. Ensinou lições sim, como todos os conflitos ensinam, e a principal delas foi quanto aos mísseis, nisso você tem razão.mauri escreveu:Alex,
É isso mesmo, e alem destas ajudas que você citou teve muitas outras.....E uma coisa muito importante......O anti americano do nosso povo.
A guerra das Malvinas foi uma lição de vida e um grande incentivo para chegar onde chegamos, em termos de América Latina, todas as cabeças pensantes e nossos comandantes militares abriram a mente pra realidade que hora nós vivíamos aquela época.
Foi graças a esta guerra e ao bloqueio americano que hoje temos: Mísseis AA e Anti-radiação, construção de submarinos, reator nuclear para os mesmos, domínio completo do ciclo nuclear, enfim toda a estrutura tecnológica que alcançamos.
Mauri
Quanto ao antiamericanismo vou dizer o mesmo que em nossas conversas familiares sobre o tema: temos muito mais em comum com eles do que com a Rússia, China ou seja lá quem for, portanto, a tendência é aproximar-nos dos ianques. Mas isso NÃO quer dizer que devamos nos submeter, subordinar, rebaixar, ajoelhar, lamber, tirar os sapatos. Podemos e devemos ter a nossa autonomia, a nossa soberania. Somos amigos, mas como tal também temos pontos de vista divergentes.
Resumindo, somos muito mais amigos do que o contrário.
Apesar de aqui ser aqui considerado um comunista de livrinho.
Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Era o possível, claro, uma legítima solução de . Porém, continuo discutindo os preceitos por trás da manutenção de um Sistema e Armas inadequado, porque não cumpre sua tarefa operacional, e dispendioso.GustavoB escreveu:Por que inadequado? Penso que era o possível.
Com certeza há demora, mas devemos compreender que recém passamos um ponto de inflexão no assunto "Defesa": o MD foi reorganizado e consolidado (inclusive com chefe do EMCFA), foi criada a Estratégia Nacional de Defesa (END) e, o mais perceptível, os programas estão tendo continuidade. O Livro Branco da Defesa Nacional será finalizado este ano e, de fato, o GF está promovendo discussões e debates sobre o assunto junto da sociedade, inclusive políticos, acadêmicos, cientistas e empresários.
Então, face a todas as dificuldades que bem conhecemos, vivemos um período novo onde a defesa é intrínseca e com certeza merecerá mais dispêndio da Administração federal e reconhecimento da sociedade.
Voltando ao tema em tela, fica então fácil compreender que brevemente teremos forças capazes (falemos primeiro de capacidades) nos três ramos, ao passo que nossa indústria se qualifica para fornecer a estes novos sistemas toda a parafernália eletrônica/tecnológica agregada. De fato, hoje esta é tão ou mais importante do que o equipamento em si.
Espero que nossas novas escoltas e caças sejam equipadas com MANSup, A-Darter e muitas armas de desenvolvimento, tecnologia ou participação nacional que nos assegure o seu emprego. E a lista, que vários aqui podem complementar com muito mais propriedade, também tem satélites, MAR, sensores, materiais e muito mais.
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Claro que pode haver uma visão de futuro, e qual seja a alegada: capacitar doutrináriamente o Brasil e a MB na operação de um NAe. No entando, no horizonte de substituição do A-12, haverão oportunidades de aquisição de um NAe CATOBAR, ou teremos de adquirir um novo? Haveremos de gastar o suficiente para adquirirmos um novo em folha, mantendo uma Ala Aérea numerosa, operacional e moderna? Estado-da-arte?
A idéia, a teoria por trás disto está absolutamente coerente, porém é na minha opinião irreal. Daí o motivo pelo qual me bato - e respeito a opinião contrária dos foristas da mesma forma que gostaria que respeitassem a minha - contra a existência de um NAe na MB.
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Correto. Só que o "gradualmente" são dez anos. O que menos isso parece é planejamento. Compraram o NAe e depois foram ver o que fariam...GustavoB escreveu:O pessoal tem de entender que existe um planejamento. Alguém já acompanhou como funciona um Super Carrier da USN? Do jeito que falam parece que é só o pessoal entrar, cada um sentar no seu catre, ligar o 'start' e pronto: sai o NAe por aí, pára na frente de um Irã da vida e bomba neles.
Conseguir empregar os sistemas é tão importante quanto tê-los, a não ser que a política seja 'dissuasão de mentirinha'. Portanto, em menor escala, a MB gradualmente trabalha para ter capacidades efetivas e ala aérea está incluída nesta projeção. O que salta aos olhos é que todos os meios estão sendo modernizados, retrofitados e possivelmente armados seguindo uma organização para operar full. Este é o planejamento a que me refiro.
Jogo no time dos otimistas. Comemoramos e comemoraremos cada conquista da gloriosa.
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres
Discordo. É complicado falar de modo assertivo sobre um processo que NÃO testemunhamos.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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