Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
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bcorreia
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#121
Mensagem
por bcorreia » Seg Dez 26, 2011 2:17 pm
Já que é um novo projeto, não seria possível deslocar a catapulta de vante um pouco para o lado para que ficasse fora da área da pista de pouso?
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PRick
#123
Mensagem
por PRick » Qua Dez 28, 2011 11:47 am
bcorreia escreveu:
Já que é um novo projeto, não seria possível deslocar a catapulta de vante um pouco para o lado para que ficasse fora da área da pista de pouso?
Na verdade, é ao contrário, para tirar a catapulta da pista de catrapo, seria necessário aumentar a largura do convoo, para permitir o aumento da inclinação da pista, quer dizer tudo isso redunda em maior deslocamento. Porque mover a catapulta em direção ao elevador, diminuiria o tamanho do hangar.
Por isso uma solução seria mover o elevador para atrás da ilha, algo que complicaria as operações de aeronaves. Ou um modelo também proposto pela DCNS, que postei antes.
[]´s
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PRick
#124
Mensagem
por PRick » Qua Dez 28, 2011 11:49 am
O grande problema é que os Russos tem pouca experiência em NAe´s, e nenhuma em NAe CATOBAR, o modelo já definido pela MB. E depois da compra do Mistral, fica complicado falar em tecnologia russa nessa área.
As EMALS ainda estão em desenvolvimento, e existe ainda muita dúvida sobre quando poderiam estar operacionais.
[]´s
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Andre Correa
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#125
Mensagem
por Andre Correa » Qua Dez 28, 2011 1:18 pm
pois, esse aqui que o colega PRick postou:
É muito interessante, pois consegue afastar a pista, mas não sei o comprimento exacto da catapulta...
Não pode se fazer o mesmo que se faz nos Nimitz, em aumetar apenas a area de vante?
![[009]](./images/smilies/009.gif)
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Hader
#126
Mensagem
por Hader » Qua Dez 28, 2011 1:28 pm
Parabéns pela matéria Hammer! Especialmente pela coragem de mostrar o "outro lado", dando uma oportunidade isenta aos russos de mostrar suas idéias, conceitos e filosofia de emprego. Realmente um trabalho de grande valor!
[]'s
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PRick
#127
Mensagem
por PRick » Qua Dez 28, 2011 2:42 pm
Andre Correa escreveu:pois, esse aqui que o colega PRick postou:
É muito interessante, pois consegue afastar a pista, mas não sei o comprimento exacto da catapulta...
Não pode se fazer o mesmo que se faz nos Nimitz, em aumetar apenas a area de vante?
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Sim, mas nesse caso a catapulta só tem 75 metros! O problema é como manter a tonelagem baixa fazendo catapultas de 90 metros sem que elas interfiram na pista de catrapo. E quase impossível fazer isso com menos de 60 mil toneladas, e mesmo assim, terá que ser uma configuração diferente da usual.
[]´s
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moura
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#128
Mensagem
por moura » Qua Dez 28, 2011 5:00 pm
Prick,
não entendo praticamente nada de Nae mas nessa situação acima o novo navio britânico com catapulta não cairia como um luva?
Ele não deslocará mais de 60mil toneladas?
Acredito que a MB tenha notado essa deficiência a muito tempo e já tenha a solução para a mesma.
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PRick
#129
Mensagem
por PRick » Qua Dez 28, 2011 6:52 pm
moura escreveu:Prick,
não entendo praticamente nada de Nae mas nessa situação acima o novo navio britânico com catapulta não cairia como um luva?
Ele não deslocará mais de 60mil toneladas?
Acredito que a MB tenha notado essa deficiência a muito tempo e já tenha a solução para a mesma.
O galho é que eles deslocam 70 mil toneladas, isso está muito acima do que a MB falou.
