Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Luís Henrique
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#4786
Mensagem
por Luís Henrique » Sex Dez 30, 2011 10:26 pm
knigh7 escreveu:PRick escreveu:
Oras tijolo vende muito, nem que seja para tijolar o guarda!!
Em último caso dá um bom kamikaze aquela coisa pesada.
[]´s
Prick, vc tem de rever esse seu conceito de tijolo, pois na US NAVY o Super Hornet terá como missão principal a de superioridade aérea, ficando com o F35 como tarefa precípua a de ataque.
Você acha que isso se deve porque o SH supera o F-35??
É óbvio que o SH ficará para defesa, pois é a missão SECUNDÁRIA da US Navy.
Os americanos usam seus navios aeróromos primariamente para o ataque.
A MELHOR aeronave será empregada para isto. Os SH ficarão mais longe da batalha, caso surja um avião pé rapado tentando fugir...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Andre Correa
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#4787
Mensagem
por Andre Correa » Sex Dez 30, 2011 10:27 pm
Petry escreveu:Eu já li que o F-18 E/F tem uma valor por volta de 12 MMH/FH (Maintenance Man Hours per Flying Hour).
Fazendo uma varredura no google, achei valores de 12 para o rafale e outros que chegam a 17 para o SH.
Seria legal ter esses dados corretos.
Deve ser muito relativo ao nível de operação, ou missão cumprida... lembre-se que os Super Hornet já cumpriram muito mais missões do que os Rafales vão cumprir a sua vida toda...
Eu acho que esse tipo de discussão, sem acesso a dados oficiais, é super trunfo imaginário... mera opinião...
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Carlos Mathias
#4788
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:27 pm
Podiam ficar só com o F-18 então.
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Luís Henrique
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#4789
Mensagem
por Luís Henrique » Sex Dez 30, 2011 10:31 pm
knigh7 escreveu:rcolistete escreveu:
Tem missões de penetração com 3 tanques de 2.000 l, bombas/mísseis pesados (Scalp, etc) + mísseis ar-ar que dão perto de 9 ton. Ainda mais se tiver CFT (não utilizados pela França porém opcionais para usuários de exportação).
Com 3 tanques de combustíveis o Rafale apenas pode utilizar 2 scalps. Cada um pesa 1.230 Kg.
Quero ver o porquê a AdlA preferia lançar mão de reabastecedores a utilizar os CFTs na Líbia. O contribuinte francês deveria adorar...
Essa é fácil.
O Rafale com tanques externos supera 10.000 L de combustível.
1000 ou 2000 L a mais não farão tanta diferença a ponto de substituírem a função REVO.
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Petry
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#4790
Mensagem
por Petry » Sex Dez 30, 2011 10:40 pm
Andre Correa escreveu:Petry escreveu:Eu já li que o F-18 E/F tem uma valor por volta de 12 MMH/FH (Maintenance Man Hours per Flying Hour).
Fazendo uma varredura no google, achei valores de 12 para o rafale e outros que chegam a 17 para o SH.
Seria legal ter esses dados corretos.
Deve ser muito relativo ao nível de operação, ou missão cumprida... lembre-se que os Super Hornet já cumpriram muito mais missões do que os Rafales vão cumprir a sua vida toda...
Eu acho que esse tipo de discussão, sem acesso a dados oficiais, é super trunfo imaginário... mera opinião...
Mas pode ter certeza que consta na proposta e a FAB deve ter analisando de acordo com seus parâmetros.
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Carlos Mathias
#4791
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:43 pm
Poderia ser porque o reabastecedor não limita o tempo em vôo, na verdade quase o torna infinito.
Reabastece-se quantas vezes se quiser, e não precisa-se voar com carga máxima.
Libera-se mais pontos de armas.
Força-se menos a estrutura do caça.
Se for o caso de espera na estação, reabastece várias vezes até ser chamado para a ação...
Milhões de possibilidades.
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bcorreia
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#4792
Mensagem
por bcorreia » Sex Dez 30, 2011 10:47 pm
knigh7 escreveu:rcolistete escreveu:
Depende : o Super Hornet é o que tem maior consumo de combustível para realizar a mesma missão, entre os 3 finalistas do FX-2. Logo em custo de combustível somente ele é o mais caro. Obviamente que o custo de operação tem vários outros ítens (lubrificantes, sobressalentes, mão-de-obra de manutenção, etc).
Deixa de rodeios: vc sabe muito bem que o custo operacional do Rafale é mais caro.
O custo operacional por unidade, mas não foi nos testes da Índia que ele precisou de menos unidades para fazer o mesmo que os F18E/F?
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#4793
Mensagem
por knigh7 » Sex Dez 30, 2011 10:52 pm
Carlos Lima escreveu:knigh7 escreveu:
Tem certeza que os franceses não tiveram essa necessidade na Líbia? Preferiam utilizar REVO por quê?