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Andre Correa
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#130
Mensagem
por Andre Correa » Qui Dez 29, 2011 4:17 am
PRick escreveu:Andre Correa escreveu:pois, esse aqui que o colega PRick postou:
É muito interessante, pois consegue afastar a pista, mas não sei o comprimento exacto da catapulta...
Não pode se fazer o mesmo que se faz nos Nimitz, em aumetar apenas a area de vante?
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Sim, mas nesse caso a catapulta só tem 75 metros! O problema é como manter a tonelagem baixa fazendo catapultas de 90 metros sem que elas interfiram na pista de catrapo. E quase impossível fazer isso com menos de 60 mil toneladas, e mesmo assim, terá que ser uma configuração diferente da usual.
[]´s
PRick, eu estava a tentar adaptar uma catapulta de 90m nesse desenho, mas esse desenho já contempla uma catapulta de 90m.
Se colocares o NAe em escala, para os 261m, a catapulta fica com 90m.
Mesmo assim, eu deixo aqui o upload do que fiz, antes de perceber que já estava com 90m, em 2 versões, uma apenas aumentando a proa, e outra deslocando a ilha para compensar o aumento de peso na proa, assim consegues perceber o que eu queria dizer... será que isso aumentaria em 10k ton?
![[009]](./images/smilies/009.gif)
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PRick
#131
Mensagem
por PRick » Qui Dez 29, 2011 9:02 am
Esse foi o desenho ogirinal que postei aqui, os dois primeiros são catapultas de 75 metros, somente o terceiro é de 90 metros. Nenhuma NAe de projeto francês com 261 tem catapultas de 90 metros, porque não cabe no casco. Isso foi extrapolação direta do original, apenas aumentei a ilha para colocar a chaminé, dado que o modelo original era Nuclear. É perfeitamente visível a diferença no tamanho das catapultas.
O PA-1 corresponde ao Projeto Romeo, o PA-2 corresponde ao Projeto Juliet, na verdade um pouco ampliado, dando uma diferença de umas 1000 a 2000 toneladas. Nenhum projeto francês de 50 mil toneladas contempla catapultas de 90 metros, o menor projeto com essas catapultas é o Juliet com 59 mil toneladas.
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PRick
#133
Mensagem
por PRick » Qui Dez 29, 2011 12:12 pm
É preciso ter cuidado na avaliação dessas escalas, uma catapulta de 75 metros, não mede 75 metros! Isso é o trem útil dela, ela ocupa pelo menos uns 10 metros além dos 75 metros, e uma de 90 metros ocupa pelo menos 100 metros. E depois ainda temos a área onde o caça fica e a barreira protetora dos escapes das turbinas. Quer dizer um caça fica mais uns 10 metros fora da catapulta, assim, para uma catapulta de 75 metros devem ser usados mais de 90 metros, e para um de 90 metros mais de 100 metros.
Então fica fácil perceber que não dá para colocar em 260 metros duas catapultas que ocupam uma área de pelo menos 100 metros, afinal isso vai comprometer a área de hangar e interferir na pista de pouso, é claro poderíamos aumentar em muito a boca do navio, porém, essa solução requer muito mais potência de máquinas para a mesma velocidade, e não vai economizar em nada na tonelagem.
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Andre Correa
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#134
Mensagem
por Andre Correa » Qui Dez 29, 2011 12:25 pm
Ou seja, o resultado no FX-2, caso seja escolhido um dos 2 caças navalizados, vai influenciar o NAe da MB directamente.
Interessante a informação PRick... eu já suspeitava, pois medi as catapultas de um Nimitz, o CVN-77, da mesma maneira, ao coloca-lo em escala, e deu mais de 110m...
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Lord Nauta
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#135
Mensagem
por Lord Nauta » Qui Dez 29, 2011 2:52 pm
Prezados Amigos,
Acredito que e possível pensarmos no projeto PA-2 ou Juliet, da DCNS, como uma alternativa factível ao sucessor do São Paulo.
Sds
Lord Nauta