Tudo indica que nao.
Alem disso os reabastecedores da OTAN estavam disponiveis para atender os diversos pacotes de ataque que incluiam 'tambem' os Rafales.
[]s
CB_Lima
e vc acha mais prático um caça ir com menos tanques e fazer REVO num lugar onde ameaças aéreas praticamente inexistiam?
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#4794
Mensagem
por knigh7 » Sex Dez 30, 2011 10:53 pm
bcorreia escreveu:knigh7 escreveu:
Deixa de rodeios: vc sabe muito bem que o custo operacional do Rafale é mais caro.
O custo operacional por unidade, mas não foi nos testes da Índia que ele precisou de menos unidades para fazer o mesmo que os F18E/F?
Quem disse isso foi o Pepê.
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Carlos Mathias
#4795
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Dez 30, 2011 10:55 pm
O custo operacional por unidade, mas não foi nos testes da Índia que ele precisou de menos unidades para fazer o mesmo que os F18E/F?
E deve ser verdade, pois o Rafale ficou e o F-18E saiu.
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#4796
Mensagem
por knigh7 » Sex Dez 30, 2011 11:02 pm
Luís Henrique escreveu:knigh7 escreveu:
Com 3 tanques de combustíveis o Rafale apenas pode utilizar 2 scalps. Cada um pesa 1.230 Kg.
Quero ver o porquê a AdlA preferia lançar mão de reabastecedores a utilizar os CFTs na Líbia. O contribuinte francês deveria adorar...
Essa é fácil.
O Rafale com tanques externos supera 10.000 L de combustível.
1000 ou 2000 L a mais não farão tanta diferença a ponto de substituírem a função REVO.
Luís Henrique, com os 2 CFTs, são 2500L a mais.
Os CFTs geram muito menos arrasto aerodinâmico que um tanque subalar. Um tanque subalar chega a consumir metade do combustível levado.
Na Líbia não existia ameaças aéreas onde os CFTs tem menos vantagens que os tanques subalares, pois não podem ser ejetados.
Os CFTs degradam o desempenho da aeronave. Obviamente, o efeito não é igual em aeronaves de modelos diferentes.
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#4797
Mensagem
por knigh7 » Sex Dez 30, 2011 11:02 pm
Carlos Mathias escreveu:O custo operacional por unidade, mas não foi nos testes da Índia que ele precisou de menos unidades para fazer o mesmo que os F18E/F?
E deve ser verdade, pois o Rafale ficou e o F-18E saiu.
Mas foi por causa disso mesmo?
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#4798
Mensagem
por knigh7 » Sex Dez 30, 2011 11:06 pm
Luís Henrique escreveu:knigh7 escreveu:
Prick, vc tem de rever esse seu conceito de tijolo, pois na US NAVY o Super Hornet terá como missão principal a de superioridade aérea, ficando com o F35 como tarefa precípua a de ataque.
Você acha que isso se deve porque o SH supera o F-35??
É óbvio que o SH ficará para defesa, pois é a missão SECUNDÁRIA da US Navy.
Os americanos usam seus navios aeróromos primariamente para o ataque.
A MELHOR aeronave será empregada para isto. Os SH ficarão mais longe da batalha, caso surja um avião pé rapado tentando fugir...
Tem certeza que a US NAVY não atua, e muito em missões de superioridade aérea? Inclusive projetanto seus caças em cima do território inimigo?
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#4799
Mensagem
por Túlio » Sex Dez 30, 2011 11:12 pm
Essa foi boa: então a USN não está nem aí para a Defesa da Frota? Vai vendo...
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#4800
Mensagem
por knigh7 » Sex Dez 30, 2011 11:14 pm
rcolistete escreveu:knigh7 escreveu:
Deixa de rodeios: vc sabe muito bem que o custo operacional do Rafale é mais caro.
Não sei não pois o custo operacional depende de :
- consumo de combustível (Super Hornet > Rafale > Gripen NG);
- número de homens-hora de manutenção (Super Hornet > Rafale, Gripen NG é ? para mim);
- custo de lubrificantes e outros elementos consumíveis;
- custo de sobressalentes gastos ao longo do ano (Rafale > Super Hornet, segundo dizem);
- etc.
E vários detalhes das informações acima não são públicos, dependem de contrato para contrato (um F-16 pode ser mais caro que um F-18C/D se forem operados por diferentes usuários), fabricação local ou não de partes dos sobressalentes, etc.
Há dados disponíveis de custo operacional do SH e do Rafale por hora/voo assim como é comum encontrar de outras aeronaves. E há os especialistas a comparar.
Pode até haver uma certa variância de itens, mas esse artifício que não dá para comparar é meio furado...sempre se fez isso.